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Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
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Entidades firmaram convênio com Semadesc de R$ 1,2 milhão para oito projetos sociais

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Foto: Afrânio Pissini

Entidades da sociedade civil firmaram convênios para receber R$ 1.292.224,00 da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), recursos oriundos do Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados) para implantação de oito projetos de amplo alcance social. A solenidade de assinatura dos convênios aconteceu na tarde dessa terça-feira (17), no Gabinete da Semadesc, com as presenças do secretário adjunto Artur Falcette e de representantes das entidades beneficiadas, além de membros do Conselho Gestor do Fundo.

“Trata-se de um Fundo muito relevante pelos projetos de grande impacto social, pela participação da sociedade, tanto na gestão dos recursos quanto na execução das iniciativas. Isso faz do Funles um mecanismo de reparação de danos muito eficiente. Os projetos são supervisionados por servidores da Semadesc e as prestações de contas são acompanhadas com muito rigor”, afirmou Artur Falcette.

Os convênios assinados integram o Edital de Chamamento Público Semadesc/Funles 008/2024, lançado em março passado, contemplando projetos enquadrados em quatro grandes áreas: projetos voltados ao incentivo do protagonismo social, visando garantir a qualidade de vida da pessoa idosa; projeto com política de inclusão às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (ambos em organizações sem regime de moradia); projetos que promovam a melhoria na qualidade de vida da pessoa idosa, nesse caso em organizações de longa permanência; e projetos voltados à garantia dos direitos da criança e do adolescente que precisem de acolhimento, ou por meio de oficinas realizadas no contraturno escolar como ações complementares às aulas.

Projetos

Após a apresentação das propostas, foram selecionados oito projetos das seguintes entidades: Ressoarte – Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento, com o “projeto Orquestra Indígena Teko Arandú” no valor de R$ 100 mil para aquisição de instrumentos musicais; Obras Sociais Francisco Thiesen, R$ 200 mil para ampliação do Bloco III contendo duas salas para atividades educacionais; Associação de Educação Especial Marcelo Takahashi com o projeto Adequar pela Diferença, que consiste em obras de ampliação e conclusão do prédio da escola no valor de R$ 180 mil; Aciesp – Instituto de Apoio e Capacitação, Instrução de Economia Solidária do Povo, com o “Projeto Abarcar” referente à ampliação e conclusão de salas, no valor de R$ 200 mil.

Outras quatro iniciativas foram contempladas: da ACPD (Associação Campograndense da Pessoa com Deficiência), projeto “Belos Dias” voltado a atender pessoas idosas, com valor de R$ 167.224,00; Casa Lar Lions Clube Campo Grande Sul, que inscreveu o projeto “Luz do sol, iluminando vidas através da energia solar” para instalação de sistema fotovoltaico para consumo da entidade no valor de R$ 95 mil; CPROSPAL (Centro de Promoção Social Palotinas), orçado em R$ 150 mil para atendimento a crianças e adolescentes; e o projeto “Vitória Social: Esporte e Direitos” da Associação Anandamóyi visando a construção de uma quadra poliesportiva inclusiva para atender crianças e adolescentes.

Janaína Cardoso Fernandina, vice-diretora da Associação Campo-grandense da Pessoa com Deficiência (ACPD), disse que o Funles vai possibilitar ampliar o espaço com a criação de uma sala atividades múltiplas para atendimento ao público. A ACPD está sediada no Conjunto Copa Vila II e atende cerca de 250 pessoas, oferecendo serviços de Saúde, Educação e Assistência.

Histórico

Desde sua reativação, em 2016, o Funles já lançou sete editais e firmou dois convênios contemplando 176 entidades da sociedade civil e instituições públicas com mais de R$ 9 milhões. O Funles é gerido por um Conselho Gestor composto por quatro membros governamentais e quatro representantes de entidades civis; e é presidido pelo secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

As receitas que compõem o Fundo são provenientes de indenizações decorrentes de condenações judiciais por danos causados a bens e direitos, multas judiciárias, indenizações e compensações previstas em acordos coletivos, inclusive termo de ajustamento de conduta, bem como multas por descumprimento desses acordos. O Fundo também pode receber contribuições e doações de pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras. Qualquer entidade, organismos oficiais e instituições de pesquisa podem apresentar projetos pleiteando recursos do fundo.

Posse

Na reunião dessa terça-feira (17), o secretário adjunto Artur Falcette empossou os novos membros do Conselho Gestor do Funles que representam as entidades da sociedade civil. Foram empossados, pela ACPD (Associação Campo-grandense de Pessoas com Deficiência), Elizabeth Bezerra Lira (titular) e Juliana Barbosa Lanzarini (suplente); pela ADVIMS (Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul), Aurea Sena da Silva Sobrinho (titular) e Mirian de Anunciação Valente (suplente); pelo IMB (Instituto Manoel Bonifácio), Nilson Almiro Marques (titular) e Ivan Batista França (suplente); e pelo Instituto Arara Azul, Neiva Maria Robaldo Guedes (titular) e Eliza Mense (suplente).

Por João Prestes

Em parceria com Governo do Estado, Hospital do Pênfigo amplia atendimento com novos leitos de CTI na Capital

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Foto: Helton Davis

Mais um importante passo foi dado rumo à ampliação e fortalecimento da rede de saúde em Mato Grosso do Sul. Em parceria com o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Hospital Adventista do Pênfigo (HAP), inaugurou nesta terça-feira (17), 10 novos leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva) e 20 leitos clínicos –  na unidade centro – em Campo Grande. A iniciativa visa atender à crescente demanda por serviços de saúde na Capital, reforçando o compromisso com a assistência de qualidade à população.

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, destacou a importância desta colaboração e reforçou que os investimentos em infraestrutura são parte de um esforço contínuo do Governo do Estado para fortalecer o sistema de saúde, garantindo que todos tenham acesso a serviços de qualidade.

“Acreditamos que a parceria com o Hospital do Pênfigo é extremamente benéfica. A disponibilidade adicional de leitos, tanto de UTI quanto de enfermaria, tem sido fundamental para atender a alta demanda por internações. Essa parceria, que já vinha sendo construída, foi agora ampliada de forma significativa, o que nos permite desafogar o sistema hospitalar não só de Campo Grande, mas de todo o Estado”, enfatizou.

