25.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de agosto, 2022
InícioNotíciasPrefeitura de Bataguassu realiza ações de prevenção à saúde bucal em escolas...

Prefeitura de Bataguassu realiza ações de prevenção à saúde bucal em escolas do município

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando um trabalho de prevenção voltada aos estudantes das escolas municipais e estaduais no que se refere à saúde bucal.

De acordo com a coordenadora da Saúde Bucal do município, Giuliana Carvalho de Araújo, a atividade faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e tem como objetivo orientar as crianças sobre a importância dos cuidados com os dentes.

Entre as ações já realizadas, foram oferecidas palestras orientativas sobre higiene bucal em que são ensinadas questões de higiene, alimentação saudável e técnicas de escovação para estudantes do Centro de Educação Infantil (CEI) “Casa do Vovó Diva” ministrada pela equipe de saúde bucal da Estratégia da Saúde da Família (ESF) Central, cirurgiã-dentista Luhana Nozawa Brustela Magalhães e pela auxiliar de saúde bucal, Marcela de Freitas Figueiredo; na Escola Municipal do Campo “Professora Maria da

Conceição” (Assentamento Santa Clara) sob coordenação do cirurgião – dentista da Estratégia da Saúde da Família (ESF) Rural, Enrico Liberto Dias e auxiliar de saúde bucal, Lindinalva Santana Rodrigues; e na Escola Municipal Marecha Rondon coordenada pela dentista da Estratégia da Saúde da Família (ESF) “Rubens Kimura”, Amanda Maturana Zocante Zacarin e auxiliar de saúde bucal, Gesimara Rodrigues dos Santos.

Além dessas orientações, através do PSE, foi desenvolvido ainda o trabalho de escovação supervisionada em que as crianças colocam em prática o que aprenderam na palestra, sob acompanhamento dos profissionais.

A expectativa é que as crianças da CEI “Prefeito Enio Martins”, CEI “Irmã Pura Pagani”, CEI “Professora Ana Maria Berro” (Distrito de Nova Porto XV);

Escola Municipal “Professor Pedro Domingues de Figueiredo” (Distrito de Nova Porto XV), Escola Estadual “Professor Ladislau Deak Filho”, Escola de Educação Especial “Professor José Domingos Chionha” (Apae) e Escola Estadual “Professor Luiz Alberto Abraham” também sejam atendidas com as atividades.

Giuliana assegura que o principal objetivo é a prevenção. “Queremos estimular os alunos a incorporarem hábitos de higiene bucal. Essa é uma prática já de muitos anos, consolidada também com a criação do PSE. Os alunos já são acostumados com a presença dos dentistas nas escolas seja fazendo bochechos, palestras ou escovações. Tal prática leva em conta que as crianças são ótimas multiplicadoras de informações e tanto praticam com seriedade o que aprendem, quanto repassam os conhecimentos aos seus familiares, gerando assim, uma sucessão de bons conhecimentos e hábitos”, considerou.

A coordenadora lembra que as ações de saúde bucal nas escolas estavam paralisadas desde 2020 devido às restrições da Covid-19.

Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.