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Três Lagoas
terça-feira, 13 de maio de 2025
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PLANTÃO ENCOLEIRA CÃO – SMS realizará ação neste sábado (18), no Bairro Vila Alegre

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Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Neste sábado, dia 18 de maio, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará no Bairro Vila Alegre, plantão de atendimento do projeto em parceria com o Ministério da Saúde do “Encoleira Cão”, na Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, das 08 às 12h.

O intuito é conseguir visitar as residências onde os moradores não foram encontrados durante toda esta semana, nas visitas realizadas pelos servidores da SMS. Por isso, a ação tem como objetivo principal atender animais pertencentes ao bairro para a troca da coleira. Entretanto, a SMS disponibilizará vacina, microchip e vermífugo para outros animais que queiram comparecer ao plantão.

Iniciado em 2022, o projeto Encoleira Cão atende animais de três bairros da cidade. Neles são realizados exames de sangue e implantação de coleiras nos cães impregnadas com deltametrina, a SMS retorna a cada seis meses às residências participantes para trocar os itens e acompanhar os casos de Leishmaniose canina. Para os cães que participam da campanha é necessário apresentar o comprovante de residência no dia.

Serviço – Plantão do Encoleira Cão

Data: 18 de maio (sábado)
Horário: Das 08h às 12h
Local: Escola Municipal Joaquim Marques de Souza
Endereço: R. Alaor Pimenta De Queiroz, 1667 – Vila Alegre

Chapadão do Sul envia mais uma carreta de doações para o Rio Grande do Sul

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Foto: Jovem Sul News

Na última segunda-feira (13), mais uma carreta carregada de donativos partiu de Chapadão do Sul com destino ao Rio Grande do Sul. A ação é parte da campanha “SOS Rio Grande do Sul”, idealizada por diversas entidades locais para auxiliar as vítimas das enchentes que assolam o estado.

Conforme o site Jovemsulnews, a iniciativa reúne a Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), Fundação Chapadão, Associação Comercial Empresarial (ACE), CTG Cultivando a Tradição, Sindicato Rural e a organização Com Cristo no Cerrado. Juntas, essas entidades não têm data para finalizar a campanha e estão empenhadas em arrecadar doações e recursos via Pix para auxiliar os gaúchos neste momento difícil.

Durante toda a segunda-feira (13), voluntários, membros e representantes das entidades se dedicaram à triagem e ao carregamento dos donativos. Foram enviados água potável, colchões, alimentos, roupas, calçados, mantas, cobertores, ração animal, brinquedos e até medicamentos.

O engajamento do comércio local também foi fundamental para o sucesso da campanha. Diversos estabelecimentos venderam produtos de primeira necessidade à preços de custo, o que resultou na arrecadação de R$ 120 mil até o momento.

O Diretor Executivo da Ampasul, Adão Hoffmann, enfatizou a importância da ação e da continuidade da campanha para auxiliar as vítimas das enchentes. Já o presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Ampasul, Walter Schlatter, destacou a força da união das entidades e a necessidade de seguir com as doações, considerando a magnitude do desastre ambiental que assola o sul do país.

Schlatter também ressaltou o papel fundamental das mulheres na campanha, através do movimento “Mulheres pelo Rio Grande do Sul”, que atua na arrecadação, triagem e envio de donativos. Com o envio desta última carreta, já são cinco caminhões, com fretes doados por empresas e produtores rurais, que partiram de Chapadão do Sul, Chapadão do Céu e Costa Rica com destino ao Rio Grande do Sul.

“Vamos continuar ajudando nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, finalizou o Presidente Walter Schlatter, reafirmando o compromisso das entidades e da comunidade de Chapadão do Sul em auxiliar os gaúchos neste momento de necessidade.

Como ajudar

Você pode doar alimentos, roupas, materiais de higiene pessoal, entre outros itens, nos pontos de coleta espalhados pela cidade. e as doações em dinheiro podem ser feitas via Pix: [email protected].

MS DAY: governador apresenta Estado e oportunidades a instituições financeiras em Nova Iorque

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Foto: Divulgação/Governo de MS

O segundo dia do MS Day Internacional em Nova Iorque (EUA) teve reuniões com cinco empresas, entre elas a BTG Pactual. O governador Eduardo Riedel apresentou à instituição financeira os projetos de desenvolvimento do Estado, incluindo as PPPs (Parceria Público-Privada) e possibilidades de negócio em diferentes setores.

“Neste segundo dia (segunda-feira) tivemos várias reuniões em Nova Iorque. Terminamos com a BTG Pactual, que é uma instituição que pode nos apoiar em projetos públicos importantes no Estado, assim como financiar empresas que estão indo a Mato Grosso do Sul para investir e gerar empregos”, disse o governador.

Riedel destacou que nesta oportunidade apresentou os números positivos e o bom ambiente de negócios do Estado. “Conversamos aqui com o André Esteves (BTG Pactual) e seus sócios. Passamos a eles um pouco desta percepção sobre Mato Grosso do Sul e assim compreendemos como o mercado está enxergando nosso Estado”, destacou.

O governador ponderou que o foco continua sendo gerar novas oportunidades de investimentos, para ampliar empregos e melhorar a renda do sul-mato-grossense. “Temos um crescimento de 5% a 6% ao ano e precisamos dar oportunidades às pessoas, é isto que estamos fazendo aqui”.

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, também participou das reuniões e fez sua avaliação sobre os encontros. “Iniciamos o dia no Bank of América e levamos a apresentação do Estado, para que possamos avançar em projetos que atendem o setor industrial, na busca de recursos com juros internacionais. Também nos reunimos com a BTG e estamos otimistas nas nossas propostas”, descreveu.

MS Day

Com um cenário positivo para atrair novos negócios, o Governo de Mato Grosso do Sul realiza o MS Day Internacional, que acontece em Nova Iorque entre os dias 12 e 17 de maio de 2024.

O evento faz parte da Brazilian Week, semana com discussões sobre desafios do cenário internacional e da economia brasileira. Foram quatro meses de preparação para a agenda formada por reuniões com instituições bancárias, fundos de investimento, empresários globais e câmaras de comércio. A apresentação de projetos gira em torno principalmente das áreas de meio ambiente e infraestrutura, incluindo rodovias e ferrovias.

O MS Day é uma marca criada pelo Governo do Estado e pela Fiems para apresentar as potencialidades de Mato Grosso do Sul. A primeira edição foi realizada em agosto do ano passado em São Paulo (SP), com participação de mais de 400 empresários na sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria). O evento culminou no anúncio da prospecção de R$ 5,5 bilhões em novos investimentos para o Estado.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

NÚMEROS BAIXOS – SMS vai promover vacinação no Shopping neste sábado (18), com o intuito de aumentar a cobertura vacinal

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Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Os números da cobertura vacinal contra Influenza/Gripe em Três Lagoas estão baixos. Até esta terça-feira, dia 14 de maio, apenas 33,92% do público-alvo da campanha do Ministério da Saúde foi imunizado. Com o intuito de aumentar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar neste sábado, dia 18 de maio, das 16h às 20h, uma ação no Shopping Três Lagoas, próximo à Praça de Alimentação oferecendo a vacina para a população a partir de 12 anos de idade.

