21.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

PMA realiza Educação Ambiental para 80 crianças indígenas Guarani-Kaiowá e Bororo em aldeia de Dourados

09/03/2016 09h26 – Atualizado em 09/03/2016 09h26

O Núcleo de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Dourados realizou durante ontem (8) pela manhã, trabalho preventivo de Educação Ambiental para 80 crianças indígenas e para adolescentes da Guarda Mirim da cidade.

Assessoria

O Núcleo de Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental de Dourados realizou durante ontem (8) pela manhã, trabalho preventivo de Educação Ambiental para 80 crianças indígenas e para adolescentes da Guarda Mirim da cidade. As atividades educativas trataram sobre várias questões ambientais, tais como, a pesca predatória, sobre a importância da vegetação e todas as questões relativas à flora, como os desmatamentos, incêndios, discussões sobre os resíduos sólidos, fauna, recursos hídricos e solos, entre outros temas.

Durante os trabalhos sobre a fauna, foram expostos animais e peixes taxidermizados, bem como materiais apreendidos em fiscalizações, com discussões sobre a importância do equilíbrio da fauna e os motivos dos animais estarem ali mortos e não na natureza, sendo debatidas as questões da caça, tráfico de animais e sobre as introduções e invasões de fauna, especialmente sobre o Javali, problema recorrente na região.

No período vespertino, dentro de programação de Educação Ambiental continuada durante este mês de março, com a Guarda Mirim de Dourados, foram atendidos 95 adolescentes, envolvendo especialmente a questão dos resíduos sólidos. Depois das discussões do tema a PMA e a Guarda Mirim realizaram recolhimento de 200 kg de resíduos em ruas nas imediações de um Parque Municipal. No dia 1 de março, 104 mirins foram orientados sobre as questões dos recursos hídricos.

O objetivo deste trabalho de Educação Ambiental é desenvolver o entendimento dos adolescentes de que o ambiente é um sistema complexo e que, cada ente afetado, prejudica outros entes em forma de cascata. Os trabalhos visam ainda a demonstrar a importância da conservação ambiental, como forma de gerar e manter qualidade de vida ao ser humano.

(*) Assessoria de Comunicação da PMA

No período vespertino, dentro de programação de Educação Ambiental continuada durante este mês de março, com a Guarda Mirim de Dourados, foram atendidos 95 adolescentes, envolvendo especialmente a questão dos resíduos sólidos.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.