Na avaliação do secretário estadual de Saúde, para 2025 é prevista uma expansão ainda maior dessa parceria, incluindo a realização de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, especialmente na área de ortopedia, que enfrenta uma demanda crescente. “A inauguração do novo Centro Cirúrgico do Hospital do Pênfigo será um marco importante para a realização desses procedimentos. A estrutura do hospital é excelente e demonstra um grande compromisso com a qualidade do atendimento. Acreditamos que, com a manutenção desse padrão, a parceria entre nossas instituições continuará a crescer e a beneficiar a população”, disse o secretário.

O novo espaço do CTI será equipado com tecnologia de ponta e contará com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, pronta para oferecer cuidados intensivos e suporte a pacientes que demandam atendimento especializado. A ampliação dos leitos também permitirá uma melhor gestão de casos complexos, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência no atendimento.

“O HAP reafirma sua parceria com o poder público ao disponibilizar, a partir de hoje, mais 10 leitos de CTI e 20 leitos clínicos adicionais contratualizados com a SES. Essa iniciativa reforça a vocação assistencial da instituição, que é trabalhar sempre com foco no cuidado e no bem-estar dos pacientes. Como hospital filantrópico, nosso compromisso com o atendimento pelo SUS é permanente, reconhecendo a alta e constante demanda por leitos na Capital. Essa parceria surge, justamente, para suprir essa necessidade, garantindo que a população tenha acesso ao atendimento hospitalar de qualidade”, afirmou Everton Martin, diretor do Hospital Adventista do Pênfigo.

Em parceria com Governo do Estado, Hospital do Pênfigo amplia atendimento com novos leitos de CTI na Capital
Foto: Helton Davis

A parceria entre o Governo MS e o HAP iniciou em setembro de 2024, com a abertura de cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 20 leitos clínicos na unidade Centro. Em resposta à alta demanda do setor e a disponibilidade para ampliação do atendimento, um aditivo no contrato foi feito em dezembro, permitindo a expansão para mais 10 leitos de CTI e outros 20 leitos clínicos que estão no processo de adequação para entrar em funcionamento. Para isso, a instituição está finalizando o processo de contratação de médicos, enfermeiros e técnicos, que irão integrar a equipe responsável pelo atendimento.

O contrato entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Hospital Adventista do Pênfigo tem vigência inicial de um ano, com possibilidade de renovação a partir de dezembro de 2025. Essa parceria público-privada tem como objetivo oferecer uma estrutura robusta e atendimento de excelência aos moradores do Estado, contribuindo significativamente para o fortalecimento da saúde pública em Mato Grosso do Sul.

Helton Davis, Comunicação SES

OPORTUNIDADE: Eldorado abre inscrições para estágio Super Talentos em Três Lagoas

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As inscrições vão de 2 de dezembro de 2024 até 6 de janeiro de 2025, com vagas abertas para quatro localidades: Três Lagoas (MS), São Paulo, Santos e Andradina (SP)

Reconhecida como uma das empresas de celulose mais competitivas e inovadoras do mundo, a Eldorado Brasil Celulose abre inscrições para a edição 2025 do programa de estágio Super Talentos. Jovens de todo o país poderão participar de um processo seletivo para trilhar uma carreira em uma empresa pautada pela inovação, aprendizado e colaboração. As inscrições pode ser feitas aqui.

OPORTUNIDADE: Eldorado abre inscrições para estágio Super Talentos em Três Lagoas
De acordo com Gleice Melero, Coordenadora de Recursos Humanos da Eldorado, as inscrições vão de 2 de dezembro de 2024 até 6 de janeiro de 2025, com vagas abertas para quatro localidades: Três Lagoas (MS), São Paulo, Santos e Andradina (SP) (Foto: Evaldo Martinez)

Durante os 12 meses do programa, os estagiários contam com mentoria personalizada, participam de uma trilha de aprendizagem estruturada e têm a oportunidade de vivenciar os processos da empresa por meio de visitas técnicas e atividades guiadas. Essas experiências são planejadas para promover um desenvolvimento completo, com possibilidades reais de efetivação ao final do
programa.

Os estagiários atuarão em áreas estratégicas, como: Industrial, Florestal, Transportadora, TI, Financeira, Comercial e Logística. Para participar, é necessário estar no penúltimo ou último ano de graduação, com término previsto para 2026 ou 2027.

Conforme explicou Gleice Melero, Coordenadora de Recursos Humanos da Eldorado Brasil, são aceitos cursos de diversas áreas, incluindo Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Automação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Administração, Agronomia, Biologia, Arquitetura e Urbanismo, Economia, Estatística e Física.

BENEFÍCIOS

Bolsa-auxílio;
Assistência médica;
Seguro de vida;
Vale-refeição ou alimentação;
Auxílio-transporte;
Acesso a programas internos de bem-estar e qualidade de vida.

PARTICIPE

O Super Talentos promove a inclusão e diversidade, buscando candidatos engajados e inovadores, independentemente de raça, cor, gênero ou necessidades especiais. As inscrições podem ser feitas entre 2 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025

Equipe de transição entrega relatório final ao Prefeito eleito, Cassiano Maia

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Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a equipe de transição de mandato concluiu o relatório final, formalizando a conclusão dos trabalhos que visam garantir a continuidade administrativa entre as gestões do prefeito atual, Angelo Guerreiro, e do prefeito eleito, Cassiano Maia.

O coordenador da equipe do prefeito eleito, Diogo Ferrari, expressou gratidão pelo empenho de todos os envolvidos, incluindo os secretários municipais, destacando que todas as solicitações foram atendidas com eficiência. “A colaboração de todos foi essencial para uma transição transparente e organizada”, afirmou Diogo.

Após receber o relatório, o prefeito Angelo Guerreiro entregou o documento a Cassiano Maia, eleito para os próximos quatro anos, enfatizando a importância das informações para as decisões iniciais da nova gestão. “Este relatório servirá de base para as ações a serem tomadas no primeiro trimestre de 2025”, destacou.

A coordenadora da equipe, Soyla Garcia, do prefeito atual, Angelo Guerreiro, também ressaltou que a transição foi marcada por reuniões frequentes e pela transparência no compartilhamento de informações, incluindo processos administrativos e questões jurídicas. O relatório será enviado ao órgão de fiscalização, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), garantindo o cumprimento das normas legais e a transparência nas ações de governo.

