A Polícia Militar segue firme no combate à criminalidade e garantiu a recuperação de mais um veículo furtado em Três Lagoas.
Na manhã desta segunda-feira (27), por volta das 11h, uma guarnição da Força Tática do 2º Batalhão realizava policiamento ostensivo e preventivo pelo Bairro Vila Nova, quando, na Rua Felipe Nery Monteiro, visualizou um automóvel Fiat Uno estacionado em via pública que levantou suspeitas.
Diante das características semelhantes às de um veículo com registro de furto, os policiais realizaram checagens nos sistemas, confirmando que se tratava de um carro furtado no dia 17 de abril, na Rua Jorge Elias Seba, no Bairro Jardim Alvorada.
Após a constatação, o veículo foi recuperado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais, sendo posteriormente restituído ao proprietário.
Recurso apoiará obras de construção e reforma em quatro instituições, além da compra de veículos para fortalecer atividades sociais
Quatro entidades assistenciais receberam R$ 2 milhões da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, por meio da unidade da Seara em Dourados. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento regional e com o fortalecimento de projetos sociais. Os recursos serão destinados à construção e reforma de espaços, além de contribuir para a ampliação das atividades realizadas pelas instituições, que juntas beneficiam cerca de mil pessoas.
Para o diretor industrial da Seara na cidade, Dirceu Rech, o repasse evidencia o vínculo que a JBS mantém com a comunidade douradense. “A nossa unidade vai além de uma operação industrial. Estamos integrados à comunidade por meio de milhares de colaboradores que vivem aqui com suas famílias, realizam seus sonhos e ajudam, diariamente, a construir a história da região”, afirma. Os recursos beneficiarão a Associação Pestalozzi, o Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto (CEIA), a Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD) e a Casa Criança Feliz.
Em Dourados, a Seara mantém uma de suas maiores operações no estado, figurando entre as principais empregadoras da região, com mais de 6 mil colaboradores diretos na cidade. Esse impacto se estende por todo Mato Grosso do Sul, onde a JBS está presente em 10 municípios com suas marcas, com 14 fábricas e mais de 18 mil colaboradores. A atuação da indústria no estado também envolve mais de 5 mil pecuaristas parceiros e mais de 550 produtores integrados.
“Acredito que o nosso papel vai além dos portões da fábrica. Ser parte de Dourados vai além da nossa operação industrial. É também estar próximo da comunidade, ouvir, entender e contribuir de forma concreta. Por isso, a doação é mais do que um apoio financeiro: é um investimento em iniciativas que transformam vidas e reforçam o nosso compromisso de seguir fortalecendo parcerias e contribuindo para o desenvolvimento social da nossa cidade”, complementa Rech.
Para oficializar as doações, a unidade reuniu centenas de colaboradores e representantes das instituições beneficiadas, que ressaltaram a importância do apoio para a continuidade e a ampliação de seus projetos sociais. A diretora da Associação Pestalozzi de Dourados, Dorca Soares de Lima Brito, comemorou o recurso. “Com essa doação, adquirimos um micro-ônibus com 20 lugares, sendo quatro para cadeirantes, garantindo a presença das crianças na instituição”, ressalta.
Márcia Adriana Freire Medeiros Alves, assistente social e coordenadora de projetos da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), afirmou que o apoio será essencial para reforçar a operação da entidade. “Sem essa contribuição, dificilmente conseguiríamos adquirir os veículos necessários para as atividades administrativas e para as visitas às famílias atendidas. Estamos muito felizes e gratos por esse apoio”, afirma.
Já da Casa Criança Feliz, a diretora financeira Francelly Dutra Rosa Ferreira explicou que a parceria viabilizará uma série de melhorias estruturais. “Vamos avançar com a reforma dos espaços internos e externos, além da construção de novas salas, cozinha, recepção, escritório e banheiros. Também vamos implantar um banheiro acessível. É um passo importante para ampliar e qualificar nosso atendimento”, destaca.
O presidente do Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto (CEIA), Francisco Marcos Rosseti Chamoro, ressaltou que a doação chega em um momento simbólico para a instituição e permitirá avanços importantes. “Vamos completar 31 anos de atuação e, com essa doação, vamos conseguir fazer melhorias e reformas na unidade. É um momento ímpar, que possibilitará que o projeto avance”, ressalta.
Presença em MS
A JBS está presente em sete municípios sul-mato-grossenses: Anastácio, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Sidrolândia, com forte atuação nas indústrias de bovinos e suínos, além de operar em áreas como produção de couros, transporte e geração de valor agregado. A JBS é responsável por mais de 18 mil empregos diretos em Mato Grosso do Sul.
Sobre a JBS
A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 282 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. Saiba mais em jbsglobal.com.
Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de três pessoas por tráfico de drogas na noite da última sexta-feira (24), em Três Lagoas.
De acordo com o 2º Batalhão de Polícia Militar, por volta das 18h, uma guarnição de radiopatrulha realizava policiamento ostensivo quando, no cruzamento das Ruas Josino da Cunha Viana e Elmano Soares, abordou dois suspeitos que estavam em uma motocicleta nas proximidades de uma residência já conhecida no meio policial por denúncias frequentes de tráfico de entorpecentes.
Durante a abordagem, os policiais localizaram com os suspeitos um invólucro contendo crack. Diante da suspeita, a equipe realizou diligências no imóvel, onde constatou a prática de mercancia de drogas e encontrou mais duas “pedras” de crack, um invólucro de cocaína e uma porção de maconha.
Com a confirmação dos fatos, os três envolvidos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram apresentados juntamente com todo o material apreendido.
O Centro de Referência Esportiva e Educacional Três Lagoas – CRETL, está realizando uma capacitação de Canoagem voltada para profissionais e estudantes da área de Educação Física. O curso está sendo realizado no Balneário Municipal de Três Lagoas, com carga horária de 20 horas e a participação de 15 alunos.
As aulas são ministradas pela professora Michele dos Santos, formada pelo Instituto OELA de Manaus (AM). Michele ajuda os participantes em um processo formativo teórico e prático focado na segurança, técnica e fundamentos da canoagem.
Fotos: Divulgação
O curso, realizado em parceria com a Petrobras, a Prefeitura Municipal e as secretarias de Esporte (Sejuvel) e Turismo e Cultura (SETURC), tem como principal objetivo formar multiplicadores da modalidade, ampliando o acesso ao esporte e fortalecendo as ações esportivas desenvolvidas no município.