Além da vacinação durante a semana, em todas as Unidades de Saúde da Família, a SMS também disponibiliza aos sábados um ponto de vacinação na Feira Turística Central, das 06h às 10h. Desde o dia 02 de maio, o imunizante foi liberado para toda a população acima de seis meses de idade. Mesmo com a ampliação, os números continuam baixos.

O Município contabiliza 17.919 doses aplicadas, das quais 9.541 foram destinadas ao público-alvo da campanha, que são crianças menores de 06 anos, idosos, gestantes, puérperas e indígenas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de, no mínimo, 90% de cobertura vacinal deste grupo, que atualmente encontra-se em 33,92%.

Morador de Brasilândia morre carbonizado na BR-463, em Ponta Porã

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A vítima retornava para Brasilândia e estaria dormindo no banco de passageiro, enquanto seu amigo dirigia a VW/Saveiro, quando no KM 43 da BR-463 aconteceu o acidente

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Ponta Porã foi acionada para atender uma ocorrência de acidente registrado às 4hs4o desta terça-feira no KM 43 da BR-463, que liga Dourados a Ponta Porã.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil de Ponta Porã, a equipe plantonista, composta pelo delegado Rodrigo e investigador Areovaldo, deslocou até o local dos fatos e  encontrou um veículo Fiat UNO de cor escura (placas BQF 1006 de Adamantina-SP), capotado na rodovia, enquanto do lado direito do acostamento da pista, sentido Dourados, havia um veículo VW/Saveiro, (placas: CXO 4646 de Panorama-SP),  capotado e completamente destruído pelo fogo, onde o motorista sofreu ferimentos graves, porém foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros  e encaminhado para o Hospital Regional de Ponta Porã, enquanto  passageiro, identificado por Leandro da Mota Brognaro morreu carbonizado.

Morador de Brasilândia morre carbonizado na BR-463, em Ponta Porã
Leandro da Mota Brognaro morreu carbonizado (Foto: Divulgação)

De acordo com informações obtidas pelo Perfil News, Leandro estava dormindo no banco de passageiro, enquanto o veículo estava sendo conduzido por um amigo morador na cidade de Presidente Epitácio.

A vítima fatal, conforme informações levantadas pelo site Perfil News é motorista de carreta e nas horas vagas fazia viagem à fronteira para comprar produtos importados. Nessa viagem, ele estava na companhia de um amigo, Luiz Carlos dos Santos, que no momento do acidente dirigia o veículo, enquanto Leandro dormia no banco do passageiro.

O Fiat Uno, segundo consta estava parado com defeito mecânico no acostamento da rodovia e com o impacto ficou completamente destruído.

Conforme apurado pela reportagem, o pai de Leandro está nesse momento seguindo para Ponta Porã, para buscar o corpo do filho.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil de Ponta Porã atenderam à ocorrência e investigam o acidente.

AACC/MS divulga data do seu tradicional arraiá solidário e convida população a participar

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Foto: Divulgação

Com muita música e comida típica, festa terá duração de 10 horas

No próximo dia 08 de junho, Campo Grande será palco da mais esperada festa junina solidária do estado, o Arraiá da AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer). A festa acontecerá no Bosque Expo, espaço de eventos do Shopping Bosque dos Ipês, das 12h às 22h, e a expectativa é que mais de 8 mil pessoas passem por lá durante as dez horas de programação.

Para este ano, estão previstas opções gastronômicas para contemplar os mais diversos paladares desde o almoço até o jantar. Estarão à venda comidas como sobá, espetinho, cachorro quente, pastel, arroz carreteiro, derivados do milho, caldos, drinks, quentão, doces, linguiça de Maracaju e outras delícias.

Além das comidas típicas, o Arraiá da AACC/MS também oferecerá muita diversão. A criançada não ficará de fora e poderá curtir Pescaria e uma Área Kids bem ampla e com monitores. Para quem gosta de boa música e dança, a festa vai contar com a participação de duplas sertanejas que serão anunciadas em breve. Quadrilhas de escolas da Capital também se apresentarão. 

É a terceira vez que o Arraiá da AACC/MS acontecerá no Bosque Expo, espaço de eventos do Shopping Bosque dos Ipês, o que traz comodidade aos visitantes que desfrutarão de um local coberto, climatizado e com estacionamento.

A entrada para a festa tem o valor simbólico de R$ 10 por pessoa. Crianças de até 10 anos não pagam. Todo o valor arrecadado contribuirá para a manutenção das atividades da instituição.  

Festa solidária

O Arraiá da AACC/MS conta com a organização da Cia. de Ideias e o apoio de diversos patrocinadores, como o Shopping Bosque dos Ipês, Grupo Rotele, Dut’s Entretenimento, Secretaria de Estado de Turismo e Esporte (Governo de Mato Grosso do Sul), agência Resultado e Ricardo Malta Decoração de Eventos.

Mais do que uma festa, o Arraiá da AACC/MS representa uma oportunidade de ajudar crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer em todo o Estado. 

“Quem participa do Arraiá da AACC/MS, além de se divertir, ajuda a instituição a cumprir sua missão de cuidar de crianças e adolescentes com câncer de todo o Estado. O evento é nosso grande momento para arrecadar e, por isso, contamos sempre com a generosidade da sociedade sul-mato-grossense”, explica Mirian Comparin Correa, presidente e fundadora da entidade. 

A instituição oferece suporte integral, desde hospedagem e alimentação até acompanhamento multiprofissional para os assistidos, sendo essencial para milhares de famílias sul-mato-grossenses.

Serviço – Arraiá da AACC/MS

Quando: 08/06, das 12 às 22 horas

Onde: Bosque Expo, no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande

Ingressos à venda na bilheteria por R$ 10. Crianças até 10 anos não pagam.

Informações: (67) 3322-8000 (ligações e WhatsApp)

IFMS abre inscrições para qualificação profissional a distância

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Foto: Divulgação/Assessoria IFMS 

São ofertadas sete opções de cursos em 17 municípios, com ingresso no 2º semestre. Inscrições seguem até 2 de junho

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas no processo seletivo para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados à qualificação profissional, ofertados a distância.

São sete opções de cursos – Assistente Administrativo, Espanhol I, Espanhol II, Inglês I, Inglês II, Operador de Computador e Vendedor –, ofertados em 17 municípios: Amambai, Antônio João, Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel D’Oeste, Sonora e Três Lagoas.

A seleção será feita por sorteio eletrônico e o ingresso está previsto para o segundo semestre letivo deste ano.

Em muitos polos, porém, a oferta dos cursos de Assistente Administrativo, Operador de Computador e Vendedor têm vagas ilimitadas e, por isso, não será realizado sorteio. Todos os inscritos poderão fazer matrícula.

