27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Professores de Escolas Municipais de Bataguassu recebem formação em empreendedorismo para ensino de crianças

Por meio do programa Cidade Empreendedora, educadores do município tiveram primeiro contato com a metodologia inovadora

Para despertar nos estudantes do Ensino Fundamental a capacidade de inovar e transformar ideias em algo de valor para a sociedade, a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) será aplicada na Rede Municipal de Ensino de Bataguassu. A iniciativa integra o eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal – e, por meio dela, os professores são capacitados para que o tema empreendedorismo seja trabalhado em sala de aula.

Nessa terça-feira (27), foi realizado o primeiro passo dessa formação, quando os professores e corpo técnico participaram de uma palestra de sensibilização. De acordo com a gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, o encontro veio para explicar como funciona a metodologia.

“A palestra marca o início das atividades do eixo de Educação dentro do programa Cidade Empreendedora e é muito importante, pois, por meio dessa sensibilização, apresentamos aos professores e às equipes pedagógicas das escolas como o JEPP pode ser aplicado em sala de aula. Após essa palestra, os professores serão capacitados por meio de um curso para que possam começar a aplicar a metodologia com os estudantes a partir do segundo semestre deste ano”, pontuou a gestora.

Para a secretária de Educação, Regina Duarte Barros Dovale, a implementação da metodologia na Rede Municipal de Ensino será muito importante para a formação das crianças.  “O JEPP vem ao encontro das necessidades dos nossos alunos, pois tem a capacidade de despertar esse espírito empreendedor que, muitas vezes, tem muito a ofertar, mas os pequenos não recebem estímulo. Então é de grande importância para as nossas crianças e irá possibilitar que elas desenvolvam novas habilidades como a criatividade”, expôs a secretária.

Segundo a assessora-técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Maria Aparecida da Costa, a aplicação da metodologia irá possibilitar o crescimento dos estudantes em várias esferas. “As crianças vão poder lidar na prática com o empreendedorismo, pois irão pensar na confecção dos produtos e fazer a venda, então, acredito que a metodologia irá agregar muito na vida delas, principalmente, no quesito educação financeira. São conhecimentos e experiências que eles irão levar para o resto da vida, dentro e fora da escola”, destacou Maria.

Palestra motivacional

Além da capacitação sobre o JEPP, também nesta terça-feira (26) os professores da Rede Municipal de Ensino participaram da palestra “Motivação e trabalho em equipe”, ministrada pelo consultor do Sebrae/MS Diego Winner. Com a proposta de trazer uma injeção de ânimo para o corpo docente e enfatizar a relevância da integração dos profissionais, a capacitação foi realizada no período da tarde.

De acordo com as psicólogas que atuam na Secretaria Municipal de Educação de Bataguassu, Érica Cristina Costa Correa e Bianca Pereira, a palestra foi de suma importância para os professores. “Percebemos que os docentes andam desmotivados diante de várias circunstâncias e essa palestra foi relevante para que eles percebessem que não estão sozinhos e se sentissem estimulados com a profissão. A melhoria no comportamento deles se reflete na aprendizagem das crianças e no relacionamento delas com os familiares. Quanto mais motivado está um professor, mais a criança se desenvolve e os pais ficam interessados em estar inseridos no ambiente escolar”, comentaram as profissionais.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser acessadas no site oficial ou pelo número 0800 570 0800.

Professores de Escolas Municipais de Bataguassu recebem formação em empreendedorismo para ensino de crianças

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.