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Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro de 2025
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Idoso de 68 anos é procurado como suspeito de assassinar turista paulista durante confusão em bar no MS

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Foto: Leandro Hoslbac/Reprodução/Midiamax

A Polícia Civil de Dourados está em busca de um idoso de 68 anos, apontado como o principal suspeito do assassinato de Rogério Fernando Gonçalves, um turista de São Paulo de 29 anos, ocorrido na noite da última segunda-feira (27) na Rua Eulália Pires, no bairro Vila Cachoeirinha.

Conforme o site Midiamax, o crime aconteceu durante uma briga generalizada. De acordo com o delegado Dermeval Neto, da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), o foragido é o proprietário do bar onde ocorreu a confusão.

A polícia informou que a briga começou após uma discussão entre Rogério e outro homem, que permanece internado no Hospital da Vida em estado estável.

Durante a confusão, o dono do bar teria tentado intervir, mas foi agredido e, em seguida, desferiu uma facada que atingiu a coxa de Rogério, perfurando a veia femoral. A vítima ainda tentou correr até a casa da irmã, onde estava hospedado, mas não resistiu e morreu antes da chegada dos socorristas.

Durante buscas na residência do proprietário do bar, a Polícia Civil encontrou uma faca que pode ter sido utilizada no crime. A arma será submetida à perícia.

Em Três Lagoas, segunda rodada do Campeonato Interbairros/Osmar Dutra teve 23 gols

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Foto: Divulgação

Neste último domingo (26), foi realizada a segunda rodada do Campeonato Interbairros/Osmar Dutra , que teve sua abertura no dia 19 de janeiro.

O torneio está sendo disputado por 16 equipes divididas em quatro chaves, organizado pelo jovem Altivo Alves de Oliveira Júnior.

Nesta rodada, foram realizados oito jogos pelos grupos A, B e C, contabilizando um total de 23 gols marcados e 1 cartão vermelho.

Confira os resultados dos jogos do dia 26/01, além dos confrontos da próxima rodada:

Forças policiais deflagram Operação HEIMDALL em repressão a grupos criminosos em Três Lagoas

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Foto: Polícia Civil

Por volta de 06h00min da manhã desta quarta-feira (29/01), equipes das Polícias Civil e Militar deflagraram a “Operação HEIMDALL”, na cidade de Três Lagoas, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências localizadas em diversos bairros da cidade, bem como para o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de internação provisória de adolescentes.

Na ação policial foram empenhados mais de trinta policiais e dez viaturas, de todas as delegacias de Polícia Civil e do Batalhão da Polícia Militar, da cidade de Três Lagoas.

A operação ocorreu em razão representação formulada pela 3ª Delegacia de Polícia Civil, em investigação conjunta com a SIG (Seção de Investigação Geral) e o NRI (Núcleo Regional de Inteligência), e com apoio da Polícia Militar, com os mandados expedidos pela Vara do Juiz de Garantias, Tribunal do Juri e Execução Penal, da Comarca de Três Lagoas/MS, após manifestação favorável do Ministério Público.

A investigação desenvolveu-se em razão de trocas de ameaças formuladas por indivíduos moradores de dois bairros diferentes de Três Lagoas, através das redes sociais, ostentado armas de fogo, e que culminaram no registro de uma tentativa de homicídio.

Durante o inquérito policial, tais indivíduos foram identificados, o que embasou a representação pelas medidas cautelares.

Também é apurada a possível vinculação desses indivíduos com os dois homicídios ocorridos na semana passada, na Vila Piloto.

Ao todo foram efetivamente cumpridos sete mandados de busca e apreensão, distribuídos em residências localizadas em bairros diversos, um mandado de prisão preventiva e um mandado de internação provisória.

Durante a operação policial foi apreendida uma grande quantidade de substância análoga à maconha, totalizando mais de 14 kg, sendo autuado um homem em flagrante, suspeito da prática do crime de tráfico de drogas.

Ainda foi preso em flagrante um terceiro indivíduo, suspeito do crime de furto de energia elétrica, constatada em uma das residências alvo dos mandados de busca e apreensão.

Durante a ação policial foram apreendidos aparelhos de telefones celulares, os quais serão objetos de análises pelos agentes do Núcleo Regional de Inteligências, na continuidade das investigações.

Comunidade de Cassilândia lamenta perda de família em acidente fatal na MS-306

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Bruno, Simone e Geralda. (Foto: Redes Sociais/Cassilândia Urgente)

A notícia da morte de Bruno Batista Gomes dos Santos, Simone Camargo, Geralda Camargo e a pequena Ariella, de 4 anos, chocou e entristeceu amigos e familiares, que agora lamentam a perda precoce de pais, avó e neta em um acidente na MS-306, em Cassilândia.

Conforme o site Midiamax, o acidente ocorreu na noite da última segunda-feira (27) e envolveu um caminhão, no Km 204, na região conhecida como Galheiro, a 490 quilômetros de Campo Grande.

As vítimas estavam em um veículo Gol, cujo motorista teria perdido o controle da direção ao aquaplanar na rodovia, rodando na pista e colidindo com um caminhão Mercedes Benz 1113.

No dia seguinte ao acidente, amigos e familiares usaram as redes sociais para se despedirem e homenagearem as vítimas. “Meu Deus, que triste não acredito que vocês se foram, minha comadre e sua família”, escreveu uma familiar.

Outros amigos e conhecidos também compartilharam lembranças e palavras de condolência. Um amigo de Geralda comentou sobre uma conversa que tiveram na semana passada, lembrando que “a vida é um sopro” e que Geralda estava “cheia de energia e alegria” como sempre. Já um amigo de Bruno simplesmente expressou sua tristeza, dizendo “que tristeza, era amigo meu”.

Bruno trabalhava em uma fazenda e estava retornando para a propriedade após ter ido à Cassilândia para cuidar de documentos. Sua filha, Ariella, iria começar a estudar no próximo dia 10 de fevereiro. A comunidade agora se une para lamentar a perda dessas quatro vidas preciosas e para oferecer apoio e condolências à família enlutada.

