Um acidente, na manhã deste sábado deixou duas vítimas na MS-340, rodovia não pavimentada. De acordo com o apurado, a MS-340, dá acesso a BR-267, altura do KM-152.
As duas vítimas, sendo uma de 19 e a outra de 23 anos, foram socorridas pelo Samu da Casa Verde e Bombeiros.
Conforme apurou o Nova Noticias, as vítimas seguiam em um Fiat Uno, quando o condutor perdeu o controle de direção, vindo a capotar em seguida.
As duas vítimas foram levadas para o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, em Nova Andradina.
O governador Eduardo Riedel entregou e lançou um pacote de obras em Bonito, nesta sexta-feira (24). Entre elas está o tão esperado Anel Viário da cidade, com investimento de R$ 51,2 milhões. O objetivo da obra é impulsionar o desenvolvimento e favorecer o turismo na região. Foi assinado ainda a ordem de serviço para início do projeto, que começa pelo Ramo Sul.
A obra vai melhorar o fluxo de trânsito na cidade turística, facilitando o acesso entre as rodovias MS-382 e MS-178, que ligam Bonito a Bodoquena e ao aeroporto municipal. “Dos mais de R$ 50 milhões de investimento no Anel Viário, quase seis [milhões] foram em mecânismos de proteção a fauna, o que mostra a responsabilidade que temos principalmente em Bonito, com um projeto ambiental sólido. Por isso vamos fazer bem feito, com o que tem de melhor para sociedade”, afirmou o governador.
Riedel lembrou que esta obra tão esperada era um compromisso do Estado. “Um projeto que será feito com todo carinho possível. Ele é transformador para o município, que é cartão postal do Brasil”, completou.
O projeto contempla 7,6 km de pavimentação, garantindo mais segurança para moradores, turistas e transportadores que trafegam pela região. A iniciativa visa desafogar o trânsito urbano, reduzindo o fluxo de veículos pesados dentro da cidade e proporcionando mais agilidade no deslocamento entre os destinos turísticos.
“Sonho que começou em 2016 quando começamos o projeto. Corremos atrás e em 2021 fomos atrás do Estado para viabilizar este sonho, que agora será realizado. Vai desafogar os veículos pesados da nossa cidade. O sentimento é de gratidão”, ponderou o prefeito Josmail Rodrigues.
Estrada Viva
Durante o evento também foi iniciada a construção da sede do projeto Estrada Viva, que visa reduzir e prevenir os acidentes envolvendo animais silvestres nas rodovias estaduais. O prédio será construído na região central da cidade, na esquina das ruas das Flores e Dr. Conrado, em área que pertence à Agraer.
O objetivo é ser um local funcional, com identidade regional. A edificação terá área coberta de 265,58 m² e contará com recepção, dois banheiros, seis escritórios, copa, refeitório, alojamentos masculino e feminino com banheiros, garagem e área externa.
A estrutura funcionará também como base operacional do projeto. Lançado em 2021, o programa realiza monitoramento permanente e desenvolve ações para reduzir o atropelamento de animais silvestres.
Asfalto e recapeamento
Para melhorar a infraestrutura urbana da cidade, o governador entregou a pavimentação, drenagem e serviços de contenção de assoreamento no bairro Atlântico, no valor de R$ 7,8 milhões. Foram contempladas as ruas Santana do Paraíso, Romário Gonçalves da Cruz, Travessa A, Voluntários da Pátria, Senador Finto Muller e 15 de Novembro.
Também foi assinada a licitação para o recapeamento de diversas ruas da cidade. Entre elas dos bairros BNH e Jardim Andréia. A obra está inserida no programa MS Ativo. Vão receber melhorias a avenida Brasil e a MS-178 (Saída p/ Jardim), além das ruas Cel. Pilad Rebuá, Pérsio Schamman, 29 de Maio, Gal. Osório, Rua das Flores, Nestor Fernandes, Nova Jerusalém, Bongiovani, Nossa Sra. Aparecida, 24 de Fevereiro, Luís da Costa Leite, Monte Castelo, Olívio Flores, Olívio Jacques, Geraldo Leite, Dois de Outubro e Ari da Silva Machado.
“Investimentos importantes que se conectam. Havia necessidade de infraestrutura de qualidade para potencializar o que Bonito tem de melhor. Economia e melhorias que transformam a vida da população. Prosperidade e inclusão. O que faz a diferença na vida das pessoas”, explicou o governador.
Educação e esporte
A educação e esporte de Bonito também fazem parte do pacote. Foi entregue durante a agenda a reforma da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, que ainda contou com a ampliação de um bloco com cinco salas de aula. São investimentos de R$ 3,3 milhões, incluindo a entrega de equipamentos.
