34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vacina contra HPV está disponível nas salas de vacinação de Três Lagoas

26/04/2016 14h36 – Atualizado em 26/04/2016 14h36

Vacina contra HPV está disponível nas salas de vacinação de Três Lagoas

Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Três Lagoas disponibiliza nos postos de vacinação das unidades públicas de saúde a vacina contra o vírus HPV para as meninas de 09 a 13 anos de idade. A imunização tem como objetivo de prevenir o câncer do colo do útero e tem 98% de eficácia. No estado de Mato Grosso do Sul, 20,7 mil vacinas foram disponibilizadas. Em Três Lagoas, serão aproximadamente 2,6 mil doses.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, desta vez a estratégia de imunização não deverá ocorrer nas Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, assim como foi realizado nos anos anteriores.

As meninas deverão levar as carteiras de vacinação e não precisam necessariamente estar acompanhada dos responsáveis. Sem a carteira a equipe não pode aplicar a vacina, para que não ocorra o risco de vacinar novamente alguém que já tenha recebido a dose.

Segundo Humberta, cada menina dessa faixa etária deverá tomar duas doses para obter a proteção completa contra a doença. A segunda é aplicada seis meses após da primeira dose que é dada como reforço.

CAMPANHA

A campanha deste ano leva o slogan “Proteja o futuro de quem você ama” veiculado nacionalmente pelo Ministério da Saúde. A campanha também é voltada para quem ainda não tomou a vacina ou não completou as duas doses necessárias para ficarem imunes ao vírus.

Em 2015 foram aplicadas 1.312 da 1ª dose, ou seja, 52,75% da meta estabelecida, e, 189 meninas receberam a segunda dose. No ano retrasado, 2.076 meninas receberam a vacina, sendo que o Município atingiu 100% de imunização.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Meninas de 9 a 13 anos precisam levar carteira de vacinação. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.