17.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Secretaria de Saúde de Três Lagoas inicia ações do Programa Saúde na Escola

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, Unidade de Saúde “Joel Neves” e Atenas, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) e apoio dos acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), deu início, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, as ações do Programa Saúde na Escola (PSE).

Fortalecendo as políticas públicas para o desenvolvimento pleno dos educandos, o programa vem promover ações voltadas para prevenção de doenças e promoção de saúde para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira e, para manter a efetividade do programa, a articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde, que é a base do PSE.

Secretaria de Saúde de Três Lagoas inicia ações do Programa Saúde na Escola

Nesse primeiro momento. já foram avaliadas uma média de 370 crianças com idades de 06 meses a 5 anos de idade no Centro de Educação Infantil (CEI) Guanabara e Escola Municipal “Elson Lot Rigo”, onde foram analisados riscos de obesidade e desnutrição infantil, através de avaliação antropométrica e registro de marcadores alimentares. Todas foram acompanhadas pelos profissionais da Atenção Primaria à Saúde (APS), bem como pelas nutricionistas que, agora, estão integradas à rede para dar suporte e acompanhamento das crianças.

De início, todas as unidades de saúde seguirão até outubro realizando acompanhamento antropométrico de todos os alunos de 0 a 10 anos para identificação de má nutrição e obesidade. “Uma vez identificado algum agravo, os pais serão acionados para encaminhar seu filho à Unidade de Saúde de referência do bairro da escola onde estuda e, assim, ter acompanhamento nutricional pela rede”, explicou a diretora da Atenção Básica, enfermeira Andréia Lima.

Secretaria de Saúde de Três Lagoas inicia ações do Programa Saúde na Escola

Andreia explica também que era para o PSE ter iniciado suas ações no começo de 2021, mas devido ao cenário epidemiológico de pandemia, e as aulas presenciais suspensas, isso foi postergado. “Agora, com o retorno das aulas no formato híbrido, e mais de 60% da população vacinada, vimos a necessidade de darmos início aos poucos as ações, com o objetivo de promover prevenção e promoção da saúde”.

A secretária municipal de Saúde, Elaine Fúrio destacou que “o Programa Saúde na Escola trata-se de uma política pública para promover saúde e orientar sobre prevenção de doenças, com um olhar voltado para os estudantes, sendo que esses passam a atuar como multiplicadores de informações, levando o que aprendem na Unidade Escolar para as comunidades onde vivem”.

EIXOS DO PROGRAMA

O programa trabalha com 12 eixos prioritários que orientam as ações a serem desenvolvidas nas escolas:

Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
Promoção das práticas corporais, da atividade física e lazer nas escolas
Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
Prevenção das violências e dos acidentes;
Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
Verificação da situação vacinal;
Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
Ação de prevenção a Covid-19 (incluso devido cenário epidemiológico).

Secretaria de Saúde de Três Lagoas inicia ações do Programa Saúde na Escola

O OBJETIVO

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A ação foi realizada respeitando todas medidas de higiene sanitária na prevenção do Covid-19, como uso de EPI pelos profissionais, distanciamento social e desinfecção dos materiais utilizados.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.