20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vereador apresenta projeto de lei sobre coleta e reciclagem de óleo e gordura

16/08/2017 09h21

André Bittencourt ressalta a contribuição do projeto para o Meio Ambiente

Redação

Na sessão de ontem (15) o vereador e presidente da Câmara de Três Lagoas, André Bittencourt, apresentou proposta de projeto de lei que institui o Programa Municipal de Coleta, Reciclagem de Óleo e Gorduras Usadas de Origem Vegetal e Animal, no uso culinário doméstico, comercial e industrial, e ainda de óleos combustíveis e lubrificantes.

Segundo a proposta, as pessoas físicas ou jurídicas privadas, responsáveis por gerarem resíduos da utilização de óleos e gorduras ficam responsáveis por acondicionar estes produtos em recipiente adequados que devem ser fornecidos pelos responsáveis pela coleta do material no local.

A proposta de projeto aponta que caberá ao executivo estabelecer, de forma exclusiva ou em parceria, o serviço de coleta e destinação do material em questão. A aplicação da lei, através da Secretaria de

Desenvolvimento, com fiscalização e vigilância sanitária e a secretaria de Meio Ambiente com a fiscalização e aplicação das penalidades.

A finalidade do projeto é a contribuição para garantir a boa permanência do meio ambiente, evitar a poluição dos recursos hídricos e solo, conscientizar a população quanto aos problemas ambientais causados pelo descarte inadequado, vantagens e incentivo quanto ao processo de reciclagem e seus valores econômicos.

A proposta do projeto de lei também prevê a promoção de campanhas educacionais, adoção e execução de ações, permanente fiscalização sobre indústria e comércio de alimentos, hotéis, restaurantes e similares. “É um grande dano despejar óleo e gordura em esgoto, rios, lagos, córregos, aterro sanitários, terrenos baldios, bueiros e outros. Por exemplo, 1 litro de óleo descartado de forma incorreta pode contaminar até 20 mil litros de água. O óleo de cozinha despejado no ralo cria uma camada que além do prejuízo ao meio ambiente também entope as caixas de gordura de residências e estabelecimentos comerciais. Espero que o projeto seja bem analisado e favoreça Três Lagoas após passar pelas comissões e sanção

Indicações

Na mesma sessão, o vereador fez indicações para que a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) realize mutirão de limpeza em todos os órgãos públicos do Estado instalados em Três Lagoas, principalmente nas unidades escolares.
O vereador também solicitou pela Escola Municipal Gentil Montalvão, com a construção de cinco salas de aula, três banheiros e a pintura em geral. Além destes, também encaminhou para Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito solicitação para viabilização da compra de um veículo elétrico para utilização no seu sepultamento do velório municipal.

(*) Assessoria de Comunicação

Foto ilustração: Marcos Miatelo

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.