São R$ 983,9 mil de investimento. A unidade é responsável pelo atendimento de 836 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com a oferta de turmas parciais e no sistema integral. Para fomentar o esporte e lazer, foi inaugurada a reforma do Ginásio Municipal de Esportes Juscelino Kubitschek, por meio da Fundesporte, no valor de R$ 1,7 milhão. A estrutura foi entregue a população, que esperava por este equipamento.
Saneamento
Uma das prioridades do Governo do Estado, o saneamento também está em ascensão em Bonito. Foi autorizado a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. Com investimento previsto de R$ 1,7 milhão, via Sanesul, os serviços incluem implantação 4.200 metros de rede coletora, 300 novas ligações domiciliares, assim como a construção de uma estação elevatória de esgoto na Rua Nossa Senhora Aparecida, para atender os moradores do Condomínio Solar dos Lagos.
Também foi aberto a concorrência por meio da Sanesul, para ampliar o sistema de abastecimento de água de Bonito, na região do bairro Rincão Bonito e Loteamento Misae.
Vistorias
O governador aproveitou a agenda para vistoriar várias obras de infraestrutura urbana na região, que estão em andamento. Ele passou nas obras de pavimentação e drenagem dos bairros Jardim América, Vila Jaraguá e bairro Portal do Rio Formoso, e também na obra de pavimentação asfáltica e drenagem no Bairro Vila América.
Riedel também passou na obra de pavimentação asfáltica e drenagem no bairro Jardim das Flores. “Estamos aqui fiscalizando as obras de infraestrutura e aqui em Bonito sempre com aquele cuidado ambiental. O município segue rumo ao 100% de asfalto”, descreveu Riedel.
Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS Fotos: Álvaro Rezende/Secom-MS
Equipamento e droga apreendida com o rapaz, em uma casa no Parque Alvorada; Foto: Divulgação (Ponta Porã News)
Na tarde desta sexta-feira (24/4), um jovem de 19 anos, foi preso por tráfico de drogas e também por usar drone para levar maconha e haxixe para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados). A prisão foi efetuada em uma residência no Bairro Parque Alvorada, em Dourados.
De acordo com a ocorrência, os policiais chegaram ao endereço após denúncia de sobrevoo do equipamento sobre outras casas e apreenderam o drone, comprado por R$ 3 mil, além de aproximadamente 590 gramas de maconha em porções, 100 gramas de haxixe, uma balança de precisão e três celulares.
Também apreenderam capas sem uso, cápsulas deflagradas de munição calibre .32 e pequena quantia em dinheiro.
Outro jovem, de 23 anos, também foi levado à delegacia e afirmou que comprava droga e revendia parte do material. Já o rapaz de 19 anos disse que mantinha os entorpecentes para consumo e repassava a conhecidos, prática que caracteriza comércio ilegal.
Informações do sistema penitenciário indicam que o acusado atuava como piloto de drone para levar drogas, celulares e possivelmente outros objetos para dentro do presídio.
A investigação aponta que o suspeito trabalhava para um grupo criminoso e recebia cerca de R$ 2,5 mil por entrega. Diante disso, equipes do sistema penitenciário montaram força-tarefa para identificar o operador por meio do Getam (Grupo Especial Tático de Motociclistas) e da Polícia Penal.
O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e os envolvidos foram apresentados junto com o material apreendido.
Uma cena triste e chocante marcou o Bairro Sibipiruna, de Chapadão do Sul, na noite desta sexta-feira, 24 de abril. Uma mulher foi encontrada morta dentro da própria residência, localizada na Rua Cornélio Procópio, naquele bairro.
Segundoo site Ocorreionews, o corpo foi encontrado pelo próprio filho da mulher, ao chegar em casa. O impacto da situação mobilizou rapidamente as autoridades. A identidade da mulher não foi informada.
A Polícia Civil esteve no local e isolou a área até a chegada da Perícia Técnica, que ficou responsável por realizar os levantamentos para se esclarecer as circunstâncias da morte. A princípio, a suspeita é de morte natural, mas somente os exames de necropsia poderão confirmar a causa exata.
O corpo foi encaminhado ao IML de Paranaíba para os procedimentos necessários.
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli e c/ Ocorreionews)
Lista das empresas que apresentaram os melhores preços está elencadas no final da matéria
Por: Petronotícias
A Petrobrás já escolheu as empresas vencedoras para a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), em Três Lagoas (MS). A Petrobrás está na fase de negociação dos preços ofertados e projeta concluir o empreendimento até o final de 2029, prazo considerado conservador pela diretoria.