“Kidon”, criminoso mais perigoso de Santa Catarina, é preso na fronteira de MS

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Foto: Reprodução/Midiamax

Um dos criminosos mais procurados do estado de Santa Catarina, Marcos Alves da Veiga, conhecido como “Kidon”, “Kinho” e “Kikito”, foi finalmente capturado pela polícia na última terça-feira (28) na região da linha internacional na fronteira de Mato Grosso do Sul.

Conforme o site Midiamax, a prisão de “Kidon” é um grande golpe contra a criminalidade organizada, visto que ele era um dos indivíduos mais perigosos do estado e estava incluído na lista vermelha da Interpol.

“Kidon” é um membro de uma organização criminosa e estava sendo procurado por sete mandados de prisão em aberto, devido a crimes graves como homicídios, tráfico de drogas e participação em organização criminosa.

A sua captura é um resultado direto do trabalho conjunto e dedicado das forças de segurança, que vêm trabalhando incansavelmente para combater a criminalidade organizada e proteger a sociedade.

A prisão de “Kidon” foi realizada por uma equipe de policiais da Seção de Investigação da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, com o apoio da 2ª DP de Ponta Porã, Delegacia de Vigilância e Capturados do Estado de Paraná e Agência de Inteligência do 8º Batalhão da PM de Joinville.

A operação bem-sucedida demonstra a eficácia da cooperação entre as forças de segurança e a importância do trabalho de inteligência na luta contra a criminalidade.

Polícia Civil apreende armas durante buscas por comerciante desaparecido em Nova Andradina

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Foto: Portal Nova News

A Polícia Civil prossegue em sua investigação sobre o desaparecimento de Rogério Pereira Bonfim, conhecido como “Rogerinho”, um comerciante de Nova Andradina.

Conforme o site Midiamax divulgou na última terça-feira (28), desde o seu desaparecimento no dia 21, a polícia tem trabalhado incansavelmente para localizar o comerciante e esclarecer as circunstâncias de seu sumiço.

Durante as diligências realizadas nas últimas semanas, a polícia apreendeu duas armas de fogo que supostamente pertenciam ao comerciante desaparecido.

Além disso, outros objetos potencialmente relacionados ao caso foram apreendidos para análise pericial. Essas descobertas fazem parte de uma investigação minuciosa que inclui a análise de câmeras de segurança, o rastreamento de estradas rurais e a coleta de informações de testemunhas.

O delegado Caio Bazoti detalhou que a região onde o carro da vítima foi encontrado queimado foi vasculhada pelos policiais, e uma análise de câmeras de segurança foi realizada para traçar os últimos passos do desaparecido.

A equipe da SIG (Seção de Investigações Gerais) percorreu mais de 500 quilômetros de estradas rurais em busca de pistas. Além disso, a polícia está ouvindo testemunhas, analisando dados bancários e telemáticos de Rogério, e solicitou análises de dados junto a cartórios de registro de imóveis e órgãos públicos.

A Polícia Civil também solicitou informações à Polícia Federal e fez requisições de dados a empresas privadas, demonstrando a abrangência dos esforços para localizar o comerciante desaparecido.

Essa colaboração multi-institucional reflete a seriedade com que o caso está sendo tratado e a determinação em encontrar respostas para a família de Rogério.

A esposa do comerciante relatou que ele saiu de casa de manhã e não retornou para o almoço, o que a levou a procurar a delegacia para registrar o desaparecimento. Posteriormente, a polícia recebeu a informação de que um carro semelhante ao do comerciante havia sido encontrado queimado em uma plantação na região de Anaurilândia.

As equipes do SIG e da Polícia Científica confirmaram que se tratava do veículo da vítima, mas infelizmente, o comerciante não foi localizado.

A investigação do desaparecimento de Rogério Pereira Bonfim continua a ser uma prioridade para a Polícia Civil, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias de seu sumiço e, se possível, localizá-lo seguro e são.

A comunidade aguarda ansiosamente por notícias sobre o paradeiro do comerciante, e a polícia remains dedicada a encontrar respostas para a família e para a sociedade.

Longen discute reindustrialização da Capital com o novo presidente da Câmara de Vereadores

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Foto: Divulgação/Assessoria Fiems

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, esteve reunido, nesta terça-feira (28/01), com o novo presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Papy. Durante o encontro, que contou com a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias, Crosara Júnior, foi discutida a necessidade de união entre os vereadores para impulsionar a reindustrialização da Capital.

“Para isso acontecer, precisamos de leis mais claras, fáceis e modernas, para que a gente consiga dar velocidade e andamento à industrialização do município”, destacou Longen.

Outros pontos abordados na reunião foram a nova Lei do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande) para atrair mais empresas com olhar na sustentabilidade e no social, e também a legalização dos distritos industriais da Capital.

“Temos muitas demandas de empresas já instaladas nesses locais e que não têm documentos. Então, nós precisamos resolver essa questão e, depois, tratar sobre as áreas que estão desocupadas, até porque são distritos industriais e precisamos utilizar essas áreas para fomentar o novo processo de industrialização de Campo Grande”, reforçou.

Papy reconheceu a necessidade de o município acompanhar o desenvolvimento industrial do estado e, para isso, deverá trabalhar em uma estruturação da legislação. “Existem algumas tarefas que a Câmara de Vereadores precisa tratar e discutir com o setor produtivo na questão de melhorar, atualizar e modernizar a legislação que nós temos hoje, para que a cidade fique mais atrativa, mais competitiva e o ambiente de negócios da Capital seja favorecido ao empresário”, reforçou.

Ainda na reunião, foi discutido o gargalo da falta de mão de obra nas empresas de Mato Grosso do Sul e a possibilidade de um convênio da Fiems com a Câmara Municipal para ofertar cursos gratuitos, por meio do Senai, à população campo-grandense.

Defesa de jovem mãe acusada de matar bebê de 7 meses em Bataguassu alega que “foi um grande acidente”

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Foto: PCMS

A advogada Natália Colombo, responsável pela defesa da jovem mãe cujo bebê morreu em circunstâncias questionáveis em Bataguassu, afirma que seu cliente acredita firmemente que a morte do filho foi um trágico acidente.

