18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Presente em nosso cotidiano, a celulose mudou o cenário econômico de MS  

Devido as fábricas de celulose, Três Lagoas tornou-se referência mundial no segmento, atraindo olhares dos investidores que mudou o cenário econômico da região. A celulose não está presente apenas no papel como muita gente pensa, mas ela está ligada ao nosso dia a dia

Mato Grosso do Sul é referência quando o assunto é celulose. Com importantes fábricas em várias cidades do Estado, as empresas tornaram-se uma das maiores fontes de renda de vários municípios, principalmente da região do Bolsão, onde Três Lagoas está localizada.

A celulose não está presente apenas no papel como muita gente pensa, mas ela está em ligada ao nosso cotidiano. Nas nossas roupas, nos nossos alimentos. Sim, quando saboreia um delicioso hambúrguer, sabia que a celulose está lá?

Presente em nosso cotidiano, a celulose mudou o cenário econômico de MS  

Os blocos, cadernos e outros materiais de escrita são os usos mais conhecidos da celulose que se prende com a produção de papel, mas a obra-prima vai muito além. A fibra vegetal está presente também na composição das nossas roupas. Sim, ela está inserida no mercado têxtil, apesar de esse não ser seu uso mais conhecido.

Presente em nosso cotidiano, a celulose mudou o cenário econômico de MS  

A celulose também está presente nos suplementos, medicações, produtos de cosméticos, artigos de decoração para casa e em vários alimentos processados, tais como o sorvete e queijo ralado, bem como em emulsionantes, espessantes e estabilizantes. E uma curiosidade: a tripa da fibra vegetal é utilizada, também, na confecção de embutidos, como salsichas e linguiças.

Nos alimentos como folhas e vegetais, a celulose desempenha o importante papel de formação do bolo fecal, auxiliando o funcionamento do sistema digestivo humano. A sua extração, nos mais variados organismos, é também reaproveitada dos resíduos sólidos da cadeia agrícola. Tudo isso sempre com foco na sustentabilidade da produção.

Presente em nosso cotidiano, a celulose mudou o cenário econômico de MS  

 Qual a importância do setor da celulose?

Segundo o Agropós, Ecycle, Summit Agro, desde 2017, o Brasil consolidou-se como o maior exportador global de celulose, sendo a cidade de Três Lagoas um polo quando se trata do assunto. A sua produção se baseia em áreas reflorestadas, ou seja, florestas plantadas, respeitando sempre os critérios de sustentabilidade.

Presente em nosso cotidiano, a celulose mudou o cenário econômico de MS  

A sua produção tem grande importância na economia brasileira, feita pela extração da madeira, fabricação da celulose e fabricação do papel. Entre tantas aplicações da celulose, a produção do papel e fibras de tecidos ainda são as mais conhecidas.

Os derivados da celulose são usados para fabricar hidrogéis, que funcionam como veículos para ativos dermatológicos e em formulações odontológicas. É aplicada como revestimento de comprimidos e cápsulas de medicamentos, na fabricação de curativos inteligentes e peles artificiais na medicina, além de luvas, máscaras faciais e aventais.

Presente em nosso cotidiano, a celulose mudou o cenário econômico de MS  

Quais os impactos sociais e melhorias das fábricas numa cidade como Três Lagoas?

As Fábricas instaladas em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo, (que está em construção), trouxeram muitos benefícios, mas com o aumento da população vindo de outras cidades e Estados.

Porém esse crescimento demográfico, ocasionou impactos positivos na região. Uma prova disso é o crescimento das cidades, geração de empregos e renda. Porém, por outro lado, as estatísticas de violência, roubos, assim como o preocupante aumento de usuários de drogas, também aumentaram.

A Região do Bolsão, em Três Lagoas, por exemplo, mudou drasticamente com a chegada das fábricas de celulose. Antes considerada uma tradicional cidade do interior que vivia da agropecuária e comércio mudou o cenário, o qual gerou muitos benefícios como geração de empregos, mas o município também acabou sentindo o impacto do aumento da população, disparando os preços dos aluguéis, entre outras atividades comerciais.

 Celulose e a pandemia

Muitos desafios foram enfrentados durante a pandemia da Covid-19, alguns segmentos de comércio e serviços sofreram efeitos irremediáveis, porém o mercado de papel e celulose pode resistiu ao este cenário.

A pandemia promoveu uma mudança de cenário em nível global, com impactos estruturais e possivelmente permanentes. Com isso, uma nova tendência surgiu, o trabalho remoto que já é uma realidade, além disso, a digitalização de documentos fez com que a impressão já não seja mais necessária.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.