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quarta-feira, 10 de setembro de 2025
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Paciente é morto por policiais após fazer enfermeira refém em hospital de Goiás

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Foto: Redes Sociais

Um paciente do Hospital Municipal de Morrinhos, em Goiás, foi morto na noite do último sábado (18) por agentes da Polícia Militar durante as negociações para que ele libertasse uma técnica de enfermagem que era feita refém. O homem teria tido um surto psicótico e não resistiu aos ferimentos causados pelos disparos feitos pelos PM’s.

Conforme o site Metrópoles, imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o homem mantém a mulher refém, segurando um objeto pontiagudo contra o pescoço da profissional.

De acordo com a Polícia Militar, o paciente teria entrado em surto psicótico e rendeu uma técnica de enfermagem com um objeto pontiagudo. A mulher foi mantida refém pelo paciente, e a Polícia Militar foi chamada para intervir. Agentes da PM iniciaram as negociações com o paciente, mas ele permaneceu agressivo e reiterou as ameaças contra a técnica de enfermagem.

“Após a chegada dos policiais, foram iniciados protocolos de gerenciamento de crises para liberar a vítima. Apesar das tentativas de verbalização para que o autor liberasse a vítima, ele permaneceu em atitude agressiva e reiterou as ameaças”, informou a Polícia Militar em nota.

Diante do risco iminente à vítima, a Polícia Militar realizou um disparo de arma de fogo para neutralizar a agressão e resguardar a integridade física da refém. Mesmo alvejado, o paciente continuou resistindo, sendo necessária a sua contenção pelos demais policiais militares. A equipe médica prestou socorro imediato, mas o paciente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

A Polícia Militar informou que será instaurado um procedimento administrativo para apurar os fatos e determinar se os agentes agiram de acordo com os protocolos de segurança. O caso está sendo investigado e mais detalhes serão divulgados à medida que novas informações sejam obtidas.

Bolsonaro anuncia que vai processar Haddad por falas sobre rachadinhas

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Foto: Metrópoles

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) afirmou, no sábado (18), que vai processar o ministro da Fazenda de Lula (PT), Fernando Haddad, por falas sobre rachadinhas e compra de imóveis pela família Bolsonaro.

Conforme o site Metrópoles, Bolsonaro fez a declaração ao deixar sua esposa, Michelle Bolsonaro, no Aeroporto Internacional de Brasília, onde ela embarcou para os Estados Unidos.

“Vou processar o Haddad. Eles não têm o que fazer. Sempre me acusam de alguma coisa. Ele falou, inclusive, que eu comprei 101 imóveis sem origem de dinheiro”, disse Bolsonaro. Ele completou: “Só tenho um caminho: acreditar na Justiça e processá-lo, como eu vou fazer”.

A declaração de Bolsonaro é uma resposta às falas de Haddad, que na sexta-feira (17/1) afirmou que Bolsonaro está por trás do vídeo publicado por Nikolas Ferreira (PL-MG), que criticou as mudanças no Pix. Haddad também alfinetou a compra de imóveis pela família Bolsonaro, dizendo que “esse pessoal que comprou mais de 100 imóveis com dinheiro de rachadinha não pode ficar indignado com o trabalho sério que a gente está fazendo”.

Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, também entrou com uma ação contra o ministro da Fazenda com pedido de danos morais devido às acusações “falsas e infundadas”. A ação foi ajuizada no 1º Juizado Especial Cível de Brasília e pede que Fernando Haddad seja condenado a pagar indenização por danos morais no valor de 40 salários mínimos, além do pagamento das custas processuais, totalizando R$ 60.720,00.

Bolsonaro agora se soma a seu filho Flávio e também promete processar Haddad. A situação é mais um capítulo na disputa política entre o ex-presidente e o governo de Lula.

Funcionário em período de experiência agride patrão com barra de ferro em MS

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Foto: Ilustração/Hoje Mais

Um empresário de 54 anos foi agredido por um funcionário de 38 na tarde do último sábado (18), na região central de Campo Grande. O agressor estava em período de experiência na empresa.

De acordo com o boletim de ocorrência divulgado pelo site Top Mídia News, o funcionário foi questionado pelo empresário sobre um atraso no expediente.

Após a abordagem, ele partiu para a agressão, empurrando a vítima, que caiu de uma escada. Em seguida, utilizou uma barra de ferro para desferir golpes que causaram ferimentos na cabeça e em outras partes do corpo.

A agressão foi presenciada por outro funcionário da empresa. O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro, como lesão corporal dolosa.

