23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura adere política pública de eficiência energética

08/05/2013 08h08 – Atualizado em 08/05/2013 08h08

Projeto de Gestão Energética Municipal – GEM foi lançado na manhã desta terça-feira

A Eco Power estará a serviço da Elektro de Três Lagoas coordenando o projeto junto de uma equipe da Prefeitura

Ricardo Mendes

A Prefeitura de Três Lagoas com o objetivo de reduzir custos quanto ao consumo de energia, aderiu ao projeto de Gestão Energética Municipal – GEM que será executado através da Elektro, por meio da Eco Power Soluções Tecnológicas LTDA junto ao Município.

O lançamento do projeto aconteceu através de uma palestra de apresentação, na manhã desta terça-feira (7), no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”.

A Eco Power estará a serviço da Elektro de Três Lagoas coordenando o projeto junto de uma equipe da Prefeitura.

“O projeto consiste na geração de recursos para prefeitura através da economia de energia em prédios públicos e todo sistema de iluminação pública”, explica o engenheiro Eletricista, Luiz Felipe Lacerda Pacheco.

Segundo Pacheco, durante um ano a Elektro estará “prestando consultoria com capacitação aos gerenciadores e estudando as estratégias técnicas e operacionais para melhor executar a gestão energética no Município”, frisou.

O secretario de Assuntos de Governo, Walmir Arantes esclareceu como será desenvolvido o trabalho inicial na Prefeitura.

“A prefeita Marcia Moura designou um técnico de cada secretaria que receberá a capacitação, sendo estes multiplicadores no desenvolvimento deste trabalho em cada setor. Analisaremos logradouros públicos no objetivo dos valores pagos estarem compatíveis ao código da taxa de cobrança pela Elektro, para isto, pode haver troca e substituição de lâmpadas, reatores e mais”.

Na ocasião, estiveram presentes assessores das Secretarias Municipais.

METODOLOGIA E PRÁTICA

O projeto consiste no conhecimento, organização e gerenciamento do uso da energia elétrica de forma eficiente nos centros de consumo do município, atuando no combate ao desperdício de energia elétrica dos prédios públicos, iluminação pública e sistemas de saneamento.

O Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica é o instrumento final na aprendizagem da GEM pela Prefeitura, elaborado e finalizado pela Elektro para apoio e treinamento do Município.

O plano busca apresentar o que foi levantado e organizado através da menção das atividades desenvolvidas.

O documento conterá todas as informações e resultados relacionados com a economia conseguida e o planejamento do potencial futuro com apresentação de projetos eficientes bem como a linha de financiamentos possíveis.

De acordo com o consultor da Elektro, Nilton Azambuja “a medida refletirá também em cada casa, pois queremos iniciar esta prática, analisaremos faturas, ambientes, qualidade e tudo será questão de disciplina para economia de energia”, pontuou

A prefeita Marcia Moura designou um técnico de cada secretaria que receberá a capacitação (Foto: Assessoria de Comunicação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.