18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Saúde prepara equipe para exames de eletroencefalograma

06/07/2017 10h45

Com este novo serviço da Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes não precisarão mais deslocar-se para Campo Grande

Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de ampliar e melhorar o atendimento à população de Três Lagoas, tornando-o mais ágil e humanizado, iniciou a capacitação de uma equipe de servidores para operar o aparelho de eletroencefalograma.

Essa equipe é formada por servidores da Clínica da Criança, Clínica de Diagnóstico e Cirurgia (CDC), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e da própria SMS.

O aparelho, recentemente adquirido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SMS, está sendo montado em uma das salas da CDC e deverá estar operando dentro de uma semana, conforme antecipou, nesta quarta-feira (5), a secretária de Saúde, Angelina Zuque.

O laudo dos exames de Eletroencefalograma, assim como já vem sendo feito com os exames de Eletrocardiograma são realizados on-line (conectados via Internet com Campo Grande).

Esse procedimento é possível e é comprovadamente eficiente porque, ao realizar o exame é gerado um arquivo, através do software, que pode ser enviado pela internet com os dados completos do que foi captado pelo aparelho.

“Com isso, os resultados desses exames são mais rápidos, melhorando assim a agilidade do diagnóstico e tratamento dos nossos pacientes, que não precisarão mais deslocar-se para Campo Grande para esses exames”, explicou Angelina.

IMPORTÂNCIA

Naturalmente, como é sabido na Medicina, nossos neurônios funcionam e se comunicam à base de impulsos elétricos, gerados de forma natural no nosso cérebro, por isso, a importância do eletroencefalograma.

Este exame, requisitado pelos profissionais das mais variadas especialidades médicas, é um teste que avalia a atividade elétrica do cérebro, num procedimento rápido, simples e indolor, no qual os impulsos elétricos do cérebro, transmitidos através de eletrodos, são registrados e armazenados num programa próprio (software) de computador, para posterior ampliação e impressão em formulário adequado para essa finalidade.

A secretária de Saúde de Três Lagoas explicou que o eletroencefalograma é um importante exame que ajuda a diagnosticar uma série de complicações de saúde que merecem atenção rápida e especializada, como, tumores, traumatismos, lesões e distúrbios mentais ou convulsivos.

(*) Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Eletrocardiograma são realizados on-line (conectados via Internet com Campo Grande). (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.