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segunda-feira, 18 de agosto de 2025
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MPMS participa da reunião de alinhamento de atuação integrada da Operação ÁTRIA 2024

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Foto: Ana Paula Leite/Assecom MPMS

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com o apoio de todos os Estados da Federação, vai promover, no período de 1º a 29 de março, ação integrada denominada Operação ÁTRIA, com o objetivo de combater crimes de violência praticados contra a mulher, em razão do gênero.

A operação, que ocorrerá no âmbito nacional, vai desenvolver ações preventivas e repressivas, além de campanhas educativas, com a participação dos órgãos de segurança pública e demais instituições que combatem esse tipo de crime.

Com atuação expressiva na prevenção e no combate ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra a mulher, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), Clarissa Carlotto Torres, representando o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, participou da reunião conduzida pelo Coordenador de Operações Integradas e Cooperação Interagências (COPI/SEJUSP/MS), Coronel PM Edimilson de Oliveira Ribeiro.

Participaram da reunião representantes da Polícia Civil e Polícia Militar que estarão à frente das atividades operacionais.

Confira as fotos aqui.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/Assecom MPMS

Projetos versam sobre redução de taxas, segurança e criação de selo

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As matérias seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)/ Foto: Wagner Guimarães

O deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) protocolou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) três projetos de lei que versam sobre redução de taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), consumo de drogas e instituição de selo às empresas com iniciativas de segurança.

Projeto de Lei 3/2024 dispõe sobre a redução das taxas de serviços relacionadas à renovação e à obtenção de nova habilitação no âmbito do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul e prevê outras providências. De acordo com a proposta, ficam reduzidas em 50% as taxas referentes à emissão de primeira Carteira Nacional de Habilitação e à renovação do documento. “O objetivo desta redução é facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de habilitação, promovendo maior inclusão social e mobilidade, além de estimular a regularização de condutores no estado do Mato Grosso do Sul”, enfatiza Rafael Tavares.

Já o Projeto de Lei 4/2024 estabelece a cobrança de multa pelo porte e uso de entorpecentes em ambientes públicos, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. O texto propõe o valor de nove UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) para a multa, até que seja publicado decreto regulatório pelo Poder Executivo. Conforme a justificativa, os valores arrecadados em decorrência da aplicação da Lei serão revertidos ao Fundo da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul. “A criação da sanção administrativa, além de incluir mais dinheiro ao combate dos entorpecentes ilícitos, também cria mais um impeditivo dos usuários de drogas, fazendo com que repensem suas atitudes, protegendo a população de Mato Grosso do Sul”, destaca o parlamentar.

Projeto de Lei 5/2024 institui o Selo Escola Segura a ser concedido às instituições privadas de ensino básico, fundamental e médio que dispuserem de, no mínimo, um segurança armado no interior da unidade de ensino, e dá outras providências. A justificativa do projeto ressalta que a Lei será aplicada a toda e qualquer unidade privada de ensino, de todos os níveis, inclusive creches. “Apresento este Projeto de Lei no intuito de estimular a segurança nas escolas Privadas que não dispõem de Militares Estaduais para reforço em sua segurança. Assim, o projeto ressalta a importância da segurança nas escolas, reconhecendo que um ambiente educacional seguro é fundamental para o bem-estar e desenvolvimento dos estudantes. Ao estabelecer critérios de segurança, o projeto visa criar um ambiente onde alunos, professores e funcionários se sintam protegidos”, explica Rafael Tavares.

Teletrabalho no MPMS impacta positivamente a vida dos servidores

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Foto: Divulgação

A Comissão de Gestão do Teletrabalho do MPMS (CGT) apresentou, na última quarta-feira (31), o relatório das atividades desenvolvidas no âmbito do MPMS no ano de 2023. O grupo de trabalho foi criado com o objetivo de dar cumprimento às disposições contidas na Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público, CNMP, nº 157, de 31 de janeiro de 2017. No âmbito do MPMS, a referida modalidade de trabalho foi regulamentada pela Resolução nº 31/2018-PGJ, de 7 de dezembro de 2018.

De acordo com o relatório, entre as ações desenvolvidas pelo grupo destacam-se a criação de uma ferramenta que possibilitou medir a produtividade de modo a subsidiar tanto o teletrabalhador quanto o gestor ao definir as metas individuais. Essa ferramenta foi elaborada pela Comissão de Gestão do Teletrabalho, CGT, junto à Secretaria de Tecnologia da Informação, STI.

Denominada “Produtividade Teletrabalhador”, a ferramenta utiliza o banco de dados do SAJ para consulta e extração dos dados. Por meio dela, é possível obter informações sobre o quantitativo de tarefas realizadas pelo teletrabalhador, podendo ser conferido até o intervalo de um ano anterior ao início no teletrabalho.

