20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Unidade de Saúde da Vila Alegre promove ação voltada a hipertensos e diabéticos

27/04/2018 16h01

Foi uma manhã de palestras, aferição de pressão e testes de glicemia, no salão da Igreja São Francisco de Assis

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe da unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS Vila Alegre, promoveu ação voltada, especialmente, a hipertensos e diabéticos, no período da manhã desta sexta-feira (27).

Esta ação, especialmente dirigida às famílias que residem na área de abrangência do Bairro Vila Alegre, foi no salão da Igreja São Francisco de Assis, localizada à Rua David Alexandria de Souza, número 4.011, nesse mesmo Bairro.

Foi uma manhã de ações, programadas para educação e prevenção em saúde, dando atenção especial aos cuidados que a pessoa deve ter para prevenir a hipertensão arterial e a diabetes.

“Desde cedo, tivemos palestras sobre alimentação saudável, diabetes, hipertensão, glicemia e orientações sobre a importância de criarmos hábitos saudáveis de viver, como, por exemplo, criarmos o costume de exercícios físicos diários, a começar por uma simples caminhada”, observou a coordenadora da EACS Vila Alegre, enfermeira Ivone Aparecida Rodrigues Ribeiro.

Junto com o café da manhã, “variado e especial, oferecido a todos”, como mostrou Ivone, foram realizados também testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

EQUIPE

Essa unidade de EACS da SMS de Três Lagoas conta também com a enfermeira Indira de Souza Vilela Santana na partilha de responsabilidades da coordenação de toda a equipe, constituída por 16 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), três técnicas de enfermagem, três médicos clínicos gerais, ginecologista, pediatra, dois dentistas, ajudante de saúde bucal, farmacêutica e atendente de farmácia e quatro servidores do pessoal administrativo.

São mais de 10 mil pessoas, o equivalente a mais de 2,4 mil famílias, residentes nos bairros Vila Alegre, Set Sul, Jardim Alvorada, Quinta da Lagoa, Parque das Mangueiras e Jardim das Américas e outros adjacentes que constituem a extensa área de abrangência desta unidade de Saúde.

Nesta ação, denominada “Hiperdia”, a equipe da EACS Vila Alegre contou também com a parceria de um grupo de estudantes da Faculdade de Enfermagem da Unidade II do Campus Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de estudantes do Curso Técnico de Enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

(*) Assessoria de Comunicação

Foi uma manhã de ações, programadas para educação e prevenção em saúde (Foto:Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.