ATENÇÃO – Cadastramento e recadastramento para o passe escolar começam amanhã (21)

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Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), informa que a partir do dia 21 de janeiro, começa o período – que vai até o dia 7 de fevereiro – de cadastramento/recadastramento para solicitações do passe escolar pelos estudantes da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino da Zona Urbana do Município, referente ao ano de 2025.

Os responsáveis interessados em cadastrar seus filhos devem comparecer ao Núcleo de Transporte Escolar da SEMEC, de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, durante o período da campanha, portando os documentos listados abaixo:

REQUISITOS PARA CONCESSÃO DO PASSE ESCOLAR

  • Comprovante de matrícula (Atestado Escolar);
  • Cópia do RG ou da certidão de nascimento do estudante;
  • Cópia do RG do responsável pelo estudante;
  • Cópia do comprovante de residência em nome do responsável pelo aluno (inferior a 30 dias de vencimento) – Comprovantes válidos (contas de água, luz, telefone, carnês de pagamento que contenham o endereço e nome do responsável, contrato de locação/comodato, devendo ser exigida documentação com data atualizada, ou seja, emitida em período menor que 1 (um) mês, exceto no caso de contrato de locação/comodato, que deve estar dentro do prazo de vigência);
  • Devolução do cartão do passe escolar para os que já são cadastrados.

SERVIÇO

Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Transporte Escolar da SEMEC, responsável pela confecção do passe, através do telefone: (67) 3929-1484 ou e-mail [email protected].

Se dizendo membro do PCC, homem é detido por ameaçar funcionária de mercado em Santa Rita do Pardo

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Foto: Da Hora Bataguassu

Um incidente ocorreu em um mercado de Santa Rita do Pardo na tarde de domingo (19), quando um cliente de 37 anos foi detido após ameaçar e tentar agredir fisicamente uma funcionária de 35 anos.

De acordo com o boletim de ocorrência, divulgado pelo site Da Hora Bataguassu, o homem havia separado mercadorias com a intenção de doá-las a crianças bolivianas de um ônibus supostamente quebrado.

Ele solicitou uma caixa plástica emprestada para transportar os itens, mas, ao ser informado pela funcionária que seria necessária autorização do proprietário, iniciou uma discussão acalorada.

Durante o desentendimento, o cliente teria proferido ameaças graves, afirmando que era membro do Primeiro Comando da Capital (PCC) e que iria ligar para “os caras” para que viessem buscar a funcionária. Além disso, ele tentou avançar contra a vítima, que conseguiu se esquivar e buscar ajuda.

A Polícia Militar foi acionada rapidamente e chegou ao local, detendo o suspeito. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado como ameaça e perturbação do trabalho e sossego alheio.

O incidente está sob investigação e as autoridades estão trabalhando para esclarecer os fatos. A ocorrência ressalta a importância da segurança e do respeito no ambiente de trabalho.

Prefeitura de Bataguassu anuncia auditoria em doações de terrenos do Prodebata para empresas

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Foto: Da Hora Bataguassu

A Prefeitura de Bataguassu anunciou, no último domingo (19), a realização de uma auditoria completa no Programa Prodebata (Programa de Desenvolvimento de Bataguassu), com o objetivo de verificar a regularidade das doações e cessões de áreas públicas realizadas no âmbito do programa.

De acordo com publicação no Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), a prefeita Wanderleia Caravina determinou que todos os beneficiários dessas áreas sejam identificados.

Conforme divulgado pelo site Da Hora Bataguassu, a comissão responsável analisará os contratos firmados, as leis que embasaram as doações e cessões, além de verificar se os beneficiários cumpriram as obrigações contratuais e os prazos para construção.

O objetivo da auditoria é assegurar que os terrenos cedidos estejam sendo utilizados de acordo com os critérios legais e contratuais. Um relatório final será elaborado contendo informações detalhadas sobre o uso das áreas, identificando os beneficiários que não cumpriram as exigências estabelecidas.

A comissão, liderada pela secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e pela controladora-geral do município, contará com o apoio de todos os órgãos municipais para a execução dos trabalhos.

Essa iniciativa faz parte de um esforço da administração municipal para reforçar a transparência e a eficiência na gestão das áreas públicas cedidas pelo Prodebata, que visa fomentar o desenvolvimento econômico e social do município.

