28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Preocupado com aumento de casos de Covid em Três Lagoas, MP alerta que sistema de saúde não está pronto

Em 10 dias número de confirmados na cidade dobrou; em nota, Ministério Público pede que população “intensifique medidas de proteção”

Em documento emitido ontem, o Ministério Público do Mato Grosso do Sul se mostrou preocupado com o número crescente de confirmações de Covid-19 em Três Lagoas.

A preocupação, segundo o órgão, é em relação ao número de leitos de UTI disponíveis no município.

De acordo com a “Nota de Esclarecimento” divulgada neste domingo, 3, “o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho, cumprindo o dever de transparência, vem a público informar e alertar à população de Três Lagoas que o sistema de saúde local ainda não está suficientemente preparado para enfrentar um surto elevado de Covid-19”.

Ainda segundo o documento “mesmo com o esforço do Poder Público, o município conta, atualmente, com apenas 10 leitos de UTIs e 27 leitos clínicos para Covid-19, para atender a Microrregião, que abrange outros municípios além de Três Lagoas”.

O Ministério Público também lista os oito respiradores doados pela Suzano, que não devem ser instalados nas próximas semanas por questões técnicas de configuração e calibração. “Além disso, há previsão de que apenas 25 dos 40 respiradores adquiridos pelo município sejam montados a partir do dia 25 de maio, ou seja, na melhor das hipóteses, somente a partir do mês de junho as UTIs serão ampliadas no município”, afirma a nota.

Outra preocupação do MP é em relação aos equipamentos de proteção individual. “Há também risco de escassez de equipamentos de proteção individual (EPI), em razão da alta demanda, e as equipes de saúde locais já estão com baixas consideráveis nos seus efetivos, devido a contaminação”.

“Seja solidário”

Ao final da nota, o Ministério Público “alerta e conclama” que a população intensifique as medidas de prevenção. “Assim, mantenha o distanciamento social, permaneça em casa o maior tempo possível e, quando houver necessidade de sair, use sempre máscara. Mantenha a distância segura das pessoas e permaneça atento às medidas de higiene recomendadas pela vigilância sanitária. Não faça qualquer tipo de aglomeração, mesmo em casa com familiares e vizinhos. Em qualquer fila, use sempre máscara e respeite a distância entre as pessoas”, diz, no documento. E conclui: “Seja solidário, proteja o próximo e quem você ama!”

Números da Covid-19 em Três Lagoas

Em números divulgados até o final deste domingo, 3, Três Lagoas contava com 65 casos confirmados de Covid-19. O aumento exponencial dos últimos dias tem preocupado, inclusive, a Secretaria de Estado de Saúde, que já anunciou que pode implementar “medidas duras” – inclusive o lockdown – na cidade caso os casos continuem a subir.

Os números de confirmados dobraram em apenas 10 dias e continuam em curva ascendente. Proporcionalmente ao número de habitantes, Três Lagoas tem três vezes mais casos confirmados que a capital, Campo Grande.

Preocupado com aumento de casos de Covid em Três Lagoas, MP alerta que sistema de saúde não está pronto

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.