Outra ação que merece destaque foi a alteração de prazo para o envio de relatório trimestral pelo servidor, de modo a prever o encaminhamento do relatório trimestral em até 5 (cinco) dias úteis, bem como modificar os dias de comparecimento do teletrabalhador nas ocasiões de seus afastamentos. Ademais, a alteração possibilitou a dispensa do comparecimento mensal obrigatório do teletrabalhador, mediante autorização da chefia imediata, nos casos de afastamento superior a 20 (vinte dias).

Para o Presidente da Comissão, Promotor de Justiça Kristiam Gomes Simões, as modificações resultaram em maior celeridade no trâmite do relatório trimestral, bem como desobrigou o teletrabalhador a comparecer presencialmente em sua sede de origem, no mínimo um dia por semana ou quatro dias consecutivos ao mês, nas ocasiões de seus afastamentos, impactando positivamente na vida do servidor.

A Comissão de Gestão do Teletrabalho do MPMS pugnou ainda, pela disponibilização dos nomes dos servidores que atuam no regime de teletrabalho, com atualização mínima semestral, no Portal da Transparência, atendendo a Resolução CNMP nº 157/2017.

Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Procon de Três Lagoas alerta para golpe dos massageadores vendidos de porta em porta

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Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

O Procon de Três Lagoas está alertando os consumidores para um golpe que vem sendo praticado por pessoas que vão de casa em casa vendendo massageadores. As vítimas, na maioria dos golpes, são idosas, que acabam pagando um valor dez vezes maior que o de mercado pelos produtos.

Segundo o órgão, os massageadores vendidos pelos golpistas podem ser encontrados na internet por R$ 150. Os mesmos produtos estão sendo comercializados para as vítimas por valores que podem chegar a R$ 3 mil. Além disso, os vendedores fazem o crédito consignado ou pegam dados dos cartões de crédito das pessoas, passando o cartão na hora e dificultando o cancelamento da compra.

“Esse tipo de venda pode ser perigosa e lesar os idosos. As queixas atendidas no Procon não revelam o número real desse golpe, porque muitos idosos ficam envergonhados de denunciar”, disse o coordenador do Procon de Três Lagoas, Jurandir Viana.

Ele orientou os consumidores a não realizarem a compra de produtos fora do estabelecimento ou sem ter conhecimento da empresa prestadora do serviço. Ele também pediu que os familiares e vizinhos fiquem atentos e denunciem qualquer suspeita de golpe.

“O ideal é tomar cuidado com essa situação. Se alguém bater na sua porta oferecendo um produto milagroso, desconfie. Não forneça seus dados pessoais ou financeiros. E se você já foi vítima desse golpe, procure o Procon o mais rápido possível para tentar reverter a situação”, afirmou.

O Procon de Três Lagoas fica na Rua Orestes Prata Tibery, 1762 – Centro. O telefone para contato é (67) 3929-1819. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h das 13h às 17h.

Prefeitura de Brasilândia e Fundação AH se unem para atender crianças e adolescentes em 2024

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Foto: Prefeitura de Brasilândia

Na manhã desta quinta-feira (1º), a Secretária Municipal de Assistência Social de Brasilândia, Lilian Bertonha, e a psicóloga Cibele Thiago se reuniram com representantes da Fundação AH para discutir uma parceria que beneficiará crianças e adolescentes ainda em 2024.

Também participaram da reunião a Coordenadora do CRAS, Pollyanna Cardomone, a Coordenadora do Serviço de Fortalecimento e Convivência de Vínculos, Noeli Torres, e a consultora do Sebrae, Eionyr Barbosa. A Fundação AH foi representada pela gerente Ana Hofig, Julia Hofig, Verena Molina e Wellington de Deus.

Segundo a prefeitura, a parceria visa ampliar e fortalecer os serviços de atendimento à infância e à adolescência em Brasilândia, com foco em:

  • Proteção social: garantir os direitos e a segurança de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade;
  • Promoção social: fortalecer as famílias e comunidades para que sejam protagonistas no desenvolvimento de seus membros;
  • Educação: oferecer oportunidades de educação e aprendizagem para crianças e adolescentes;
  • Cultura e lazer: proporcionar acesso a atividades culturais e de lazer que contribuam para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes;
  • Esporte: incentivar a prática de atividades esportivas como forma de promoção da saúde e do bem-estar.

Próximos passos

Com isso, as equipes da Prefeitura de Brasilândia e da Fundação AH trabalharão juntas para elaborar um plano de ação que detalha os objetivos, as atividades e os recursos necessários para a implementação da parceria.

Polícia Civil prende casal por homicídio qualificado na forma tentada praticado contra criança de dois anos em Campo Grande

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Foto: PCMS

Na manhã desta quinta-feira, 01/02, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente-DEPCA, prendeu um casal responsável pela violência contra um menino de 2 anos de idade, que está em estado grave no Hospital Santa Casa de Campo Grande. Eles irão responder por homicídio qualificado na forma tentada.

