32.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Selvíria comemora 36 anos com festividades à população

12/05/2016 09h58 – Atualizado em 12/05/2016 09h58

As comemorações tiveram início no último sábado (07) e irão até 5 de junho

Patrícia Miranda

Nesta quinta-feira (12), a cidade de Selvíria, distante 75 km de Três Lagoas comemora 36 anos de Emancipação Político-administrativa. O município pertencente à região do Bolsão desenvolveu-se devido ao estudo da obra de construção da Usina Hidroelétrica de Ilha Solteira, pela Cesp no rio Paraná.

De acordo com material divulgado pela prefeitura municipal, devida à obra, iniciada em 1963, atraiu um grande fluxo de trabalhadores de toda a região e estados vizinhos. Em pouco tempo, a CESP, construtora da usina, atraiu 30 mil pessoas em sua vila e estimulava o loteamento do povoado que se formava do outro lado da usina, no então Estado de Mato Grosso.

Em 1965, definido o local onde seria construída a barragem de “Ilha Solteira”, João Selvírio de Souza, nordestino vindo do Estado do Piauí, com a colaboração de Norival Ventura da Silva e Aldo de Queiroz, resolveram implantar uma nova cidade, loteado a fazenda de nome Iporã.

Em reunião, realizada na sede da fazenda, foi definido o nome da cidade em homenagem ao seu fundador. No mesmo ano, já haviam sido vendidos cerca de 600 lotes.

João Selvírio de Souza, em 1966 implantou o serviço de Balsa, que ligou os Estado de São Paulo e o então Mato Grosso. Com esse passo foram atraídos comerciantes, no ramo de bares e restaurantes

Selvíria foi elevada a Distrito de Três Lagoas pela Lei 3.737, de 4 de maio de 1976 e o município foi criado pela Lei 79, de 12 de maio de 1980, sancionada pelo governador Marcelo Miranda Soares, sendo instalado oficialmente em 16 de junho de 1981, quando assumiu como prefeito nomeado o fundador João Selvírio de Souza e desde então teve quatro prefeitos eleitos.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o município tinha em 2015, 9.677 habitantes.

FESTIVIDADES

O Perfil News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Selvíria que passou o cronograma de comemorações, em alusão ao aniversário da cidade.

Desde o último sábado (07) eventos são realizados para a comemoração. Teve início nesta quarta-feira (11) e vai até o próximo dia 14, a 17º Festa do Peão, no Rotary Club de Selvíria.

Nesta quinta-feira (12), aniversário do município haverá:

Hasteamento das Bandeiras no Paço Municipal às 8h;

Lançamento da Pedra Fundamental da Empresa Kelco na BR-158 as 9h20;

Sessão Solene na Câmara Municipal às 18h;

Show de Mariana Fagundes com realização da Secretaria Municipal de Cultura, no Rotary Club às 22h40.

No sábado (14) haverá Encontro de Bandas no Calçadão às 17h. No dia 22, tem a IV Cavalgada às 7h, com saída do Bairro da Vestia, com encerramento na sede do Rotary Club.

Entre 28 e 29 de maio tem a 13º Prova de Laço comprido na Fazenda Maricá às 8h. Em 29 de maio tem IV Campeonato Municipal da Escolinha de Futsal “Bom de Bola, Bom na Escola”, no Ginásio Olegário de Freitas às 8h e em 5 de junho, o Campeonato de Som realizado pelos Os Pantaneiros, com local definido no Rotary Club às 8h.

O município está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Leste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Paranaíba). (Foto:Divulgação)

Selvíria ocupa uma superfície de 3 258,653 km². (Foto: Divulgação)

Localização no mapa de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

Bandeira do município de Selvíria. (Foto: Divulgação)

Convite com a programação aos selvirense pelo aniversário da cidade. (Foto: Prefeitura de Selvíria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.