Equipe Angelo Guerreiro:

  • Soyla Carla Alves Garcia
  • Luiz Henrique de Lima Gusmão
  • Gilmar Araújo Tabone
  • Silvânia de Fátima Bersani
  • Márcio Fernando Rodrigues Xavier

Equipe Cassiano Maia:

  • Dirceu Garcia de Oliveira Junior
  • Sabrina Pereira Vicente Carvalho
  • Ariel Dias Garcia
  • Diogo Henrique Ferrari Ruiz
  • Elaine de Araújo Gonçalves Freitas
Equipe de transição entrega relatório final ao Prefeito eleito, Cassiano Maia
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Com setor da citricultura em expansão, mais uma empresa vai investir em MS

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Foto: Bruno Rezende

Com investimentos na área de citricultura, Mato Grosso do Sul se consolida como polo para instalação de grandes empresas que atuam na área.

O governador Eduardo Riedel participou de uma reunião, na tarde desta terça-feira (17), com representantes da empresa Citrosuco, uma das maiores na área de suco de laranja do mundo.

“O Brasil responde a 75% do total de suco de laranja do mundo. E são duas grandes indústrias, a Citrusuco e a Cutrale, grandes exportadores e que domina o mercado mundial. A Citrusuco veio ao Mato Grosso do Sul porque ela precisa expandir a sua área de produção de laranja, assim como a Cutrale está fazendo”, explicou o secretário Jaime Verruck (Semadesc).

Mato Grosso do Sul apresenta uma série de condições favoráveis para atração de empresas na área da citricultura. “É um estado altamente empreendedor, com um ambiente de negócio favorável. Outra questão, é que eles precisam de disponibilidade de água. Então aqui também, eles encontram um sistema de outorga que é claro, adequado. E a questão da infraestrutura, conforme os empreendimentos são realizados nós temos um fundo para tratar exatamente de desse ponto. E o governador destacou que a mão de obra, nós estamos numa situação de pleno emprego, mas nós temos um programa de qualificação adequado”, disse Verruck.

A previsão é de que o empreendimento será instalado na Costa Leste, entre Campo Grande, Três Lagoas e Paranaíba, como área do foco de avaliação.

Para contribuir com este novo cenário positivo, o Governo do Estado tem feito sua parte dando todas as condições possíveis para o investimento robusto no setor. Questões importantes para viabilizar o negócio, como infraestrutura, logística, escoamento da produção e até mediação na questão energética estão tendo o apoio dos órgãos estaduais.

“As pessoas sempre perguntam se vai ter indústria. Sim, na hora que nós tivermos acima de 32 milhões hectares de laranja vai ter. Nós entendemos que o processo da industrialização é natural. Nesse momento nós precisamos ainda ampliar a nossa base de produção de laranja e de verificação da base produtiva”, disse o secretário da Semadesc.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

Best Life atende gigantes da celulose e organiza confraternização para 18 mil pessoas na região de Três Lagoas

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Para atender as demandas de 19 festas, a Best Life Eventos mobilizou mais 800 colaboradores; só a equipe Brutus foi responsável pelo preparo 13 toneladas de proteínas, das quais 18 mil pessoas foram servidas

As fábricas de celulose movimentam toda a economia de uma cidade e o setor gastronômico não fica de fora. A empresa Best Life vem se consolidando no setor de eventos e está realizando as confraternizações de várias fábricas que realizam festas para os seus colaboradores todo fim de ano.

Em 2024 não foi diferente, megaeventos foram realizados. A Best Live foi a responsável por organizar a festa da Suzano que aconteceu em Água Clara no começo deste mês e também a mais recente organização da empresa foi a confraternização para os funcionários da Eldorado Brasil.

Best Life atende gigantes da celulose e organiza confraternização para 18 mil pessoas na região de Três Lagoas

A festança contou com um super show da dupla Munhoz e Mariano, além de um delicioso churrasco que a Equipe Brutus ofereceu. O grupo já está entrando no calendário dos grandes eventos de Mato Grosso do Sul. A equipe realizou um mega churrasco para milhares de funcionários da Fábrica de Celulose Eldorado, em Três Lagoas.

O grupo já passou por vários países mostrando esse tipo de técnica de churrasco ancestral. Além de levar o nome de Três Lagoas e Mato Grosso do Sul para todo o mundo, o Brutus tem um segredo por fazer tanto sucesso por onde passa: o amor pelo churrasco.

As fábricas realizam várias festas para funcionários de vários setores. Conforme a Best Life, as confraternizações das empresas começaram nos dias 22 e 23 de novembro em Bataguassu. Em seguida, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a festa foi realizada em Água Clara. Com a extensa ficha de compromissos, a Best Life ainda explica que nos dias 5, 6 e 7 foram dias de festas em Três Lagoas. Para encerrar, nesta terça-feira, 17 de dezembro, a empresa tem mais um evento para o setor da celulose em Água Clara.

Ao todo, foram aproximadamente cerca de 18 mil pessoas atendidas, 800 pessoas trabalhando e envolvidas em todos os eventos. A Best Life entregou os eventos prontos para os clientes, desde estacionamento, shows, alimentação e etc. Todos ficaram satisfeitos e já deixaram reservadas as datas para os eventos para 2025.

As equipes precisaram começar o churrasco às 3h da manhã para atender à demanda de 1 tonelada de costelas, 500 kg de frango, 500 kg de linguiça e 1 tonelada de carne de sol. Brutus é um dos maiores e mais respeitados grupos de valorização do rústico. O Grupo de Três Lagoas tem rodado o Brasil levando a cultura do churrasco ancestral, ou, como costumam dizer: “Fazendo churrasco como os nossos pais e avós faziam”. 

Quem não gosta de um delicioso churrasco, não é mesmo? Muitas técnicas já foram desenvolvidas para a culinária, mas um grupo de Três Lagoas, o Brutus, é premiado por fazer o verdadeiro churrasco ancestral que faz sucesso por onde passa.

Brasilândia realiza Natal Solidário com atrações para toda a família no próximo sábado

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Foto: Divulgação/Prefeitura de Brasilândia

A cidade de Brasilândia se prepara para uma noite especial de celebração e solidariedade com o Natal Solidário, que acontecerá no próximo sábado (21) na Praça Santa Maria, das 18h30 às 21h30 (horário de Mato Grosso do Sul).

O evento promete encantar crianças e adultos com a tradicional chegada do Papai Noel. Além disso, os pequenos poderão se divertir com pula-pula, saborear pipoca e algodão-doce e ainda receber um brinde especial.

A iniciativa é uma realização da ACIABRA (Associação Comercial e Industrial de Brasilândia), com apoio do Movimento Mulheres Empreendedoras e da Prefeitura de Brasilândia.

