16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Produtores de MS já colheram 72,2% da área de milho safrinha

22/08/2014 17h55 – Atualizado em 22/08/2014 17h55

No centro-norte do estado, 75,4% das lavouras já foram colhidas. Produtores já se preparam para a próxima safra de soja.

Da Redação

Dos cerca de 1,5 milhão de hectares cultivados com milho safrinha em Mato Grosso do Sul, na safra 2013/2014, 72,2%, já foram colhidos. A estimativa é do mais recente levantamento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Siga).

Conforme o Siga, o trabalho segue mais acelerado no centro-norte do estado, onde a média de áreas colhidas é de 75,4%. Na região, os municípios de Jaraguari e Chapadão já atingiram o patamar de 90% das lavouras colhidas e estão próximos de finalizar a safra.

Em contrapartida, por conta de atrasos no plantio em razão da influência climática, a região sul, outro polo agrícola do estado, tem um percentual de áreas colhidas menor, 69,3%. Na região, conforme o Siga, até a semana passada, Naviraí e Laguna Carapã haviam colhido pouco mais de 50% das áreas cultivadas com o cereal.

A média de produtividade nas várias regiões tem variado entre 80 sacas por hectare a 90 sacas por hectare e a projeção da Aprosoja/MS é de uma colheita de 7,4 milhões de toneladas de milho na safrinha sul-mato-grossense, que deverá ser encerrada na primeira semana de setembro.

SOJA

De acordo com o Siga, em algumas áreas já colhidas, os produtores iniciaram o preparo do solo para o plantio da soja, através da dessecação e calagem. Técnicos constataram que os agricultores estão otimistas para a safra 2014/2015 da oleaginosa, em razão dos preços do grão, e que aguardam o fim do vazio sanitário da cultura para acelerar os preparativos.

(*) Com informações de G1 MS

Conforme o Siga, o trabalho segue mais acelerado no centro-norte do estado, onde a média de áreas colhidas é de 75,4% (Foto: Arquivo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.