Para os cursos de Espanhol e Inglês II será necessário que os candidatos façam uma prova de nivelamento on-line. Outra diferença é que os cursos de idiomas preveem a realização de um encontro presencial por semana.

Edital nº 026/2024, com as regras do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção até 2 de junho.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer à Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do IFMS ou aos polos de ensino e solicitar o uso de um computador para realizar a inscrição.

Na Página do Candidato, o interessado deve se cadastrar ou atualizar seus dados no sistema. Depois, deve acessar a aba ‘Inscrições Abertas’ e localizar o ‘Edital nº 026/2024 – Formação Inicial e Continuada EaD – 2024/2’.

Após clicar em ‘Efetuar Inscrição’, é necessário escolher o campus/polo de oferta do curso, conferir se as opções selecionadas estão corretas e ‘Enviar a Inscrição’. Em seguida, basta verificar o recebimento da confirmação da inscrição no e-mail cadastrado na Central de Seleção.

Datas importantes

O sorteio eletrônico, para os cursos em que houver seleção, será realizado no dia 7 de junho.

No dia 18 de junho será divulgada a classificação final e a convocação de primeira chamada para matrículas.

Entre os dias 19 e 23 de junho serão realizadas as provas de nivelamento dos cursos de idiomas, com o resultado previsto para o dia 26.

A matrícula dos convocados em primeira chamada deverá ser feita entre os dias 1º e 10 de julho, podendo haver novas convocações caso haja vagas não preenchidas.

O início das aulas está previsto para os dias 12 de agosto (Espanhol e Inglês) e 16 de agosto (Assistente Administrativo, Operador de Computador e Vendedor)

Em caso de dúvidas sobre o edital, o contato com o Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), responsável pela oferta, é o e-mail [email protected].

Confira a tabela completa de cursos e vagas:

CursoMunicípioEncontros PresenciaisNº de Vagas 
Operador De Computador Amambai100% EADIlimitado
Assistente Administrativo Amambai100% EADIlimitado
Vendedor Amambai100% EADIlimitado
Inglês Básico 1AmambaiSegunda-Feira25
Inglês Básico 2 AmambaiQuinta-Feira25
Operador De Computador Antônio João100% EADIlimitado
Assistente Administrativo Antônio João100% EADIlimitado
Vendedor Antônio João100% EADIlimitado
Inglês Básico 1Antônio JoãoSegunda-Feira25
Inglês Básico 2 Antônio JoãoTerça-Feira25
Operador De Computador Aquidauana100% EADIlimitado
Assistente Administrativo Aquidauana100% EADIlimitado
Assistente Administrativo Camapuã100% EAD40
Assistente AdministrativoCampo Grande100% EAD100
Assistente AdministrativoCampo Grande100% EAD100
Operador De ComputadorCampo Grande100% EAD100
Operador De ComputadorCampo Grande100% EAD100
Operador De ComputadorCorumbá100% EADIlimitado
VendedorCorumbá100% EADIlimitado
Operador De Computador Costa Rica 100% EADIlimitado
Espanhol Básico 2 Costa Rica Terças e Quintas25
Inglês Básico 2 Costa Rica Terças e Quintas25
Operador De Computador Coxim100% EAD80
Vendedor Coxim100% EAD80
Assistente Administrativo Coxim100% EAD80
Operador De Computador Dourados100% EADIlimitado
Vendedor Dourados100% EADIlimitado
Assistente Administrativo Dourados100% EADIlimitado
Assistente Administrativo Jardim100% EADIlimitado
Vendedor Jardim100% EADIlimitado
Assistente AdministrativoNova Alvorada Do Sul100% EAD50
Operador De ComputadorNova Alvorada Do SulPresencial20
VendedorNova Alvorada Do Sul100% EAD50
Inglês 1Nova Alvorada Do SulPresencial20
Inglês 2Nova Alvorada Do SulPresencial10
Espanhol 1Nova Alvorada Do SulPresencial20
Espanhol 2Nova Alvorada Do SulPresencial10
Operador De Computador Nova Andradina100% EADIlimitado
Vendedor Nova Andradina100% EADIlimitado
Assistente Administrativo Nova Andradina100% EADIlimitado
Operador De Computador Ponta Porã100% EADIlimitado
Assistente Administrativo Ponta Porã100% EADIlimitado
Vendedor Ponta Porã100% EADIlimitado
Assistente AdministrativoRibas Do Rio PardoPresencial20
Operador De ComputadorRibas Do Rio PardoPresencial20
VendedorRibas Do Rio PardoPresencial20
Inglês 1Ribas Do Rio PardoPresencial15
Inglês 2Ribas Do Rio PardoPresencial10
Espanhol 1Ribas Do Rio PardoPresencial15
Espanhol 2Ribas Do Rio PardoPresencial10
Assistente Administrativo São Gabriel Do Oeste100% EAD50
Assistente Administrativo Sonora100% EAD40
Operador De Computador Três Lagoas 100% EADIlimitado
Vendedor Três Lagoas 100% EADIlimitado 
Assistente Administrativo Três Lagoas 100% EADIlimitado 

Assessoria de Comunicação Social do IFMS 

Prefeitura de Brasilândia firma parceria com Poder Judiciário para regularizar áreas urbanas

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Foto: Prefeitura de Brasilândia

Na manhã da última segunda-feira (13), o Gabinete do Paço Municipal de Brasilândia foi palco de um encontro histórico entre representantes da gestão municipal e autoridades do Poder Judiciário.

O objetivo da reunião era firmar uma parceria estratégica para a regularização de áreas urbanas no município, beneficiando diretamente os moradores dos bairros Flávio Derzi (antigo Jardim Oiti) e Jardim Camargo 2.

Estiveram presentes na ocasião o prefeito Dr. Antonio Thiago, o representante da Associação para o Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina (ADEHASC) Djalma Morell, o secretário municipal de Administração José Carlos Soriano e o advogado da Prefeitura, Dr. Renato Farias.

A principal pauta do encontro foi a adesão ao Programa Lar Legal, uma iniciativa do Poder Judiciário que visa regularizar propriedades em situação irregular. Através dessa parceria, a Prefeitura de Brasilândia e a ADEHASC trabalharão em conjunto para garantir a segurança jurídica e melhores condições de vida aos moradores dos bairros Flávio Derzi e Jardim Camargo 2.

A ADEHASC foi escolhida para auxiliar nesse processo devido à sua vasta experiência na área de regularização fundiária. A entidade já atuou com sucesso em 16 municípios nos estados de Santa Catarina e Paraná, e sua expertise será fundamental para o êxito da iniciativa em Brasilândia.