“Será um momento para celebrarmos juntos a magia do Natal, levando alegria para as famílias e reforçando o espírito de solidariedade na comunidade”, destacaram os organizadores.

Toda a população está convidada a participar dessa noite festiva e repleta de emoção. Não perca! 

Você já ouviu falar em EDI?

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Foto: Divulgação

*Por Rafael Aviles, vendedor técnico na Voith Paper na América do Sul

No mundo dinâmico dos negócios B2B, a eficiência, a agilidade e a precisão são cruciais para a competitividade. O Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) entra em cena como uma solução tecnológica que transforma o modo como as empresas trocam informações, com automatização de processos e redução da margem de erros.

O EDI utiliza uma tecnologia que permite, de forma eletrônica, a troca de documentos comerciais — como ordens de compra, faturas e avisos de expedição — entre os sistemas de diferentes empresas. É uma solução que fornece blocos de dados codificados para a entrada íntegra e correta em sistema. Elimina, assim, a necessidade de intervenção humana para o envio de e-mails, fax ou documentos físicos, por meio da automatização dessas transações de maneira rápida e segura.

Para essa troca de informações entre sistemas, é adotada uma estrutura de dados. No sistema de origem, é gerada a necessidade de transferência dos dados, que contêm segmentos organizados de forma hierárquica. Já na Recepção e Processamento no sistema de destino, esses blocos de dados são recebidos e processados. A partir dessa interpretação dos dados contidos, o sistema de destino executa as ações necessárias, como atualizar registros ou iniciar processos.

O Monitoramento de Erros é a função adotada para que o fluxo do EDI opere corretamente. Em ambos os sistemas, o status dos blocos de dados é monitorado, a fim de garantir que a transmissão e o processamento sejam bem-sucedidos. Em caso de erros, os blocos podem ser reprocessados ou corrigidos manualmente.

Caso esteja se perguntando se este sistema é seguro, a resposta é sim. O uso do EDI é seguro, desde que sejam seguidas algumas práticas de segurança:

  • Autenticação e Autorização: Apenas usuários e sistemas autorizados podem criar, enviar e processar. Esse controle garantirá que apenas entidades confiáveis tenham acesso aos dados.
  • Criptografia: A transmissão de blocos pode ser criptografada para proteger os dados durante o transporte entre sistemas, o que evitará a interceptação de informações sensíveis por terceiros.
  • Monitoramento e Logs: Os sistemas normalmente mantêm registros detalhados de todas as atividades relacionadas, que incluem criação, envio, recepção e processamento. Por meio dessa documentação, é possível realizar tanto auditorias quanto o monitoramento contínuo para detectar e responder a atividades suspeitas.
  • Validação de Dados: Os dados contidos nos blocos são validados tanto no sistema de origem quanto no sistema de destino, com o objetivo de garantir a integridade e a consistência das informações.
  • Segurança de Rede: A infraestrutura de rede utilizada para a transmissão dos blocos deve contar com firewalls, VPNs e outras medidas de segurança, com foco na proteção contra acessos não autorizados.

Em indústrias que operam com paradas programadas anuais, como é o caso de uma fábrica de papel, a otimização do tempo é essencial. Nessas situações, cada hora sem operação pode custar milhares de dólares. Portanto, a comunicação precisa e ágil entre fornecedores, equipes de manutenção e o departamento de compras é vital para que as peças de reposição estejam disponíveis no momento exato, garantindo que o processo de manutenção seja concluído sem atrasos. Aqui, o EDI desempenha um papel estratégico, ao assegurar que todas as etapas estejam perfeitamente alinhadas às demandas em tempo real.

A importância do EDI para o sucesso na manutenção e produção

No cenário B2B, a automação proporcionada pelo EDI vai além de simples ganhos de tempo. A troca eletrônica de informações relevantes transforma a maneira como as operações são gerenciadas, com impacto direto nos seguintes aspectos:

  • Eliminação de Erros Manuais: Processos que anteriormente eram manuais, como digitação de pedidos e faturas, estão sujeitos a erros humanos, que podem acarretar problemas de produção e atrasos. Com processos automatizados por meio do EDI, a intervenção manual é eliminada e, consequentemente, a possibilidade de erros.
  • Agilidade em Processos Críticos: O EDI permite que uma empresa de papel receba em segundos uma ordem de compra e envie, automaticamente, um aviso de embarque ao fornecedor. Processos que antes consumiam horas ou até mesmo dias — com verificações manuais, e-mails ou telefonemas — agora são concluídos em minutos.
  • Atualização em Tempo Real: O EDI viabiliza, a todas as partes envolvidas em uma transação, acesso a dados precisos e atualizados, em tempo real. Isso significa que um gestor de produção sabe, imediatamente, quando um fornecedor enviou uma peça crucial para a manutenção de uma máquina.
  • Redução de Custos: Ao reduzir a necessidade de reprocessamento de dados, bem como o retrabalho causado por falhas de comunicação, o EDI também minimiza desperdícios, como os custos de correção de pedidos incorretos ou entregas atrasadas. Empresas que adotam o EDI frequentemente relatam uma redução significativa de custos operacionais e aumento da eficiência logística.
  • Integração e Alinhamento entre Departamentos e Parceiros: O EDI facilita a comunicação não apenas entre empresas, mas também dentro da própria organização. As informações fluem de maneira rápida e automática entre os setores de produção, compras e logística, o que garante que todos os processos estejam sincronizados.

Exemplo Prático: montadoras e cadeia de fornecimento

Um excelente exemplo da importância do EDI pode ser encontrado na indústria automotiva. Nesse setor, montadoras operam com uma cadeia de fornecimento extremamente complexa e fragmentada. Cada peça precisa chegar no momento certo à linha de montagem para que a produção seja contínua, sem interrupções. Um atraso ou erro em uma ordem de compra pode paralisar toda a fábrica.

Com o EDI, montadoras se comunicam diretamente com fornecedores: de modo automático, enviam e recebem documentos, como ordens de produção e faturas. Se uma peça está atrasada, o sistema emite um alerta em tempo real, o que permite uma tomada de decisão rápida e eficaz para mitigar problemas.

A estratégia competitiva

Adotar a automação estabelecida por EDI não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica para empresas que desejam se manter competitivas. Em mercados em que a inovação e a velocidade são diferenciais claros, o EDI torna-se essencial para:

  • Aumentar a agilidade operacional, de modo que empresas respondam rapidamente às demandas dos clientes e ajustem suas cadeias de suprimentos de forma eficaz.
  • Liberar mão de obra especializada para focar em atividades de maior valor agregado, como desenvolvimento de produtos e inovação, em vez de processos repetitivos e administrativos.

