23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

“Terra Vermelha” é a atração do Bocacine Cine Clube de domingo

16/04/2015 16h12 – Atualizado em 16/04/2015 16h12

O filme é um drama que aborda o conflito pela terra entre indígenas guarani kaiowá e latifundiários na região de Dourados

Assessoria

O Bocacine Cine Clube exibirá no próximo domingo (19) o filme “Terra Vermelha”, do diretor ítalo-chileno Marco Bechis. A exibição acontece a partir das 17h30 no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”, que fica à esquina da Rua Alexandre Costa com a Rua Paranaíba, próximo à Lagoa Maior, no Centro.

O filme é um drama que aborda o conflito pela terra entre indígenas guarani kaiowá e latifundiários na região de Dourados. Além desse tema central que é a questão da terra, a película passa por muitos outros aspectos, como o suicídio e alcoolismo entre os indígenas, e trabalha de forma sensível a imagem pré-concebida que temos desses povos, a relação de poder entre índios e a sociedade nacional.

O FILME

O suicídio de duas meninas guarani-kaiowá desperta a comunidade para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco. Um dos motivos do desaparecimento gradual da cultura reside no conflito gerado pela disputa de terras entre a comunidade indígena e os fazendeiros da região.

Para os kaiowás, essas terras representam um verdadeiro patrimônio espiritual e a separação que sofreram desse espaço é a causa dos males que os rodeia. Uma disputa metafórica é criada.

A compreensão e o diálogo buscam espaço nesse antigo conflito. Enquanto isso, o jovem Osvaldo, que vive um terrível embate contra o desejo de morrer, vai furtivamente buscar água no rio que corta a fazenda e conhece a filha do fazendeiro. Um encontro em que a força do desejo transpassa e ao mesmo tempo acentua o desentendimento entre as civilizações.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

O filme tem previsão de início às 17h30. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.