Segundo apurado, no dia 23/01/2024, uma criança de 2 anos deu entrada na Santa Casa com ferimentos graves, inclusive traumatismo craniano. A genitora relatou que o filho teria se acidentado em casa, enquanto brincava com a irmã de 4 anos. A menina teria empurrado o irmão, que caiu de uma escada.

No entanto, chamou a atenção a gravidade das lesões, que atingiram órgãos vitais e não eram compatíveis com a queda narrada pela mãe. Foi registrada ocorrência de abandono de incapaz, no entanto, as investigações apuraram que, em verdade, o menino não foi vítima de um acidente, mas, sim, de violência.

A mãe e o padrasto tentaram manipular as investigações, mentindo, primeiramente, sobre o local dos fatos. Informaram à equipe do SAMU, que fez o primeiro atendimento, que o menino teria caído em via pública.

As equipes de investigação conseguiram apurar que mãe e padrasto eram pessoas em situação de rua e, juntamente com as crianças, invadiam casas, para morar. A última casa invadida pelo casal foi localizada e a perícia confirmou que seria o local dos fatos.

Foi possível constatar que não havia, na residência, um local em que pudesse ocorrer acidente que provocasse as lesões sofridas pela vítima. Foram localizadas também imagens de câmeras de segurança que mostraram o exato momento em que o padrasto e a mãe saem com o menino nos braços, em direção ao local onde o SAMU fez o primeiro atendimento.

Restou evidenciado que tanto o padrasto quanto a mãe estavam com a criança e esta não se lesionou acidentalmente. Representou-se assim pela prisão temporária do casal, que, tentou manter as versões de que a criança se acidentou, mas as investigações evidenciaram que o menino foi vítima de homicídio na forma tentada.

Todas as diligências necessárias foram concluídas, aguardando apenas os laudos periciais, para que o inquérito policial seja encerrado e remetido ao poder judiciário. Os detalhes do crime foram repassados hoje em coletiva de imprensa concedida pelas delegadas: Anne Karine Sanches Trevizan Duarte (titular da DEPCA) e Nelly Gomes dos Santos Macedo.

Brincadeira entre funcionários termina com um esfaqueado em curtume de Bataguassu

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Na tarde da última quarta-feira (31), uma brincadeira entre dois funcionários de um curtume em Bataguassu terminou com um homem esfaqueado.

Conforme o boletim de ocorrência, os dois homens, de 24 e 34 anos, estavam brincando quando a situação se descontrolou.

Conforme divulgado pelo site da Hora Bataguassu, o funcionário mais velho deu um soco no outro, que revidou com uma facada no braço esquerdo.

O homem ferido foi socorrido pelo técnico de segurança da empresa e levado ao Pronto Socorro Municipal.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu como lesão corporal dolosa.

Sonho da casa própria: MS firma parceria com governo federal para construir 194 novas moradias

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Foto: Marcelo Camará/Ministério das Cidades

Realizar o sonho da casa própria para quem mais precisa. Com este objetivo o governador Eduardo Riedel firmou parceria com o Ministério das Cidades para construção de 194 moradias no Estado. Elas fazem parte da retomada do programa “Minha Casa, Minha Vida” e Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado a ser contemplado na nova edição.

A assinatura da portaria ocorreu em Brasília, no Palácio do Planalto, com a presença dos ministros Jader Barbalho Filho (Cidades) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento). Serão 194 novas moradias, sendo 134 ao Residencial Água Azul, em Ivinhema e mais 60 para o Conjunto Residencial Jardim Antártica, em Campo Grande, direcionadas às famílias com renda de até R$ 2.640,00.

“Reunião muito produtiva. Assinamos o primeiro contrato do Governo Federal na retomada do Minha Casa, Minha Vida. É uma alegria muito grande receber as unidades habitacionais que vão dar sustentação a este crescimento do Estado. Mato Grosso do Sul será um parceiro do Governo Federal na construção de habitações”, afirmou o governador.

Riedel citou a importância dos projetos desenvolvidos no Estado na área de habitação, que é conduzida pela Agehab (Agência de Habitação Popular do Estado de MS). “Temos que enaltecer nossa equipe que tem feito excelentes projetos na área. Assinamos nosso primeiro contrato para habitação junto com o Governo Federal e esperamos ser o primeiro de muitos”, completou.

O ministro Jader Barbalho Filho destacou a parceria bem-sucedida com o Estado, na construção de novas moradias. “Dia importante para nós, pois é a retomada de um grande programa criado em 2009. Assinamos hoje os contratos com Mato Grosso do Sul para assim realizar o sonho da casa própria para muitas famílias”.