A Petrobrás optou por fatiar as entregas em diferentes licitações. O modelo amplia a inclusão de fornecedores, aumenta a concorrência, reduz preços e fortalece a estratégia de estímulo às cadeias produtivas locais. Os lotes contemplam serviços de drenagem, pavimentação e RACI; prédios administrativos, laboratórios e oficinas; seção LT 138 kV e subestação de entrada; interligações; sistemas de águas e efluentes; energia; amônia e estocagem; ureia melt e granulação; estocagem e expedição; sistema de manuseio e pacote de automação.
A retomada física das obras deverá ocorrer apenas em 2027. A previsão inicial era concluir a contratação das empresas executoras em 2025, mas o fechamento da aconteceu agora, no início do segundo trimestre. O segmento de fertilizantes recebeu destaque no planejamento, que prevê US$ 15,8 bilhões em investimentos em Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes, incluindo a retomada da planta localizada em Três Lagoas, que passou a ter um valor estratégico em função dos problemas no fornecimento de fertilizantes.
Vamos então aos resultados:
EPC 01
1º – 327.516.608,84 – ETC EMPREENDIMENTOS E TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO ENGEKO ENGENHARIA 50% + ETC EMPREENDIMENTOS 50%;
2º – 336.065.240,00 – ZOPONE ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA;
3º – 386.383.468,87 – COESA CONSTRUÇÃO E MONSTAGENS S.A. COESA 33,34% + CONSTRUTORA METROPOLITANA S.A. 33,33% + FM CONSTRUÇÕES E MONTAGENS 33,33%;
4º – 787.747.483,50 – OCC CONSTRUÇÕES E PARTICIPAÇÕES S.A
5º – 1.250.239.380,00 – CENTRAL BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA LTDA
EPC 02
1º – 375.937.561,46 – ENGEKO ENGENHARIAE CONSTRUÇÃO LTDA
2º – 985.919.316,23 – CENTRAL BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA LTDA
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 250 quilos de cocaína, nesta sexta-feira (24), em Campo Grande (MS).
Durante fiscalizações na BR-262, os policiais realizaram uma abordagem indicada por análise de risco da inteligência de um caminhão que transportava sucata de ferro. Em entrevista, o motorista demonstrou nervosismo quanto às informações da viagem.
Após vistoria, os policiais encontraram 250 quilos de cocaína e 10 quilos de haxixe. O condutor disse que levaria a droga de Campo Grande até Uberlândia (MG). Ele foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Campo Grande, juntamente com o veículo e a carga.
Apostas podem ser feitas até as 20h, horário de Brasília
As seis dezenas do concurso 3.000 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O prêmio da faixa principal está acumulado e estimado em R$ 100 milhões.
Por se tratar de um concurso com final zero, ele recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.
O Circuito Avança Juventude se consolidou como uma jornada de escuta, formação e mobilização juvenil em Mato Grosso do Sul. Ao longo de nove meses, a iniciativa percorreu todas as regiões do Estado, reuniu mais de 6 mil jovens e resultou na construção de cerca de 200 propostas que vão contribuir para a atualização do Plano Estadual da Juventude.
Promovido pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, em parceria com o Conjuv/MS (Conselho Estadual de Juventude) de MS, o circuito foi pensado a partir dos territórios, com diálogo direto com as juventudes e articulação com municípios, gestores e instituições.
Circuito Avança Juventude encerrou percurso em São Gabriel do Oeste, no último dia 16 de abril. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)Iniciativa passou por todas as regiões de MS desde agosto de 2025. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)
O percurso começou em agosto de 2025, em Nova Andradina, na região Leste. Depois seguiu por Miranda, Três Lagoas, Ponta Porã, Bonito, Naviraí e Dourados, no mesmo ano. Em 2026, passou por Campo Grande e chegou à região Norte, encerrando em São Gabriel do Oeste, no dia 16 de abril.
Em cada cidade, a proposta foi semelhante: reunir jovens, gestores e lideranças em espaços de formação e escuta. A programação incluiu palestras, feiras com serviços e oportunidades, encontros com gestores e, principalmente, o Fórum da Juventude, onde os participantes puderam debater e apresentar propostas em temas como educação, trabalho, cultura, participação social e meio ambiente.
Em cada parada, evento misturou arte, cultura e protagonismo juvenil. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)
A etapa da região Norte reuniu cerca de 1.300 pessoas e teve o maior público de todo o circuito. A presença de caravanas de diferentes municípios ajudou a ampliar o alcance e mostrou a força da mobilização juvenil no interior do Estado.
Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, o resultado reflete um processo construído ao longo de todas as regiões. “Encerramos esse percurso com um sentimento muito positivo. Conseguimos iniciar e concluir um processo com êxito em todo o Estado, com resultados importantes nos fóruns, nas feiras e também no fortalecimento dos municípios, inclusive com a criação e articulação de conselhos. Cada região trouxe suas especificidades e todas foram potentes dentro das suas realidades”, afirmou.
Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)
Ele também destacou o impacto da última etapa. “São Gabriel do Oeste foi um fechamento muito significativo. Tivemos recorde de público, com muitos jovens participando por meio de caravanas, e uma presença muito ativa em todos os espaços. Ver as juventudes levantando propostas com clareza e participando de forma tão engajada mostra o quanto essa política pública tem gerado resultado concreto”, disse.
A presidente do Conselho Estadual de Juventude, Isabela Nantes, lembra que o circuito nasce de um compromisso assumido ainda na última Conferência Estadual de Juventude, em 2024. “A conferência terminou, mas ficou o compromisso de voltar para os territórios, de estar perto e ouvir os jovens. E foi isso que fizemos ao longo dessas nove regiões, organizando os fóruns e reunindo propostas construídas diretamente com as juventudes”, explicou.
Segundo ela, esse processo agora se transforma em planejamento. “Foram mais de 200 propostas que vão subsidiar a renovação do Plano Estadual da Juventude. Isso significa pensar políticas públicas conectadas com a realidade de cada região e com o que os jovens apontam como prioridade”, afirmou.
Isabela também reforça a importância do olhar institucional. “A gente reconhece a sensibilidade da Subsecretaria e da Secretaria da Cidadania em tratar a juventude como prioridade. Não como problema, mas como um público que precisa ser ouvido, respeitado e valorizado. O circuito foi uma experiência muito positiva e a expectativa é que ele continue”, concluiu.
Ações incluíram também feiras, com diversos serviços, atendimentos e orientações voltadas às juventudes.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania Foto de capa: Matheus Carvalho/SEC
Na tarde desta sexta-feira (24/04), investigadores da SIG de Três Lagoas/MS conseguiram recuperar um aparelho de telefone celular furtado na última segunda-feira, do interior de um consultório localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, quando um indivíduo desconhecido adentrou no local e subtraiu o aparelho.
Após a utilização de técnicas de rastreamento, foi possível apurar a região onde o celular estaria, e diante das informações, uma equipe de investigadores da SIG se deslocou até o local indicado e, após diligências de campo, conseguiu identificar o imóvel onde o aparelho se encontrava.
Durante abordagem aos moradores, foi constatado que um adolescente, de 17 anos de cidade, estava em posse do aparelho subtraído.
Questionado, ele informou inicialmente que havia adquirido o aparelho de um usuário de drogas pelo valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
O menor foi encaminhado até a sede da SIG, onde, na presença de seu genitor, foi ouvido em declarações.
Na ocasião, ele alterou a versão apresentada anteriormente, afirmando que teria adquirido o aparelho por meio de uma rede social, pelo mesmo valor.
Em observância aos dispositivos legais previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o adolescente foi liberado.
Foto: Divulgação
As investigações irão continuar na busca da identificação do autor do furto.
A aparelho celular, avaliado em cerca de R$ 3.000,00 (três mil reais) já foi devidamente restituído à vítima.
A SIG de Três Lagoas/MS solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Seção de Investigações Gerais (SIG) de Três Lagoas, prendeu, na manhã desta sexta-feira (24), um homem de 45 anos por descumprimento de medidas protetivas de urgência no contexto de violência doméstica.
Mesmo diante da determinação judicial que o proibia de se aproximar e manter contato com a vítima, o homem voltou a descumprir as medidas.
Após representação do Ministério Público, a prisão preventiva foi decretada pelo Juízo da Vara da Infância, da Adolescência e da Violência Doméstica e Familiar de Três Lagoas. O mandado foi expedido na última quarta-feira.
O homem foi preso na casa dele e encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC), onde permanece à disposição da Justiça. Posteriormente será conduzido ao sistema prisional.
Uma grande quantidade de entorpecentes apreendidos em ações policiais teve seu destino final nesta sexta-feira (24), em Três Lagoas. A 2ª Delegacia da Polícia Civil realizou a incineração de 1.060 quilos de drogas ilícitas, retirando definitivamente de circulação um volume expressivo de substâncias ligadas ao tráfico.
O material destruído é resultado de apreensões realizadas em diversos inquéritos policiais conduzidos pela unidade, reforçando o trabalho contínuo das forças de segurança no combate ao crime organizado na região.