Inicialmente, as vagas foram preenchidas por alunos da UFMS, mas a ideia é abrir outras turmas para novos formadores.
A iniciativa reforça o compromisso do CRETL e da Prefeitura de Três Lagoas com o incentivo ao esporte, à qualificação profissional e ao desenvolvimento de práticas esportivas que promovem saúde, inclusão e qualidade de vida para a população.
O início do último final de semana foi movimentado no mundo dos esportes com a grande final do Vôlei de praia feminino do JETs (Jogos Escolares Três-lagoenses). No final da tarde de sexta-feira, 24 de abril, na Arena da Lagoa, o Colégio Anglo garantiu o 1º lugar da categoria.
Fotos: Sejuvel
Os jogos foram disputados, ao todo, por sete escolas do município e os primeiros lugares ficaram para as escolas Anglo, E. E. Fernando Corrêa e E. E. Prof. João Magiano Pinto (Jomap), com a seguinte classificação:
1º lugar: Lorena e Júlia representando o Colégio Anglo
2º lugar: Amanda e Marcela da E. E. Fernando Corrêa
3º lugar: Débora e Eloá, representantes da E. E. Prof. João Magiano Pinto (Jomap)
4º lugar: Ana Beatriz e Nicolly também da E. E. Prof. João Magiano Pinto (Jomap)
Fotos: Sejuvel
A Prefeitura Municipal agradece às escolas que participaram das disputas e parabeniza as atletas que, com dedicação e talento, levaram o nome de suas instituições ao pódio, representando com orgulho suas escolas.
Reajuste anunciado pela Suzano no mercado internacional deve impulsionar investimentos, arrecadação e empregos em MS, mas também reforça a concentração da economia estadual em commodities
A decisão da Suzano de elevar em US$ 50 por tonelada o preço da celulose vendida para Europa e Américas a partir de maio reforça o peso do setor florestal na economia de Mato Grosso do Sul. Segundo reportagem da Forbes Brasil, o novo reajuste eleva o preço da tonelada na Europa para US$ 1.430 e representa o segundo aumento consecutivo promovido pela companhia no mercado internacional.
O movimento ocorre em um momento em que Mato Grosso do Sul consolida sua posição como um dos principais polos de produção de celulose do país, com destaque para municípios como Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Inocência, regiões que concentram grandes investimentos do setor florestal.
Conforme dados do governo de Mato Grosso do Sul e informações da indústria de base florestal, o chamado Vale da Celulose se tornou uma das principais frentes de industrialização do estado, com forte impacto sobre geração de emprego, renda e arrecadação.
MAIS RECEITA E NOVOS INVESTIMENTOS
Com a valorização da celulose no mercado internacional, empresas do setor ampliam a rentabilidade e melhoram a geração de caixa. Isso cria um ambiente mais favorável para expansão industrial, novos projetos e fortalecimento da cadeia produtiva.
O aumento dos preços internacionais também amplia a capacidade de investimento das empresas e estimula a economia local, especialmente nas áreas de transporte, manutenção e logística.
Em Mato Grosso do Sul, esse cenário fortalece o avanço do Vale da Celulose e amplia a circulação de recursos nas regiões produtoras.
ARRECADAÇÃO PÚBLICA PODE CRESCER
Embora as exportações tenham regras tributárias específicas, o aumento da atividade econômica no setor gera impacto indireto nas arrecadações municipal e estadual.
Serviços como plantio florestal, transporte, energia, construção e operação fabril movimentam tributos como ISS e ICMS em diferentes etapas da cadeia produtiva, o que fortalece a receita pública dos municípios ligados à cadeia da celulose.
Cidades com forte presença da indústria tendem a sentir esse reflexo de forma mais rápida, diante do reforço nas finanças locais.
EMPREGO E RENDA SÃO IMPULSIONADOS
A cadeia da celulose vai além da operação das fábricas e envolve desde o cultivo de eucalipto até o transporte pesado e os serviços urbanos.
O setor movimenta vagas na silvicultura, manutenção industrial, terceirização, comércio, habitação e prestação de serviços, com forte impacto no interior dos estados produtores.
Em Mato Grosso do Sul, a expansão industrial tem alterado diretamente o perfil econômico de municípios que passaram a depender mais da atividade florestal, com aumento da renda e da geração de empregos formais.
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), promoveu um curso de primeiros socorros voltado a profissionais que atuam em áreas estratégicas do setor turístico. A capacitação foi realizada em duas turmas, nos dias 23 e 24 de abril, com duração de quatro horas cada.
A primeira turma contou com a participação de 18 pessoas, já a segunda turma teve 15 participantes, entre empresários do turismo rural e aquático, servidores do balneário municipal, da Arena Mix e do aeroporto, além de condutores aquaviários e outros profissionais ligados ao atendimento ao público.
Fotos: Divulgação
Ministrado por André Luiz Dourado, fisioterapeuta e bombeiro civil, o curso teve foco totalmente prático, preparando os participantes para agir em situações de emergência. Durante a capacitação, foram abordados temas como afogamento, engasgamento, acidentes com animais peçonhentos, fraturas, hemorragias, infarto e convulsões, além de orientações essenciais para a correta prestação de primeiros socorros.
De acordo com a diretora de Turismo, Mônica Ferreira Porto, a iniciativa complementa a formação oferecida anteriormente no Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas (Nível 2), realizado em março no município. Segundo ela, apesar de o curso anterior ter incluído noções básicas de primeiros socorros, houve a necessidade de uma capacitação mais abrangente, voltada especialmente às situações de risco enfrentadas em áreas mais isoladas, como rios e pontos turísticos afastados.
Fotos: Divulgação
A diretora destacou ainda que o objetivo é ampliar a segurança tanto para trabalhadores quanto para visitantes. “Em locais mais distantes, o atendimento imediato pode fazer toda a diferença. Ter pessoas preparadas para prestar os primeiros socorros aumenta significativamente as chances de preservar vidas até a chegada do resgate especializado”, explicou.
Fotos: Divulgação
A SETURC também informou que a capacitação será estendida a outros servidores e profissionais que atuam em espaços públicos e eventos, e equipes ligadas à cultura e turismo. A proposta é fortalecer a rede de atendimento emergencial no município, garantindo mais segurança em diferentes ambientes.
O curso foi oferecido sem custos para a administração municipal e integra um conjunto de ações voltadas à qualificação dos serviços turísticos e à promoção de um atendimento mais seguro e eficiente em Três Lagoas.
