27.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

População é contra aumento do número de vereadores em Três Lagoas

12/03/2012 09h57 – Atualizado em 12/03/2012 09h57

Enquete mostra que população de Três Lagoas não quer mais vereadores

Aumento do número de vereadores foi autorizada por emenda constitucional, mas cabe à Câmara definir novas cadeiras. Três Lagoas tem 10, mas pode ter até 17.

Edmir Conceição

A população de Três Lagoas é contra o aumento do número de vereadores, segundo enquete do Perfil News. Hoje a Câmara Municipal tem 10 cadeiras e pode aumentar para 17, com base na PEC que autorizou mudanças para se ajustar ao crescimento populacional.

O aumento do número de vereadores, de acordo com as faixas populacionais de cada município, foi determinada pela PEC (Proposta de Emenda Constitucional) dos Vereadores, a PEC 58, aprovada em setembro de 2009. De acordo com a PEC, o aumento deve ser definido pelas próprias Câmaras que ficam impedidas, no entanto, de aumentar despesas por conta das novas cadeiras.

Segundo a enquete do Perfil News, 96,94% dos internautas responderam que são contra a ampliação do número de vereadores em Três Lagoas. Apenas 11,66% disseram concordar e 1,4% afirmaram não ter opinião sobre o assunto. Participaram da enquete 712 internautas.

Os partidos já trabalham nos preparativos das eleições de 2012 de olho no aumento do número de vereadores. De acordo com a UVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), nas eleições de 7 de outubro serão eleitos 117 novos vereadores.

“São autorizadas, pela faixa populacional, o aumento de até 117 vereadores em 37 cidades do Estado. Mas cada Câmara tem autoridade e autonomia de aprovar ou não o aumento, através de mudança da lei orgânica”, explica o vereador de Jaraguari e presidente da UVMS, Edilson Seiko Miahira (PSDB).

Somente na Capital oito novas cadeiras de vereadores serão instaladas no plenário da Câmara Municipal. Em Campo Grande, a população deve escolher este ano 29 vereadores.

Segunda maior cidade de MS, Dourados terá 19 vereadores tomando posse em 2013. Mas, levando em conta as decisões municipais, as 37 Câmaras Municipais não devem aprovar a criação do total de 117 vagas.

Dourados, por exemplo, poderia, pela população, ter aumentado o número de vereadores para até 21. A terceira maior cidade do Estado, Corumbá, optou por manter o número de 15 vereadores.

NOVA ENQUETE

A nova enquete do Perfil News busca a opinião da população sobre mudanças no estacionamento na área central de Três Lagoas. A pergunta é: Qual medida você acha melhor? (Implantar Área Azul – Implantar Parquímetro – Deve ficar como está), Participe!

Vereadores já analisaram que Poder Legislativo Três Lagoas comporta mais sete cadeiras.

População é contra aumento do número de vereadores em Três Lagoas

População é contra aumento do número de vereadores em Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.