Em conversa com o Campo Grande News nesta última terça-feira (28), Natália detalhou a versão da jovem: “Ela relata que não tem cama, apenas um colchão, e que o bebê caiu no vão entre a parede. Quando acordou, ele já não estava mais responsivo. Ela insiste que nunca, em nenhuma ocasião, agrediu a criança”.

Quando questionada sobre os ferimentos encontrados no laudo pericial, a advogada forneceu explicações específicas para cada uma das lesões. As marcas de cigarro, segundo Natália, podem ter sido causadas pelo fato de a mãe fumar perto da criança, permitindo que cinzas caíssem sobre o corpo do bebê.

O machucado antigo no joelho da bebê, por sua vez, teria ocorrido durante um período em que a criança estava com o pai. A jovem mãe também alega ter consumido bebida alcoólica no dia da morte, mas afirma que não estava embriagada.

A defesa da jovem também destacou que, após buscar informações no conselho tutelar da cidade, não foram encontrados registros de qualquer outro incidente ou crime relacionado à criança falecida ou aos outros dois filhos da mãe. Isso, segundo a defesa, reforça a ideia de que o evento foi um acidente isolado.

A jovem mãe está em um estado emocional abalado, tendo sido impedida de participar do velório do filho devido à prisão. A advogada relata que a cliente está “abalada, apenas balançando a cabeça” ao falar sobre o ocorrido.

O plano da defesa é tentar um habeas corpus ainda esta semana, com o objetivo de permitir que a mulher responda às acusações em liberdade. Posteriormente, a defesa aguardará a conclusão das investigações para definir os próximos passos.

De acordo com a delegada Izabela Borin Favoreto, da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Bataguassu, a bebê chegou ao hospital sem sinais vitais, apresentando sinais de rigidez cadavérica, extremidades arroxeadas, inchaço na cabeça e sangramento no ouvido.

O exame pericial identificou a causa da morte como sufocação direta. Além disso, o laudo apontou diversas lesões no corpo da criança, incluindo queimaduras compatíveis com cinzas de cigarro, uma lesão traumática no crânio, assaduras graves no pescoço e a presença de fungos na região anal, indicando falta de higiene.

Essas descobertas contradizem a versão da jovem mãe e sua defesa, levantando sérias questões sobre o tratamento e o cuidado dado à criança.

Novo pedido de Impeachment contra Lula avança com 110 assinaturas

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Foto: Instagram

Um novo pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) está em andamento, com um total de 110 assinaturas até o momento.

De acordo com o portal Luiz Bacci, o requerimento, liderado pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), será protocolado oficialmente na Câmara dos Deputados no dia 1° de fevereiro.

O pedido se baseia em irregularidades identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no programa “Pé-de-Meia”, que tinha como objetivo apoiar estudantes do ensino médio público.

A acusação central é que o programa foi iniciado sem a devida previsão orçamentária, o que violaria normas fiscais e a Constituição. Essa ação é vista como um possível crime de responsabilidade fiscal, passível de impeachment.

Para que o pedido avance, é necessário o apoio de pelo menos 171 deputados. Após a protocolização, o requerimento será analisado pelo presidente da Câmara, cuja eleição está marcada para ocorrer em fevereiro.

Esse processo político promete ser um desafio significativo para o governo de Lula, destacando a importância da sustentação política e da gestão fiscal responsável.

A evolução desse pedido de impeachment pode ter implicações profundas na política brasileira, refletindo tanto a dinâmica partidária quanto a percepção pública sobre a gestão governamental.

Enquanto o governo se prepara para defender suas ações, a oposição busca fortalecer sua positions contra as políticas do atual governo. O acompanhamento desses eventos é fundamental para entender as nuances do cenário político brasileiro e seus possíveis desdobramentos futuros.

Lugar de acolhimento: Sala Lilás já chegou a 48 cidades de MS com missão de quebrar ciclo de violência

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Foto: Saul Schramm

Desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios, o projeto “Sala Lilás” já chegou a 48 cidades de Mato Grosso do Sul. Um lugar de acolhimento e atendimento humanizado às vítimas de violência, ele tem a missão de “quebrar” este ciclo de violência e dar uma nova vida à mulheres e crianças.

A Sala Lilás fica dentro da delegacia, em um espaço reservado e preparado para receber vítimas de violência doméstica ou sexual. “Ela surgiu pela necessidade de ter um local de acolhimento a estas vítimas, que muitas vezes se sentiam constrangidas em procurar uma delegacia, muitas vezes machucadas e feridas, ficavam envergonhadas de ir até a delegacia fazer a denúncia”, afirmou a delegada Christiane Grossi, responsável pelo projeto.

Logo ao chegar na delegacia esta vítima já é encaminhada para Sala Lilás, para receber o atendimento completo, desde boletim de ocorrência, requisição de corpo de delito e busca por medidas protetivas. “Ela não fica na recepção (delegacia), vai para este lugar de acolhimento. Lá o delegado já aciona o profissional de assistência social, que vai ajudá-la para eventual abrigo, tratamento psicológico ou até reinserção no mercado de trabalho. Muitas vezes tem dependência financeira do agressor”, explica Grossi.

A sala é composta por dois ambientes, sendo um cartório para o escrivão que vai formalizar a denúncia e o outro (ambiente) tem brinquedos, sofá, banheiro com trocador, pois muitas vezes as vítimas estão com crianças e até bebês. O objetivo é oferecer toda tranquilidade e lugar seguro para seu filho, enquanto ela presta depoimento.

“A partir do momento que se fortalece esta vítima, ela percebe que ela não tem que voltar para próximo do agressor, pois foi acolhida e a partir daquele momento tem condições de sobreviver com seus filhos, pois não vai faltar ajuda, assistência, abrigo, até ela ser reinserida no dia a dia. Assim tentamos quebrar esta dependência emocional e financeira do agressor, assim se quebra o ciclo da violência”, destaca a responsável pelo projeto.

Projeto pioneiro

A criação da Sala Lilás se trata de um projeto pioneiro em todo Brasil. A primeira foi inaugurada em novembro de 2017. Nesta semana será entregue a 48° unidade na cidade de Itaquiraí. O objetivo é chegar em 76 das 79 cidades do Estado, só não estando nos municípios que já possuem Casa da Mulher Brasileira.