Maratona de Inovação apoiou interessados a transformarem ideias de soluções inovadoras em projetos para o programa Centelha. (Foto: Divulgação)
Realizada no Sebrae Três Lagoas, iniciativa apoiou interessados no desenvolvimento de projetos que possam ser submetidos ao edital voltado ao fomento da inovação tecnológica em MS
No último sábado (25), Três Lagoas sediou uma Maratona de Inovação voltada a empreendedores interessados em participar do programa Centelha — iniciativa que apoia o desenvolvimento de soluções inovadoras em fase inicial por meio de recursos financeiros e suporte técnico. Realizada na unidade do Sebrae/MS no município, a ação auxiliou os participantes a transformarem suas ideias em projetos estruturados para submissão no edital da 3ª edição do programa em Mato Grosso do Sul.
O programa Centelha é uma iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Finep, o CNPq, o Confap e a Fundação CERTI. Em Mato Grosso do Sul, a execução é realizada pela Fundect, vinculada à Semadesc, contando ainda com o apoio de instituições parceiras como o Sebrae/MS.
Durante a Maratona de Inovação, os participantes percorreram as etapas essenciais da construção de um projeto: da validação do problema à estruturação da solução, passando pela elaboração e gravação do vídeo-pitch, etapa obrigatória para a inscrição no programa. A programação combinou orientação técnica e trabalho colaborativo, criando um ambiente propício para transformar ideias em propostas concretas.
“Esse evento foi desenhado justamente para apoiar quem tem interesse em submeter projetos ao Centelha, para que consigam fazer isso de forma mais assertiva, organizada e com mais chances de sucesso”, destacou a analista-técnica do Sebrae/MS responsável pela ação, Caroline Canassa.
Responsável por conduzir o processo, o facilitador da Maratona, Raphael Jara, pontuou a relevância das iniciativas apresentadas. “A proposta foi orientar os participantes de forma direta e aplicada, ajudando cada um a estruturar melhor seus projetos. Percebemos que as soluções que querem desenvolver são muito boas e todos aqui têm chances de tirar a ideia do papel”, explicou.
A Maratona também contou com a participação do poder público municipal, que atua em conjunto com o Sebrae/MS e Governo do Estado, por meio do programa Cidade Empreendedora, focado na promoção do desenvolvimento local. Para o diretor de Inovação da Prefeitura de Três Lagoas, Jardel Mattos, eventos como esse são fundamentais para consolidar o ecossistema de inovação no município. “Quando conseguimos conectar pessoas, ideias e conhecimento, criamos um ambiente mais favorável para o surgimento de novos negócios. Esse é o caminho para diversificar a economia e preparar Três Lagoas para o futuro”, afirmou.
Para os participantes, o dia foi marcado tanto pelo aprendizado técnico quanto pela troca de experiências. Yuri Camargos, que desenvolve um projeto voltado ao setor industrial, destacou o valor do networking. “Uma coisa é ter a ideia, outra é conversar com quem entende do assunto e ainda fazer networking ao mesmo tempo, para compreender as dores comuns e buscar apoio mútuo. Isso mudou completamente a forma como enxergamos o projeto”, relatou.
A mesma sensação foi compartilhada por Kauã Rodrigues Negrão, que apresentou uma plataforma voltada à conexão entre prestadores de serviços e a população de Três Lagoas. Para ele, as orientações recebidas foram decisivas para ganhar segurança. “Eu estava com dúvidas sobre como apresentar minha ideia no Centelha, principalmente na estruturação do projeto. Também tenho dificuldade em me expressar e aprendi como gravar um vídeo de forma prática. Fiquei mais confiante depois das orientações que recebi aqui”, afirmou.
Ariéu Azevedo Moraes encerrou a maratona com a mesma confiança. Após um dia intenso de capacitação, ele já projeta os próximos passos. “A expectativa agora é a melhor possível. Esta maratona trouxe clareza sobre o que ainda preciso fazer antes de apresentar meu projeto e agora estou confiante para conquistar a sonhada aprovação”, pontuou.
Voltado a pesquisadores, professores, estudantes e empreendedores, o edital permite a inscrição de pessoas físicas com ideias inovadoras ou empresas nascentes com até 12 meses de existência. As inscrições seguem abertas de até o dia 22 de maio, por meio do sistema Sigfundect.
A previsão é selecionar até 47 propostas, conforme disponibilidade orçamentária. Cada iniciativa poderá receber R$ 89,6 mil em subvenção econômica — recurso não reembolsável — além de até R$ 45,5 mil em bolsas de fomento tecnológico concedidas pelo CNPq. O investimento total previsto chega a R$ 6,3 milhões.
Além do aporte financeiro, os participantes terão acesso a capacitações especializadas, suporte técnico, networking, conexões com o ecossistema de inovação e visibilidade por meio do selo programa Centelha. Nas duas edições anteriores, o programa já selecionou 79 startups e recebeu 809 ideias submetidas em Mato Grosso do Sul, demonstrando o crescimento do interesse pelo empreendedorismo inovador no Estado.
Mais informações sobre as ações do Sebrae/MS e parceiros de fomento à inovação podem ser obtidas na Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800, ou no sitems.sebrae.com.br.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da 1ª Delegacia de Paranaíba, prendeu, na manhã desta segunda-feira (27), o segundo envolvido na tentativa de homicídio ocorrida no último dia 17 de abril, no bairro Jardim América. O indivíduo, que até então encontrava-se foragido, foi localizado por uma equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG).
Desde que tomou conhecimento dos fatos, a Polícia Civil colheu depoimentos, analisou informações e fez levantamentos técnicos, que possibilitaram a completa reconstrução da dinâmica dos fatos. De acordo com as informações levantadas, o crime motivado por desavenças pretéritas entre os envolvidos.
Durante o curso das investigações, um dos autores já havia sido preso cautelarmente, e, com a prisão do segundo envolvido, a Polícia Civil consolida mais uma importante etapa no enfrentamento à criminalidade violenta no município, reforçando a resposta rápida e eficaz diante de crimes dessa natureza.
O conduzido foi encaminhado para a delegacia e posteriormente será recambiado ao sistema prisional. As investigações continuam para verificação de possíveis desdobramentos.
A Polícia Civil reafirma a importância da colaboração da população e informa que denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais oficiais, com garantia de sigilo.
