20/04/2016 16h06 – Atualizado em 20/04/2016 16h06

‘Simbá, o Marujo’ estreia no dia 30 de abril em Três Lagoas, com oficinas

Pela primeira vez, grupo teatral mineiro Trupe de Truões se apresentará em terras sul-mato-grossenses

Assessoria

Desta vez, Mato Grosso do Sul será o porto onde a Trupe dos Truões ancorará seu Simbá entre as aventuras e viagens pelo Brasil. E Três Lagoas será a primeira cidade a receber o espetáculo ‘Simbá, o Marujo’ nos dias 30 de abril e 1º de maio, no espaço Studio de Dança Bricio Dance, às 20h. Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.

“Este projeto representa, para a Trupe de Truões, a oportunidade de circular com uma de suas obras artísticas por um estado brasileiro onde até então não tínhamos nos apresentado. Além disto, o projeto representa a possibilidade de conhecer a realidade de outros coletivos artísticos, na perspectiva de dialogar sobre o desenvolvimento artístico e cultural regionais, os possíveis modos de gestão de grupos, manutenção de espaços e sustentabilidade”, destaca Thiago Di Guerra, coordenador geral do projeto e integrante da Trupe de Truões.

Inspirada em trabalhos de Maria Lucia Pupo e Ana Maria Amaral, a montagem da peça ‘Simbá, O Marujo’ segue a linha de investigação da Trupe de Truões no universo infantojuvenil. “Simbá é o equilíbrio das técnicas de possibilitar a ressignificação do corpo do ator e a utilização de sombras. Teatro de objetos, acrobacias e sombras, amalgamadas para se contar essa história de modo leve e divertido ao qual nosso público se acostumou”, explica Guerra.

As apresentações contarão com intérpretes de Libras como estratégia de acessibilidade e oportunizar a toda comunidade a experiência da fruição teatral. Após as apresentações, o público também poderá participar de um bate papo com os atores da Trupe de Truões.
Todas as atividades são gratuitas.

INTERCÂMBIO E OFICINAS

Além do espetáculo, Trupe de Truões levará para Três Lagoas intercâmbio cultural e oficina teatral. Esta é uma prática sistemática da Trupe de Truões, por meio do Programa de Intercâmbio Casa Aberta, um conjunto de ações e troca de experiências acerca de modos de criação, produção e manutenção de grupos e coletivos artísticos.

Ambos serão oferecidos no Galpão da N.O.B. O intercâmbio com os grupo local acontecerá no dia 1º de maio, das 9h às 13h. Nos dias 2 e 3, das 18h às 22h, serão desenvolvidas as oficinas com objetivo de compartilhar procedimentos de criação do grupo em seus espetáculos, desenvolvendo aspectos da narração de histórias, ressignificação de objetos e o corpo do ator e técnicas de sombras.

SINOPSE DO ESPETÁCULO ‘SIMBÁ, O MARUJO’

Simbá é um marujo que se alimenta de aventuras. Sua casa é o mar. Com sua perspicácia, consegue se safar de diversas situações adversas: explora reinos fantásticos; enfrenta monstros, ilhas-peixe, aves e serpentes gigantescas, rituais macabros e elefantes inteligentes; descobre novos horizontes. Sua paixão pelas peripécias faz com que sua história adquira um tom cíclico num eterno retorno ao mar.

MAIS SOBRE A TRUPE DE TRUÕES

Com diversos prêmios conquistados e participações em inúmeros festivais, a Trupe de Truões, de Uberlândia (MG), desenvolve há 14 anos projetos de montagem de espetáculos aliados à pesquisa e ao aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador, e formação de artistas e gestores culturais. Conheça mais em Trupe de Truões / Facebook: trupedetruoes / Instagram: @trupedetruoes

SERVIÇO

Trupe de Truões em Três Lagoas- Espetáculo ‘Simbá, o Marujo’

Dias: 30 de abril e 1º de maio, às 20h

Local: Studio de Dança Brício Dance – Avenida Rosário Congro, 2289, Jardim Alvorada

Intercâmbio cultural

Dia: 1º de maio, das 9h às 13h

Local: Galpão da N.O.B – Alameda Paul Harris, 30 – Centro

Oficina teatral

Dias: 2 e 3 de maio, das 18h às 22h

Local: Galpão da N.O.B – Alameda Paul Harris, 30 – Centro

Inscrição: de 23 de Abril a 02 de Maio no blog Trupe de Truões

Outras informações (34) 3235-7826 /9 9630-8242

(*) Ciclo Assessoria em Comunicação

Registro do espetáculo,

Haverá oficinas ministradas aos interessados. (Foto: Assessoria)

Comentários