Obra inacabada do Parque Aquático está em andamento e prazo de entrega mantido

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Vista aérea do Parque Aquático (Foto: Micael Nunes/Ascom Prefeitura)

Serviços executados no restaurante, vestiários e piscinas estão em fase de lixamento para impermeabilização

A obra do Parque Aquático de Bataguassu, uma das heranças inacabadas recebidas pela atual administração está em pleno andamento. O prazo de entrega, previsto para novembro, está mantido, conforme informações da Divisão de Engenharia da Prefeitura.

No restaurante, foi executado revestimento cerâmico do piso, soleiras e instalação das bancadas com cubas. A fiação furtada já foi substituída. Nos vestiários foi feita a instalação das divisórias, implantação de vasos sanitários, bancadas com cubas, torneiras, chuveiros, substituição dos revestimentos cerâmicos das paredes que estão danificadas.

No sanitário ao lado do quiosque, foi executada a instalação das bancadas com cuba, revestimento cerâmico das paredes e piso e instalação de vaso. Na área de infraestrutura, a equipe executa o lixamento de todo o complexo de piscinas, instala as pedras mineiras nas bordas e já fez as calçadas que faltavam.

Localizado entre os bairros Residencial Modelo IV e Jardim América IV próximo ao Parque da Juventude, o Parque Aquático tem área de mais de 80 mil m².

O projeto de Engenharia contempla 14 quiosques com churrasqueira, playground, parque aquático (área com piscinas infantis e para adultos), salão de jogos, campo de futebol, restaurante, píer, portaria, área para estacionamento, sanitários públicos com acessibilidade e vestiários. O investimento é na ordem de R$ 2.458.471,32 milhões.

Por Ademar Cardoso

Inocência formaliza compra de área para ampliação do hospital municipal

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Foto: Prefeitura de Inocência

O prefeito de Inocência, Toninho da COFAPI, formalizou, na tarde da última segunda-feira (13) a compra de uma área destinada à futura ampliação do Hospital Municipal, em uma cerimônia realizada no Cartório de Registros local.

A oficialização da compra ocorreu mediante a assinatura do contrato entre o prefeito e os vendedores, Sr. João Batista e Sra. Terezinha do Carmo.

Esta aquisição marca um momento significativo para a administração municipal e para a comunidade, que há tempos anseia por melhorias na infraestrutura de saúde.

Segundo Paulo Pires, Assessor Jurídico da Prefeitura de Inocência, a escolha desse lote se deve à sua localização estratégica, sendo a única opção tecnicamente viável para a futura expansão do hospital. Além disso, a área está inserida em regiões de propriedade do município, facilitando os trâmites legais e administrativos.

É importante ressaltar que a aquisição dessa área foi realizada com recursos próprios da prefeitura, demonstrando o compromisso da gestão municipal em priorizar investimentos que beneficiem diretamente a população.

O valor do lote foi de aproximadamente R$ 520 mil, um investimento significativo, mas essencial para garantir o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos à população de Inocência.

Com essa importante aquisição, a prefeitura reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e demonstra sua dedicação em investir na saúde pública do município.

Prefeitura de Bataguassu organiza Campeonato Municipal de Futebol da Nova Porto XV 2024

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Congresso técnico que definirá mais detalhes da competição está marcado para quinta-feira (16). (Foto Arquivo/Ascom Prefeitura de Bataguassu)

A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, já trabalha na organização do Campeonato Municipal de Futebol da Nova Porto XV 2024.

De acordo com o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Ricardo Coldebella, até o momento, 10 equipes já confirmaram a participação na competição.

O congresso técnico que definirá mais detalhes do campeonato como a tabela de jogos, rodadas e premiação será realizado nesta quinta-feira, dia 16 de maio, às 18h30 (horário de Brasília), na Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV (Avenida Manoel da Costa Lima, 1601).

Ricardo informa que o Campeonato Municipal de Futebol da Nova Porto XV 2024 tem início previsto para o dia 25 de maio.

Bianca Lima 

Festa das Nações em Água Clara tem despesas que ultrapassam R$ 1 milhão de reais

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A Festa das Nações que aconteceu neste último final de semana em Água Clara, a 135 km de Três Lagoas, surpreendeu a população local com os altos valores pagos pela gestão em mais um evento. De acordo com informações apuradas no Portal da Transparência do município, as despesas ultrapassam a quantia de cerca de R$ 1 milhão de reais, na segunda comemoração festiva realizada num intervalo de apenas dois meses, em 2024 pela prefeitura municipal.

Em anos eleitorais, como agora em 2024, os gastos com o dinheiro público parece ser a opção do momento com festas nessa dimensão na região. Infelizmente, grande parte da população, muitos por falta de conhecimento acabam passando o pano para esse tipo de situação. Sabendo disso, alguns gestores se sentem à vontade para oferecer a política do “pão e circo” tentando se autopromover por meio dessas festas.

O evento que já virou tradição em Água Clara, deixou uma moradora indignada com a falta de organização. Segundo ela, que não quis se identificar, “a festa com objetivo cultural, teve a participação de centenas de crianças e seus familiares, mas foi decepcionante ao presenciar os banheiros químicos sendo usados tanto por homens como mulheres – “unissex”, tudo junto e misturado, uma vergonha, principalmente quando crianças fazem parte do evento, até que ponto tudo que está acontecendo é normal?”, questiona.

Segundo dados divulgados no Portal da Transparência, nos últimos três anos, a realidade econômica da cidade de Água Clara ultrapassa os valores de R$ 515 milhões, beneficiando diretamente os cofres públicos municipal e indiretamente a população.  Diante dos fatos, a gestão alega ônus financeiro ao município quando o assunto é investir nos setores considerados prioritários, como é o caso da saúde pública, reduzindo o salário dos médicos em 60%, desde o final de 2023.

Nos últimos meses, cerca de sete médicos já deixaram de atender na região, e quem sofre com esse descaso é a população, que por sua vez precisa se deslocar até as cidades vizinhas, como Três Lagoas em busca de atendimento.

Enquanto os cofres públicos direcionam o recurso para essas grandes “Festas”, os moradores sofrem com a falta de medicamentos, falta de profissionais, falta de segurança, falta de saneamento básico nas ruas da cidade, falta de professores para suprir a demanda de superlotação das salas de aula, transporte escolar decadente, obras inacabadas, entre outros.

Mulher e filho de 5 anos são resgatados após três meses em cárcere privado em MS

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Foto: Divulgação

Após passar três meses sendo mantida em cárcere privado, uma mulher e seu filho de 5 anos foram resgatados na manhã da última segunda-feira (13) pela equipe da Polícia Militar de Sidrolândia, município a 70 km da Capital. O resgate ocorreu após a vítima conseguir falar com um familiar, que acionou a PM.

Conforme o site Campo Grande News, em depoimento, a vítima contou que estava presa desde fevereiro deste ano e que no último sábado (11) conseguiu entrar em contato com um familiar para pedir ajuda.

Ao chegarem ao imóvel, os policiais ouviram da mulher que seu marido a agredia, assim como ao filho de cinco anos, enteado do autor.