Notificar para combater: o papel dos sistemas de informação no enfrentamento das arboviroses em MS

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Foto: Kamilla Ratier

Os sistemas de informação, como o SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), desempenham um papel central no enfrentamento das arboviroses – dengue, Zika e Chikungunya – em Mato Grosso do Sul. A alimentação contínua e precisa desses sistemas com dados atualizados tem se mostrado essencial para a formulação de políticas públicas eficazes e para o direcionamento de recursos e ações em áreas prioritárias.

Conforme a gerente de Doenças Endêmicas da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Jéssica Klener, o registro de casos suspeitos nos sistemas de informação ajuda a mapear áreas críticas, identificar epidemias em estágios iniciais e determinar as necessidades específicas de cada município.

“É fundamental que todos os municípios notifiquem os casos suspeitos de arboviroses, pois somente assim é possível a gestão municipal aferir o real cenário e direcionar esforços na redução do número de infecções. As equipes técnicas da SES estão rotineiramente em contato direto com os municípios, apoiando e buscando a melhoria nos processos de vigilância”, esclareceu.

Dados registrados em sistemas de informação permitem a implementação de estratégias direcionadas, como ações de bloqueio do vetor e campanhas educativas. No entanto, a subnotificação permanece como um desafio significativo, especialmente em localidades onde faltam recursos ou conscientização sobre a importância do registro.

O coordenador de Tecnologia de Informática e Informação da SES, Marcos Espíndola Freitas, explica que a gestão do SUS é apoiada por sistemas de informação de diferentes origens, como federal, estadual e até municipal, incluindo alguns de origem privada.

“A importância desses sistemas de informação, independentemente de sua origem, é que eles precisam ser regularmente alimentados com dados precisos, completos e de qualidade. Essas informações são fundamentais para orientar a gestão, identificando as necessidades da população e os serviços necessários para atendê-las. Em outras palavras, estamos falando de informações gerenciais que ajudam a identificar problemas, gargalos e as demandas específicas da rede de saúde pública”.

A ausência de dados precisos pode resultar em alocação inadequada de recursos, ações tardias e, consequentemente, maior propagação das doenças. Por outro lado, há casos que evidenciam a importância das notificações. Além do impacto direto no combate aos vetores, as notificações adequadas orientam o planejamento de longo prazo, permitindo que gestores públicos desenvolvam políticas de saúde mais eficazes e sustentáveis.

“Com base nesses dados, são gerados indicadores que ajudam a monitorar a assistência à saúde, a atenção primária e a vigilância sanitária. Esses indicadores são essenciais para entender o comportamento da saúde, as doenças e os riscos sanitários enfrentados pelos municípios. A partir do uso adequado desses indicadores, é possível formular políticas públicas para controlar doenças, melhorar o atendimento na rede de saúde e garantir o fornecimento contínuo de insumos necessários”, aponta o coordenador de Tecnologia de Informática e Informação da SES.

Em Mato Grosso do Sul, a eficiência no combate às arboviroses começa com dados confiáveis. Alimentar os sistemas de informação é um compromisso coletivo que salva vidas e protege comunidades, garantindo que as políticas públicas sejam baseadas em evidências concretas.

“Os sistemas de informação e os indicadores são ferramentas importantes para uma gestão de saúde pública eficiente, de qualidade e oportuna. Sem o uso da tecnologia da informação e sem uma análise adequada dos dados, não é possível implementar um controle eficaz de doenças e minimizar seus impactos. Isso demonstra como o uso adequado de dados e indicadores pode aumentar a eficiência, a rapidez e a qualidade dos serviços e insumos entregues à população”, conclui Marcos.

Plataforma e-VISIT@ Endemias

A plataforma e-VISIT@ Endemias, desenvolvida pela SES, é um exemplo de tecnologia para coleta de informações e está transformando o enfrentamento às arboviroses, como dengue, zika e Chikungunya. Implantada nos 79 municípios do estado e utilizada por cerca de 2.000 agentes, o sistema registra em tempo real os focos do mosquito, permitindo agilidade na resposta e maior eficiência no controle das doenças.

A ferramenta, que substituiu os antigos registros em papel, já foi implementada no Distrito Federal e em Pernambuco e está em fase de implantação no Mato Grosso, Piauí e Paraíba. Com apoio tecnológico, os agentes registram visitas em smartphones, conectando as informações às centrais municipais e estaduais de monitoramento, o que reduz custos e potencializa ações como mutirões de limpeza.

Premiada nacionalmente e em constante aperfeiçoamento, a e-VISIT@ se consolida como um modelo de inovação em saúde pública, reforçando o protagonismo de Mato Grosso do Sul no combate às endemias e inspirando outros estados a adotarem práticas semelhantes.