Na Voith Paper, atuamos conectados com vários clientes e estamos seguros da otimização que o EDI tem proporcionado aos processos de nossos clientes, e às nossas operações. Atualmente, o nível de abrangência e consistência dessas soluções nos permitem visualizar, dentro do ERP de um cliente, todo o nosso portfólio de part numbers, históricos de aquisições e muito mais.

O Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) é uma ferramenta essencial para empresas que buscam melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a precisão nas transações comerciais. Especialmente em indústrias que dependem de sincronização de tempos e processos, a exemplo dos setores de papel e celulose e automotivo, o EDI se consolida como o “sistema nervoso” que mantém as operações performando de forma suave e eficiente. Mais do que uma escolha inteligente, a adoção da automação via EDI constitui uma necessidade estratégica para que empresas evoluam orientadas pela continuidade de crescimento e inovação, em um mundo de negócios cada vez mais digital.

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 22.000 colaboradores, gera € 5,5 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

Fiems sedia discussão sobre contrato da rodovia federal BR-163 em Mato Grosso do Sul

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Foto: Divulgação/Fiems

A Fiems sediou, na manhã dessa terça-feira (17/12), sessão pública organizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo do encontro foi apresentar a proposta de readaptação e otimização do contrato de concessão da rodovia federal BR-163, no trecho que corta todo o estado de Mato Grosso do Sul, de Norte a Sul.

Atualmente sob responsabilidade da Concessionária de Rodovia Sul-Matogrossense S.A. (MSVia), o trecho, com 845,90 km de extensão, passará por uma revisão do modelo econômico-financeiro e do programa de exploração da rodovia, buscando melhorias na infraestrutura e na mobilidade. O plano de repactuação aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) prevê intervenções pontuais de duplicação em trechos estratégicos.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a relevância do encontro e o papel da instituição na defesa dos interesses do setor industrial. “A BR-163 é uma via estratégica para o desenvolvimento econômico do Mato Grosso do Sul e do Brasil. Por isso, a repactuação desse contrato é fundamental para garantir segurança, eficiência e competitividade no escoamento da nossa produção. A Fiems está à disposição para contribuir com esse processo”, afirmou.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, a Fiems atua como parceira do desenvolvimento da logística. “A logística é a que faz toda a distribuição de produtos. Os produtos fazem parte de qualquer negócio, então a Federação das Indústrias tem sempre muito interesse e colabora muito com as soluções logísticas do Governo Federal, do Ministério dos Transportes e da ANTT. Consideramos um grande parceiro, porque sugere propostas inteligentes, interessantes, que via de regra são incluídas e consideradas nos nossos projetos”, ressaltou.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, reforçou a importância de trazer para a Fiems o debate sobre a rodovia mais importante do estado em termos de fluxo de mercadorias. “Quando falamos de expansão industrial e toda a estrutura, o processo de desenvolvimento passa pela indústria de Mato Grosso do Sul, então é fundamental que a Federação receba uma audiência pública como essa e contribua com a discussão, tanto sobre impacto de custo na cadeia, mas principalmente no benefício que essa nova repactuação da concessão vai oferecer”, concluiu.

Em menos de 24 horas, Polícia Militar recupera motocicleta furtada em Três Lagoas

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Na manhã desta terça-feira (17), os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) recuperaram uma motocicleta furtada em Três Lagoas.

Por volta das 6h30, uma guarnição da Força Tática deslocou-se até a Rua das Seriemas, no bairro Jardim Carioca, onde encontrou uma motocicleta abandonada.

Após consulta nos sistemas policiais, foi constatado que o veículo havia sido furtado no dia anterior, enquanto estava estacionado em frente a uma residência localizada na Rua Rayldo de Oliveira Gomes, no bairro Jardim Alvorada.

A motocicleta recuperada foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos necessários e restituição ao proprietário.

Homem é preso em flagrante tentando furtar bicicleta na frente de policiais em Três Lagoas

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Foto: 2º BPM

Na manhã da última segunda-feira (16), os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) cumpriram um mandado de prisão em Três Lagoas. A ação ocorreu durante a Operação Boas Festas, na Praça Ramez Tebet.

Por volta das 11h30, Alunos Soldado PM que realizavam policiamento preventivo na praça observaram um homem de 41 anos próximo a algumas bicicletas. Em determinado momento, o suspeito tentou retirar uma das bicicletas, mas foi impedido pelo cadeado.

Ao perceber que estava sendo observado pelos policiais, ele tentou fugir em meio à multidão. Diante da situação, foi solicitado apoio e, rapidamente, os policiais conseguiram abordar o indivíduo.

Durante a abordagem, ele tentou enganar a guarnição fornecendo dados falsos de outra pessoa. No entanto, os policiais conseguiram identificar corretamente o suspeito e constataram que havia contra ele um mandado de prisão, expedido no dia 5 de dezembro de 2024.

Após ser dada voz de prisão, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências legais.

PRF apreende 1,4 tonelada de maconha em dois flagrantes no MS

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Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.429 kg de maconha e recuperou dois veículos, nesta terça-feira (17), após dois flagrantes em Ponta Porã e Dourados.

No primeiro flagrante, em Ponta Porã, os policiais tentaram abordar um Jeep/Compass, mas o condutor não parou e iniciou fuga. Durante o acompanhamento tático, o motorista abandonou o veículo e empreendeu fuga a pé. 

No automóvel foram encontrados 592 kg de maconha e 1,3 kg de skunk e descoberto que as placas utilizadas eram falsas. O veículo possuía ocorrência de roubo, desde junho de 2024, em Recife (PE).

A segunda ocorrência, em Dourados, a equipe deu ordem de parada a uma VW/Saveiro. O condutor não obedeceu e iniciou fuga. Durante o acompanhamento tático o condutor abandonou o veículo e também fugiu a pé.

Na picape foram encontrados 837 kg de maconha e 15,8 kg de skunk. Os policiais também descobriram que o veículo possuía registro de roubo/furto. 

As ocorrências foram encaminhadas à Polícia Civil local. 

Governo antecipa 13º do Mais Social e beneficia mais de 42 mil famílias em MS

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Foto: Saul Schramm

O Governo de Mato Grosso do Sul antecipou o pagamento do “13º salário” do Mais Social para esta terça-feira (17). O pagamento estava previsto para o dia 23, mas foi antecipado para que os beneficiários tenham mais tempo para fazer as compras de supermercado para as festas em família de fim de ano como a ceia de Natal e o réveillon. 