Participando da agenda, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, lembrou que as novas construções vão atender quem mais precisa. “Estou extremamente emocionada, pois foi levado um ano para reconstruir este programa que vai oferecer casas para quem realmente precisa, que são famílias de renda de até dois salários mínimos. Estes primeiros projetos seguem para as mãos deste governador tão competente”.

Novas moradias

A construção de 194 unidades habitacionais terá um investimento de R$ 27,2 milhões, sendo R$ 3,5 milhões de contrapartida do Estado. Elas fazem parte da modalidade FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). No Loteamento Água Azul (Ivinhema) serão R$ 17,6 (milhões) na construção de 134 casas, tendo apoio do governo estadual e doação de terreno pela prefeitura.

Já no Residencial Jardim Antártica, em Campo Grande, são mais 60 apartamentos. O valor do projeto é de R$ 9,6 milhões, sendo R$ 300 mil de aporte estadual. O município também está fazendo a doação do terreno.

A diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani, explicou que as inscrições para as moradias em Ivinhema devem ser feitas no município, enquanto que na Capital podem ser feitas por meio da AMHASF (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) ou nos postos de atendimento fácil da Agehab.

Sonho da casa própria: MS firma parceria com governo federal para construir 194 novas moradias
Presidente da Caixa Econômica, Carlos Antônio Fernandes, durante assinatura (Foto: Marcelo Camará/Ministério das Cidades)

“Esta seleção ocorrerá mais para frente. Neste momento a obra vai se iniciar e o Ministério (Cidades) irá publicar algumas regras do processo de seleção. Sobre mudanças significativas do programa, nesta edição as famílias que ganham Bolsa-Família ou que tem BPC não irão pagar prestação. A casa vai ter custo zero”, completou.

A expectativa é que o Estado seja contemplado em 2024 com 4.190 moradias por meio do Minha Casa, Minha Vida, com um investimento estadual previsto de R$ 74,1 milhões. Os demais programas habitacionais devem oferecer 2.529 (moradias), chegando a 6.764 novas habitações no Mato Grosso do Sul neste ano, com R$ 144,3 milhões de recursos do Estado.

Além do governador, participaram da agenda os ministros Jader Barbalho Filho (Cidades), Simone Tebet (Planejamento), o secretário Eduardo Rocha (Casa Civil), a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani, e o presidente da Caixa Econômica, Carlos Antônio Fernandes.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS

Carreta com algodão tomba e mobiliza equipes de resgate na MS-040, entre Santa Rita do Pardo e Campo Grande

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Foto: Da Hora Bataguassu

Na tarde desta quinta-feira (1º), um acidente na MS-040, entre Santa Rita do Pardo e Campo Grande, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas florestais.

Conforme o site Da Hora Bataguassu, uma carreta carregada com algodão tombou após o motorista alegar ter sido fechado por outro veículo.

Carreta com algodão tomba e mobiliza equipes de resgate na MS-040, entre Santa Rita do Pardo e Campo Grande
Foto: Da Hora Bataguassu

Parte da carga se espalhou às margens da rodovia e alguns fardos pegaram fogo, mas o incêndio foi rapidamente controlado pelas equipes de resgate.

A carga intacta foi transferida para outro caminhão da empresa. A pista chegou a ser interditada em um dos sentidos, mas já foi liberada. Não há informações sobre feridos.

Balanço: MPT-MS recebeu mais de 1,8 mil denúncias de supostas irregularidades trabalhistas em 2023

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Reprodução

Notificações tiveram aumento de 33% em relação a 2022; maioria dos casos se refere a temas gerais, que tratam de questões como atraso ou não pagamento de salários, fundo de garantia, horas extras e verbas rescisórias

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) recebeu, no ano passado, o total de 1.849 denúncias de supostas irregularidades que teriam sido praticadas por empregadores ou por gestores públicos no estado. O levantamento revela que houve um aumento de 33% no número de notificações formalizadas em 2022, quando a instituição registrou 1.246 notícias de eventuais ilícitos trabalhistas.

Desse conjunto de denúncias recebidas no ano passado, 397 foram convertidas em inquéritos civis – instaurados para coletar informações sobre as possíveis irregularidades. Ainda em 2023, o MPT em Mato Grosso do Sul firmou 59 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e ajuizou 133 ações para pleitear, junto à Justiça especializada, a responsabilização de empregadores e gestores públicos por violação aos interesses ou direitos dos trabalhadores.

A maioria dos casos denunciados se refere a temas gerais, que tratam de questões como atraso ou não pagamento de salários, de horas extras e de verbas rescisórias, não recolhimento previdenciário e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ausência de registro do contrato em carteira de trabalho, entre outros temas.