 Kamilla Ratier, Comunicação SES

Taxa de crescimento do comércio varejista de MS supera média nacional no acumulado de janeiro a novembro de 2024

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Foto: Álvaro Rezende

A taxa de crescimento do volume de vendas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul no acumulado de janeiro a novembro de 2024 foi de 6,0%, superando a média nacional, que foi de 5,0% no período. Os dados estão na Carta de Conjuntura de Comércio e Serviços de novembro de 2024, elaborada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE.

Na análise dos últimos 12 meses anteriores ao período da pesquisa (dezembro de 2023 a novembro de 2024), Mato Grosso do Sul também apresentou um desempenho superior, com crescimento de 5,5% no volume de vendas, enquanto a média nacional foi de 4,6%. Apesar desses resultados positivos, o crescimento anual foi de apenas 2,8%, ficando abaixo da média brasileira de 4,7%. No ranking da região Centro-Oeste, o Estado ficou em 2º lugar na taxa de crescimento do volume de vendas no período.

No caso do comércio varejista ampliado, que inclui segmentos como veículos, motos, materiais de construção e atacado de alimentos, houve retração em Mato Grosso do Sul. O Estado registrou uma variação acumulada de -1,5% no ano, enquanto a média nacional foi de crescimento de 4,4%. No setor de serviços, apesar de um leve crescimento de 0,6% em novembro, Mato Grosso do Sul acumulou queda de -6,4% no ano, em contraste com a média nacional de crescimento de 3,2%.

Marcelo Armôa, Semadesc

Polícia Civil prende homem em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, lesão corporal e injúria em Naviraí

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Foto: PCMS

Na última sexta-feira (17), a Polícia Civil, por meio da equipe da Delegacia de Atendimento à Mulher de Naviraí efetuou a prisão de J.R.F. (43) pela suposta prática dos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, lesão corporal e injúria.

A prisão ocorreu após uma mulher procurar a Unidade Policial e relatar ter sido injuriada e agredida fisicamente pelo companheiro. Na ocasião, a vítima também informou que ele possuía, de forma irregular, uma arma de fogo.

Com a autorização para acessar a residência, a equipe policial localizou uma pistola Glock, calibre .40, com numeração suprimida, além de diversas munições intactas do mesmo calibre, encontradas no forro da casa.

Diante dos fatos, o suspeito foi localizado, recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia para os procedimentos legais cabíveis.

Polícia Civil prende em flagrante homem que abusou sexualmente de uma criança de 07 anos em Miranda

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Foto: PCMS

Na manhã da última sexta-feira (17), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Miranda, prendeu em flagrante J.S.C (53), após o indivíduo ter praticado atos diversos da conjunção carnal com a criança L.M.O.L, de apenas 7 anos de idade.

A genitora da menor comunicou os fatos, narrando ser proprietária de uma conveniência na cidade, onde na quinta-feira (16), por volta de 20h, o indivíduo foi até seu estabelecimento e lá permaneceu ingerindo bebida alcoólica.

Posteriormente, o homem demonstrou aproximação indevida com sua filha, conversando com a menina e chamando-a de “princesa”. O homem tentou beijar a criança, e a mãe interveio, dizendo que fecharia a conveniência.

Então, o homem ainda assim aproximou-se e, sob o pretexto de se despedir da criança, abraçou e tocou as nádegas da vítima. A menina saiu chorando e contou o ocorrido à mãe. O delito também foi presenciado pelo avô materno da vítima.

Imediatamente após tomar conhecimento do fato, equipe policial diligenciou até o trabalho do autor, onde foi possível localizá-lo e dar voz de flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. J.S.C alegou em seu interrogatório que realmente estava conversando com a menina, e que teria dado apenas um abraço ‘sem maldade’.

O autor foi indiciado pelo crime previsto no artigo 217-A do Código Penal, sendo representado pela prisão preventiva. J.S.C encontra-se recolhido nas dependências da unidade policial, onde permanece à disposição da justiça.

Arauco abre 105 vagas de emprego paraoperação florestal em MS

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Foto: Zig Koch

Oportunidades são para atuação nas cidades de Água Clara, Cassilândia, Inocência e Paranaíba.

Para contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde está inserida, a Arauco abriu processo para preencher 105 vagas em Mato Grosso do Sul. As oportunidades são para atuar na operação florestal da empresa, nas cidades de Água Clara, Cassilândia, Inocência e Paranaíba.