Simultaneamente, os 42.193 beneficiários ativos receberam também os pagamentos mensais, em uma injeção na economia local de R$ 37.973.700,00 para quem mais precisa.

No último dia 10, o Governo do Estado também pagou o “13° salário” do programa Cuidar de Quem Cuida para 1.291 pessoas, injetando mais de R$ 1 milhão na economia.

Esses programas são vinculados à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos). O Cuidar de Quem Cuida promove a dignidade da pessoa humana mediante o pagamento a cuidadores não remunerados de pessoas com deficiência.

Já o Mais Social é um auxílio financeiro que promove a segurança alimentar. O beneficiário recebe R$ 450 todos os meses por meio de um cartão, que pode ser usado para compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e de higiene. É proibida a aquisição de bebida alcoólica e produtos à base de tabaco.

Serviço

Quem tiver dúvidas sobre o programa de segurança alimentar pode procurar a Sumais (Superintendência do Programa Mais Social), na Rua Barão de Ladário 85, Vila Sobrinho, em Campo Grande, ou telefonar para (67) 3368-9000. 

Paulo Fernandes, Sead

PGE fecha 2024 com saldo positivo, foco na inovação, capacitação e entregas ao Estado

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Foto: Saul Schramm

A PGE (Procuradoria-Geral do Estado) fecha 2024 com saldo positivo, com foco na inovação, conciliação, capacitação de seu corpo técnico e entregas sólidas para Mato Grosso do Sul.

Durante entrevista ao programa Tribuna Livre (FM Capital), a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, fez um balanço da atuação do órgão e abordou assuntos estratégicos tratados durante o ano, como a reforma tributária, o marco temporal para demarcação de terras indígenas, a conciliação e a mitigação da judicialização da saúde, entre outras questões.

Ela participou ativamente da mesa de conciliação do STF (Supremo Tribunal Federal) que resultou no pacto que pôs fim ao conflito fundiário entre indígenas Guarani Kaiowá e produtores rurais no município de Antônio João.

“Foi um ano de consensualidade nesta área tão importante que é a cidadania. No caso específico de Antônio João, foi um acordo histórico, trazendo a indenização, a entrega pacífica da terra, e também participamos de uma comissão especial no STF, que discute essa questão de forma macro, para encontrar caminhos a respeito do marco temporal. Precisamos resolver a questão com segurança jurídica, construindo um texto, um anteprojeto, que reúna consenso”, avaliou.

Ainda no campo da consensualidade, Ana Carolina falou sobre o trabalho da PGE para reduzir o volume de casos judicializados no setor da saúde, a partir da CASC (Câmara Administrativa de Solução de Conflitos).

“A gente entendeu que aquele caminho, que é a porta do Judiciário, só ele não é suficiente. Esses meios adequados têm sido aplicados para evitar excesso no número de processos, a demora na entrega daquele bem da vida. Estamos atuando em parceria com o Tribunal de Justiça na fase pré-processual, onde podemos dialogar pela via administrativa. Tudo é via sistema e pode ser feito pelo celular. Isso além da CASC, que fica na secretaria de saúde e que foi restruturada, ampliando o acesso pela população”, explicou.

A procuradora também destacou o sucesso do Refis em 2024. Levantamento parcial aponta mais de R$ 37 milhões recolhidos por meio da negociação, que envolve a PGE quando os débitos estão inscritos em dívida ativa.

Ana Carolina também atuou ativamente nas discussões a respeito da reforma tributária, participando, inclusive, do grupo de análise jurídica responsável pela elaboração dos projetos de lei complementares sobre o tema em âmbito nacional e defendendo os interesses de Mato Grosso do Sul e da advocacia pública durante sessões na Câmara e no Senado.

“Fechamos esse ano com a aprovação do primeiro projeto que regulamenta a reforma e que traz o desenho desse novo imposto, o IBS, pelo qual passamos a atuar junto aos municípios, o que é algo diferente para nós. Em razão das premissas da simplificação, da cidadania, da busca por uma justiça tributária, acreditamos que há mecanismos para mitigar essa perda. Sabemos que Mato Grosso do Sul é um dos estados perdedores, mas há a previsão dos fundos, como o de desenvolvimento regional e o de compensação dos benefícios fiscais. Estamos buscando dar voz ao nosso estado para que esse impacto seja minimizado”, detalhou.

Capacitação e Simplificação

Ana Carolina avaliou 2024 como um ano positivo para a PGE no que diz respeito à educação e preparação técnica. Em parceria com a UFMS e Mackenzie, a instituição vai disponibilizar vagas de mestrado a servidores e procuradores. Isso sem contar com dois programas já implementados com sucesso: estágio e residência jurídica.

A procuradora destacou ainda a importância da implementação do projeto Simplifique, que conquistou o primeiro lugar no XIX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. Ele visa implementar o uso da linguagem simples e de elementos visuais nas comunicações escritas e orais, assim como nas peças processuais, pareceres e manifestações jurídicas do órgão, melhorando o entendimento da população e a interação com a PGE.

Fernanda Fortuna, Assessoria de Imprensa/PGE-MS

Prefeito de Brasilândia entrega notebooks a alunos e lança programa de inclusão digital

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Foto: Prefeitura de Brasilândia

Na manhã desta terça-feira (17), o prefeito Dr. Antônio Tiago entregou notebooks aos alunos do 3º ano e do ensino médio integral da Escola Estadual Adilson Alves da Silva, durante evento realizado no Anfiteatro da Escola Municipal Artur Hoffig, em Brasilândia.

O investimento de R$ 400 mil foi viabilizado pela devolução do saldo excedente do duodécimo da Câmara Municipal e resultou na criação do PROMATEC, um programa voltado à inclusão digital.

A iniciativa beneficiou 54 alunos com frequência e aproveitamento acima de 95%, incentivando a educação e o desenvolvimento tecnológico.

“Essa ação demonstra nosso compromisso com a educação e o futuro dos nossos jovens”, afirmou o prefeito Dr. Antônio Tiago.

AGEMS alcança 100% das metas e consolida um ano de grandes entregas para Mato Grosso do Sul

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Foto: AGEMS

A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) atingiu, pelo segundo ano consecutivo, 100% das metas estabelecidas tanto no Contrato de Gestão firmado com o Governo Estadual quanto no Contrato Interno de Gestão com suas diretorias.