A incineração ocorreu com autorização judicial e seguiu todos os protocolos legais, sendo acompanhada por equipes da Perícia Criminal e da Vigilância Sanitária, garantindo a transparência e a segurança de todo o procedimento.
A ação representa mais um duro golpe contra o tráfico de drogas e evidencia o comprometimento da Polícia Civil em enfraquecer as estruturas criminosas que atuam em Três Lagoas.
Além de retirar de circulação uma grande quantidade de entorpecentes, a medida também reforça a importância das operações integradas e do trabalho investigativo, fundamentais para o enfrentamento desse tipo de crime.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 88 quilos de drogas, nesta sexta-feira (24), após duas ocorrências em Miranda (MS).
No primeiro flagrante, policiais abordaram um ônibus na BR-262, durante vistoria, os policiais encontraram duas sacolas plásticas com 98 cápsulas de cocaína, além de mais uma cápsula no banheiro do veículo, totalizando 1,25 quilo da droga. A equipe realizou buscas, mas não encontrou o responsável pela droga.
Na segunda ocorrência, os policiais deram ordem de parada a um Ford/Fusion, também na BR-262, porém o condutor não obedeceu e iniciou fuga.
Foi realizado o acompanhamento tático até que o motorista abandonou o carro e empreendeu fuga a pé, não sendo localizado.
No veículo foram encontrados 87 quilos de maconha. A ocorrência foram encaminhadas à Polícia Civil em Miranda (MS).
Após tramitação e aprovação pela Câmara Municipal, foi publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira, 24 de abril, a Lei nº 4.437, de 16 de abril de 2026, que institui o Programa Municipal de Incentivo à Inovação e ao Empreendedorismo Inovador – Pró-Inova Três Lagoas.
Sancionada pelo prefeito Cassiano Maia, a nova legislação estabelece diretrizes, instrumentos e condições para fomentar a inovação no município, além de autorizar a concessão de incentivos fiscais dentro dos limites da legislação vigente.
“O programa tem como principal objetivo estimular a criação, atração e desenvolvimento de startups, empresas inovadoras, spin-offs e ambientes promotores de inovação, contribuindo diretamente para o crescimento econômico, tecnológico e social sustentável de Três Lagoas”, explicou Maia.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Junior, “entre as diretrizes do Pró-Inova estão o fortalecimento do ecossistema de inovação local, a integração entre poder público, setor produtivo e instituições científicas, além do incentivo à geração de empregos qualificados e à retenção de talentos no município. A proposta também busca modernizar a gestão pública e promover a desburocratização, tornando o ambiente de negócios mais atrativo.”
SEGMENTOS
A lei contempla diversos segmentos estratégicos, como desenvolvimento de software, inteligência artificial, ciência de dados, biotecnologia, economia criativa, agronegócio tecnológico, energias renováveis e logística avançada.
COMO PARTICIPAR
Para participar do programa, as empresas deverão atender a critérios específicos, como estar regularmente constituídas, possuir sede ou operação no município, estar em dia com obrigações fiscais e comprovar o caráter inovador de suas atividades.
BENEFÍCIOS
Entre os principais benefícios previstos estão a redução da alíquota do ISSQN de 5% para 2% e a dispensa de taxas municipais relacionadas à instalação e funcionamento das empresas. Os incentivos poderão ser concedidos por até cinco anos, com possibilidade de renovação uma única vez, mediante cumprimento das exigências legais e apresentação periódica de resultados.
GESTÃO
A gestão do programa ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), que também será responsável pela análise técnica dos pedidos e acompanhamento das empresas beneficiadas.
A Prefeitura destaca que a iniciativa representa um avanço importante para o fortalecimento da economia local, incentivando a inovação e criando um ambiente mais competitivo e sustentável para novos negócios.
Abxio, no documento anexo, além da lei na íntegra, estão disponíveis as tabelas de Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAEs) elegíveis ao Programa Pró-Inova Três Lagoas e a correlação entre os CNAEs elegíveis e os itens da lista de serviços da Lei Complementar Federal nº 116/2003.
Estratégia integrada reúne assistência, diagnóstico, controle vetorial e apoio interinstitucional em Dourados e região
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), intensificou as ações de enfrentamento à chikungunya em todo o Estado, com foco nas regiões de maior incidência, especialmente em Dourados, município que concentra o maior número de casos e óbitos relacionados à doença no país.
De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente, o cenário é de atenção, com aumento expressivo de casos e maior pressão sobre a rede de saúde na região da Grande Dourados. Diante disso, o Estado estruturou uma resposta integrada, que envolve assistência, vigilância, diagnóstico, controle vetorial e articulação entre diferentes órgãos.