O processo seletivo será realizado com o apoio de agências especializadas, como o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e a Casa do Trabalhador, nos dias 21 e 23 de janeiro. As seleções ocorrerão em Paranaíba, Selvíria e Ilha Solteira (SP).

As vagas disponíveis são para as funções de líder florestal (5 vagas), auxiliar florestal (50 vagas) e operador florestal I (50 vagas).

Além das oportunidades de emprego, a Arauco oferece um benefícios aos colaboradores, que incluem plano de saúde (Unimed) e odontológico, vale-alimentação ou refeitório interno, transporte fretado ou alojamento, seguro de vida em grupo, previdência privada, acesso ao Gympass, prêmios de produtividade e assiduidade (mensal e semestral), cestas de Natal e brinquedos, além de material escolar.

Os interessados devem comparecer na data, horário e local informados para o processo seletivo, levando documentos pessoais (RG e CPF ou CNH, no caso de vagas para motoristas) e currículo atualizado.

DATA E LOCAL DA SELEÇÃO:

  • Ilha Solteira (SP)

Data: 21/01 (terça-feira), às 9h

Local: PAT- Shopping – Av. Atlântica, 1659 – Bom 3 e 4 – Ilha Solteira/SP

  • Selvíria

Data: 21/01 (terça-feira), às 13h

Local:  Balcão de Empregos – Av. Prof Mariluce Rosa Torres Lallucci, 900 – Selvíria/MS

  • Paranaíba

Data: 23/01 (quinta-feira), às 8h

Local: Escritório Arauco – R. Orlando Colli, 342 – Pq Industrial – Paranaíba/MS

Arauco em MS

Presente em Mato Grosso do Sul desde 2009, a Arauco prioriza a contratação de colaboradores em cidades próximas à sua operação. Primeira empresa florestal do mundo a ser certificada como Carbono Neutro, a empresa está comprometida com o desenvolvimento sustentável da região.

Localizado a 50 km do centro urbano de Inocência, o Projeto Sucuriú trata da construção da primeira fábrica de celulose branqueada da empresa no Brasil, a maior em etapa única no mundo. Em fase de terraplanagem, o projeto prevê o início das obras no segundo semestre de 2025 e operação em 2027. O investimento industrial previsto é de US$ 4,6 bilhões, com capacidade para produzir 3,5 bilhões de toneladas ao ano.

Quando for concluída a obra, o Projeto Sucuriú empregará um contingente permanente de 6 mil trabalhadores (florestal, industrial e logística).

A4&Holofote Comunicação

Ciência e Inovação: Fundect amplia número de projetos e bolsistas contemplados pelo Pictec

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Foto: Adriano Boeno

Fundação vai garantir mais 250 bolsas para professores e alunos do ensino médio de escolas públicas de MS desenvolverem projetos de Iniciação Científica, totalizando 1.250

Foi publicado na última sexta-feira (17), no Diário Oficial do Estado, a convocação de mais 50 projetos selecionados no Pictec 4, programa da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) que fomenta projetos de pesquisa científica e tecnológica propostos por professores do ensino médio ou técnico integrado de escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Com a nova convocação, o número de propostas contempladas passa de 200 para 250 e o número de bolsistas pode chegar a 1.250. Cada projeto é coordenado por um professor que receberá uma bolsa mensal de R$ 800 e poderá orientar até quatro estudantes da mesma escola, com bolsas de R$ 400 mensais, durante 12 meses. 

Dos projetos selecionados, 175 são da Rede Estadual de Ensino, 65 deles de Campo Grande e 110 de 31 municípios do interior. As escolas públicas federais, Colégio Militar e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), tiveram 75 projetos aprovados, em 10 municípios.

Professores-orientadores com projetos selecionados terão do dia 3 a 28 de fevereiro para indicar os estudantes bolsistas. Confira aqui as etapas para a contratação das propostas aprovadas no Pictec 4.

Ciência e Inovação: Fundect amplia número de projetos e bolsistas contemplados pelo Pictec
Foto: Adriano Boeno

PICTEC

Coordenado pela Fundect, órgão do Governo do Estado responsável por gerenciar os investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o Pictec objetiva despertar a vocação científica e tecnológica ainda na Educação Básica, incentivando talentos potenciais entre professores e estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, do Instituto Federal e do Colégio Militar. 

A quarta edição bateu recorde com 500 propostas inscritas, com projetos de pesquisas nas áreas de Agronegócio, Bioeconomia, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Energias Renováveis, Biodiversidade, Saúde Animal, Saúde Humana, Tecnologias Sociais e Assistivas.