Delegação reúne 17 equipes de nove estados e do Distrito Federal em evento com mais de 50 países. Além dos competidores, brasileiros participarão como voluntários em posições importantes
Em busca de novos prêmios e reconhecimento internacional, estudantes brasileiros de 9 a 18 anos vão participar da principal competição mundial de robótica nos Estados Unidos. Ao todo, 17 equipes de dez estados vão representar o Brasil no FIRST Championship, entre 29 de abril e 2 de maio, em Houston (EUA). A delegação é liderada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), operador oficial dos torneios de robótica da FIRST no Brasil.
As equipes brasileiras representam escolas do SESI, além de instituições públicas e privadas de São Paulo (4 equipes), Rio Grande do Sul (2), Distrito Federal (2), Goiás (2), Mato Grosso (2), Minas Gerais (1), Pernambuco (1), Sergipe (1), Espírito Santo (1) e Santa Catarina (1).
“A presença de equipes de diferentes estados mostra como a robótica se consolida no Brasil de forma democrática, com oportunidades para jovens de várias realidades. Mais do que competir, esses estudantes desenvolvem competências essenciais e ajudam a fortalecer a cultura da inovação e do trabalho em equipe”, destaca do diretor superintendente do SESI, Paulo Mol.
A maioria das equipes brasileiras (9 equipes) compete na categoria mais avançada do torneio, com robôs industriais de até 1,5 metro de altura e projetos sociais que promovem o acesso à robótica em comunidades pelo Brasil. As demais equipes disputam nas categorias com robôs de LEGO (3 equipes); e uma categoria intermediária com robôs de porte médio (5 equipes).
Veja, a seguir, os detalhes de cada modalidade:
FIRST® LEGO® League Challenge (FLLC): na modalidade iniciante, alunos de 9 a 15 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em partidas de 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática Arte.
FIRST® Tech Challenge (FTC): estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena.
FIRST® Robotics Competition (FRC): a categoria mais avançada envolve alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e têm 1,2 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena. A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos.
Brasileiros também participam do mundial como voluntários
Dentre os brasileiros que embarcarão para Houston, três vão como voluntários: Gabriel Silveira, 21 anos; Gustavo Bays, 24 anos; e Silas Vergílio, 34 anos. É a primeira vez que os três representarão o país em posições importantes, do “outro lado” da competição.
O gaúcho Gustavo Bays de Novo Hamburgo (RS) será o primeiro brasileiro a narrar as partidas na etapa mundial do torneio em inglês. Aqui no Brasil, ele já realiza a transmissão em português há três anos. Ele é estudante de jornalismo e entrou para o mundo da robótica em 2018, como competidor. Um ano depois já estava atuando como voluntário.
Gabriel Silveira é voluntário na arbitragem, também na modalidade mais avançada do torneio. Estudante de Engenharia da Computação, Gabriel faz parte da robótica desde 2019. Ele e Gustavo competiram pela mesma equipe, a Under Control, de Novo Hamburgo (RS). A equipe é uma das mais renomadas no cenário nacional e participará do campeonato mundial pela 12ª vez.
Já Silas Vergílio começou a história na robótica há quase duas décadas, em 2007, quando leu uma reportagem sobre uma equipe brasileira classificada para o mundial no jornal do bairro onde morava, Vila Brasilândia, na zona norte de São Paulo. Desde então, o engenheiro elétrico não saiu mais do mundo das competições, acumulando memórias e experiências em todas as modalidades da robótica. Atualmente, Silas atua como juiz na FRC.
Histórico de sucesso
Desde que o SESI passou a organizar as competições da FIRST no Brasil, em 2012, mais de 45 mil estudantes participaram dos torneios, acumulando mais de 110 prêmios internacionais apenas na modalidade iniciante FIRST LEGO League Challengue (FLLC).
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, Três Lagoas receberá um grande Feirão de Vagas, oferecendo novas oportunidades para quem busca espaço no mercado de trabalho. A ação será realizada na quinta-feira, 30 de abril, das 8h às 16h, na Casa do Trabalhador, localizada na Rua Munir Thomé, nº 86, Centro.
Promovido em parceria entre Prefeitura de Três Lagoas, FUNTRAB, Casa do Trabalhador e Governo do Estado, o evento tem como objetivo aproximar empresas e candidatos, facilitando o acesso ao emprego e incentivando a geração de renda no município.
Um dos grandes destaques do feirão serão as entrevistas presenciais, permitindo que os participantes conversem diretamente com recrutadores e possam sair do evento já encaminhados para processos seletivos.
A iniciativa busca ampliar as oportunidades para trabalhadores de diferentes perfis e áreas de atuação, fortalecendo o desenvolvimento econômico local e valorizando quem contribui diariamente para o crescimento da cidade.
COMO PARTICIPAR
Os interessados devem comparecer ao local munidos de currículo atualizado e documentos pessoais. A recomendação é chegar cedo para aproveitar melhor as oportunidades disponíveis ao longo do dia.
Com o lema “Mais oportunidades para você conquistar o seu lugar no mercado de trabalho”, o Feirão de Vagas promete ser uma excelente chance para quem deseja recomeçar, mudar de área ou conquistar o primeiro emprego.
Neste domingo, dia 26 de abril, o 2º Batalhão de Polícia Militar recuperou uma bicicleta elétrica roubada e realizou a prisão do receptador em Três Lagoas.
Após tomar conhecimento de que uma bicicleta elétrica de cor azul havia sido subtraída, mediante roubo na data anterior, a guarnição da Força Tática do 2º BPM intensificou as abordagens com base nas características repassadas, quando por volta das 23h30 de ontem (26), realizou a abordagem de um ciclista de 19 anos que transitava com uma bicicleta com as mesmas características do objeto roubado, onde em checagens nos sistemas policiais constatou-se tratar da bicicleta subtraída.
Durante entrevista o abordado informou ter adquirido a bicicleta de um desconhecido, pelo valor de R$ 1.000,00, sendo lhe dada voz de prisão por receptação e realizado sua apresentação na Delegacia de Polícia, juntamente com a bicicleta recuperada.
Denuncie!
O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito)ou (67) 99217-3241. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!
Neste sábado, dia 25 de abril, os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram a prisão de uma mulher por tráfico de drogas em Três Lagoas.
Ciente das denúncias versando o tráfico de drogas na rua José Teixeira da Silva, no Jardim Progresso, a guarnição da Força Tática do 2º BPM intensificou o policiamento nas imediações, quando às 17h, realizou a abordagem policial de uma mulher de 39 anos, que foi flagrada na posse de 29 porções de crack (totalizando 7,4 gramas).
Durante entrevista, a abordada confessou que a droga seria comercializada ou trocadas mediante penhora de objetos, sendo localizado ainda uma balança de precisão e diversos aparelhos celulares sem procedência comprovada.
