34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sopas

18/09/2002 09h34 – Atualizado em 18/09/2002 09h34

Sopa de lentilha picante

INGREDIENTES: 1 colher de sopa de Bacon em pedacinhos/ 1 colher de chá de Óleo e Azeite de Oliva/1 Cebola/ 1 Chalote (tipo de cebola menor, arroxeada e mais doce) e Alho picados/ 1 talo de Aipo/ 1 Cenoura/ ¾ de xícara de Lentilha já hidratada (depois de posta de molho em água)/ 3 xícaras de Água ou Caldo de galinha/ 1 folha de louro/ Sal e Pimenta/ (Opcional) – Molho de Pimenta e Pimenta Chilli (Chilli Pepper)/ 1 Pimentão Vermelho sem pele (Para retirar a pele do pimentão é só colocá-lo no forno ou grill para assar) / Purê de Tomate

PREPARO: Coloque uns pedacinhos de bacon para fritar numa panela de pressão com o óleo e o azeite, Coloque a cebola, o chalote e o alho picados. Mecha, Coloque o aipo picado, A cenoura picada em cubinhos e refoga um pouco, A lentilha e refoga mais um pouco, Adicione água ou caldo de galinha, louro e sal se precisar. Tampe a panela e deixa cozinhar uns 10 a 15 minutos, Destampe a panela e coloque (pimenta, molho de pimenta) o pimentão vermelho pelado e batido no liquidificador e um pouquinho de molho ou purê de tomate, Adicione um pouco de água se necessário, experimente o sal e deixe cozinhar tampada por mais uns 2 minutos.

  • Acompanha bem torradas. Ótima para um dia frio. É uma receita típica mexicana

Sopa de Tomates com Mexilhões

INGREDIENTES: 1 ½ Kg de Mexilhões/ 1 colher de sopa de Azeite de Oliva/ Alho, 2 Chalotes (tipo de cebola menor, arroxeada e mais doce)/ 1 Cebola, bem picados/ ½ xícara de Vinho tinto/ 2 ½ Kg de Tomates sem pele e sem sementes picados/ Estragão/ Tomilho/ Salsinha/ Queijo Parmensão ralado grosso e em fatias finíssimas (quase um papelzinho).

PREPARO: Lave e limpe sem abrir, só tirando com uma faca a barbinha que tem em volta das conchas dos mexilhões, Aqueça o azeite e refogue o alho, os chalotes e a cebola por uns 2 minutos, Coloque o vinho tinto, Coloque um pouco dos mexilhões e tampe para que as conchas se abram. (ATENÇÃO! Os mexilhões que não se abrirem devem ser jogados fora, pois não estão bons, não force a abertura.),Tire-os da panela e deixe esfriar um pouco para poder tirá-los das conchas, No caldo que ficou na panela, acrescente os tomates e tampe, Tire os mexilhões das conchas, Com um aparelho do tipo mix, moa groceiramente um pouco dos tomates dentro da própria panela, Acrescente os mexilhões já retirados das conchas, um pouco de estragão, tomilho e salsinha frescos, apague o fogo, Coloque por cima um pouco de queijo parmesão ralado grosso e tampe para derreter, Coloque no prato em porções individuais e enfeite com as fatias fininhas de queijo e folhinhas de ervas frescas.

  • Acompanha bem pão e salada.

Sopa Japonesa com peixe

INGREDIENTES: 300 g de Espagueti fresco/ 5 xícaras de chá de Caldo de Peixe, (o caldo de peixe se obtem cozinhando os ossos, carcaça, cabeça, etc do peixe em água, depois retirando toda a espuma e coando-o) / 2 folhas de Limão (se não conseguir a folha, substitua por um pedaço da casca, que não faz exatamente o mesmo efeito) e 1 de Louro / 1 talo de Capim Limão cortado em pedaços de uns 4 cm cada/ Azeite de Oliva / ½ colher de café de Gengibre cortado em tiras/ 2 dentes de Alho amassados / 1 Cenoura cortada em cubinhos / 1 Cebola picada / 1 Nabo em tirinhas / 300 g de Vieiras / Sal, Pimenta, Molho de Pimenta (Chilli).

PREPARO: Cozinhe o espagueti fresco e reserve para arrumar em porções individuais no fundo do prato. Leve para ferver um pouco: o Caldo de Pescado com as folhas de limão, o louro e o talo de capim limão cortado, Em outra panela, aqueça um pouco de azeite, coloque para refogar o gengibre, o alho, a cenoura em cubos pequenos, a cebola picada e o nabo em tirinhas, Coe o caldo de peixe sobre esses legumes e deixe cozinhar um pouco, (ATENÇÃO! Se der espuma no caldo, retire-a com uma colher antes de coar. Não coloque a espuma.), Coloque as Vieiras, cozinhe mais um pouquinho, tempere com o sal, a pimenta e o molho de pimenta chilli, Para finalizar o prato é só colocar esta sopa sobre o macarrão.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.