Foto: Divulgação/SES
Na área assistencial, o Governo do Estado ampliou a capacidade de atendimento em Dourados com a abertura de 15 leitos exclusivos para pacientes com chikungunya no HRD (Hospital Regional de Dourados). Também foi implantado um fluxo emergencial de regulação para casos graves, reduzindo o tempo de resposta e permitindo o uso de mecanismos excepcionais para garantir acesso rápido aos serviços de saúde.
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, ressaltou que a estratégia busca assegurar uma resposta completa à população. “Estamos atuando com monitoramento diário, apoio direto aos municípios e ampliação da capacidade de atendimento. Nosso objetivo é reduzir a transmissão e garantir o cuidado adequado aos pacientes, especialmente nas regiões mais afetadas”, afirmou.
A vigilância epidemiológica foi reforçada com monitoramento contínuo por meio da Sala de Situação e da atuação do COE (Centro de Operações de Emergência) estadual, que coordena as ações e possibilita respostas rápidas diante da evolução dos casos. O Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública) também atua no suporte diagnóstico, garantindo a confirmação oportuna dos casos.
Em Dourados, as ações contaram com o apoio da Força Nacional do SUS, em atuação conjunta com o Estado e o município. A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a importância dessa integração. “Esse trabalho conjunto tem sido fundamental para ampliar a assistência e reorganizar a rede de atendimento, especialmente nas áreas mais vulneráveis, garantindo mais eficiência no enfrentamento da doença”, afirmou.
No combate ao mosquito, o Estado ampliou as ações de controle vetorial em todo o território. Em Dourados, as equipes atuam tanto na área urbana quanto nos territórios indígenas, com visitas domiciliares, eliminação de criadouros, aplicação de inseticidas e orientação à população.
As ações foram reforçadas com a capacitação de agentes de endemias, incluindo profissionais indígenas, e também com o apoio de militares do Exército, que passaram por treinamento específico para atuar no controle vetorial, ampliando a capacidade de resposta no município.
A atuação integrada conta ainda com o suporte da Defesa Civil estadual, que reforça a logística e a organização das ações em campo. A instituição atua na coordenação das frentes de trabalho, no apoio direto aos municípios e na agilização da execução das medidas, contribuindo para ampliar o alcance das atividades e garantir uma resposta mais eficiente à população.
Como parte das medidas de prevenção, Mato Grosso do Sul foi incluído na estratégia piloto de vacinação contra a chikungunya do Ministério da Saúde, com envio inicial de doses para os municípios de Dourados e Itaporã.
Paralelamente, a SES tem investido na qualificação dos profissionais de saúde, com capacitações voltadas ao diagnóstico e manejo clínico da doença, contribuindo para a redução de complicações e óbitos.
Além das ações do poder público, a SES reforça que a participação da população é fundamental para conter o avanço da chikungunya. A orientação é manter os quintais limpos e livres de recipientes que possam acumular água, verificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, manter as caixas d’água bem tampadas e adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelentes.
Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo e nas articulações, a recomendação é não se automedicar e procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e orientação adequada.
O Governo do Estado segue monitorando diariamente o cenário epidemiológico e ampliando as estratégias de enfrentamento, com foco na redução da transmissão e na garantia de atendimento adequado à população sul-mato-grossense.
Estado mantém desempenho de excelência no Ranking de Competitividade e reforça efetividade das estratégias de imunização em todo o território
Mato Grosso do Sul se mantém como referência nacional em imunização e, pelo segundo ano consecutivo, alcançou nota máxima (100 pontos) e o 1º lugar no indicador de cobertura vacinal do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública).
O resultado consolida o Estado na liderança nacional e reflete a efetividade das estratégias coordenadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com os municípios, garantindo alta cobertura em diferentes públicos e imunizantes.
A metodologia do ranking considera o número de doses aplicadas — incluindo primeira, segunda, terceira ou dose única — em relação à população-alvo, evidenciando a capacidade da rede pública de alcançar níveis elevados de proteção coletiva.
Ao longo de 2025, o Estado intensificou campanhas, ampliou o acesso à vacinação e manteve indicadores acima das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, com destaque para ações extramuros, vacinação em escolas e estratégias voltadas à busca ativa de não vacinados.
Ações estratégicas ampliam alcance
O alto desempenho do Estado é sustentado por um conjunto de ações articuladas dentro do programa MS Vacina Mais, principal estratégia estadual para ampliação das coberturas vacinais.