Diante dos fatos, após ser dada voz de prisão a detida foi encaminhada até a Delegacia de Polícia, onde foi apresentada juntamente com os materiais apreendidos.
Denuncie!
O cidadão pode colaborar com a Polícia Militar de Três Lagoas, em caso de EMERGÊNCIA ligue para o 190 (gratuito)ou (67) 99217-3241. Denúncias use o aplicativo WhatsApp 3919-9700. Não precisa se identificar!
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 88 quilos de drogas, na última sexta-feira (24), após duas ocorrências em Miranda (MS).
No primeiro flagrante, policiais abordaram um ônibus na BR-262, durante vistoria, os policiais encontraram duas sacolas plásticas com 98 cápsulas de cocaína, além de mais uma cápsula no banheiro do veículo, totalizando 1,25 quilo da droga. A equipe realizou buscas, mas não encontrou o responsável pela droga.
Na segunda ocorrência, os policiais deram ordem de parada a um Ford/Fusion, também na BR-262, porém o condutor não obedeceu e iniciou fuga.
Foi realizado o acompanhamento tático até que o motorista abandonou o carro e empreendeu fuga a pé, não sendo localizado naquele momento. No veículo foram encontrados 87 quilos de maconha. As ocorrências foram encaminhadas à Polícia Civil em Miranda (MS).
Durante a entrega da droga na Polícia Civil, equipes da PRF seguiram as buscas do envolvido no transporte da maconha no Ford/Fusion. Os policiais receberam indicação de análise de risco da inteligência para abordar a uma Toyota/Hilux que seguia no mesmo trecho. Foi realizada abordagem e identificado o condutor e um passageiro.
Em vistoria ao veículo, a equipe localizou uma chave de um veículo Ford e uma sacola com roupas sujas de lama que coincidiam com as do homem que fugiu em meio a vegetação ao abandonar o veículo com o ilícito.
Após entrevistas com os dois homens, os policiais identificaram que os dois estariam envolvidos no transporte da droga no Ford/Fusion, possuindo a chave do veículo e as roupas do homem que teria fugido da abordagem.
Diante das informações, ambos foram presos e encaminhados à Polícia Judiciária em Miranda (MS).
(*) Por Jessica Amorim, especialista em Direito Tributário da Valestrá
A reforma tributária voltou ao centro do debate econômico brasileiro. Nos últimos dias, ganhou repercussão no Congresso uma proposta que discute encurtar o período de transição do novo sistema tributário, antecipando a implementação plena do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) já em 2027, em conjunto com a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) – já está prevista no cronograma da reforma.
Se esse movimento avançar, o tempo de adaptação das empresas acaba agora. O que estava previsto para ser uma transição suave se tornará um choque imediato nas estruturas operacionais, nas cadeias produtivas e nas estratégias de precificação já para os próximos meses.
Mais do que uma discussão técnica, o tema reacende uma questão relevante ao ambiente empresarial: como as organizações estão se preparando às mudanças estruturais as quais já estão transformando a lógica do sistema tributário brasileiro.
Mudança no cronograma e impactos econômicos
A proposta em debate busca reduzir o tempo de convivência entre o sistema tributário atual e o novo modelo aprovado na reforma. Pelo cronograma vigente, a implementação prevê um período de transição mais longo justamente para permitir que empresas e entes federativos se adaptem gradualmente à nova lógica tributária. Nesse intervalo, tributos como ICMS e ISS seriam gradualmente reduzidos, enquanto o IBS passaria a ganhar espaço na arrecadação.
Uma eventual redução desse prazo poderia acelerar impactos relevantes às empresas de diversos setores, exigindo planejamento mais rápido e decisões estratégicas antecipadas.
Na prática, uma transição encurtada tende a concentrar efeitos relevantes na formação de preços, na estrutura de créditos tributários e no fluxo financeiro das empresas.
A reforma vai além da definição de novas alíquotas
Um dos maiores riscos às empresas é tratar a reforma tributária apenas como um tema fiscal. Pois, a mudança introduzida pelo novo sistema altera a lógica de incidência tributária ao longo de toda cadeia econômica. Ao substituir tributos como ICMS, ISS, PIS e COFINS por um modelo de IVA dual, o sistema passa a operar com uma dinâmica diferente de geração e aproveitamento de créditos. Essa transformação tem potencial para esmagar margens, uma vez que a ineficiência tributária de um fornecedor em uma ponta vai fatalmente contaminar o preço, o crédito e a competitividade do cliente na outra ponta.
Durante o período de transição, outro ponto sensível envolve os saldos credores acumulados no sistema atual, especialmente de ICMS. Empresas que possuem créditos acumulados precisam olhar com muita atenção para o cronograma de transição. Dependendo do ritmo de substituição dos tributos, pode haver dificuldade de absorção desses créditos ao longo do tempo, gerando saldos credores remanescentes que afetam o fluxo de caixa e a gestão financeira.
Outro aspecto relevante envolve os regimes especiais e benefícios fiscais atualmente vinculados ao ICMS. Muitos desses incentivos foram estruturados por meio de diferimentos, créditos presumidos ou termos de acordo firmados com os Estados. Caso o período de transição seja reduzido, pode haver antecipação da perda de sua eficácia econômica.
Com isso, essa mudança também pode repercutir no cronograma de implementação do Fundo de Compensação de Benefícios Fiscais (FCBF), criado justamente para mitigar a perda desses incentivos, cuja operacionalização foi concebida considerando um período de transição mais longo.
Também é importante observar o debate em torno do nível final da carga tributária no novo sistema. As estimativas de alíquota padrão do IBS e da CBS indicam patamares elevados que, em alguns cenários, podem se aproximar de 27% ou 28%. Isso poderia representar uma mudança significativa na estrutura de custos das empresas e exigiria uma revisão profunda de modelos de negócio e estratégias de precificação.
A reforma é uma pauta estratégica, não apenas tributária
No debate público, grande parte do mercado ainda está concentrada em discutir qual será a nova alíquota do sistema. No entanto, o impacto mais relevante da reforma está na forma como ela altera a lógica econômica dos negócios.
Mudanças estruturais no sistema tributário podem influenciar decisões importantes nas empresas, como reorganização de operações, revisão de cadeias produtivas e estratégias de crescimento. Aquelas organizações que analisam a reforma apenas sob a ótica fiscal, correm o risco de subestimar o alcance estratégico dessas transformações.
