24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Três Lagoas sediará curso de formação de Agentes Voluntários da Defesa Civil

26/05/2015 12h43 – Atualizado em 26/05/2015 12h43

O curso dará certificados em Agente Voluntário da Defesa Civil e Combate à Incêndio Florestal, além de fornecer o colete oficial do órgão

Assessoria

Na manhã desta terça-feira (26) representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (CEDEC/MS), da Defesa Civil de Três Lagoas, superintendência do Aeroporto Municipal e a chefia do gabinete da prefeita Marcia Moura (PMDB), realizaram uma reunião onde foi exposto como será realizado o curso de formação de Agentes Voluntários da Defesa Civil (AVDC) a ser realizados dos dias 08 a 12 de junho.

No total, segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, arquiteto Paulo Rebelo, serão disponibilizadas 50 vagas, sendo que 25 são para Três Lagoas e cinco para cada um dos municípios participantes que são: Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Água Clara e Selvíria.

A chefe de Gabinete, Silvania Bersani, ressaltou a importância da formação de novos agentes da Defesa Civil. “É necessária essa ampliação do número de pessoas capacitadas para agir, tanto na prevenção, quanto no gerenciamento de calamidades. Esse é um passo salutar”, finalizou.

O curso, que já foi realizado nas cidades polos de Coxim e Ponta Porã, abrangerá em Três Lagoas, representantes da Polícia Militar, Bombeiros, Aeroporto Municipal, Exército e outras instituições, além da sociedade civil. “Esse curso também mostrará que a Defesa Civil não é apenas para atuar após o desastre, mas sim para evitar que o mesmo ocorra, através da conscientização da população e o devido auxílio em situações de risco”, reforçou Rebelo.

CARGA HORÁRIA

O curso de Capacitação AVDC tem carga horária de 40 horas em período integral e os agentes receberão dois certificados: o de AVDC (40 horas) e Combate à Incêndio Florestal (20 Horas).

Nesta plataforma de ensino, segundo a CEDEC/MS, o curso formará 50 agentes voluntários preparados para prestar o primeiro atendimento nos desastres, por isso a capacitação consiste em aulas didáticas sobre Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, estudo do desastre como também aulas práticas de Atendimento Pré Hospitalar (APH), combate a incêndio urbano e florestal, radiocomunicação emergencial nos desastres e simulado no final do curso onde os alunos colocam em pratica o aprendizado do curso.

AGENDA

O curso também será realizado nas cidades polos de Aquidauana, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Campo Grande, atendendo aos municípios dessas micro-regiões.

SERVIÇO

Para mais informações ligue para (67) 3929-1573.

(*) Prefeitura de Três Lagoas

O curso terá 60 horas de capacitação, aos 50 interessados. (Foto: Assessoria)

Na reunião ficou definido que o curso será realizado entre 8 e 12 de junho. (foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.