O projeto já chegou em Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Bonito Terenos, Maracaju, Angélica, Miranda, Anaurilândia, Glória de Dourados, Deodápolis, Chapadão do Sul, Iguatemi, Eldorado, Paranhos, Bandeirantes, Camapuã, Água Clara, Rio Negro, Nova Alvorada do Sul, Costa Rica, Caarapó, Amambai, Ladário, Sonora, Porto Murtinho Selvíria, Anastácio, São Gabriel do Oeste e Brasilândia.

Além de Ivinhema, Itaporã, Jateí, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmão do Buriti, Douradina, Vicentina, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Sete Quedas, Naviraí, Dourados, Ponta Porã, Bodoquena, Jaraguari, Nova Andradina e Coronel Sapucaia.

A implantação da sala tem o apoio dos municípios, sendo que muitos prefeitos inclusive procuram o Governo do Estado e a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) para viabilizar o espaço. O retorno social é muito grande e o investimento é baixo.

Toda que vez a sala começa a funcionar nos municípios aumenta o número de ocorrências registradas de violência doméstica. “Não é porque aumentou os casos e sim porque aumentou a coragem destas mulheres em denunciar, porque sabem que vão encontrar um lugar seguro, de acolhimento”, explicou a delegada.

Ela alerta que o ciclo da violência começa com uma agressão verbal, depois se torna física e se este ciclo não for cortado, pode chegar a um feminicídio. “Tem vítimas de feminicídio que não registraram sequer uma ocorrência antes contra o agressor. No entanto ao falar com os vizinhos eles relatam brigas constantes, mas ninguém denunciou. Inclusive todos podem fazer a denúncia no disque 100 ou 190 nos casos de emergência”.

Atendimento diferenciado

Quebrar este ciclo de violência é uma missão que se espalha por todo Estado. Em Bodoquena, região sudoeste, o delegado Iago Adonis Ismerim Soares dos Santos faz a sua parte com destaque. Se tornou referência no projeto e diz que o grande diferencial é a qualidade no atendimento às vítimas.

“Sempre destaco que a capacidade e qualidade do atendimento mudou muito com a sala lilás. A gente sempre solicita o atendimento dos assistentes sociais, nesta parceria com a prefeitura, assim como psicólogos e outros profissionais para atender as crianças e as mulheres, que precisam da devida orientação e ajuda”.

Adonis também destaca a necessidade de capacitar os servidores para este atendimento. “Temos duas servidoras que realizam esse primeiro atendimento. Ainda temos essa proximidade com a prefeitura, dos órgãos de atendimento em geral. Isto contribuir inclusive na qualidade da investigação, das oitivas, e no atendimento às vítimas. Nosso objetivo é que elas não sejam mais impostas ao sofrimento que já passaram”.

O delegado reconhece que a Sala Lilás em Bodoquena tem sido muito útil e importante neste combate a violência contra as mulheres. “Ela foi inaugurada no dia 24 de julho de 2024 e foi fruto do trabalho da minha antecessora. É muito relevante a implementação da sala aqui na cidade e importante a toda sociedade. Realizamos palestras sobre o tema e convidamos toda população para conscientização”.

Apoio e espaço adequado

Natural do Sergipe, Gabriela Vanini trabalha hoje como delegada na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados, que é a segunda maior cidade do Estado. Lá ela convive com muitos casos de violência doméstica, mas a sala lilás inaugurada no ano passado está fazendo a diferença.

“Aqui temos um trabalho de excelência, que buscamos dar o maior apoio possível às vítimas, sobretudo neste atendimento humanizado, de acolhimento que é feito na sala lilás. Este espaço representa um grande avanço na questão dos direitos das mulheres, como das crianças. Um olhar mais acolhedor às vítimas, com um ambiente aconchegante neste momento tão difícil”.

Antes de chegar em Dourados, Vanoni atuou como delegada em Fátima do Sul e participou da inauguração de duas salas lilás, em Jateí e Vicentina. Por experiência própria conta que já atendeu muitas vítimas de violência que chegam fragilizadas em busca de ajuda e justiça.

“São fatos muito tristes que mexem com sua autoestima, sentimento e dignidade sexual. Ela chega na delegacia e vai direto para sala com seu filho. Lá encontra um ambiente confortável, seguro, com muitos brinquedos para as crianças. Naquele espaço já faz a denúncia, tem a orientação que precisa e já entra com pedido de medida protetiva, enquanto o filho brinca e se distrai neste momento tão difícil”.

Para a delegada que vem de outra região do país, o projeto da sala lilás representa um marco para o Estado do Mato Grosso do Sul. “Infelizmente os casos de violência doméstica estão em todas as cidades do Brasil, mas aqui tem este apoio e olhar diferenciado”.

Ela alerta que em caso de violência é importante a vítima acionar a polícia ou guarda municipal na hora para efetuar a prisão em flagrante. Não sendo possível pode procurar depois a delegacia para registrar a ocorrência. O combate à violência doméstica deve ser um compromisso de toda sociedade.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Maior hospital público do Estado, Hospital Regional fez mais de 320 mil atendimentos em 2024

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Foto: Bruno Rezende/Secom

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), maior hospital público do Estado, realizou no ano de 2024 mais de 320 mil atendimentos. Além disso, foram realizados mais de 880 mil exames na unidade. Ao longo do último ano, também foram realizadas ali 72,3 mil consultas ambulatoriais.

No hospital são oferecidas, por meio da regulação estadual, consultas ambulatoriais em mais de 40 especialidades. Hematologia (6.107 consultas), ginecologia e obstetrícia (5.812), oncologia clínica (5.567), cardiologia (4.890) e cancerologia pediátrica (4.703) foram as especialidades com mais consultas em 2024.

Diretor-geral do HRMS, o médico Paulo Limberger explica que o hospital é referência em algumas especialidades e atende pacientes de todo o Estado, encaminhados pelo CORE (Complexo Regulador Estadual), da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

“Por mês, a média de consultas feitas no ambulatório chega a 6 mil. As consultas são para aqueles pacientes que passaram por uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e o médico que a atendeu viu a necessidade de encaminhar para um especialista. Esse paciente é encaminhado ao HRMS pela regulação estadual, após o pedido ser feito em uma UBS”, afirma.