A transição tributária como teste de sobrevivência e governança
Independentemente do ritmo de implementação, a reforma tributária representa uma das transformações mais relevantes no ambiente de negócios brasileiro nas últimas décadas. Pois, mudanças dessa magnitude exigem leitura estratégica e capacidade de adaptação por parte das organizações.
Mais do que responder a uma alteração regulatória, o momento exige que as corporações compreendam como a nova lógica tributária pode influenciar decisões de negócio no longo prazo, desde a estrutura de custos até o desenho de operações e cadeias produtivas.
‘Diante desse cenário, o debate sobre a velocidade da transição reforça um ponto central: o empresário que delegar essa mudança apenas ao departamento contábil, ignorando a revisão de contratos, a engenharia de preços e a blindagem do fluxo de caixa, estará colocando a operação em xeque. A preparação para 2027 não é sobre recalcular guias de imposto; é sobre quem terá margem para sobreviver e quem ficará pelo caminho. Estruturar essa transição agora é, acima de tudo, uma decisão inegociável de governança e proteção de legado.
Evento apresentará oportunidades da operação ao público e realizará cadastro de interessados
A Arauco está lançando o Programa Colheita de Talentos, voltado à formação de 750 operadores de máquinas e 50 mecânicos para atuarem na colheita de madeira de eucalipto para a fábrica de celulose da Arauco, em Inocência. O programa será divulgado durante uma feira de profissões itinerante que vai percorrer seis municípios do Estado, entre entre 28 de abril e 4 de junho, e oportunizar inscrição aos interessados. A partir dos cadastros, será feito um processo seletivo dos candidatos aptos a fazerem o curso, que terá duração de 75 dias úteis e oferecerá bolsa-auxílio para os participantes.
Aberta ao público gratuitamente, a feira vai apresentar as atividades de operação de máquinas florestais harvester (colheita) e forwarder (baldeio) bem como as demandas de mecânicos especializados para sua manutenção e reparos. “Vamos levar informação sobre as profissões e permitir que o público compreenda, na prática, as possibilidades de atuação no setor”, explica Reginaldo Sene, gerente de Gestão de Pessoas da Arauco, acrescentando que, durante o evento, os interessados poderão ter contato direto com experiências práticas relacionadas às atividades.
A feira vai percorrer os municípios de Inocência, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Paranaíba, Chapadão do Sul e Água Clara, com três dias de atendimento em cada cidade. As atividades serão realizadas de terça a quinta-feira, das 10h às 20h. O horário estendido busca facilitar o acesso de diferentes públicos, incluindo trabalhadores.
Entre as atrações estão simuladores de operação de máquinas, em parceria com a John Deere e Komatsu, que permitem ao visitante vivenciar o funcionamento dos equipamentos. Também haverá atividades voltadas à mecânica, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), incluindo demonstrações em bancadas hidráulicas e elétricas.
A programação inclui demonstrações em realidade aumentada com equipamentos utilizados na operação, como o cabeçote de harvester, responsável pelo corte e processamento da madeira. Com o uso de óculos imersivos, o público poderá acompanhar, em tempo real, o funcionamento das máquinas a partir da perspectiva do operador.
Durante o evento, os participantes poderão cadastrar seus currículos para o processo seletivo do programa. A etapa de triagem deve iniciar em junho, com critérios ainda em definição pela área de recrutamento e seleção.
Reginaldo Sene informa ainda que o Colheita de Talentos também prevê vagas inclusivas, com incentivo à participação de mulheres e pessoas com deficiência, além de trabalhadores em transição de carreira. A proposta é formar profissionais na própria região e ampliar o acesso a oportunidades no setor florestal.
Serviço – Feira de Profissões – Colheita de Talentos
Inocência – 28, 29 e 30 de abril Local: Escola Visconde de Taunay – Av. Alexandre Batista Garcia, 814 – Centro
Aparecida do Taboado – 5, 6 e 7 de maio Local: Senai – Av. Orlando Mascarenhas Pereira, 3242 – Córrego do Campo
Três Lagoas – 12, 13 e 14 de maio Local: Espaço NOB – Av. Rosário Congro – Centro
Paranaíba – 19, 20 e 21 de maio Local: Sindicato Rural – R. Teódulo Mendes Malheiros, 500 – Vila Santo Antonio
Chapadão do Sul – 26, 27 e 28 de maio Local: Praça de Eventos – R. Quatorze, 501-671
Água Clara – 2, 3 e 4 de junho Local: Praça BR 262 – Av. Julio Maia – Em frente ao Calçadão Municipal Sidnei Dias Bezerra
Sobre o Projeto Sucuriú
O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$ 4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.
Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.
Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.
Sobre a Arauco Brasil
No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.
As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).
Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.
Estudantes de escola estadual aproveitam dia de vacinação para posar com o Zé Gotinha (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)
Um dos focos da ação é “resgatar” não vacinados entre 9 e 14 anos contra o HPV
Entre 5 e 15 de maio deste ano, escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul terão vacinação para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A oferta faz parte de uma estratégia de “resgate” de não vacinados coordenada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), que tem a imunização contra o HPV (sigla para Papilomavírus Humano) como um dos focos.
Com exceção da vacina contra a dengue, que não pode ser aplicada fora de unidades de saúde conforme protocolo definido pelo Ministério da Saúde, todas as outras vacinas do calendário vacinal que contemplem as idades dos estudantes estarão disponíveis para aplicação.
As crianças e adolescentes das escolas participantes levarão para casa uma autorização para os responsáveis assinarem, segundo prevê o programa de vacinação nas escolas, chamado de “Aluno Imunizado”. Realizado há três anos em Mato Grosso do Sul, ele tem a parceria da SED (Secretaria Estadual de Educação) e necessita de adesão de diretores das escolas.
A SES confirmou a data de início e término, mas não informou qual será o cronograma de vacinação nas escolas em Campo Grande. Mais informações serão divulgadas próximas à data de início do programa. Diretores interessados em levar a iniciativa para uma escola devem procurar a SED.
A visita de vacinadores às escolas inclui verificação da caderneta vacinal, emissão da DVA (Declaração de Vacinação Atualizada), ações educativas e atividades de sensibilização sobre a importância da imunização.
Mato Grosso do Sul recebeu R$ 2,3 milhões do Ministério da Saúde para vacinar crianças e adolescentes com menos de 15 anos, especialmente dentro das escolas. Em todo o País, o Governo Federal anunciou o repasse de R$ 150 milhões para fortalecer as campanhas de imunização nas instituições de ensino, com apoio do Programa Saúde na Escola.