A partir dele, são desenvolvidas iniciativas como o Aluno Imunizado, a exigência de declaração de vacinação atualizada em parceria entre as áreas de saúde e educação, e a estratégia Cuidar de Quem Cuida, voltada à imunização de profissionais de saúde — medidas que ampliam o alcance da vacinação em públicos estratégicos.
Essas ações se integram às campanhas nacionais, como vacinação em áreas de fronteira, campanhas contra a influenza e vacinação nas escolas, fortalecendo a cobertura vacinal e garantindo maior acesso da população aos imunizantes em todo o Estado.
Para a coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger, o desempenho contínuo está diretamente relacionado à qualificação da gestão e ao monitoramento permanente dos indicadores.
“Trata-se de um resultado sustentado por planejamento técnico, monitoramento sistemático das coberturas vacinais e adoção de estratégias baseadas em evidências. A integração entre Estado e municípios tem sido determinante para ampliar o acesso, reduzir bolsões de não vacinados e garantir homogeneidade nas coberturas”, destacou.
Com mais de 2,5 milhões de doses aplicadas em 2025, o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destaca que o volume expressivo de imunizações reflete ainda a capacidade operacional da rede e o compromisso com a saúde pública. “Alcançar esse quantitativo de doses aplicadas demonstra a eficiência da nossa rede e o alinhamento com os municípios. Esse resultado está inserido em um conjunto de medidas estruturantes voltadas à qualificação da assistência e à ampliação do acesso à vacinação em todo o Estado”, finaliza. Danúbia Burema, Comunicação SES
Uma ocorrência que começou como perturbação do sossego terminou com prisão e apreensões na manhã desta sexta-feira (24), em Três Lagoas.
De acordo com o 2º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição de radiopatrulha foi acionada para atender uma denúncia em um estabelecimento hoteleiro localizado no rodoanel Samir Tomé. Durante o atendimento, os policiais receberam informações sobre um furto de fios de cobre.
Em diligências, a equipe conseguiu localizar e prender o autor do crime, um homem de 42 anos. Com ele, foram encontrados fios de cobre já descascados, prontos para comercialização, prática comum para dificultar a identificação do material furtado.
Durante a ação, os policiais também flagraram um dos hóspedes, de 29 anos, em posse de aproximadamente 40 gramas de maconha, que também foi apreendida.
Diante dos fatos e da materialidade dos crimes, todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde foram apresentados para as providências legais.
Nesta sexta-feira (24), a Polícia Federal recebeu, em Corumbá, um foragido da Justiça brasileira, entregue por autoridades bolivianas após prisão realizada na cidade de Santa Cruz de La Sierra. A captura foi efetuada pelo grupo da Interpol da Polícia Boliviana, após ações de cooperação policial e troca de informações entre os países.
O investigado é apontado como integrante de organização criminosa e era procurado pela Justiça do estado de Minas Gerais, possuindo mandado de prisão em aberto pelos crimes de receptação, roubo e roubo qualificado.
Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado às autoridades competentes, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Segundo a PM, suspeito tentou sair do local sem pagar por diversos produtos e foi encaminhado à Polícia Civil após abordagem de funcionários
Um homem de 47 anos foi detido na tarde da última quinta-feira (23) após ser flagrado praticando furto em um supermercado localizado na área central de Nova Andradina.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada para atender a ocorrência no estabelecimento situado na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade. No local, o gerente informou que o suspeito entrou no mercado com uma mochila preta e uma sacola verde, passando a circular entre as gôndolas.
Funcionários perceberam, por meio do sistema de monitoramento, que o homem colocava diversos produtos dentro dos objetos. Em seguida, ele foi até o caixa e pagou apenas uma água mineral e um chiclete.
Após sair do estabelecimento, o suspeito foi abordado por funcionários ainda na área externa. Com ele, foram encontrados diversos itens sem comprovação de pagamento, como refrigerante, bala, suco, utensílio para chuveiro, cerveja e alimentos, totalizando R$ 130,73.
O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, junto com os produtos recuperados, que posteriormente foram devolvidos ao gerente do supermercado.
Empresa intensifica força-tarefa para remoção de fios de internet caídos ou pendurados, segue integralmente os procedimentos exigidos e contribui para evitar acidentes que já colocaram moradores em risco em diversos pontos da cidade
Os cabos de internet soltos, pendurados ou caídos em ruas de Três Lagoas deixaram de ser apenas um problema de poluição visual e passaram a representar um grave risco à segurança da população. Em vários bairros e também na região central, a fiação baixa e abandonada já provocou acidentes envolvendo motociclistas, ciclistas e pedestres, com registros de vítimas que tiveram fios enroscados no pescoço, por pouco evitando tragédias fatais.