Além das agressões, a mulher revelou estar grávida de um mês, resultado de estupros cometidos pelo marido, que também a ameaçava de morte constantemente. Ela e o filho foram resgatados e levados para uma unidade de saúde e, em seguida, para a delegacia da cidade.

O autor foi preso em flagrante na casa onde a vítima estava e levado para a delegacia, onde permanece preso. O caso está sob investigação da delegacia local.

“É um compromisso nosso deixar o Rio Grande do Sul como era antes da chuva”, diz Lula em reunião ministerial

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Presidente Lula abriu reunião ministerial para apresentar novas medidas de auxílio ao estado do RS. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Junto com 38 ministros, presidente faz balanço do que já foi realizado para mitigar os danos causados pela chuva no estado e define próximos passos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, convocou reunião extraordinária com todos os 38 ministros e ministras na última segunda-feira (13), para discutir as medidas adotadas pelo Governo Federal em resposta às fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.     ‎

“Teremos mais um anúncio para as concessões de benefícios das pessoas físicas, depois o que nós vamos continuar fazendo, recuperação de estrada, questão de energia, telecomunicações, saúde, educação, portos, aeroportos, é uma infinidade de problemas que a gente vai ter que cuidar e que não é uma coisa de curto prazo, é uma coisa de médio, eu diria até quase longo prazo”, iniciou Lula.     ‎

Mais cedo nesta segunda-feira, o Governo Federal anunciou a suspensão por três anos da dívida que o Rio Grande do Sul tem com a União, liberando R$ 11 bilhões para um fundo para a reconstrução do estado. Além disso, R$ 12 bilhões referentes a juros do estoque total da dívida serão perdoados. “Recuperar aquele estado vai ser difícil, mas é um compromisso nosso de deixar o Rio Grande do Sul como era antes da chuva”, sublinhou o presidente.

As medidas agora apresentadas somam-se aos R$ 50,9 bilhões que haviam sido destinados — entre antecipação de programas sociais e liberação de crédito para o RS — e aos R$ 12,1 bilhões liberados por Medida Provisória para diversos órgãos federais executarem ações necessárias no atendimento aos municípios.‎

De acordo com Lula, o planeta vive tempos difíceis porque “a questão climática é mais séria do que muita gente tenta acreditar que é”. O presidente ainda pontuou: “o mundo está passando por um processo de transformação que somente nós, seres humanos, seríamos capazes de controlar se tivermos capacidade, competência, sabedoria para nos comportarmos de acordo com aquilo que a ciência nos ensina”.

O presidente reforçou o compromisso do Brasil em colaborar para frear o aumento da temperatura global. “Não podemos deixar o planeta Terra ter um aquecimento acima de 1,5ºC. Isso é um compromisso. Para isso, nós temos que cuidar da energia, nós temos que cuidar da floresta, temos que cuidar da água”, acrescentou.    ‎

BALANÇO — Segundo a atualização da Defesa Civil, às 19h desta segunda-feira, 450 municípios estão afetados pelos efeitos das chuvas. São 77,4 mil pessoas em abrigos, 538 mil pessoas desalojadas e 2,12 milhões de pessoas afetadas. O número de mortes chegou a 147, com 127 registros de desaparecidos. O trabalho integrado das Forças de Segurança federal, estadual, municipal e de voluntários resultou em 76,4 mil salvamentos de pessoas e 10,8 mil animais.     ‎

Durante a terça e quarta-feira não são esperadas precipitações expressivas no estado (a precipitação estará localizada entre Santa Catarina e Paraná), mas devem continuar as baixas temperaturas. Entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17) estão previstas novas precipitações na porção norte do Rio Grande do Sul, em princípio, com volumes inferiores aos registrados no último final de semana, mas ainda significativos. Após isso, as precipitações devem novamente diminuir (ou cessar), até os primeiros dias da próxima semana, quando, novamente, existe chance de chuva, ainda a ser confirmada.    ‎

PLANOS APROVADOS — O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) avaliou e aprovou 194 planos de trabalho para resposta, restabelecimento e reconstrução das localidades afetadas pelas fortes chuvas no estado. Com efeito, R$ 157 milhões serão repassados pelo Governo Federal para as ações de Defesa Civil. Outros 93 planos de trabalho estão em análise, somando mais R$ 72,9 milhões solicitados pelos municípios.    ‎

SATÉLITE — A Polícia Federal oferece acesso gratuito a imagens de satélite de alta resolução para regiões em estado de calamidade no Rio Grande do Sul. A ideia é auxiliar órgãos públicos na resposta a desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra. A ação ocorre por meio do Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Todos os municípios gaúchos podem solicitar acesso, mas os que decretaram calamidade terão prioridade. Os órgãos estaduais também podem solicitar adesão. Para solicitar o acesso, os órgãos públicos devem enviar e-mail do gabinete da maior autoridade da instituição, por exemplo, do prefeito ou do gabinete do prefeito. O e-mail deve ser enviado para o endereço eletrônico [email protected]. Na mensagem, é necessário fornecer informações básicas, como nome, sigla e endereço da instituição; nome, cargo e e-mail da autoridade e dos pontos focais e a lista de usuários para acesso.  ‎

FRONTEIRAS — A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem se somado aos esforços para facilitar os fluxos de pessoas e de bens de origem e destino para o Rio Grande do Sul. A interlocução com os países fronteiriços tem permitido atuar imediatamente na adequação de regras aplicáveis ao transporte de cargas e de passageiros. Como resultado, a entrada no país de veículos com donativos recebe tratamento prioritário. Além disso, a Argentina suspendeu a exigência de licença especial para veículos zero quilômetro e o Uruguai flexibilizou pontos de ingresso e saída de seu território.   ‎

VOOS COMERCIAIS — Os primeiros voos extras da malha aérea emergencial para o Rio Grande do Sul começaram a chegar no interior do estado. Desde sábado, Gol, Latam e Azul operam com voos para Passo Fundo, Santo ngelo e Caxias do Sul. Nesta segunda, os voos seguiram para Passo Fundo, Santa Maria, Uruguaiana e Caxias. A malha aérea faz parte do plano de 116 voos semanais nesta primeira fase do plano de aviação emergencial na região, sendo 88 no Rio Grande do Sul e 28 em Santa Catarina. A definição foi resultado de uma força-tarefa que reúne Ministério de Portos e Aeroportos, Anac, ABR, Infraero, Abear e companhias aéreas. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, segue interditado por tempo indeterminado.     ‎

CRÉDITO RURAL — Os municípios do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes, alagamentos, enxurradas, deslizamentos ou inundações estão autorizados a renegociar operações de crédito rural. A decisão foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional, em sessão extraordinária em 10 de maio. A Resolução CMN Nº 5.132, que autoriza a renegociação, foi publicada nesta segunda-feira, 13 de maio, no Diário Oficial da União. A norma vale para parcelas de empreendimentos em municípios com decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública no período de 30 de abril a 20 de maio de 2024. Segundo a Resolução, as instituições financeiras estão autorizadas a prorrogar de forma automática para 15 de agosto de 2024 o vencimento de parcelas de crédito rural com vencimento de 1º de maio de 2024 a 14 de agosto de 2024.     ‎

