28.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Senai fará etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento na Caça Talentos Expo

22/04/2013 08h22 – Atualizado em 22/04/2013 08h22

A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, maior competição da educação profissional de MS

O evento será realizado dias 9 e 10 de maio no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande

Ricardo Mendes

Durante a Feira Caça Talentos Expo, que será realizada pelo IEL nos dias 9 e 10 de maio, das 8 às 21 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o Senai vai promover a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, maior competição da educação profissional de Mato Grosso do Sul, com competidores das unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio Verde e Três Lagoas.

Ao todo, a competição contará com a presença de 58 alunos do Senai nas categorias desenho assistido por computador (CAD), TI – soluções de software, mecânica de manutenção, eletrônica industrial, eletricidade predial, instrumentação e controle de processos, eletricidade industrial, segurança do trabalho, tornearia, eletrônica industrial, confecção de roupas, mecânica de automóvel, robótica móvel, panificação, construção em alvenaria, soldagem e aplicação de revestimento cerâmico.

Segundo a coordenadora estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai, Maíse Giacomeli, os competidores são avaliados levando em conta os conhecimentos tecnológicos, o domínio do processo, as qualidades pessoais e as suas atitudes durante a competição. “Também será feita uma avaliação emocional dos competidores no dia anterior ao início da competição (08/05), enquanto no dia 9 de maio, pela manhã, os alunos devem fazer a ambientação dos locais, os testes de materiais e equipamentos, além da distribuição dos postos de trabalho, para então dar início às provas”, detalhou.

ETAPAS

Ela lembra que as provas terminam no dia 10 de maio, no período vespertino, enquanto à noite será realizada a premiação com medalhas para o 1º, 2º e 3º lugares. “Outro ponto positivo de promover a competição em etapas municipal e estadual é a possibilidade de realizar um trabalho constante de preparação para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai.

A cada etapa, os alunos se envolvem ainda mais e estimulam outros a fazerem parte, resultando na conquista de uma melhor colocação para Mato Grosso do Sul na etapa nacional”, garantiu.

Para os competidores, a participação tem sido motivo de dedicação e aprimoramento, como é o caso do estudante do curso de segurança do trabalho da FatecSenai Campo Grande, Henrique de Souza Ferreira, 17 anos.

“A competição exige concentração e agilidade, já que o tempo é limitado e tudo deve ser feito conforme detalhado no projeto. Além disso, a competição é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, disse o competidor, que participará da categoria de desenho assistido por computador (CAD).

Já o instrutor Antônio Tavares acredita que a preparação psicológica é fundamental para fortalecer o aluno durante as provas, pois a competição exige um limite de tempo. “Nossa função é orientá-los da melhor forma tanto com conhecimentos técnicos como com a orientação psicológica para enfrentar qualquer dificuldade”, afirmou.

A FEIRA

Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, a Feira Caça Talentos Expo é um evento voltado para o desenvolvimento de recursos humanos, trazendo práticas e novidades do setor por meio de palestras, inovações, oportunidades de mercado e contato direto com empresas dos setores da Indústria, Comércio e Serviços.

“A Feira tem o intuito de gerar uma interação entre o mercado de trabalho e as pessoas, além da oportunidade de divulgar vagas de estágios e empregos, realização de cadastro de currículos.

A intenção é promover um espaço voltado para tecnologia e empreendedorismo, ampliando e desenvolvendo a capacidade de inovação”, destacou.

Entre as atividades que serão desenvolvidas na Feira estão minicursos e palestras, prêmio IEL de Estágio, programas de trainee, rodada de oportunidades, sistemas de ensino, inovação e tecnologia, recursos humanos de empresas, programas de iniciação científica, novidades na área de desenvolvimento humano, cursos técnicos e profissionalizantes, de graduação e pós-graduação, sistemas de acesso ao conhecimento e instituições de financiamento do ensino.

Ao todo, a competição contará com a presença de 58 alunos do Senai (Foto: Assessoria de Comunicação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.