Maior hospital público do Estado, Hospital Regional fez mais de 320 mil atendimentos em 2024
Foto: Divulgação/HRMS

No PAM (Pronto Atendimento Médico), foram registrados 30,4 mil atendimentos em 2024. Destes, mais de 18 mil eram de clínica e cirurgia geral. A média mensal de atendimentos foi de 2,5 mil.

Uma das pacientes do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul é Ereotilde Borba, de 57 anos. Ela teve um infarto, foi atendida em uma UPA (Unidade de Pronta Atendimento) de Campo Grande e foi encaminhada ao HRMS, onde passou por cateterismo e ficou internada.

“Fiquei internada do dia 1º até o dia 5 de dezembro. O atendimento foi muito bom, os funcionários bem educados. Fiz cateterismo, exames de sangue e urina, ecocardiograma, eletrocardiograma e outros exames. Foi a primeira vez que fiquei internada em um hospital e me surpreendi com o atendimento. Recomendaria o hospital para outras pessoas”, afirmou.

Somente em 2024, o HRMS registrou 18,3 mil internações, uma média de 1,5 mil por mês. Clínica geral (3.353), ginecologia (2.525), girurgia geral (2.514), pediatria (1.934) e cardiologia clínica (1.208) são as especialidades com mais pacientes internados no ano passado.

Quando recebeu alta, Ereotilde já teve a consulta de retorno marcada no ambulatório do hospital, onde passou por consulta com um cardiologista. “A consulta foi maravilhosa e tanto o médico quanto a médica foram muito atenciosos. Agora, vou marcar outra consulta para daqui três meses, a pedido do médico”, disse, após deixar a primeira consulta após a internação.

Os números de atendimentos do hospital englobam, ainda, o apoio técnico, que é o atendimento multiprofissional aos pacientes, com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, ambulatório quimioterápico, banco de leite, centros cirúrgico e obstétrico, farmácia de quimioterápicos, nefrologia e atendimento domiciliar.

Exames complementares

Com mais de 200 exames oferecidos, o Laboratório do HRMS fez quase 800 mil exames no ano passado. Além dos pacientes internados no hospital, são atendidos pelo laboratório os pacientes ambulatoriais de algumas especialidades, como onco-hematologia (adulto e pediátrica), gestantes de alto risco, cirurgia bariátrica, nefrologia, proctologia, risco cirúrgico e hemostasia (para pacientes que controlam uso de anticoagulante).

Com uma das maiores e mais modernas estruturas de Mato Grosso do Sul para a realização de exames de imagem, o HRMS realizou mais de 79,3 mil diagnósticos por imagem no último ano. Nos setores de hemodinâmica, endoscopia e cardiodiagnóstico, foram aproximadamente mais 20 mil exames feitos.

Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS

SEMEC divulga lista de designação da 2ª etapa de pré-matrículas da REME 2025

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Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), divulgou nesta quarta-feira, 29 de janeiro, a 2ª lista de designação dos estudantes que realizaram a pré-matrícula para ingressar nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME), no período de  08/01/2025 a 24/01/2025.

Nesta etapa foram designadas 906 crianças. Para consultar a relação, pais ou responsáveis podem acessar o site da Prefeitura, CLICANDO AQUIou nas Unidades de Ensino e na sede da SEMEC na Central de Matrícula.

Os estudantes designados terão o período de 29/01/2025 a 31/01/2025 para a efetivação da matrícula. Lembrando que a efetivação da matrícula só se realiza na Unidade com a assinatura do requerimento de matrícula.

Os pais devem comparecer na Unidade designada com a cópia dos seguintes documentos:

Da criança:

  • 1 Foto 3×4
  • Cartão do SUS (Xerox)
  • Carteira de Vacina (Xerox)
  • Certidão de Nascimento do estudante (Xerox)
  • CPF do Estudante (Xerox)
  • Declaração de Vacina (Retirar na UBS do Bairro)
  • Declaração de Transferência (A partir do 1º Ano do Ensino Fundamental)
  • Número do NIS (para beneficiários do Bolsa Família)

Do Responsável

  • RG e CPF (Xerox)
  • Comprovante de Residência atual (Xerox)

3ª ETAPA

No dia 03 de fevereiro inicia a 3ª etapa da pré-matrícula tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental. Para realizar a pré-matrícula, os interessados devem ir presencialmente na Secretaria Municipal de Educação – Central de Matrícula e seguir os passos apresentados.

DÚVIDAS

O atendimento a possíveis dúvidas poderá ser realizado diretamente na Secretaria Municipal de Educação – Central de Matrículas (Rua Alexandre Costa, 130 – Centro) e também pelos telefones: (67) 3929-1467 ou (67) 99257-2101.

Voith Paper realiza treinamento de sistema de corte na Suzano

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Foto: Divulgação/Assessoria

Capacitação técnica beneficia colaboradores e melhora a qualidade e eficiência no corte de papel

Como parte do contrato firmado entre a Voith Paper e a Suzano Papel e Celulose para o Gerenciamento do Corte de todas as rebobinadeiras, cortadeiras e máquinas de acabamento da planta instalada na cidade de Suzano, foi realizado durante os meses de outubro e novembro, o Treinamento de Sistema de Corte.

A ação contou com a participação de aproximadamente 130 colaboradores da Suzano, incluindo supervisores, operadores e assistentes de operação, representando os cinco turnos da planta.

O treinamento foi conduzido por Leonardo Noguchi, Gerente Local de Produtos de Consumíveis da Voith Paper, e teve como objetivo capacitar os colaboradores da Suzano no entendimento aprofundado do funcionamento das máquinas e conceitos de corte. Além disso, foram abordadas as melhores práticas para a instalação de facas e contra-facas, bem como a importância do gerenciamento de corte para alcançar maior qualidade no corte de bobinas e papel.

O programa de Gerenciamento de Corte da Voith já trouxe uma série de melhorias para a Suzano, como:

  • Redução no número de afiações e descartes de facas;
  • Aumento da disponibilidade das máquinas, com menor tempo de parada para troca de facas;
  • Melhoria no controle logístico de facas novas e afiadas;
  • Maior qualidade no corte das bobinas;
  • Diminuição nas reclamações de clientes;
  • Geração de indicadores de desempenho, permitindo o acompanhamento do contrato;
  • Suporte técnico integral, com um colaborador da Voith alocado na planta.