1,6 MIL ATENDIMENTOS — A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em uma semana, 1.629 atendimentos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As consultas ocorreram entre 5 e 12 de maio, com 1.034 registros apenas no Hospital de Campanha em Canoas. O aumento no número de atendimentos se deve à chegada de mais profissionais e maior estrutura com apoio do Ministério da Saúde. Houve ainda 22 atendimentos psicossociais, 25 remoções aéreas, 548 consultas volantes e 57 encaminhamentos para outras unidades de saúde. Três novos hospitais de campanha serão montados em Porto Alegre, São Leopoldo e em um terceiro município a definir.  ‎

SAÚDE MENTAL — O Ministério da Saúde elabora um plano para atendimento de saúde mental no Rio Grande do Sul. O documento, que vai balizar a assistência, terá três eixos: um focado na população; outro nos trabalhadores que estão atuando na tragédia; e o terceiro com diretrizes para os gestores do estado e dos municípios.     ‎

IMUNIZAÇÃO — Até quinta-feira (16), o Programa Nacional de Imunização enviará 600 doses de imunoglobulina, 1.140 frascos de soro, 416 mil doses de hepatite A, raiva, pólio e influenza, e 134 mil doses de Covid. Estão previstas para a próxima semana 1,1 milhões de doses de rotina. Além disso, serão doadas 695 caixas de absorventes higiênicos, totalizando 333 mil tiras de absorventes entregues, além de 6.888 pacotes de lenços umedecidos.    ‎

DOAÇÃO — A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), está gerenciando ofertas de Estados e organismos internacionais de auxílio humanitário às vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. A cidade de Canoas (RS) recebeu, no domingo (12), a primeira parte da doação feita pela ONG norte-americana Samaritan’s Purse, composta por 10 estações de purificação de água com capacidade de 400 mil litros por hora, seus materiais e componentes, e outros bens emergenciais. Os equipamentos fornecem água potável para até 100 mil pessoas. Também no domingo, a Chancelaria de Taiwan divulgou que o Escritório Econômico e Cultural em Taipe (TECO) fez doação de 50 mil dólares americanos ao Rio Grande do Sul, como ajuda humanitária.     ‎

MIL HORAS DE VOO — Desde o início das operações de socorro à população atingida pelas fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul já foram realizadas mais de mil horas de voo. A informação foi divulgada durante a 9ª reunião da Sala de Situação, coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta segunda-feira (13). O trabalho das equipes federais no estado segue sob a coordenação do comando militar do Sul. Segundo a totalização desta segunda-feira, as ações realizadas pelos militares de Exército, Marinha e Aeronáutica já resultaram no resgate de 68 mil pessoas e de dez mil animais domésticos.    ‎

TURISMO — Uma portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União facilita condições de financiamentos por meio do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur) a empreendedores turísticos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. As regras do texto, que oficializa um aporte de R$ 100 milhões do Fungetur ao estado, se aplicam a novas operações e àquelas já contratadas, envolvendo medidas como a suspensão, por até seis meses, do pagamento pelo crédito. No caso da realização de obras, o texto amplia de 240 para 246 meses o prazo de amortização, além de elevar de 60 para 66 meses o prazo de carência. Já quanto à aquisição de equipamentos, a amortização foi aumentada de 120 para 126 meses, e a carência, de 48 para 54 meses.    ‎

DÍVIDA SUSPENSA – O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira a suspensão por três anos da dívida que o Rio Grande do Sul tem com a União, liberando R$ 11 bilhões para um fundo para a reconstrução do estado. Além disso, R$ 12 bilhões referentes a juros do estoque total da dívida serão perdoados. As medidas estão dispostas em projeto de lei complementar encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.    ‎

Ainda nesta segunda-feira, o ministro Jader Filho (Cidades) anunciou medidas de apoio à população gaúcha que paga financiamento de imóveis por meio do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) ou do Pró-Cotista — utilizando recursos provenientes do FGTS. Agora as famílias podem solicitar a suspensão das cobranças à Caixa. O titular da pasta informou que elas podem optar por uma pausa de até seis meses no pagamento dos financiamentos. Para solicitar a suspensão, basta ligar para o número 0800 104 0104.   ‎

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

MS DAY: Estado vai receber investimento estrangeiro inovador de colágeno orgânico

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Foto: Governo de MS

Primeiro resultado do MS Day em Nova Iorque (EUA), o Estado irá receber um empreendimento inovador na produção de colágeno orgânico. A empresa, focada no mercado dos EUA, já possui planta no interior paulista, mas agora vai apostar em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o presidente da empresa, Felipe Chaluppe, Mato Grosso do Sul se mostrou apto a receber o investimento na “planta inovadora de colágeno”, como ele mesmo classifica, pois mostrou ser um local que se alinha ao plano de negócios da empresa – além da PeptPure, Felipe também está à frente da InterGanics, do ramo de alimentos, bebidas e nutracêuticos.

“O evento que participamos (MS Day) foi de bastante impacto e, agora, confirmamos nossa transferência, nosso novo investimento”, destaca Chaluppe, acrescentando ainda que é uma grande satisfação poder fechar este novo negócio, recebendo todo o suporte do Governo do Estado.

Atrativos e o produto

Entre os atrativos sul-mato-grossenses destacados, está a política pública de desenvolvimento econômica dentro de preceitos de sustentabilidade. Projetos como o MS Carbono Neutro e a Lei do Pantanal fazem parte dessa política, tanto que a pecuária pantaneira, conhecida por ser sustentável e orgânica, foi um dos principais alicerces nessa atração.

O colágeno orgânico é extraído do couro do animal e, assim, quanto mais ‘verde’ a produção, maior o índice de sustentabilidade e a probabilidade de atração de investidores de olho nessa tendência global de mercado. Outro aspecto que favoreceu na atração do negócio foi a cadeia produtiva do boi, por exemplo, com ampla rede de frigoríficos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Jaime Verruck, o próximo passo para chancelar a chegada da PeptPure ao Mato Grosso do Sul está nas tratativas com relação a incentivos fiscais, licenciamento e busca de área adequada no município de Terenos para a fábrica ser erguida.

MS Day

Duzentos empresários dos mais diversos ramos participaram em Nova Iorque, o berço da economia norte-americana e mundial, de um jantar temperado pela troca de expertise e a apresentação de oportunidades em solo sul-mato-grossense.

Após o jantar, outro encontro de negócios reservado com Chaluppe foi realizado pela comitiva sul-mato-grossense, que é encabeçada pelo governador Eduardo Riedel, definindo a instalação da empresa em Mato Grosso do Sul.