A segunda categoria com mais registros de denúncias no ano passado está associada ao meio ambiente de trabalho (529) e alcança a suposta inobservância de normas de saúde e segurança do trabalho, uma das principais causas de acidentes laborais e doenças ocupacionais.

Na sequência, o levantamento mostra denúncias sobre eventuais desrespeitos à igualdade de oportunidades, violência, assédio e discriminação nas relações de trabalho (286). Temas específicos, como trabalho análogo ao de escravo, proteção da criança e do adolescente, fraudes trabalhistas, liberdade sindical e trabalho na administração pública também foram objeto de denúncias em 2023.

“A atuação do MPT na defesa das relações de trabalho deve ser amplamente conhecida pela sociedade, de modo que esteja ao alcance principalmente daqueles que têm os seus direitos e garantias transgredidos no universo laboral, notadamente com a disponibilização de canais de denúncias e meios para que as notícias de fato cheguem à instituição”, observou a procuradora-chefe Cândice Gabriela Arosio.

O MPT-MS dispõe de canais on-line para a formalização de denúncias relacionadas a diversos tipos de irregularidades trabalhistas. Para isso, basta o cidadão acessar o link https://www.prt24.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou baixar, gratuitamente, em seu smartphone o aplicativo MPT Pardal (compatível com os sistemas operacionais Android e iOS). Ambos funcionam 24 horas.

O cidadão também pode registrar a denúncia, presencialmente, em uma das três unidades do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, localizadas nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. A denúncia pode ser anônima ou sigilosa (quando o autor solicita essa condição).

Panorama em 2023

Denúncias: 1.849

Inquéritos civis: 397

Termos de Ajuste de Conduta (TACs): 59

Ações Civis Públicas e de execução de TACs: 133

Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul

Exames de DNA são usados pela Polícia Científica de MS para solucionar crimes contra o patrimônio

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Foto: Divulgação

A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul desempenha um papel importante na resolução de crimes contra o patrimônio e crimes sexuais, utilizando o exame de DNA como uma ferramenta essencial. A determinação da identidade genética por meio do DNA tem se mostrado extremamente eficaz, possibilitando diversas aplicações que vão desde a identificação de suspeitos até a conexão de diferentes casos criminais.

No último mês de janeiro, por exemplo, três casos de coincidência possibilitaram a identificação de autores de crimes contra o patrimônio, dois na capital e outro no interior, por meio do exame de DNA, sem a existência prévia de suspeitos.

Segundo Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, diretora do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF) da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, “os peritos criminais de todo o estado ao realizarem o exame nos locais de crime, coletam vestígios, como objetos com sujidades de sangue e saliva, onde, aqui no laboratório, realizamos a coleta das amostras de DNA”.

Ela complementa: “Estamos observando um aumento de casos em que indivíduos previamente condenados por crimes hediondos ou sexuais, e que tiveram seu material genético incluído na base de dados nacional de perfis genéticos por exigência legal, estão agora implicados em crimes contra o patrimônio”.

Emerson Lopes dos Reis, diretor do Instituto de Criminalística (IC), relata um caso recente ocorrido em Campo Grande: “Um suspeito se feriu ao invadir uma residência durante um furto e, ao coletar vestígio de sangue dele no local, foi inserido o material genético no banco. O perito responsável recebeu a informação técnica do IALF confirmando o perfil genético obtido do possível autor”.

Os vestígios coletados nas cenas de crime passam por uma análise minuciosa realizada pelos peritos criminais do IALF e, posteriormente, são incluídos no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Josemirtes Prado da Silva destaca que muitos casos de crimes contra o patrimônio têm levado o DNA desses indivíduos até o banco nacional de perfis genéticos, aumentando significativamente o número de coincidências com outros crimes e estabelecendo conexões a nível nacional.

José de Anchieta Souza Silva, coordenador-Geral de Perícias da Polícia Científica, enfatiza a significância do Banco Nacional de Perfis Genéticos na elucidação de crimes: “observar que o DNA e o banco são decisivos não apenas para resolver crimes graves como homicídios, mas também para casos como furto, além de possibilitar a correlação de casos em âmbito não apenas estadual, mas nacional, nos enche de satisfação por cumprir nosso papel como instituição de segurança pública na busca da verdade e da justiça.”

Dados do Brasil e Mato Grosso do Sul

Atualmente, todas as 27 unidades da federação possuem laboratórios de genética forense em suas instituições de perícia oficial, contribuindo para alimentar o banco de perfis genéticos nacional. Com a participação de 22 laboratórios em todo o país, por meio desse repositório central, as polícias científicas podem compartilhar e comparar perfis genéticos obtidos em diferentes regiões.

O Banco Nacional de Perfis Genéticos, junto com a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, tem sido essencial para apoiar o sistema judiciário, contando com mais de 175.465 perfis já cadastrados. Nosso estado participa ativamente desse processo, colaborando com os outros 22 laboratórios oficiais forenses em todo o país.