O programa vem gerando impactos positivos, principalmente na qualificação dos estudantes para prosseguirem seu aprendizado de modo continuado. Cerca de 60% dos bolsistas de edições anteriores ingressaram no Ensino Superior e 30% estão no mercado de trabalho.

Maristela Cantadori, Comunicação Fundect

Agems renova 148 autorizações provisórias de transporte de passageiros até 2026

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Foto: Agems

A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) publicou na última sexta-feira (17) 148 autorizações para operadores de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, garantindo a continuidade do serviço a usuários de todo o Estado pelos transportadores devidamente regularizados.

O procedimento renova as autorizações provisórias, que vencem em 18 de janeiro, até 18 de novembro de 2026, ou até a conclusão do edital de Chamamento Público. Esse é o prazo de transição determinado pela Lei nº 5.976, de 17 de novembro de 2022, base para a remodelação do transporte intermunicipal que está sendo feita pelo Estado.

Os operadores que solicitaram a renovação até 20 de dezembro e atenderam a todos os requisitos estabelecidos na Portaria n° 283/2024 tiveram os pedidos aprovados.

“Estamos trabalhando por um transporte melhor no futuro, e também cuidando de garantir a continuidade do atendimento ao passageiro no presente, com maior segurança, qualidade e transparência durante o período de transição”, explica o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

A diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, reforça que esse é um serviço essencial, e “a AGEMS tem atuado para garantir que as operações ocorram de forma eficiente e segura durante o processo de remodelação”.

“É importante ressaltar que, conforme a Lei 5.976/2022, novas autorizações dependem da viabilidade técnico-operacional e econômico-financeira, definidas por estudos com critérios objetivos. Estamos trabalhando nesses estudos, por isso, nesse período de transição, autorizações para novos operadores não podem ser emitidas”, esclarece a diretora.

Agems renova 148 autorizações provisórias de transporte de passageiros até 2026

Obrigações, qualidade e inovação

Para obter aprovação, os operadores precisaram comprovar ter o registro cadastral vigente junto à AGEMS; frota compatível com as linhas operadas, com vistoria atualizada e seguro de responsabilidade civil válido; e adimplência financeira com a Agência.

Também são obrigações: estar credenciamento no sistema BP-e (Bilhete de Passagem Eletrônico) e autorizar o compartilhamento desses dados por parte da Secretaria de Fazenda com a AGEMS, além de ter instalados os módulos de telemetria em 100% da frota, para monitoramento em tempo real. Essas condições ligadas à bilhetagem e ao rastreamento eletrônico dos veículos já são parte da modernização na regulação técnica e regulação econômica que vem sendo implementada pela Agência e que conta com um Centro de Integração Técnica e Inteligência.

Nos casos de operadores que não obtiveram a renovação por descumprirem as exigências, a Portaria 283 já havia determinado um período de transição de 30 dias a partir de 18 de janeiro. Assim, fica garantida a continuidade do atendimento à população nesse prazo, e a AGEMS irá avaliar a necessidade de substituição do transportador.

Gizele Oliveira, Comunicação Agems

Com boas práticas na área dos direitos humanos, MS renova certificação com o selo MigraCidades

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Foto: Divulgação

O Estado de Mato Grosso do Sul repetiu o processo bem-sucedido de 2023, cumprindo todas as etapas necessárias em ação da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e a Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), para o preenchimento do formulário e apresentação das ações realizadas em 2024.

A renovação da certificação MigraCidades reflete o compromisso do Estado com a governança migratória e a promoção dos direitos humanos.

 A certificação MigraCidades, entregue no início deste mês, é uma iniciativa conjunta da OIM (Organização Internacional para as Migrações) – parte do Sistema das Nações Unidas – e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com o apoio da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).  

Com boas práticas na área dos direitos humanos, MS renova certificação com o selo MigraCidades
MS concluiu todas as etapas necessárias para a obtenção do certificado

Este selo reconhece o engajamento de estados e municípios brasileiros na formulação e implementação de políticas migratórias alinhadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovendo uma migração ordenada, segura, regular e responsável.

O trabalho desenvolvido em Mato Grosso do Sul envolve ações integradas entre diversas secretarias e é coordenado pela Sead, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Essas ações abrangem iniciativas que promovem a integração social, cultural e econômica dos migrantes, contribuindo para a coesão social e fortalecendo a dignidade humana.

Certificação

O processo de certificação incluiu cinco etapas: inscrição, diagnóstico, priorização, certificação e monitoramento. Durante a avaliação, foram analisadas ações realizadas em 10 dimensões fundamentais para uma boa governança migratória, como participação social e cultural, acesso à educação, assistência social, proteção social e saúde. Relatórios detalhados das atividades e propostas de monitoramento também foram apresentados, consolidando o reconhecimento do Estado.