A agenda do MS Day em Nova Iorque prossegue durante esta semana, com diversos encontros importantes para consolidar o objetivo do evento, que é atrair investimentos para Mato Grosso do Sul. A primeira edição do evento ocorreu em agosto de 2023, em São Paulo (SP), ganhando em 2024 ares internacionais, ocorrendo em paralelo ao Brazilian Week.

O Governo de Mato Grosso do Sul está à frente do MS Day junto à Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul). “O primeiro evento já foi um sucesso pelo número de empresários de diferentes segmentos. Isso já demonstra um pouquinho o que está se desenhando para essa semana”, frisa Eduardo Riedel.

Já o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destaca que durante toda a semana, serão realizados encontros com empresários, investidores e fundos de investimentos. “Nesse dia a dia, Mato Grosso do Sul será evidenciado e conhecido de forma diferente, de forma inteligente”.

Nyelder Rodrigues, Comunicação do Governo de MS

Fotógrafo publica livro retratando a essência e costumes do homem pantaneiro

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Foto: Divulgação

Em visita a sede da ABPO em Campo Grande, José Medeiros mostrou o trabalho de uma década de imagens que captam a essência do pantaneiro

Nesta segunda-feira (13), o fotógrafo e documentarista José Medeiros, autor do livro ‘O Pantanal de José Medeiros’, esteve em Campo Grande, na sede da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO), para divulgação do livro e do projeto ‘Pantanal + 10’. Campo-grandense, radicado em Cuiabá, MT, José retrata há mais de 10 anos a vida no Pantanal, mais especificamente o homem pantaneiro tradicional, sua lida com o boi, suas crenças e costumes, como protagonista. As fotos artísticas fogem do óbvio e captam a essência do pantaneiro.

“São imagens, são histórias, assim, que você tem que trazer para esse movimento. Então, vamos retratando os costumes, desde religiosos à vivência, as ferramentas de vida e de trabalho, desse homem que vive no Pantanal. O objetivo é criar esse legado da realidade pantaneira e suas transformações para as futuras gerações e nesse propósito expandir o trabalho aqui também para a planície pantaneira de Mato Grosso do Sul”, explica Medeiros. Para a Associação, retratar o pantaneiro é mostrar a real essência do bioma que há 300 anos convive de forma harmônica e sustentável com a pecuária, que por sua vez é fundamental para a manutenção da biodiversidade pantaneira.

“São vários os exemplos de benefícios da existência do homem no Pantanal, desde a própria pecuária que tem como papel consumir a biomassa altamente inflamável que o próprio bioma produz, visto que apenas o boi tem a capacidade de converter esse capim em proteína e carboidrato, até o próprio conhecimento sobre o funcionamento do bioma que somente o pantaneiro tem por sua vivência e existência. Precisamos preservá-lo e comunicar com a sociedade sua importância e valorização, por isso a existência de projetos como esse é fundamental para que o mundo conheça de fato quem mantém o Pantanal vivo, que são os pantaneiros”, enfatiza Eduardo Cruzetta, presidente da ABPO.

“O Pantanal de José Medeiros” foi publicado em três idiomas: português, inglês e espanhol, em 240 páginas. A obra foi organizada pela editora e jornalista Maria Teresa Carrión, e apresentada pelo fotógrafo Walter Firmo, um dos mais renomados documentaristas do país; pela crítica de arte Aline Figueredo, que inseriu a arte de MT no cenário nacional e autora do livro “A Propósito do Boi”, além de outros especialistas em exposições de fotografias no Brasil.

Bancos do RS receberão R$ 8,3 bilhões para manter liquidez

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Foto: Agência Brasil

Os bancos com mais de 10% da carteira de crédito emprestada a municípios em calamidade pública no Rio Grande do Sul receberão R$ 8,3 bilhões para manterem a liquidez e não terem a concessão de crédito prejudicada. A medida foi decidida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nesta última segunda-feira (13).

Com previsão de chegada em 27 de maio, a injeção de recursos virá da liberação, por um ano, do compulsório da caderneta de poupança. Um dos instrumentos de política monetária, os compulsórios são recursos que os bancos são obrigados a deixar parados no Banco Central (BC).

O BC exige o recolhimento, em espécie, de 20% do dinheiro que os clientes aplicam na caderneta. No caso do compulsório da poupança, o dinheiro é remunerado pelo BC, que paga a Taxa Referencial (TR) mais 3% ao ano ao banco.

Conforme divulgado pela Agência Brasil, em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (13), o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central aprovaram outras medidas para amenizar os efeitos econômicos dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul sobre o Sistema Financeiro Nacional.

Além da suspensão do compulsório da poupança para os bancos mais expostos a operações de crédito no Rio Grande do Sul, o CMN permitiu que as instituições financeiras não registrem como “ativos problemáticos” as renegociações de operações de crédito afetadas pelas enchentes. A classificação de risco das operações de crédito renegociadas entre 1º de maio e 31 de dezembro será mantida no nível registrado em 31 de março.

Segundo o BC, a mudança na forma de registro é necessária para evitar que instituições financeiras que precisem renegociar as dívidas de pessoas físicas e empresas afetadas pelas inundações aumentem o provisionamento (recursos mantidos em reserva na conta de cada banco) e a exigência de capital mínimo para emprestar. Sem a medida, informou a autoridade monetária, a oferta de crédito seria desestimulada, comprometendo a capacidade de emprestar dinheiro às pessoas e empresas afetadas pelas enchentes.

A importância de preservar a saúde mental no ambiente de trabalho

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Foto: iStock

Priorizar a saúde mental no ambiente de trabalho não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também um investimento estratégico

Atualmente, a discussão em torno da saúde mental no ambiente de trabalho assume um papel central e inegável. 

À medida que a sociedade avança, cresce também a compreensão da importância fundamental de um ambiente laboral que promova não apenas a produtividade, mas também o bem-estar emocional e psicológico dos colaboradores.

De acordo com dados das Nações Unidas, doenças como a ansiedade e a depressão custam à economia mundial cerca de US$ 1 trilhão por ano. Isso significa que cada vez mais pessoas estão sendo afetadas por doenças mentais, o que impacta diretamente na vida profissional.

Nesse contexto, as empresas estão cada vez mais conscientes de que um ambiente saudável e equilibrado não é apenas uma vantagem adicional, mas sim um requisito essencial para o sucesso da empresa a longo prazo. 

Esse entendimento mais profundo está impulsionando as organizações a priorizarem de forma crescente a saúde mental no local de trabalho, reconhecendo-a não apenas como uma responsabilidade social, mas também como um investimento estratégico na eficácia e na sustentabilidade empresarial.

Resultados do estudo sobre saúde mental no ambiente de trabalho

4ª edição da Pesquisa Inteligência Emocional & Saúde Mental no Ambiente de Trabalho da The School of Life, em colaboração com a Robert Half, mostra que, em 2024, 45,82% dos colaboradores entrevistados consideram as empresas como responsáveis pela felicidade dos colaboradores.