Os dados fornecidos pela Polícia Científica de Mato Grosso do Sul ressaltam a importância do banco de perfis genéticos estadual na solução de crimes. Até o momento, foram registrados os dados genéticos de 2822 condenados e 773 vestígios, permitindo a comparação dos perfis genéticos obtidos nos locais de crime e em vítimas de crimes sexuais, contribuindo significativamente para a identificação dos autores de crimes e para fortalecer a justiça em nosso estado.

Coleta de perfis e identificação de condenados

Criado em 2013, o banco auxilia nas investigações criminais por meio da prova pericial do DNA. Com o material, é possível identificar a autoria de fatos criminosos sem solução, comprovar a inocência de suspeitos e ainda relacionar um determinado caso com outras investigações das demais esferas policiais.

Qualquer crime que o infrator deixe material biológico é passível de elucidação usando as informações armazenadas no banco. Mesmo em crimes contra o patrimônio, homicídios cometidos com arma de fogo, não raro o criminoso deixa seu material biológico no local.

O material genético é coletado pela perícia no local do crime ou no corpo da vítima. Além de exames feitos pelas vítimas de violência nas unidades de medicina legal da Polícia Científica em todo o Estado, a coleta é feita também dos condenados nos casos previstos em lei. A maior parte dos perfis de criminosos armazenados é ligada a pessoas envolvidas em casos violentos e de abuso sexual.

Como funciona

Vestígios como fios de cabelo, sangue e outros materiais biológicos, são coletados no local do crime ou no corpo da vítima e em exames realizados nas vítimas nas unidades de medicina legal da Polícia Científica.

A coleta é feita também em condenados por crimes graves e hediondos. A partir de lei aprovada em 2012, ficou determinado que é obrigatória a identificação do perfil genético de condenados por crime com violência de natureza grave, como homicídios, latrocínio, sequestro e estupro, ou em casos que sejam determinados pelo juiz. Uma vez que os estados aderem à rede e alimentam o banco de perfis genéticos nacional, as instituições conseguem fazer o cruzamento de dados.

Maria Ester Rossoni, Comunicação Polícia Científica

Nota Premiada faz primeiro sorteio do ano e premia seis contribuintes de MS

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Foto: Bruno Rezende

Drogaria, supermercados e até loja de roupas e afins. A nota fiscal que você pega nesses estabelecimentos pode no fim do mês significar um dinheiro para quitar dívidas ou comprar algo que precisa – como carro, terreno, ou mesmo um pacote de viagens. E foram justamente esses os estabelecimentos onde os contemplados de janeiro do Nota Premiada fizeram suas compras.

Realizado nesta semana, o sorteio teve seis contribuintes premiados com a Sena, dividindo o prêmio máximo de R$ 100 mil – cada um ficou com R$ 16.666,67. Outros 382 contribuintes ganharam R$ 523,56 cada um, dividindo o prêmio total de R$ 200 mil da Quina.

Dos contemplados na maior faixa de premiação, quatro são de Campo Grande, um de Mundo Novo e outro de Iguatemi. Todos eles precisam fazer o cadastro no site do programa para receber os valores na conta bancária. A consulta dos sorteios mensais é realizada na mesma página, sem necessidade de guardar os cupons fiscais das compras realizadas.

O site é o www.notapremiada.ms.gov.br. O programa existe desde janeiro de 2020 e funciona da seguinte forma: em cada compra que o consumidor realiza e faz o registro do CPF na nota fiscal, é disponibilizado um cupom com os números para o contribuinte concorrer. A intenção é combater a sonegação fiscal e assim aumentar a arrecadação do Estado.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS

Mãe e padrasto são presos por tentativa de homicídio contra criança de 2 anos em MS

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Foto: Campo Grande News

Na manhã desta quinta-feira (1º), a mãe e o padrasto de uma criança de 2 anos internada em estado gravíssimo na Santa Casa de Campo Grande foram presos por tentativa de homicídio.

A prisão temporária foi realizada por investigadores da DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente).

A criança deu entrada na Santa Casa no dia 23 de janeiro com sinais de agressão e traumatismo craniano.

Conforme o site Campo Grande News, no dia, a mãe alegou que o menino havia caído da escada, mas exames constataram lesões no pulmão, acúmulo de líquido e hematoma no abdômen, além de escoriações.

Porém, eles negaram qualquer agressão ao menino, mas a investigação da DEPCA encontrou evidências que os incriminam.

As prisões

A mãe foi presa na casa da avó materna da criança no Jardim Los Angeles. Já o local onde o padrasto foi preso,não foi divulgado.