“O marco reflete o compromisso da Agência com a excelência regulatória e a eficiência na prestação de serviços públicos”, destaca o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, que reuniu hoje (16) a Diretoria Executiva e responsáveis pelas demais áreas para a entrega anual de metas.

Na sexta-feira (13), Carlos Alberto participou da reunião geral de avaliação promovida pelo governador Eduardo Riedel, levando os resultados da AGEMS que contribuíram para o balanço estratégico e técnico do Estado e a discussão das diretrizes para 2025. “Hoje, nosso trabalho é de excelência, reconhecido pelo Governo do Estado, pelas concessionárias, e pelo cidadão, o que significa muito, porque estamos presentes diariamente dentro da casa das pessoas cuidando de serviços que são essenciais no dia a dia”.

No início deste mês, toda a Diretoria da AGEMS se reuniu com o governador para entrega da inédita publicação científica “Regulação da Atividade Econômica e dos Serviços Públicos”, ocasião em que o desempenho positivo nas entregas do ano já havia sido antecipado.

Planejamento e trabalho em equipe

Foram 38 entregas efetivadas pelas equipes da Agência, e o atingimento de percentuais altíssimos em quatro indicadores definidos como prioritários, como detalhou hoje a superintendente de Administração e Finanças, Hosilene Lubacheski, também assessora de Planejamento durante este ano.

Os 100% de entregas incluem a superação das metas programadas em “indicadores de resultados” finalísticos na qualidade da prestação de serviços – como no caso do saneamento – e “indicadores de esforços”, envolvendo etapas da regulação rumo a serviços mais modernos e adequados ao novo cenário de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e do Brasil – como no transporte de passageiros e gás natural.

Em todas as áreas técnicas, institucional, atendimento ao cidadão, setores administrativo, financeiro e gestão de pessoas, a Agência cumpriu e superou os compromissos que definiu para 2024. Esse resultado ficou comprovado também nos Contratos Internos de Gestão, estabelecido pela presidência da AGEMS com cada Diretoria, Assessoria, Superintendência, Coordenadoria.

“Estamos vendo neste ano a consolidação do quanto avançamos em três anos. Visivelmente, promovemos maior segurança jurídica, crescimento na gestão de pessoas, nossa Ouvidoria está fortalecida e atendendo mais e melhor ao cidadão”, resume a diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro. “A AGEMS hoje vai a todos os lugares, se posiciona, é reconhecida e entrega resultados”.

O diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, aponta que a liderança da alta direção, o dinamismo que vem sendo implantado e o comprometimento das equipes fizeram a diferença. “Conseguimos superar os desafios externos e internos e, claramente, estamos em uma curva ascendente, nos destacando entre as demais agências reguladoras”, finaliza.

Gizele Oliveira, Comunicação AGEMS

Da carteirinha do autista à reestruturação da Casa Abrigo, Sead cumpriu 100% do Contrato de Gestão 

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Foto: Kleber Clajus

Destinada à proteção de mulheres em situação de violência, a Casa Abrigo foi reestruturada em 2024, ampliando a rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade e reforçando o compromisso do Estado de Mato Grosso do Sul com os direitos humanos e a igualdade de gênero.

Ao longo do ano, a Casa Abrigo, que mudou de endereço, acolheu 17 mulheres e 34 crianças, em um espaço adequado e funcional que traz segurança, dignidade e encaminhamento para uma vida longe da violência. 

Quem também mudou de endereço foi o Procon/MS, que modernizou os processos de conciliação e atendimento, assegurando mais acessibilidade e eficiência à população. 

Da carteirinha do autista à reestruturação da Casa Abrigo, Sead cumpriu 100% do Contrato de Gestão 

E as pessoas com Transtorno do Espectro Autista ganharam uma Carteira Digital de Identificação. A implantação oferece mais visibilidade às necessidades delas ao mesmo tempo em que simplifica o acesso a serviços e benefícios. Desde o lançamento da Ciptea (Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), em abril, foram emitidos 1.713 documentos.

Esses são apenas três dos 15 compromissos assumidos pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) por meio do Contrato de Gestão 2024, que foi 100% cumprido pela pasta. São projetos nas mais diversas áreas: assistência social, direitos humanos e direito do consumidor.

Outros compromissos que constam no Contrato de Gestão, e que também foram cumpridos pela secretaria, são a modernização das ferramentas tecnológicas para o atendimento aos usuários da política de assistência social, a reestruturação dos programas sociais, pesquisa socioassistencial, fortalecimento à primeira infância na assistência social, municipalismo ativo no Suas, capacitação dos Procons Municipais, e a Política Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor.

A lista não acaba por aí: tem a Rota dos Direitos (ações voltadas a migrantes, refugiados e apátridas), Cultura Viva (ações voltadas aos povos originários e comunidades tradicionais), garantia dos direitos da criança e do adolescente, Direitos Humanos em Ação e o fortalecimento de parcerias: suporte/assessoramento às organizações do Terceiro Setor.

Para a secretária Patrícia Cozzolino, os projetos refletem a dedicação e o compromisso da Sead em tornar Mato Grosso do Sul uma referência nacional em governança pública, assistência social, direitos humanos e do consumidor. “Priorizamos a integração interinstitucional, o monitoramento constante e a avaliação dos resultados alcançados – sendo que este enfoque não apenas assegura o cumprimento das metas estabelecidas, mas promove a participação ativa dos cidadãos e das partes interessadas na formulação e execução das ações que impactam a população em situação de vulnerabilidade”, disse.

Para o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Castro Nogueira, as secretarias demonstraram comprometimento com as entregas estabelecidas no Contrato de Gestão. “Neste ano de 2024, as secretarias performaram acima até do ano anterior. O nível de execução foi de 92% em 2023; e agora, a gente tem um nível de 94%. Superou o ano passado. Isso mostra uma maturidade maior, um envolvimento dos gerentes, um comprometimento dos secretários na pauta do Contrato de Gestão. Além disso, o governo tem ampliado o nível de importância para aquilo que todas as áreas colocam nos Contratos de Gestão. Foi um ano muito exitoso para o governo e com resultados também que impactam diretamente a vida da população. Os projetos estão mais consistentes, mais robustos. Foi um ano de aumento de maturidade e de alcance de resultado bem significativo”, avaliou.