A pesquisa ainda mostra que 47,74% dos colaboradores se sentem infelizes no trabalho atual por falta de plano de carreira. Isso mostra que a saúde mental do trabalhador é impactada diretamente pelo ambiente profissional.

O que é a saúde mental no trabalho?

É essencial compreender o que a saúde mental significa no contexto do trabalho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) a define como um estado de bem-estar relacionado ao trabalho e à cultura organizacional. 

Isso implica que o ambiente no qual passamos a maior parte do nosso tempo pode ter um impacto direto em nosso estado emocional e psicológico. 

Promover a saúde mental no trabalho não se trata apenas de fornecer suporte individual aos colaboradores, mas também de criar uma cultura que valorize o bem-estar, a resiliência e o equilíbrio.

Transtornos mentais e impacto no desempenho profissional

Um dos transtornos mentais mais comuns associados ao ambiente de trabalho é o burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional. O burnout passou a ser considerado uma doença a partir do ano de 2022. Este é causado por estresse crônico e sobrecarga de trabalho, e pode levar a consequências graves tanto para os indivíduos quanto para as organizações. 

Além disso, a qualidade das relações no trabalho pode influenciar diretamente o estado psicológico dos colaboradores e, por consequência, seu desempenho profissional. Investir na prevenção e no tratamento do burnout é essencial para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Estratégias para promoção da saúde mental no trabalho

Estratégias para promoção do bem-estar no trabalho desempenham um papel crucial na criação de ambientes laborais saudáveis e produtivos. 

As empresas podem adotar medidas que promovam um ambiente seguro, saudável e acolhedor, incorporando princípios da psicologia organizacional para fortalecer as relações interpessoais e a cultura organizacional.

Isso inclui desde uma comunicação mais empática e humanizada até a revisão das políticas de segurança e saúde do trabalho, com base em princípios de psicologia que visam fortalecer o suporte social e emocional dentro da organização. 

Oferecer benefícios que incentivam o cuidado com a saúde mental, como flexibilidade de horários para acomodar as necessidades individuais dos colaboradores, acesso a programas de assistência psicológica e atividades de promoção do bem-estar, são iniciativas que podem ser implementadas.

Além disso, capacitar gestores e líderes para reconhecerem os sinais de estresse e esgotamento, bem como oferecerem o suporte necessário aos colaboradores, é uma estratégia fundamental. 

Benefícios da priorização da saúde mental para empresas

Colaboradores com boa saúde mental tendem a ser mais engajados, criativos e produtivos, resultando em uma cultura mais positiva e em melhores resultados empresariais. 

Além disso, ao buscar deixar o ambiente de trabalho saudável, as empresas podem reduzir os custos associados a rotatividade de pessoal, aumentando sua eficiência e competitividade no mercado. 

Sendo assim, incluir essas técnicas no seu mundo corporativo não é apenas uma questão de responsabilidade social, mas também um investimento estratégico no sucesso futuro da empresa. Outros benefícios incluem:

1. Resiliência

Uma força de trabalho com boa saúde mental é mais capaz de lidar com desafios e adversidades, promovendo a resiliência organizacional e a capacidade de adaptação a mudanças.

2. Inovação e criatividade

Colaboradores com equilíbrio emocional e mental têm maior propensão a pensar de forma inovadora e criativa, impulsionando a geração de novas ideias e soluções para os desafios empresariais.

3. Melhores relações interpessoais

Ambientes de trabalho que valorizam a saúde mental tendem a ter relações interpessoais mais saudáveis e colaborativas, o que fortalece o trabalho em equipe.

4. Atração e retenção de talentos

Empresas que demonstram preocupação com o bem-estar mental de seus colaboradores são mais atrativas para talentos qualificados e têm maior capacidade de reter seus melhores profissionais.

5. Satisfação do cliente

Colaboradores com boa saúde mental estão mais aptos a oferecer um atendimento ao cliente de alta qualidade, resultando em maior satisfação do cliente e fidelização.

Invista na saúde mental no ambiente de trabalho

Ao adotar medidas que promovam um ambiente seguro, saudável e acolhedor, as organizações podem colher uma série de benefícios, desde o aumento da produtividade e da inovação até a redução dos custos associados à rotatividade de pessoal.

É fundamental que as empresas reconheçam a importância da saúde mental no local de trabalho e estejam dispostas a investir recursos e esforços para promover um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e sustentável para todos os colaboradores. 

Juntos, podemos criar um futuro onde a saúde mental seja uma prioridade em todos os aspectos da vida profissional e pessoal.

Após cancelamento em 2023, Festival Nacional de MPB volta a ser realizado em Ilha Solteira

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Foto: Ilha de Notícias

Após ser cancelado em 2023 devido à ausência de patrocínio e cortes de despesas pela Prefeitura de Ilha Solteira, o Festival Nacional de MPB está programado para retornar este ano, com o evento agendado para o mês de novembro.

A reintrodução do festival em 2024 é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura, representada pelo Departamento de Cultura, a Fundação Cultural e a Associação Paulista Amigos da Arte.

Por meio do Proac LPG da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, a Fundação Cultural assegurou a liberação de R$ 200 mil; Outros R $100 mil serão providos pela APAA e mais R$ 100 mil pela Prefeitura.

O diretor de Cultura, Claudemir Alves de Almeida, mencionou: “Com esses recursos, conseguimos realizar um festival grandioso e manter a excelência do evento”.

A expectativa é que as inscrições para o festival sejam abertas em breve, prometendo uma edição de qualidade e impacto significativo.

Obra do bloco administrativo da escola de Nova Porto XV está em pleno andamento

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Foto: Semec

A obra da construção do bloco que abrigará toda a área administrativa da Escola Municipal “Professor Pedro Domingues de Figueiredo”, no Distrito de Nova Porto XV está em pleno andamento. A equipe de trabalho segue com a fase de finalização do reboco e, já na próxima semana, iniciará a execução da cobertura.

As informações são da Divisão de Engenharia da Prefeitura de Bataguassu, que tem feito acompanhamento constante e a devida fiscalização necessária. Recentemente, fizeram a troca da fiação antiga por uma nova e trocaram as lâmpadas e interruptores.

“Esta obra demorou porque empresas que pegaram abandonaram, mas conseguimos uma nova empresa e agora a ampliação e reforma serão concluídas”, garante o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB). “Haverá sala de professores, da diretoria e coordenação. Toda a equipe de servidores do magistério e da área administrativa faz sacrifício para atender os alunos”.

Com a finalização da obra, que terá investimento na ordem de R$ 1.025.416,28 milhão, o espaço improvisado para atender professores e coordenação será transformado em uma Biblioteca, conforme garante a diretora da escola, Cibele Regina dos Santos. A secretária municipal de Educação e Cultura, Cida Meira, já adotou providências para adquirir o acervo.

A Escola Municipal “Professor Pedro Domingues de Figueiredo” atende 240 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, todos moradores do Distrito de Nova Porto XV e Retas adjacentes.

Por Ademar Cardoso

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