20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Policiais Militares serão capacitados para atuar na segurança de autoridades

29/04/2013 17h07 – Atualizado em 29/04/2013 17h07

Da Redação

Com objetivo de capacitar policiais para atuarem na área de segurança de autoridades a Coordenadoria de Segurança Institucional (CSI) do governo do Estado promove, a partir da próxima segunda-feira (6), até o dia 16 de maio, o V Curso de Segurança de Autoridades em Mato Grosso do Sul.

Durante duas semanas 18 policiais, sendo 17 da Polícia Militar de MS e um policial militar da Bahia terão aulas teóricas e práticas. O curso contará com palestras e os alunos terão a oportunidade de estudar casos que já aconteceram no segmento da segurança de autoridades. Dentre as disciplinas abordadas os policiais terão lições sobre segurança física de instalações, cerimonial, contra inteligência; observação, memorização e descrição.

Nas aulas práticas os policiais terão aulas nas disciplinas de segurança de dignitários, ações com explosivos, atividades emergenciais, técnicas e táticas de imobilização, tiro defensivo aplicado, técnicas de direção preventiva e segurança em operações aéreas.

O V Curso de Segurança de Autoridades vai contar com duração de 90 horas/aula, além de proporcionar aos alunos o treinamento de táticas de combate, retirada de personalidades e autoridades em situações extremas de perigo real.

De acordo com o coordenador do curso, major Wellington Klimpel do Nascimento, as aulas serão ministradas por oficiais da Coordenadoria de Segurança Institucional, da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e do Corpo de Bombeiros Militar. “Os profissionais que ministram as aulas são escolhidos por terem, além de experiência no segmento, conhecimento pleno sobre a atividade a ser desenvolvida nas aulas e na prática diária da atuação do instrutor”, explicou o major.

Os alunos serão capacitados para atuarem na segurança de autoridades sendo norteados por doutrinas a serem seguidas em cada procedimento. “Com este curso os policiais saberão qual o comportamento adequado a ser desempenhado na segurança pessoal de qualquer autoridade”, esclarece Klimpel.

Ao final da capacitação os policiais estarão aptos e preparados para atuarem em situações de risco, de emergência, de ameaças e atentados a autoridades no Estado e ainda aquelas que realizam visita oficial a Mato Grosso do Sul como embaixador, cônsul, ministro, entre outros.

As aulas teóricas acontecem no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e as aulas práticas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

(*) Com informações de Notícias MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.