O treinamento de Gerenciamento de Corte da Voith foi projetado para oferecer aos clientes o melhor desempenho e qualidade possíveis. O serviço engloba desde a afiação e fornecimento de facas de alta qualidade até a inspeção das máquinas, suporte técnico especializado e monitoramento contínuo de indicadores de desempenho, sempre em colaboração com a equipe de qualidade da Suzano.

“Com esse trabalho conjunto, a Voith Paper reforça sua posição como parceira estratégica da Suzano, contribuindo diretamente para a excelência operacional e para a entrega de produtos com qualidade superior”, avaliou Leonardo Noguchi, Gerente Local de Produtos de Consumíveis da Voith Paper. 

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 22.000 colaboradores, gera € 5,5 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

Sebrae abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo que apoia empresários na melhoria dos negócios

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Inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo podem ser feitas até o dia 21 de fevereiro de 2025 (Foto: Divulgação/Assessoria Sebrae MS)

Acompanhamento gratuito é oferecido para pequenas empresas de Campo Grande, Dourados, Chapadão do Sul, Bonito, Coxim, Aquidauana, Três Lagoas e Amambai

Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do ramo de comércios e serviços ou indústria têm até o dia 21 de fevereiro para se inscreverem no programa Brasil Mais Produtivo, que oferece acompanhamento gratuito para empreendedores que desejam aumentar a produtividade do negócio. Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e gerida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a iniciativa é executada em parceria com o Sebrae e o Senai, responsáveis pelo atendimento aos empresários.

Para este primeiro ciclo de 2025/2027, são oferecidas 775 novas vagas, disponíveis nas cidades de Campo Grande, Dourados, Chapadão do Sul, Bonito, Coxim, Aquidauana, Três Lagoas e Amambai. As empresas serão acompanhadas por um período de seis meses, com uma metodologia aplicada por um Agente Local de Inovação (ALI) que mapeia as principais necessidades do negócio junto com o empresário, e implementa melhorias em oito etapas, com o propósito de ajudar os empreendedores a reduzirem custos e falhas, garantindo maior eficiência produtiva.

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Aline Hitomi, os empreendedores encontram no programa uma oportunidade única para o desenvolvimento da gestão dos negócios. “A melhoria da produtividade é fundamental para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio no mercado competitivo atual e, com o suporte oferecido pela iniciativa, o empresário recebe o acompanhamento necessário para melhorar a empresa, com qualidade e de forma gratuita”, destaca.

Para participar do Brasil Mais Produtivo, o micro ou pequeno empresário deve ter CNPJ ativo com no mínimo 12 meses de operação e não ter participado do programa no último ciclo, em 2024. Empresas que já foram atendidas em períodos anteriores a esse e desejarem se inscrever, podem aderir novamente. Seguindo esses requisitos, os interessados podem fazer a inscrição de forma on-line por meio do site do programa, basta clicar aqui.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

Por Mariana Azevedo, ASN MS

PF faz operação contra abuso sexual infantojuvenil em Três Lagoas

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Foto: Ilustração/PRF

Operação ‘Niño Seguro’ cumpre mandados de busca e apreensão na cidade

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28), operação destinada à repressão ao compartilhamento e à posse de imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, praticados por usuário da internet residente em Três Lagoas.

As investigações foram iniciadas a partir da identificação de um usuário que compartilhou arquivos com cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes. O crime era cometido por meio da utilização da rede mundial de computadores.

Após autorização da Justiça Federal, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em endereço relacionado ao investigado, que foi preso em flagrante utilizando equipamento de informática para o armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil.  

Na ação, foram realizadas a arrecadação e a apreensão de equipamentos de informática, celulares e mídias de armazenamento. Todo o material arrecadado será submetido a exames periciais, objetivando a comprovação da materialidade dos crimes investigados, identificação de possíveis abusadores sexuais e suas vítimas, bem como de possíveis produtores desse tipo de material.

A ação policial deflagrada nesta manhã faz parte de operação Niño Seguro da PF, focada na erradicação de materiais relacionados aos crimes de abuso e exploração sexual infantil e conta com o apoio do Child Rescue Coalition – CRC, organização internacional que promove ações de combate à exploração sexual infantojuvenil.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul

Polícia apreende 38,4 kg de cocaína e prende quatro bolivianos por tráfico em Paranaíba

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Foto: PMR

Na tarde da última segunda-feira (27), policiais militares do 13º Batalhão e do Batalhão Rodoviário, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, realizaram uma apreensão significativa de drogas e prenderam quatro bolivianos por tráfico internacional de drogas.

Conforme o jornal Tribuna Livre, a operação começou quando policiais militares da Força Tática do 13º Batalhão abordaram um veículo na rodovia MS 497. Os dois ocupantes, de nacionalidade boliviana, apresentaram versões contraditórias e desconexas durante uma entrevista técnica, o que levantou suspeitas.

Os policiais militares rodoviários da base de Paranaíba foram chamados para prestar apoio e, pouco tempo depois, avistaram um caminhão guincho passando em frente à base com um veículo também com placa de Bolívia em sua plataforma.

Com fundada suspeita, o veículo guincho foi abordado pelos policiais militares e policiais rodoviários federais, que prestaram apoio na ocorrência.

O proprietário do guincho informou que havia buscado o veículo danificado no Posto “Vera Cruz”, localizado entre o município de Água Clara e Inocência, onde o casal de bolivianos que estava consigo se apresentou como proprietário do veículo e solicitou que o veículo fosse levado à cidade de São Simão (GO), mesma cidade do destino final informada pelos ocupantes do primeiro veículo abordado.

O casal de bolivianos apresentava nervosismo exacerbado e contradições, o que levou os policiais a realizar uma busca no veículo rebocado. Durante a busca, foram localizados 36 tabletes de pasta base de cocaína, que totalizaram 38,4 quilogramas, escondidos em um compartimento ocultado atrás do painel do veículo.