Três Lagoas deu um passo importante na causa animal nesta segunda-feira (27) com a inauguração do Centro de Reabilitação Animal, uma estrutura voltada ao cuidado, tratamento e recuperação de animais, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade.
Foto: Pollyanna Eloy
O espaço passa a funcionar dentro do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) e representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas ao bem-estar animal no município.
Foto: Pollyanna Eloy
A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o prefeito, Dr. Cassiano Maia; o delegado regional, Ailton Pereira de Freitas; a secretária municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Mariana Amara;, o comandante da Polícia Militar Ambiental, Lauro Augusto Sant’Anna de Souza e o comandante do Policiamento de Área-2 (CPA-2) Mauro Ormay, além de vereadores, secretários, representantes da causa animal e lideranças locais.
Foto: Pollyanna Eloy
Um novo olhar para a causa animal
Durante o evento, o prefeito Cassiano Maia destacou a importância da iniciativa e reforçou o compromisso da gestão com a proteção e o cuidado dos animais.
Foto: Pollyanna Eloy
Segundo ele, investir na causa animal é também investir em saúde pública, consciência social e qualidade de vida. O chefe do Executivo enfatizou que o Centro de Reabilitação Animal chega para suprir uma demanda antiga da população e fortalecer as ações já desenvolvidas pelo município.
Foto: Pollyanna Eloy
Estrutura para cuidar e transformar vidas
O novo centro foi planejado para oferecer suporte no tratamento e recuperação de animais, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais dignidade aos que precisam de cuidados.
Foto: Pollyanna Eloy
A iniciativa também fortalece o trabalho integrado entre poder público, profissionais da área e defensores da causa animal, promovendo um ambiente mais estruturado para acolhimento e reabilitação.
Foto: Pollyanna Eloy
Compromisso coletivo
A inauguração simboliza mais do que a entrega de um espaço físico. Representa um compromisso coletivo com a proteção animal e o avanço de políticas públicas mais humanas e responsáveis.
Foto: Pollyanna Eloy
Com o novo Centro de Reabilitação Animal, Três Lagoas reforça seu papel como uma cidade que olha com mais atenção para a causa animal, reconhecendo sua importância e investindo em ações concretas que fazem a diferença.
A Polícia Militar de Costa Rica realizou uma operação na noite deste domingo no bairro Polo Industrial, em Costa Rica, após receber informações sobre um possível plano de ataque ligado à disputa entre organizações criminosas e em resposta as recentes ocorrências na cidade.
Por volta das 23h, informações indicaram que 03 indivíduos indivíduos estariam homiziados em uma funilaria, já armados e prontos para executar uma ação criminosa na cidade.
Durante a tentativa de abordagem no local, os policiais foram surpreendidos pelos suspeitos, que reagiram de forma agressiva, portando armas de fogo e um facão. Diante da injusta agressão e do risco iminente, houve confronto.
Dois suspeitos morreram no local e o terceiro foi localizado posteriormente, ferido, sendo socorrido ao hospital, mas não resistiu.
Na ocorrência, foram apreendidos dois revólveres, um facão, porções de droga do tipo skunk, aparelhos celulares.
Ressalta-se que os Autores, identificados como C.N.F, masculino 38 anos(vulgo “Evolução”), com mais de 20 passagens, sendo crimes de Tráfico de drogas, homicídio na forma tentada, Vias de Fato, Fornecer bebida para menor de idade, Dano, Resistência, Furto, Lesão corporal Dolosa, Violência doméstica, Desobediência, estando em regime semiaberto;
L.C.R.J, masculino 25 anos (vulgo “Terrorista” e “loirinho”), com mais de 75 ocorrências, sendo crimes Motim, incêndio em presídio, dano, furto, tráfico de drogas, lesão corporal dolosa, lesão corporal em âmbito de violência doméstica, portar drogas para uso pessoal, resistência e desobediência;
V.K.N.R, 25 anos (vulgo “Vitinho”), com mais de 10 ocorrências, sendo crimes de tráfico de drogas, sequestro e cárcere privado, ameaça, resistência.
Esses seriam integrantes da organização criminosa, havendo indícios de que estariam planejando atentado contra membros de organização criminosa rival no município.
A Polícia Civil e a Perícia Criminal estiveram no local, os procedimentos de Polícia Judiciária Militar foram adotados e o caso segue em investigação.
(*) Assessoria de Comunicação da 4ª CIPM/Jovem Sul News
A palestra foi promovida pelo Clube da Imprensa, cuja diretoria defende a realização de mais debates sobre ética, transparência e o uso da IA com base na regulamentação da Justiça Eleitoral
A imagem de um avatar do governador Eduardo Riedel dando boas-vindas a jornalistas, radialistas, influenciadores digitais, pré-candidatos e produtores de campanha abriu, neste fim de semana em Campo Grande, a palestra “Democracia na era da IA: entre algoritmos e votos, o novo campo de batalha eleitoral”. A apresentação foi conduzida por Bosco Martins, jornalista e estudioso de inteligência artificial, que também é o primeiro profissional da imprensa brasileira a produzir um videojornal inteiramente gerado por IA.
Em sua exposição, Martins destacou o potencial da tecnologia para transformar as eleições de 2026 — seja barateando custos, seja amplificando riscos como a desinformação e os deepfakes. “A IA tem potencial para tornar as campanhas 50% mais baratas, reduzindo o preço pela metade”, afirmou. “Mas também há risco de disseminação de imagens falsas contendo desinformação.”
Barateamento e risco andam juntos
O especialista explicou que o uso da IA generativa representa um fenômeno novo, capaz de mudar a trajetória das campanhas e influenciar diretamente o voto de quase 2 milhões de eleitores espalhados pelos 79 municípios de Mato Grosso do Sul — sendo 52% do eleitorado feminino.
“Por um lado, a IA vai baratear as eleições e torná-las mais democráticas. Por outro, há preocupação com a disseminação de mentiras e com o uso de deepfake”, resumiu.
Como exemplo do uso da tecnologia, Bosco citou a pré-campanha presidencial de Romeu Zema (Novo), que tem empregado IA de forma intensiva na produção de vídeos virais nas redes sociais, com avatares e vozes sintéticas. “O partido que tem utilizado com maior ênfase a IA em campanha nacional é o de Romeu Zema”, afirmou. A estratégia inclui ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como em um vídeo com fantoches que simulam os magistrados, ironizando o pedido do ministro Gilmar Mendes para incluir o ex-governador no inquérito das fake news.