Instrumento previsto na Constituição Federal de 1988, o contrato de gestão foi implementado em Mato Grosso do Sul no ano de 2015. Ele é um documento institucional de planejamento que estabelece indicadores e metas que precisam ser atingidas, assim como projetos e processos que devem ser executados pelos órgãos e entidades ao longo do ano.

Paulo Fernandes, Sead

Pai e filho são presos por usar rotas rurais do MS para transportar drogas até SP; Santa Rita do Pardo era alvo

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Foto: Midiamax

Pai e filho, presos durante a “Operação Rottweiler”, em Dourados, utilizavam estradas de fazendas para transportar grandes cargas de cocaína e maconha em caminhões e caminhonetes. Heitor Azambuja, pecuarista de Mato Grosso do Sul, e seu filho Helder Azambuja, advogado, comandavam o esquema criminoso.

Antes de chegar a São Paulo, as drogas percorriam uma “rota sertaneja”, transitando por estradas rurais de propriedades privadas para evitar fiscalização. O esquema foi desarticulado na segunda-feira (16) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Dourados. Na ação conjunta, cinco pessoas foram presas.

“Eram bem estruturados e já agiam no tráfico de drogas há muito tempo. Para puxar o fio dessa meada criminosa, foi necessário um trabalho de inteligência que contou com a parceria do pessoal do SIG”, afirmou o inspetor Waldir Brasil, chefe da Delegacia da PRF em Dourados.

A logística do tráfico

De acordo com as investigações, a droga entrava no país pela fronteira e seguia até Dourados. De lá, percorria fazendas e estradas rurais em caminhões antigos e caminhonetes, evitando rodovias principais.

“Quando chegavam em Santa Rita do Pardo, as cargas eram transferidas para caminhões mais novos e em boas condições para seguir viagem até São Paulo, um dos principais centros de distribuição”, explicou o delegado Erasmo Cubas, do SIG.

Apurações indicam que o grupo está relacionado a apreensões anteriores feitas pela PRF, incluindo cargas de mais de 200 quilos de cocaína e 34 toneladas de maconha. Na operação desta segunda, foram apreendidas cerca de duas toneladas de drogas.

Operação Rottweiler

A operação recebeu o nome “Rottweiler” porque os locais onde os criminosos armazenavam veículos usados no transporte eram protegidos por cães da raça Rottweiler.

A PRF recebeu informações sobre um caminhão Mercedes-Benz azul, que estaria carregado com maconha em um sítio no Assentamento Mutum, em Santa Rita do Pardo. O Núcleo de Operações Aéreas foi acionado e identificou o caminhão, repassando a localização para as equipes terrestres.

Foram apreendidos:

  • Um caminhão Mercedes-Benz L 1620;
  • Um caminhão Mercedes-Benz 2213;
  • Duas caminhonetes: uma F-250 cabine dupla e uma Toyota Hilux.

Cerca de 15 policiais rodoviários federais participaram da operação, com apoio de um helicóptero da PRF. O aparato de segurança para transportar os presos, as drogas e os veículos até a sede do SIG chamou a atenção de moradores de Dourados.

Populares se aglomeraram no centro da cidade para acompanhar a movimentação, filmando o momento em que os tabletes de maconha e haxixe eram recolhidos para dentro da delegacia.

Policiais penais recebem novos fuzis para reforçar a segurança penitenciária em MS

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Foto: Divulgação/Agepen

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) deu mais um passo no fortalecimento da segurança e aparelhamento da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul ao adquirir 20 fuzis Taurus T4, calibre 5.56. O investimento, no valor de R$ 179.700, com recursos do fundo a fundo, reflete o compromisso da instituição em aprimorar a proteção dos policiais penais e garantir eficiência no sistema prisional.

Policiais penais recebem novos fuzis para reforçar a segurança penitenciária em MS
Foto: Divulgação/Agepen

A aquisição dos novos fuzis faz parte de um conjunto de medidas destinadas a modernizar e equipar a Polícia Penal do Estado. Recentemente, com um aporte de R$ 2.450.000,00 foram compradas 700 pistolas Taurus TS9, calibre 9mm. Essas armas já começaram a ser entregues aos policiais penais e são o início de um processo contínuo de renovação do arsenal.

Foram adquiridos adquirir 20 fuzis Taurus T4, calibre 5.56.Além disso, está em andamento a aquisição de mais 1.600 pistolas 9mm, assegurando que todos os servidores da Polícia Penal tenham acesso a armamentos novos e modernos. O plano de modernização também contempla a compra de 650 coletes balísticos de nível III, espingardas calibre 12 e outros equipamentos essenciais para operações de segurança pública.

A Agepen também está investindo na aquisição de 13 viaturas SUV de grande porte, todas blindadas, para fortalecer a segurança penitenciária em Mato Grosso do Sul. Os veículos contarão com blindagem parcial de nível IIIA, capaz de resistir a disparos de armas de alta potência, como o Magnum calibre .44.

Os vidros blindados, com espessura entre 17 mm e 21 mm, garantem proteção adicional, assegurando maior segurança para os agentes em missões críticas, como escoltas de presos de alta periculosidade e operações de grande risco.

Novos uniformes

Outro avanço importante é a destinação de R$ 2,7 milhões para a licitação de uniformes para os policiais penais. O processo licitatório terá início assim que a regulamentação do modelo padrão for oficializada, representando mais um passo na padronização e profissionalização da corporação.

Dessa forma, as aquisições demonstram o esforço da Agepen em garantir condições adequadas de trabalho aos policiais penais e em aprimorar o sistema penitenciário estadual. Com investimentos robustos e estratégias bem definidas, o Governo do Estado busca fortalecer a segurança pública, promovendo maior eficiência e proteção para servidores e para a sociedade.

Keila Oliveira, Assessoria Agepen/MS

Ex-deputada Dione Hashioka é picada por filhote de sucuri em MS

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Foto: Facebook

A ex-deputada estadual Dione Hashioka foi picada por um filhote de sucuri enquanto estava em uma propriedade rural da família em Nova Andradina na semana passada.

Conforme divulgado nesta última segunda-feira (16) pelo site Top Mídia News, o incidente foi divulgado neste fim de semana pelo marido de Dione, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), por meio de stories no Instagram. A cobra, de aproximadamente 1,5 metro, estava escondida debaixo de um banco de madeira.

Após ser picada, Dione foi socorrida e levada ao Hospital Regional de Nova Andradina, onde recebeu atendimento médico. A boa notícia é que a cobra não era venenosa e, após a medicação, Dione recebeu alta e passa bem.

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