Após a localização do entorpecente, os indivíduos do primeiro veículo da abordagem confirmaram serem os “batedores” do entorpecente e responsáveis por conduzir o segundo veículo até a cidade de São Simão (GO).

Os quatro bolivianos foram presos em flagrante por tráfico internacional de entorpecentes e foram levados para a delegacia da Polícia Federal na cidade de Três Lagoas, juntamente com a droga e o veículo apreendido.

Funtrab chega aos 22 anos com histórias de mudança de vida e apoio ao trabalhador em MS

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Foto: Luiz Valney/Funtrab

Criada em 28 de janeiro de 2003, Fundação é responsável pela gestão das políticas públicas de trabalho, emprego e renda em Mato Grosso do Sul

Acordar cedo para ir ao trabalho é uma atitude diária que para muitos sul-mato-grossense pode ser uma simples rotina, mas que para o casal Odinei e Rita se tornou um privilégio e a realização de um sonho. Em 2024 eles conseguiram o tão aguardado emprego formal, sob a intermediação da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

O desemprego de Odinei César Benites, de 39 anos, durou um ano até que, ao procurar a Funtrab, em Campo Grande, conseguiu o tão almejado emprego com carteira assinada. O mesmo aconteceu com sua esposa, Rita de Cássia da Silva, de 21 anos. Ambos passaram pelo período de experiência e foram efetivados. Tudo deu certo, o que encheu Odinei de gratidão.

“A Funtrab ajudou a mudar nossa vida. Hoje atuo em um ótimo ambiente de trabalho, que valoriza o funcionário, dá oportunidade de crescimento na empresa, ajuda de custo, adicional de periculosidade”, relata o trabalhador, em visita feita em maio à Funtrab para agradecer pelo apoio oferecido pela equipe da Fundação na intermediação de emprego.

Odinei foi contratado como motorista-entregador na Chevy Car, enquanto Rita é vendedora da Pantanal Garden. “Minha esposa não pode vir hoje aqui, pois está trabalhando. Ela está tão realizada no ambiente de trabalho, que já obteve a premiação de funcionária do mês”, diz.

“Foi uma surpresa essa visita dele. Nós, da Funtrab, assumimos um compromisso com a população pela garantia de acesso aos seus direitos, ofertando trabalho digno e de qualidade”, comenta a servidora Sílvia Medeiros Ocampos, há 19 anos na Fundação.

Do inesperado veio a mudança

Um trabalho inesperado para mudar a rotina e também de vida. Foi o que aconteceu com Jailson Rodrigues Monteiro, de 48 anos, trabalhador intermediado pelo atendimento da Funtrab, em janeiro de 2024. Por 13 anos Jailson trabalhou como autônomo, sem registro em carteira, e ao passar pelo Centro de Campo Grande, na Rua 13 de maio, sem intenção de mudar de emprego, resolveu entrar e se cadastrar na Fundação.

Contudo, devido ao seu tempo registrado de experiência de três anos em carteira, foi encaminhao para entrevista em três empresas, sendo duas em Campo Grande e uma em Sidrolândia, a 60 km de distância da Capital. Ele foi aprovado pela empresa Estima Engenharia, de Três Lagoas, que o contratou para trabalhar na Inpasa Brasil, em Sidrolândia.

“Não podemos desanimar, temos que permanecer focados no objetivo final. Quando feita da maneira certa, a busca será simplesmente uma experiência que resultará em um ganho de longo prazo com um trabalho mais valorizado. Estou muito feliz por todas as possibilidades que se abriram”, comemora Jailson ar falar sobre as mudanças em sua vida.

Casado, único provedor da casa e com duas filhas para sustentar, sendo uma delas PcD (Pessoa com Deficiência), ele morava de aluguel quando autônomo, enquanto agora ele possui casa própria. Devido à sua ampla experiência e bom desempenho em diversas áreas, já tem outras propostas de trabalho internamente, despontando um futuro promissor na empresa.

Funtrab 22 anos

Nesta terça-feira, a Funtrab completa 22 anos. Criada em 28 de janeiro de 2003, por meio do Decreto nº 11.082, a Funtrab é órgão responsável pela gestão das políticas públicas de trabalho, emprego e renda em Mato Grosso do Sul.

Vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Fundação foi criada com o intuito de atuar como mediadora entre empregadores e trabalhadores, desempenhando um papel fundamental na promoção da empregabilidade e na qualificação da mão de obra sul-mato-grossense.

Com uma rede de 35 unidades de atendimento em todo o Estado, a Funtrab desenvolve programas e ações voltadas para a capacitação e qualificação da mão de obra local, visando atender às demandas do mercado de trabalho e promover a inclusão social e econômica dos trabalhadores.

Segundo a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, Mato Grosso do Sul vive um momento de pleno emprego e as muitas histórias ali protagonizadas são uma experiência animadora. “Nosso objetivo é fazer com que cada trabalhador encontre seu espaço nesse cenário em transformação, contribuindo para o pleno emprego e para o desenvolvimento sustentável”.

Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab

Encontro discute revisão do plano de manejo do Parque Estadual do Rio Negro

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Foto: Comunicação Imasul

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em parceria com a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e a Wetlands International Brasil, promoveu ontem (27) um encontro no Parque Estadual Matas do Segredo. O objetivo do evento foi reunir representantes de instituições públicas, sociedade civil, pesquisadores e outros interessados para discutir a revisão do plano de manejo do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN).

O plano de manejo é um instrumento essencial para a gestão de unidades de conservação. Ele define as diretrizes para a proteção da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.

A revisão do plano do PEPRN busca atualizar o documento com base em novas informações científicas e nas demandas contemporâneas, promovendo uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades ambientais e sociais.

Participação e colaboração

A oficina proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências. Temas como biodiversidade, manejo sustentável, ecoturismo e impactos ambientais foram debatidos com representantes das comunidades locais, gestores ambientais e especialistas em conservação.

De acordo com André Borges, diretor-presidente do Imasul, o evento reforça o compromisso com uma gestão participativa. “Queremos garantir que o plano de manejo reflita as necessidades atuais e futuras do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, sempre com foco na proteção ambiental e no bem-estar das comunidades”, destacou.

