25.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Quase 70 mil profissionais da saúde serão vacinados contra a covid-19 em MS

Já os idosos, outro grupo que também é prioritário na vacinação, somam 51. 004 no Estado

O Ministério da Saúde estima que 69.988 profissionais de saúde serão vacinados contra a covid-19, em Mato Grosso do Sul. Eles serão os primeiros a serem vacinados de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização contra a covid-19. 

Já os idosos, outro grupo que também é prioritário na vacinação, somam 51. 004 no Estado, ainda conforme o relatório. O detalhamento consta no documento que foi entregue pelo ministério ao STF (Supremo Tribunal Federal) e que foi divulgado pelo jornal O Globo, nesta quinta-feira (15). 

Serão vacinados em todo os país 5,8 milhões de trabalhadores da saúde como enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem. Já o grupo de pessoas com 80 anos ou mais é composto por de 4,4 milhões de moradores.  

Os dados estão no ofício enviado em resposta a uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, que havia determinado que o governo comprovasse o estoque de seringas e agulhas para a vacinação contra a Covid-19. 

“Equívoco” – No documento o ministério cita que Mato Grosso do Sul é um dos setes estados, que não tem seringas e agulhas suficientes para toda a campanha de vacinação. No entanto, nesta quinta-feira (15) o titular da Ses (Secretaria de Estado de Saúde), secretário Geraldo Resende classificou como “equivocada” a informação do ministério. 

A pasta divulgou que tem um estoque de 2,5 milhões de seringas, “quantidade é suficiente para iniciar a vacinação contra covid-19 no Estado”, informou a secretaria.  O governo do Estado também afirmou que há processo em andamento para aquisição de mais 5.000.000 de agulhas e seringas. 

CAMPO GRANDE NEWS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.