Entre as principais iniciativas desenvolvidas em prol dos migrantes estão o atendimento permanente por meio da Central de Atendimento em Direitos Humanos, apoio financeiro às OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) que atuam com o público migrante, além de palestras e parcerias transversais entre secretarias do Governo. Estas ações reforçam o papel de Mato Grosso do Sul como um exemplo de inclusão e acolhimento no cenário nacional.

Leomar Alves Rosa, Comunicação Sead

Suprova inicia entrega da Certificação Estadual de Protetores de Animais

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Foto: Ricardo Gomes/Setesc

A entrega do Cepa (Certificado Estadual de Protetores de Animais) começou nesta semana, com a primeira ação realizada na sede da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal).

A certificação, promovida pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), tem como objetivo reconhecer entidades e protetores independentes, além de facilitar o acesso a programas estaduais de suporte e bem-estar animal, como o ‘MS Vida Animal’.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com cerca de 300 entidades de proteção animal. Para obter o certificado, é necessário enviar RG, CPF, comprovante de residência, certidão negativa criminal e a carteirinha de vacinação antirrábica dos animais – que é gratuita – para o e-mail [email protected].

O certificado é emitido digitalmente e tem validade de um ano, garantindo que os dados sejam atualizados periodicamente.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca a importância da certificação para fortalecer a rede de proteção animal no estado.

“É um certificado que representa um grande avanço na valorização do trabalho dos protetores e das entidades que atuam na causa animal. Ao oferecer suporte e acesso a programas estaduais, garantimos que mais vidas sejam cuidadas com qualidade e responsabilidade”.

De acordo com o titular da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, o certificado permitirá aos protetores acessar benefícios importantes, como a Caravana da Castração, programada para começar entre março e abril.

“A Caravana vai oferecer 25 vagas de castração por campanha às entidades certificadas. Hoje, as ONGs conseguem acesso por terem CNPJ, mas muitos protetores independentes não têm. Com o certificado, vamos interligá-los à ferramenta SigPet, que organiza o cadastro para as castrações”.

Outro benefício em fase de elaboração é a doação de rações. “Estamos trabalhando em um edital para compra de ração. O certificado nos ajudará a identificar a demanda real, como a quantidade de protetores e animais atendidos. Isso permitirá uma distribuição mais eficiente desse recurso”, afirma o titular da Suprova.

Sônia Marly Palhano, do Instituto Mãe de Pets, foi a primeira a receber o certificado. O Instituto abriga atualmente 222 cães e 32 gatos.

“Nosso maior desafio é manter a qualidade de vida dos animais. Temos altos custos com ração, medicação, atendimento veterinário e até energia elétrica. Esse certificado é um benefício gigantesco, porque vai nos ajudar com castrações, rações e até na redução de custos fixos. Ser protetora é enfrentar desafios diários, mas o amor pelos animais fala mais alto”.

A iniciativa da Suprova também busca incluir os protetores independentes, que muitas vezes têm mais animais sob seus cuidados do que as ONGs.

“Não havia nada no Estado que regularizasse a atuação dessas protetoras voluntárias. O certificado é uma forma de trazê-las para dentro das políticas públicas, garantindo que tenham acesso aos mesmos benefícios das entidades formalizadas”, finaliza Carlos Eduardo.

Karina Lima, Comunicação Setesc

Polícia Civil esclarece furto qualificado e prende homem de 31 anos em Mundo Novo

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Foto: PCMS

Na manhã desta sexta-feira (17), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Mundo Novo, esclareceu um furto qualificado ocorrido durante a madrugada em um comércio da cidade e prendeu, em flagrante, um homem de 31 anos.

De acordo com as investigações, o autor arrombou uma loja no centro da cidade e subtraiu diversos itens do estabelecimento.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, após serem informados sobre o crime, os policiais civis iniciaram diligências que resultaram na rápida identificação e prisão do suspeito ainda nesta manhã.

O autor confessou o crime e indicou o local onde havia escondido parte dos objetos roubados, que foram recuperados pela polícia.

O homem, reincidente em crimes patrimoniais, foi preso em flagrante e permanece à disposição da justiça.