O casal foi levado para a sede da DEPCA

Do Campo à Mesa: SMAS realiza recebimento de itens do Programa de Aquisição de Alimentos destinado a famílias em vulnerabilidade

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Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Com o intuito de incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar (pequenos produtores) e promover o acesso à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promove o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A iniciativa é realizada em parceria com a Conab/MS (Companhia Nacional de Abastecimento) e contempla famílias cadastradas nas Unidades CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Município.

Nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, ocorreu mais uma ação na Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CEAFAM). Os produtos recebidos nesta edição são provenientes da Associação dos Agricultores (as) Familiares do Assentamento Vinte de Março e serão destinados às famílias do CRAS Amélia Jorge de Oliveira, CRAS Ana e CRAS Vila Piloto.

Ao todo foram recebidos 500 quilos de alimentos, como abacate, abóbora cabotiã, abóbora verde, banana maçã, beringela, cebolinha, laranja, limão rosa, limão taiti, mamão formosa, manga, mandioca, entre outros.

O programa, que integra as políticas da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, foi criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, sendo implementado em Três Lagoas desde o início da gestão do prefeito Angelo Guerreiro, em 2017. Neste ano, a previsão, segundo a SMAS, é alcançar aproximadamente 250 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ainda neste mês, está previsto mais um recebimento de alimentos, desta vez em parceria com a Associação de Produtores do Campo (ASPROCAMPO).

Confira as imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Polícia Civil reforçará a segurança no período de Carnaval

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Divulgação/PCMS

Entre os dias 9 e 14 de fevereiro, a Polícia Civil vai intensificar as ações de combate ao crime, tanto na capital quanto no interior, com a deflagração da operação Carnaval. O objetivo é propiciar mais segurança e tranquilidade para a população durante os festejos carnavalescos. 

Neste período do ano, devido às festividades, há um aumento na circulação de pessoas nas ruas, comércios e clubes e consequentemente, há uma incidência maior na prática de delitos. Por isso, todos os departamentos da Polícia Civil estarão empenhados na prevenção e repressão de infrações penais em geral, seja na área central de Campo Grande até as regiões periféricas e também os municípios do interior do Estado.

Dentre as ações previstas estão vistorias em clubes e bares, especialmente para conferir se os locais estão com todos os alvarás de funcionamento em dia, que atestam a segurança para o recebimento dos foliões e se estão respeitando a lei que proíbe a venda e o oferecimento de bebidas alcoólicas para menores de idade. A operação visa ainda combater os crimes de roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas. 

Desse modo, tanto a capital quanto as cidades sedes de regionais e municípios considerados com maior fluxo turístico, como Bonito, Nioaque, Paranaíba, Rio Verde, Corumbá e outros, receberão um incremento no efetivo. Na capital, além das rondas, os atendimentos devem se concentrar nos plantões: Depac Centro, Depac Cepol, 1ª Deam e 4ª DP.

Akira disponibiliza pagamento do IFA para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias

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Foto: Arquivo/Assecom Prefeitura de Bataguassu

Município é um dos poucos do Estado que possui uma Lei vigente para assegurar o pagamento em definitivo do incentivo

A Prefeitura de Bataguassu efetuou nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Endemias que se enquadram na Lei Municipal nº 2.940/2022.

Um total de 54 funcionários foram beneficiados com a disponibilização do recurso federal que tem como objetivo estimular os profissionais que trabalham nos programas estratégicos da Política Nacional de Atenção Básica. O valor de R$ 142.560,00 mil foi repassado para atender os servidores.

Bataguassu é um dos únicos municípios do Estado que possui uma Lei vigente para assegurar o pagamento em definitivo do IFA. A Prefeitura também cumpriu com o piso salarial dos profissionais, que passou para o valor de R$ 2.824 mil.

Segundo o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), o objetivo da administração municipal é reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que desempenham um papel importante na área da saúde do município.  

“Nossos agentes prestam um grande serviço à população e nada melhor que esse pagamento para premiar a dedicação desses profissionais. Sabemos da importância do trabalho desenvolvido e também das dificuldades. Sempre falamos que a prevenção é o melhor remédio e só conseguimos atuar na prevenção com a ajuda imprescindível desses profissionais”, disse o prefeito.

Autoridades municipais de Brasilândia visitam distrito Debrasa nesta quinta-feira

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Foto: Prefeitura de Brasilândia

Em busca de soluções e diálogo, autoridades municipais de Brasilândia realizaram uma visita ao Distrito Debrasa na manhã desta quinta-feira (º1).

A comitiva, composta pela Secretária Municipal de Assistência Social, Lilian Bertonha, pela Secretária da Mulher Brasilandense, Juliane Rodrigues, pela psicóloga Cibele Tiago e pelo vereador Nivaldo, foi recebida pelo representante Dominguinhos. A consultora do Sebrae Eionyr Barbosa também se juntou ao grupo.

O objetivo principal da visita era escutar atentamente as demandas e necessidades dos moradores locais.

