23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Trabalhadores que ainda não sacaram PIS somam 10,43% em MS

05/03/2012 11h03 – Atualizado em 05/03/2012 11h03

Abono salarial e rendimentos exercício 2011/2012 estarão disponíveis para saque até 29 de junho

Campo Grande News

Os trabalhadores que ainda não sacaram os benefícios do PIS (Programa de Integração Social) somam 10,43% em Mato Grosso do Sul.

Segundo a Caixa Econômica Federal, foram pagos até agora R$ 111,7 milhões para 320 mil trabalhadores sul-mato-grossenses que têm direito ao abono, o que corresponde a 89,57%.

Os beneficiados, tanto pelo abono salarial quanto pelos rendimentos de quotas do PIS, tem até 29 de junho deste ano para receber os valores referentes ao calendário 2011/2012.

Desde o início do calendário, em agosto do ano passado, mais de 105 mil trabalhadores do estado já receberam o abono salarial, no valor de um salário mínimo. Outros 123 mil trabalhadores efetuaram o saque dos rendimentos.

O abono salarial é pago com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e os rendimentos do PIS são pagos com recursos do Fundo de Participação do PIS/PASEP.

De acordo com a Caixa, caso o trabalhador perca o prazo do calendário 2011/2012 para sacar o abono salarial, o recurso volta ao FAT. Já os recursos dos rendimentos de quotas do PIS não sacados são incorporados ao saldo de quotas da conta PIS de cada trabalhador participante.

QUEM TEM DIREITO

Têm direito ao abono salarial os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP até 2006, que tenham trabalhado por pelo menos 30 dias consecutivos ou não, em 2010, com carteira assinada por empresa e que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais. O abono salarial corresponde a um salário mínimo vigente, hoje em R$ 622.

Pode sacar os rendimentos do PIS o trabalhador que foi cadastrado no PIS/PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo de Quotas do PIS. O pagamento segue o mesmo calendário do abono.

E com relação às quotas do PIS, é permitido o saque do saldo pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial à pessoa com deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos, a qualquer tempo, em uma agência da Caixa.

ONDE RECEBER

Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono salarial nas agências da Caixa e os que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em casas lotéricas, Caixa de Auto-atendimento e postos do Caixa Aqui.

Para sacar, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou Pasep.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.