Transparência como regra
Martins ressaltou que, para uma campanha bem-sucedida, a transparência é indispensável — exatamente como estabelece a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que regula o uso da IA nas eleições. “A desinformação pode destruir uma campanha. Com a percepção correta da funcionalidade da IA, espera-se que não tenhamos muitos vídeos manipulados, mas os deepfakes ao longo da campanha serão inevitáveis, dada a dificuldade de identificar seus autores”, afirmou. “Inteligência artificial não pensa, não entende o contexto como nós, não tem intenção. Ela não sabe o que é verdade.”
O desafio da regulação e os limites da fiscalização
Mesmo com a regulamentação do TSE, o eleitor não estará completamente livre do risco de ser enganado por simulações hiper-realistas que “embaralham a fronteira entre verdade e ficção”, segundo o jornalista.
“A regulação, por si só, não resolve tudo. A IA é ferramenta — e, como tal, pode ampliar tanto a informação de qualidade quanto a desinformação”, avaliou. “Algoritmos são capazes de mapear emoções, explorar medos e reforçar crenças, influenciando o debate público de maneira silenciosa e profunda. Quando tudo pode ser manipulado, até o que é verdadeiro passa a ser questionado.”
Para Martins, o desafio real não está apenas na criação das regras, mas na sua efetividade. “A dinâmica das redes, a velocidade dos compartilhamentos e a criatividade de quem quer burlar o sistema impõem limites à fiscalização. Ainda assim, instrumentos como o sistema de alertas da Justiça Eleitoral abrem espaço para a participação da sociedade nesse controle.”
Ele avalia que a eleição de 2026 será, em muitos aspectos, um teste: não apenas da força da inteligência artificial, mas da capacidade das instituições e dos cidadãos de manterem o processo eleitoral íntegro. “A IA não é a ameaça — nem a solução. É o uso que faremos dela que definirá se estaremos diante de um avanço democrático ou de um atalho perigoso.”
IA contra IA: ferramentas de verificação
Bosco Martins também destacou que a própria tecnologia pode atuar a favor da ética e da transparência. Ele citou o bot “Tá Certo Isso Aí?”, desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), que analisa automaticamente textos, áudios, imagens e vídeos, cruzando dados com fontes oficiais para combater a desinformação de forma ágil. O serviço está disponível pelo número +55 35 98424-8271, para onde o usuário pode enviar qualquer conteúdo suspeito.
Evento promove debate sobre ética e prepara encontro nacional em MS
A palestra foi promovida pelo Clube da Imprensa, cuja diretoria defende a realização de mais debates sobre ética, transparência e o uso da IA com base na regulamentação da Justiça Eleitoral. Entre os dias 22 e 24 de julho, o auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, sediará a 59ª edição do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (Ccorelb), que terá como um dos principais focos o combate às fake news impulsionadas por IA nas eleições deste ano.
Para o presidente do Clube da Imprensa, Lupércio Marques, o evento foi “um daqueles dias de troca, reflexão e conexões que fortalecem o jornalismo”. Já a empresária de comunicação Maria Cândida, proprietária da rádio Difusora/Jovem Pan de Três Lagoas, avaliou que o tema foi abordado “com relevância e profundidade, evidenciando o potencial da IA como ferramenta estratégica para inovação”.
A jornalista Guta Rufino, também da Jovem Pan de Três Lagoas, elogiou a escolha do palestrante: “IA deixou de ser novidade e virou centro do trabalho jornalístico, principalmente em ano eleitoral. Ver alguém da experiência do Bosco Martins, que já usa IA no dia a dia, produzindo, testando, atuando, e preparando uma palestra desse nível para jornalistas do estado inteiro foi muito acertado.” Tião Prado do site Ponta Porã Informa considerou: “Muito interessante, pois mostrou que a IA, sendo usada da maneira correta, vai ser uma ótima ferramenta nas próximas eleições, os políticos têm que atentar para isso, nada de fake news”.
O jornalista Lile Corrêa, de Ponta Porã, afirmou que “a comunicação de Mato Grosso do Sul viveu um momento histórico com a realização desse onde celebramos o legado de quem sempre soube transformar informação em arte e compromisso.”
Confraternização e homenagem
Ao final da palestra, o evento terminou em clima de confraternização, com os participantes cantando parabéns a Bosco Martins, que completa “60+ alguns anos” no dia 27 de abril. O bolo foi um presente do presidente Lupércio Marques.
Estiveram presentes: Augusta Rufino (Guta) e o cinegrafista Josias (Jovem Pan/Difusora de Três Lagoas), Maria Cândida (proprietária da Difusora de Três Lagoas), Lile Corrêa (repórter e Clube da Imprensa de Ponta Porã), Edinho Neves (Mídia Brasil Associados), Cleider de Souza Costa (Portal Enfoques – Sucesso Comunicação – Rio Negro), Mauro Forasteiro (publicitário), Tony Ueno (Ranking Pesquisas), Karol Greco e Matheus (Assessoria de Comunicação da prefeitura de Bodoquena), Antonio Alcantará (artista plástico), Ênio Oliveira (jornalista Gazeta do MT), Beto Figueró (Avante), Francisco Brito (Jornal O Estado de MS), Cezar Roriz, Iasmim Biolo e Dr. Danilo Magalhães (TV Educativa), Aparecido Lohan (Canal CBM), Edmir Conceição (jornalista site 24h), Paulo Rios (jornalista – Rota Bioceânica), Afonsinho (site Bonito Net), Karine Cortez (jornalista – Assembleia Legislativa e presidente do Clube de Imprensa de Campo Grande), Fabiana Carvalina e Felipe Azambuja (coordenador de campanha), Vanessa (Dourados), Marilene (Connection Fronteira), Tião Prado (Ponta Porã Informa), Éser Cáceres (Midiamax), Karina Vilas Boas (jornalista Segov), Alex Figueiredo (JD Notícias e Capital 95,9 FM), Luiz João, Almir Cantriro e Rivalmir Fonseca (Café com Política), Uilson Morales (coordenador de marketing eleitoral do pré-candidato Reinaldo Azambuja), André Puccineli e Marcelo Miranda (pré-candidatos), José Henrique Marques (Folha de Dourados), Diana Gaúna (Assessoria Imprensa UEMS), Edson Moraes (Folha de Campo Grande), Lu Tano (produtora TVE), Albino Kosmos (cinegrafista), Dilma Bernardes (Agência Contexto), e Elleri Martinez (advogada especialista em IA).