Prefeito realiza visita técnica em unidades de saúde para identificar demandas e sugestões da população

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Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Nesta sexta-feira, 17 de janeiro, o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, realizou uma série de visitas técnicas em Unidades de Saúde da Rede Municipal com o objetivo de avaliar a infraestrutura dos prédios e ouvir as principais demandas e sugestões de servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acompanhado da secretária municipal de saúde (SMS), Elaine Furio, o prefeito visitou a Unidade de Pronto Atendimento – Issam Fares (UPA), a Unidade de Saúde da Família (USF São Carlos), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Durante a visita à UPA, o prefeito conferiu de perto o funcionamento do TeleUPA, um serviço recém-implantado que tem contribuído significativamente para a redução do fluxo na unidade. Por meio do sistema, cerca de 70 pessoas são atendidas diariamente, possibilitando maior agilidade nos atendimentos e eficiência na gestão de recursos. Para avaliar o processo, Dr. Cassiano realizou a simulação de uma consulta, verificando cada etapa do atendimento.

Além de inspecionar os serviços prestados, o prefeito dialogou com servidores da Saúde e usuários do SUS para entender as principais necessidades e buscar soluções que possam aprimorar os serviços oferecidos pela rede municipal.

As visitas fazem parte de uma agenda de ações estratégicas da Administração Municipal para garantir a melhoria contínua da qualidade no atendimento à população e fortalecer o serviço prestado à população.

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Padrasto e mãe são presos em flagrante por abuso de vulnerável em Chapadão do Sul

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Foto: Da Hora Bataguassu

Na manhã desta sexta-feira (17), o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Chapadão do Sul prendeu em flagrante o padrasto e a mãe de uma criança de 11 anos, suspeitos de envolvimento no crime de abuso de vulnerável.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, a denúncia chegou à polícia por meio de uma familiar que compareceu à delegacia relatando os fatos. Diante da gravidade do caso, os policiais iniciaram diligências imediatas, resultando na prisão em flagrante do padrasto.

As investigações preliminares revelaram que a mãe da vítima teria sido conivente com os atos criminosos, o que levou à sua prisão pelo crime de estupro na modalidade omissiva.

A vítima será submetida a exame sexológico para coleta de provas técnicas, e um inquérito policial foi instaurado para aprofundar as apurações e adotar as providências legais necessárias.

A Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul reafirma seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes e garante que crimes dessa natureza recebem atenção máxima e são tratados com rigor absoluto.

Governo de MS divulga datas de feriados e pontos facultativos para 2025

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Foto: Álvaro Rezende

O Governo do Estado divulgou as datas de feriados e os dias que terão ponto facultativo no ano de 2025. As datas servem de referência para os órgãos e as entidades da Administração Direta, autárquica e fundações do Poder Executivo Estadual. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (17), Diário Oficial do Estado.

Entre os feriados estão a Paixão de Cristo (18 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1 de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), criação do Estado (11 de outubro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro), Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).

Já os pontos facultativos do ano serão em 3 e 4 de março (carnaval), assim como na quarta-feira de cinzas (5 de março) até as 13 horas. Segue na lista 2 de maio, 20 de junho, 24 de dezembro, 26 de dezembro e 31 de dezembro.

O feriado do servidor público estadual que é comemorado no dia 28 de outubro, excepcionalmente será transferido para dia 21 de novembro. Já os feriados instituídos pelos municípios (lei municipal) serão observados pelos órgãos do Poder Executivo Estadual nas respectivas localidades.

Não se aplicam aos órgãos e às entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual os pontos facultativos definidos em decreto federal ou municipal. Caberá aos dirigentes dos órgãos e das entidades garantir o funcionamento dos serviços essenciais.

Nas datas fixadas no decreto e nos feriados municipais os serviços considerados essenciais devem ser garantidos por meio de escalas de serviço ou de plantão.

Confira aqui a lista dos feriados

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Idoso registra furto de hidrômetro em obra em Bataguassu

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Foto: Da Hora Bataguassu

Um senhor de 67 anos procurou a Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu na última quinta-feira (16) para registrar o furto de um hidrômetro instalado em sua obra, localizada no bairro América 3.

Segundo o relato do idoso, o imóvel já contava com instalações de energia elétrica e abastecimento de água para facilitar os trabalhos de construção.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, durante uma visita ao local para organizar o espaço e receber materiais de construção, ele percebeu que o cavalete de água havia sido furtado.

Um vizinho informou que, ao chegar na área, encontrou um vazamento de água e conseguiu interromper o fluxo para evitar desperdício.

A obra não possui câmeras de monitoramento que possam ajudar na identificação do autor do furto. O caso está sob investigação da Polícia Civil de Bataguassu.

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