24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Três Lagoas abre premiação do Escola para o Sucesso

26/03/2012 06h18 – Atualizado em 26/03/2012 06h18

Programa Escola para o Sucesso entrega prêmios a alunos de escolas do Bolsão

Governador André Puccinelli abre premiação de alunos durante agenda em Três Lagoas nesta segunda-feira

Da Redação*

O governo do Estado inicia a entrega dos prêmios do programa Escola para o Sucesso nesta segunda-feira (26), em Três Lagoas. Serão premiados 953 alunos da Rede Estadual de Ensino dos municípios de Três Lagoas, Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria. a solenidade de premiação acontecerá às 9 horas, no Centro de Referência da Assistência Social e Educacional (Crase), localizado na avenida Clodoaldo Garcia, 2.403, na Vila Haro II.

Instituído em 2010, o programa entrega prêmios para os melhores alunos de cada ano da Rede Estadual de Ensino com o melhor desempenho. Nesta edição, serão entregues 4.910 tablets ao primeiro classificado, 4.910 netbooks ao segundo melhor alunos e 4.910 bicicletas para o terceiro colocado, totalizando 14.730 prêmios.

De acordo com o regulamento do programa Educação para o Sucesso, instituído pela lei nº 3.966, de 23 de setembro de 2010, os alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino que apresentarem melhor desempenho escolar, com base nas avaliações bimestrais e na assiduidade às aulas, receberão, anualmente, prêmio que poderá ser em espécie, equipamentos ou materiais.

Na primeira edição do programa, em 2011, foi premiado somente o primeiro colocado com um notebook. Nesta edição, o governo do Estado ampliou o programa, premiando os três primeiros classificados. Em Mato Grosso do Sul são 362 escolas estaduais e cerca de 290 mil alunos.

Em fevereiro deste ano, o governo do Estado publicou um decreto que acrescentou mais uma categoria de alunos premiados na educação profissional: a de turmas anuais. Anteriormente, o decreto já definia o prêmio para as salas multianuais, cujos alunos apresentarem o melhor desempenho, em turmas com no máximo 12 alunos. A partir de 2012, nas salas com mais de 12 alunos serão distribuídos três prêmios.

O governador do Estado, anualmente, definirá o prêmio a ser oferecido aos alunos. Será classificado apenas um aluno por ano escolar, no âmbito de cada escola estadual. Excepcionalmente quando o somatório dos alunos do ano escolar for superior a 110, poderá ser premiado um maior quantitativo de alunos.

CRITÉRIOS

Na eventualidade de entrega de três tipos de prêmios, estes serão distribuídos de acordo com a classificação do número total de alunos a serem premiados por ano escolar, de acordo com a seguinte regra: para o primeiro 1/3 dos alunos mais bem classificados será entregue a mesma premiação, que consistirá no prêmio de maior valor; para o segundo terço dos alunos classificados será entregue idêntica premiação, correspondente ao prêmio de segundo maior valor e para o último terço dos alunos classificados também será entregue prêmio igual, correspondente ao prêmio de menor valor.

Os prêmios se destinam aos alunos matriculados na Rede Estadual de Ensino, e levará em conta: o nível de ensino, a etapa, a modalidade e o ano escolar; o desempenho acadêmico nas avaliações bimestrais nos componentes curriculares e/ou disciplinas e a assiduidade às aulas.

Terá direito ao prêmio o aluno que apresentar o melhor desempenho acadêmico nos componentes curriculares e ou disciplinas; que cursar todos os componentes curriculares e ou disciplinas da Matriz Curricular e cursar os quatro bimestres em escola da Rede Estadual de Ensino, independentemente do nível de ensino, da etapa e/ou da modalidade.

(*) Com informações do Portal Notícias MS

Premiação busca incentivar alunos da rede pública de ensino. (Foto: Rachid waqued)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.