21.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Professores recebem capacitação para programa de educação alimentar

18/05/2015 15h03 – Atualizado em 18/05/2015 15h03

“Programa de Grão em Grão” é uma parceria da Fundação Cargill com a Secretaria de Educação

Assessoria

A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) e a Fundação Cargill iniciaram, na última sexta-feira (15), curso de capacitação continuada de professoras e professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), para o “Programa de Grão em Grão”, desenvolvido pela Fundação Cargill, desde 2004, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas.

Participaram do curso professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 15 Escolas Municipais. O Programa “de Grão em Grão” conta com material pedagógico, elaborado pela Editora Horizonte e revisado por nutricionistas do Serviço Social da Indústria (SESI). Além de livros didáticos, os alunos têm acesso a painéis temáticos com abordagem aprofundada sobre qualidade nas refeições, cultura alimentar brasileira, produção de alimentos entre outros temas.

A coordenadora de Área da SEMEC, Vivian Rosa, diz que a capacitação possibilita ferramentas para que os professores possam trabalhar os temas propostos pelo programa. “O programa oferece material pedagógico que auxilia o professor na sala de aula. Além disso, a capacitação é um momento em que o profissional é sensibilizado sobre a importância da alimentação saudável. Os benefícios se estendem também em sugestões lúdicas e criativas que são oferecidas no curso e suporte para o plantio e manutenção de hortas nas escolas”, observou.

O programa abordará neste ano o tema “De Olho no Seu Prato”, que terá como subtemas guias da alimentação, alimentos e nutrientes, alimentação e saúde, cultura alimentar no Brasil e produção dos alimentos.

Segundo o coordenador de Projetos e Programas da SEMEC, Urbano Azambuja, o programa tem como objetivo promover mudanças de hábitos alimentares em crianças de seis a 10 anos e que o conhecimento adquirido na escola seja multiplicado entre a família do aluno. “O programa conscientiza através do aprendizado a importância da alimentação saudável com atividades teóricas e práticas. Certamente o aluno vai saber como se alimentar melhor e levará isso para dentro de casa, possibilitando a diminuição de problemas de saúde ocasionados por hábitos alimentares ruins”, disse o coordenador.

“O nosso programa pedagógico, adotado em todas as unidades escolares, é sempre reforçado e complementado com programas educacionais, como o da Fundação Cargill, voltado à valorização da alimentação saudável”, finalizou o titular da SEMEC, professora Mario Grespan Neto.

Participaram do curso professores da Reme do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 15 Escolas Municipais (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.