As autoridades puderam interagir de perto com os residentes, ouvindo suas preocupações e ideias para o desenvolvimento da comunidade.

Debrasa: Um retrato das necessidades da comunidade

A visita revelou as diversas necessidades que afetam a vida dos moradores de Debrasa.

Entre as principais demandas, destacam-se: Melhorias na infraestrutura, pois a comunidade necessita de investimentos em saneamento básico, pavimentação e iluminação pública;

Acesso à saúde, pois a falta de um posto de saúde completo e a dificuldade de acesso a medicamentos são preocupações constantes dos moradores da comunidade.

Na área da educação, a comunidade busca a ampliação da oferta de ensino, com a criação de turmas para o ensino médio e cursos profissionalizantes.

E na segurança pública, a sensação de insegurança é um problema que precisa ser solucionado com medidas eficazes.

E por último, não menos importante, as oportunidades de trabalho, com a geração de renda e a criação de empregos são essenciais para o desenvolvimento da comunidade. Um compromisso com o futuro de Debrasa

As autoridades presentes se comprometeram a trabalhar juntas para buscar soluções para os problemas enfrentados pela comunidade.

Veículo carregado com cigarros ilegais é apreendido pelo DOF na região de Maracaju

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Reprodução

Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendera na madrugada desta quinta-feira (1º/02) na rodovia MS-164, área rural do município, um veículo Nissan Livina carregado com 1.100 pacotes de cigarros de origem estrangeira, sem a documentação legal de importação.

Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização e deram a ordem de parada ao condutor mais um casal de passageiros, que seguiam no sentido Ponta Porã a Maracaju. Questionados sobre a mercadoria ilícita disseram que pegaram no Paraguai e que entregariam em Campo Grande.

A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com o veículo, os cigarros e as três pessoas detidas, na Delegacia da Polícia Federal em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 101 mil.

Reprodução

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Caminhão, objeto de crime no Rio Grande do Sul, é recuperado pelo DOF em Ribas do Rio Pardo

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Foto: DOF Polícia Militar

Policiais Militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram na tarde desta quarta-feira (31) na rodovia MS-340, área rural do município, um caminhão Ford Cargo de cor branca com registro de roubo/furto ocorrido, em 2019, na cidade gaúcha de Eldorado do Sul.

Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo quando visualizaram o caminhão abandonado. Durante vistoria e checagem dos agregados (numeração de chassi e motor) constatou-se vários indícios de adulteração. Em contato com o proprietário constante no documento, o mesmo disse que seu caminhão estava estacionado em sua propriedade rural.

Vídeo: DOF Polícia Militar

A ocorrência foi então registrada e entregue, juntamente com o caminhão, na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.

Serviço

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Prefeitura de Ilha Solteira quer construir “Food Park” atrás do Fórum da cidade

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Foto: Ilha de Notícias

A Prefeitura de Ilha Solteira quer construir um “Food Park”, uma espécie de “Lanchódromo”, em uma área que fica atrás do Fórum, que é considerada de segurança.

A obra foi licitada esta semana por R$ 1.791.309,45 e deve ser feita pela empresa FSG Construtora Ltda.

O espaço do novo “lanchódromo” fica entre a Câmara e o Fórum, na esquina da Avenida Moacyr Ramos Barbosa com a Avenida Atlântica.

Nele devem ser construídos 12 lanchonetes, de dois padrões de tamanho.

Conforme o site Ilha de Notícias, a maior parte dos recursos, R$ 1.113.518,99, são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR).

O restante, R$ 695.865,62, serão investidos pela Prefeitura.

Vale ressaltar que a proposta é que essas lanchonetes passem a ser ocupadas por autônomos que hoje possuem estabelecimentos, principalmente que comercializam alimentos, em áreas consideradas irregulares.

A ocupação deve ser definida por licitação.

Área de segurança

O local escolhido para a construção do “lanchódromo” está sinalizado como “área de segurança do Fórum”, onde é proibido parar ou estacionar.

Porém, o projeto da Prefeitura prevê no local a abertura de cerca de 30 vagas de estacionamento para carros e mais 20 vagas para motos.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Renato Augusto Alves, informou que o projeto do “lanchódromo” ainda não foi enviado para análise do órgão de trânsito do Município.

O que diz o Fórum

A Direção do Fórum de Ilha Solteira afirmou que não foi informada diretamente sobre a obra, mas que tomou conhecimento do procedimento licitatório.

“No momento, estamos buscando mais informações acerca da obra, de modo a instruir uma consulta, inclusive sobre a questão atinente à segurança do Fórum. Tão logo quanto possível, pretendemos submeter esta consulta aos órgãos responsáveis do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Eventuais providências que se façam porventura necessárias serão tomadas, a princípio, sempre em diálogo com os demais Poderes constituídos”.

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