José Longo, da Fibracom Consultoria, responsável pela revisão do plano, enfatizou a relevância da iniciativa. “Este evento é crucial para consolidar o diagnóstico socioambiental do parque. Além disso, ações como manejo integrado do fogo e regularização fundiária são fundamentais para promover a conservação e o uso sustentável”.

Contribuições e parcerias

O coordenador estadual da Defesa Civil, Hugo de Jean Leite, ressaltou a importância da articulação entre instituições. “O planejamento conjunto permite respostas mais eficazes em situações críticas, como incêndios e estiagens. Nossa atuação envolve suporte logístico, transporte e recursos que garantem eficiência na prevenção e na gestão de emergências”.

Áurea Garcia, da Mupan e Wetlands International, destacou o papel estratégico do encontro. “Estamos trabalhando em ações que integram o plano de manejo e o manejo integrado do fogo, além de outras iniciativas como o programa Corredor Azul. A meta é mapear e alinhar todas as iniciativas em curso no parque, promovendo sua sustentabilidade”.

A visão local

Leonardo Tostes Palma, gerente de unidade de conservação, explicou os objetivos do evento. “O encontro busca integrar ações pontuais ao plano de manejo, como o combate a incêndios e pesquisas, garantindo uma gestão coordenada. Além disso, planejamos apresentar os resultados às comunidades próximas, como no Passo do Lontra, ouvindo suas opiniões e ajustando estratégias para melhor atender às demandas locais”.

Ele também destacou a relevância do parque para as populações locais, que incluem proprietários rurais, peões e pantaneiros. “Essas pessoas dependem diretamente da fauna e flora do parque, e a preservação é vital para manter o equilíbrio ambiental e o sustento dessas comunidades”.

Próximos passos

Os organizadores esperam que o evento contribua para consolidar estratégias de conservação e fortalecer a gestão ambiental do estado. A participação ativa de parceiros e comunidades será fundamental para o sucesso da iniciativa, garantindo que o PEPRN alcance seus objetivos de preservação e sustentabilidade.

O evento foi aberto ao público, reforçando a importância da colaboração coletiva para a conservação ambiental em Mato Grosso do Sul.

Gustavo Escobar, Comunicação Imasul

Sanesul recebe selo ‘e-Prevenção’ do TCU por boas práticas de prevenção à corrupção

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Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) continua a se destacar no cenário nacional. Além de ser reconhecida pela gestão de excelência e pelos avanços em saneamento básico, a empresa foi agraciada com o selo ‘e-Prevenção’, do TCU (Tribunal de Contas da União), que certifica os altos padrões de transparência mantidos pela companhia.

Este reconhecimento faz parte do PNTP (Programa Nacional de Transparência Pública), que avalia portais de órgãos e entidades de todo o país.

A certificação confirma o compromisso da Sanesul com a clareza e a acessibilidade das informações prestadas à sociedade.

O PNTP, promovido pelo TCU em parceria com os Tribunais de Contas estaduais, como o TCE-MS, e municipais, analisa criteriosamente a observação às normas de transparência estabelecidas por legislações como a LAI (Lei de Acesso à Informação) e a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, essa conquista reflete também os investimentos constantes da empresa, que opera em 68 municípios do Estado, em boas práticas de governança corporativa.

“Este selo não é apenas um prêmio, mas um compromisso que renovamos todos os dias para que os cidadãos tenham acesso a informações claras, confiáveis e atualizadas sobre o nosso trabalho. A transparência é um dos pilares fundamentais da gestão pública e estamos honrados em sermos reconhecidos”, destacou Renato Marcílio, reafirmando a determinação do governador Eduardo Riedel em promover uma gestão eficiente e voltada para resultados concretos.

Ele ressaltou que esse tipo de reconhecimento é um estímulo para continuar inovando em soluções que impactem positivamente a sociedade, ampliando o acesso a serviços de qualidade e assegurando que a população se beneficie de uma administração moderna e responsiva.

Segundo Valter José Bortoletto, que atua na Asgoc (Assessoria de Governança, Risco e Compliance) da empresa, o reconhecimento do TCU é resultado de um trabalho conjunto e constante para garantir a qualidade e a transparência.

A Sanesul é referência nacional no setor de saneamento por suas ações inovadoras nos 68 municípios onde mantém a concessão dos serviços públicos, incluindo a manutenção do fornecimento de água potável e ampliação da rede de esgotamento sanitário.

Além disso, a empresa reforça o compromisso com a universalização dos serviços de saneamento, antecipando metas estabelecidas pelo novo marco legal do setor.

Com o selo do TCU, a empresa consolida sua posição como uma das mais bem avaliadas do Brasil em termos de gestão e governança. Esse reconhecimento reforça a confiabilidade e a eficiência dos serviços oferecidos aos sul-mato-grossenses e serve de inspiração para outras entidades públicas no país.

A expectativa da direção da estatal é que, com esse diferencial, a Sanesul continue contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado e para a qualidade de vida da população.

Comunicação Sanesul

SMS promove “Ginástica Janeiro Branco” para conscientização sobre saúde mental (30)

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Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Programa Equipe Multiprofissional (E-Multi), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida toda a população para participar da “Ginástica Janeiro Branco”, em alusão ao mês de conscientização sobre a saúde mental.

O evento será realizado no dia 30 de janeiro, quinta-feira, às 6h30, na Praça do Bairro Nova Americana. A programação inclui atividades físicas leves e um momento de interação comunitária, com um café da manhã compartilhado entre os participantes. A ação é aberta a toda população, para participar basta vestir uma camiseta branca.

JANEIRO BRANCO

A campanha “Janeiro Branco” tem como objetivo destacar a importância dos cuidados com a saúde mental e incentivar hábitos saudáveis que favoreçam o bem-estar físico e psicológico. A prática de atividades físicas, como a ginástica, é uma das formas de estimular a produção de hormônios que melhoram o humor, reduzem o estresse e promovem a qualidade de vida.

SERVIÇO

Ginástica Janeiro Branco

Data: 30 de janeiro;

Horário: 6h30;

Local: Praça do Nova Americana;

Endereço: Rua Daysi Rosa de Queiroz, quadra 03, no Nova Americana.

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