19.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Profissionais da Costa Leste disputam a etapa estadual do 1º Desafio das Merendeiras

Você já parou para pensar na importância de oferecer uma alimentação de qualidade nas escolas? As merendeiras, que preparam as refeições diariamente para os estudantes, têm um papel fundamental na construção de receitas mais saudáveis e que contemplem o uso de alimentos da agricultura familiar, auxiliando na saúde e crescimento das crianças.

Com a proposta de valorizar o trabalho desses profissionais em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS promove o 1º Desafio Estadual das Merendeiras que já está na última etapa – a grande final será realizada, em parceria com o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, nesta sexta-feira (24), em Campo Grande. A competição envolve participantes de 20 municípios do Estado, integrantes do programa Cidade Empreendedora, que é executado em conjunto com as Prefeituras Municipais, e, três deles, são da Costa Leste de Mato Grosso do Sul. Os profissionais finalistas representam os municípios de Inocência, Ribas do Rio Pardo e Selvíria.

Para participar da disputa, cada profissional teve que criar uma receita com os critérios exigidos pelo edital: não foi permitido o uso de alimentos ultraprocessados, além disso, foi preciso utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens produzidos pela agricultura familiar. O prato criado por cada um garantiu o primeiro lugar na etapa municipal realizada nas cidades e, agora, serão apresentados a um novo comitê avaliador na etapa estadual. Serão cinco avaliadores, entre eles, Rafa Gomes – chefe campeão da edição de 2018 do programa MasterChef, transmitido pela Band; juntamente com chefes destaques em Mato Grosso do Sul, como Arthur Coelho e Marcílio Galeano.

A final será realizada em dois momentos: pela manhã, no prédio Senac Turismo e Gastronomia, os participantes preparam as receitas e as apresentam aos jurados. Já a cerimônia de premiação terá início, às 19h, na sede do Sebrae, em Campo Grande, com transmissão, ao vivo, pelo Youtube.

Conheça as merendeiras da Costa Leste que disputam a final:

Profissionais da Costa Leste disputam a etapa estadual do 1º Desafio das Merendeiras

Ribas do Rio Pardo – O nome da profissional que se destacou no município assina a receita de sucesso: “Torta de Frango da Vera”. Merendeira há quatro anos, Vera Lúcia Marcelino Pinto já trabalhava com cozinha antes de ingressar na profissão. “Na fazenda em que eu moro, tem gente que trabalha na plantação de eucalipto, então, eu fazia marmitas para eles. Depois que terminei meu tempo de serviço lá, fiz o concurso público para a vaga de merendeira e hoje trabalho aqui na zona rural, na Escola Arlindo Luz”, comentou. Para Vera, o desafio possibilitou que se tornasse uma profissional mais criativa: “Adquiri outra visão da alimentação e passei a diversificar as refeições com ingredientes novos, tanto que a torta de frango é uma combinação que as crianças gostam, feita com legumes, verduras e muito amor”.

Profissionais da Costa Leste disputam a etapa estadual do 1º Desafio das Merendeiras

Inocência – Eduarda Moura Godoi foi a merendeira que garantiu o primeiro lugar na etapa municipal com a receita “Carne de panela com batata caramelizada”. “É um prato que remete ao sabor de infância, sempre feita com todo amor e carinho pela vovó, levei um pouquinho desse amor para as crianças e elas realmente adoraram”, comentou Eduarda. A merendeira afirma que está feliz em participar do Desafio e se sente realizada como profissional. “Minha profissão é mágica! Através do alimento podemos expressar nosso amor, por isso cozinhar é tão gratificante. Com poucos ingredientes, somos capazes transmitir sentimentos”, ressaltou.

Profissionais da Costa Leste disputam a etapa estadual do 1º Desafio das Merendeiras

Selvíria – Apaixonada pela culinária desde os 15 anos, Sueli Ferreira Neves da Silva, atua como merendeira desde 2018. O trabalho realizado por ela foi reconhecido pela etapa municipal do Desafio ao apresentar o prato “Caldo de abóbora cabotiá enriquecido”. A receita veio para tornar o alimento mais atrativo para as crianças: “Esse caldinho sempre teve uma ótima aceitação, mas nas escolas de ensino fundamental isso não acontecia, então, enriquecemos o sabor com outros ingredientes também da agricultura familiar”. Segundo a merendeira, a competição teve um papel relevante para mostrar a importância da profissão. “Desempenhamos um trabalho tão importante como os demais e que exige um cuidado especial, pois somos responsáveis por preparar algo muito delicado: o alimento das crianças. Por isso, faço com muito amor e cuidado”, concluiu.

Para obter mais informações sobre o Desafio das Merendeiras, acesse o site do programa Cidade Empreendedora ou ligue para 0800 570 0800.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.