ACIDENTES
Reportagens publicadas pelo Perfil News mostraram que o problema se arrasta há anos e se agravou com o crescimento desordenado da rede de fibra óptica na cidade. Em um dos casos mais graves, um jovem universitário sofreu ferimentos profundos após um fio de internet atingir seu pescoço enquanto seguia para a faculdade. Em outra ocorrência, uma motociclista também caiu após a fiação se enroscar em sua moto e atingir suas pernas e o pescoço. Há ainda registros de uma mulher em bicicleta elétrica e outros motociclistas feridos em situações semelhantes.
EQUIPE MOBILIZADA
Diante da sequência de acidentes e das constantes reclamações da população, vereadores e autoridades municipais intensificaram reuniões com empresas provedoras de internet e com a concessionária responsável pelos postes para cobrar providências. A proposta foi transformar a retirada da fiação inutilizada em uma ação conjunta e permanente, evitando novos acidentes e organizando a infraestrutura urbana.
Uma das empresas que aderiram com mais força a esse trabalho foi a Gigabyte, que mobilizou equipes próprias para atuar na retirada dos cabos inutilizados em diversas regiões da cidade.
UNIÃO DE PROVEDORES
Segundo o gerente da empresa, José Donizete, esse trabalho já vinha sendo realizado, mas ganhou mais força a partir do ano passado, quando houve uma união entre provedores e a concessionária de energia para dar mais eficiência ao processo.
“Desde que entrei na empresa, em 2023, já existia esse trabalho, mas ele ficou mais forte quando nos reunimos com a Eletro e os demais provedores. Hoje conseguimos fazer isso de forma mais organizada, inclusive com local apropriado para descarte da fiação retirada”, explicou.
A parceria permitiu que todo o material recolhido fosse armazenado corretamente e levado até a base da concessionária para descarte adequado. Segundo Donizete, a cidade não possuía anteriormente um espaço específico para isso, o que dificultava a limpeza urbana.
Ele explica que grande parte desses cabos baixos surge após trocas de postes ou acidentes que exigem manutenção da rede elétrica.
“Quando a Elektro faz a troca de um poste, o cabeamento perde a tensão e acaba ficando muito baixo. O correto é refazer a instalação e retirar os fios antigos, mas isso nem sempre era feito com a frequência necessária”, afirmou.
Além disso, durante essas substituições, as equipes aproveitam para remover os chamados “cabos mortos” — fios que permaneceram presos nos postes mesmo após o cancelamento de serviços ou mudança de clientes.
CARGA ALTA
Outro fator que contribui para o problema são caminhões com carga acima da altura permitida, que acabam enroscando e rompendo a rede aérea, derrubando fios nas vias públicas.
“Isso acontece muito, principalmente à noite. O caminhão passa, derruba tudo e só conseguimos resolver no outro dia. Hoje já temos o apoio maior do departamento de trânsito para tentar fiscalizar melhor essa situação”, destacou.
Com mais de 140 mil habitantes, Três Lagoas possui dezenas de provedores atuando no setor, entre empresas regularizadas e operações informais. A Gigabyte, por exemplo, atende mais de 5 mil clientes e mantém quilômetros de cabos espalhados pela cidade.
Donizete reforça que empresas legalizadas possuem estrutura física, veículos identificados, equipes uniformizadas e documentação exigida pela Anatel e pela concessionária de energia.
“Quando o morador encontrar fios soltos em frente de casa, o ideal é verificar se há a plaquinha de identificação no cabo. Se for da Gigabyte, basta entrar em contato pelo telefone ou pelo nosso site que a equipe faz a retirada”, explicou.
Enquanto o mutirão avança, a expectativa é que a força-tarefa entre empresas e poder público consiga reduzir os riscos e devolver mais segurança às ruas da cidade.
Para a população, no entanto, o desejo é simples e urgente: que antes da próxima ocorrência, os fios deixem de ser uma ameaça invisível e passem a ser finalmente um problema resolvido.
Na manhã da última quinta-feira (23), a Polícia Militar cumpriu o 43º mandado de prisão do ano na área da 4ª CIPM, desta vez em Chapadão do Sul.
Uma guarnição da Polícia Militar realizava patrulhamento das ruas da cidade, quando abordou um homem de 77 anos, na Rua Camapuã, Bairro Espatódia. Na checagem nos sistemas das polícias e da justiça foi constatado contra o idoso, um mandado de prisão a cumprir para regressão cautelar expedido pela 2ª Vara de Execução Penal do Interior da comarca de Campo Grande-MS. Ele foi condenado pelo crime de homicídio.
O homem foi preso e encaminhado para Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Sul para as providências cabíveis.