23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vereadores alinham novas ações com representantes de rede de proteção as mulheres

Marisa Rocha ponderou que os vereadores vão contribuir buscando apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, para melhorias na rede

Na quinta-feira (18), aconteceu mais uma reunião entre representantes da rede de proteção a mulher e vereadores. O presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia, juntamente com as vereadoras Evalda Reis, Marisa Rocha discutiram com o grupo questões como visitas ao IML, parceria da Policia Militar, bem como, ações para 2022, visando fortalecer a rede que protege e resguarda os direitos das vítimas de violência doméstica, no município.

Estiveram presentes no encontro as representantes do Conselho Municipal da Mulher, Rosires…, Sônia Lucia dos Santos da Silva e Marizete Bazé; a representante da ACITL- CMDM, Sonia Cristina ….; a secretária municipal de assistência social, Vera Helena Arsioli Pinho, o  diretor da Secretaria de Assistência Social, Luiz Fernando Tondeli Tochi; a coordenadora- advogada do CRAM, Rafaella Marques de Oliveira, o subcomandante da PM, capitão Flavio – representando o comandante tenente coronel Paulo Ribeiro dos Santos – e o cabo Berça, que atua no Promuse.

TRIPÉ DE PRIORIDADES

A primeira reunião realizada no dia 26 de outubro, foram definidas ações iniciais como: trabalhar baseadas num tripé formado por prioridades como segurança, saúde e viabilizar oportunidades de trabalho; buscar ações para melhorar os atendimentos às vítimas e ainda tentar viabilizar a contratação de mais psicólogos, para atendimento por tempo indeterminado às vítimas.

Vereadores alinham novas ações com representantes de rede de proteção as mulheres

Neste sentido, as conselheiras informaram que na semana passada, estiveram no comando da Polícia Militar e expuseram a importância de participar da segunda reunião, para destacar o atendimento da PM.

A partir de janeiro, as conselheiras falarão para todo efetivo sobre questões de atendimento, visando que todos sejam treinados para atendimento as vítimas de violência.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Capitão Paulo frisou que é muito importante a integração entre as partes envolvidas e que desde 2019 foi criado o Promuse e toda PM atua no programa.

“Há um atendimento personalizado, já faz adesão dela ao Programa, muito importante a participação com os atores desta rede e é parceiro para integração”, falou

Cabo Berça destacou que, em média 35 a 40 boletins de ocorrência, de violência doméstica, por mês (1 caso, dia).

“Assim que a medida protetiva é emitida se procura a vítima, para aderir ao programa e é ofertado um acompanhamento da vítima e são feitas visitas periódicas a residência dela”, destacou Cabo Berça.

O número de telefone dela, no sistema da PM e toda vez que ela aciona o 190, o atendente da PM já fica ciente que é o número da vítima (telefone fica cadastrado).

MOBILIZAÇÃO POLÍTICA

Marisa Rocha ponderou que os vereadores vão contribuir buscando apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, para melhorias na rede.

Vera Helena frisou que inicialmente, pode se pensar na melhoria do atendimento, no local onde é feito o BO, pleitear uma sala específica pra isso.

O presidente da Câmara, Dr. Cassino pontuou que tudo que for da atribuição dos vereadores será feito, como mobilizar politicamente as autoridades da área da segurança pública, sempre respeitando as funções de cada envolvido na questão.

“Conselho e Câmara estarão juntos, vamos agendar as reuniões com as autoridades e caminhar”, frisou Dr. Cassiano.

PONTO DE APOIO

Ele ainda fez questão de esclarecer a função da Procuradoria da Mulher, criada dentro do Legislativo, será um ponto de apoio, para os representantes da rede, de forma alguma se pode ultrapassar ou fazer atribuições que são responsabilidade de outros órgãos, entidades e conselhos já existentes.

O objetivo da Procuradoria será o apoio político em ações pontuais e ainda orientar e dar encaminhamentos as vítimas de violência, para a rede. Haverá uma sala, dentro da Câmara, para atendimento, mas ofertar serviços, apoio jurídica, não ocorrerá.

“A Procuradoria da Mulher terá a função de articulação política, de apoio a rede”, enfatizou a vereadora Evalda que deverá ser nomeada procuradora da Mulher.

Outro assunto em pauta, foram ações já pensando no 8 de março de 2022. Foi destacada a importância de se pensar, antecipadamente, em diversas atividades, aproveitando a junção de forças de todos os presentes na reunião.

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

O diretor geral da Câmara, André Bacala, que também participou da reunião, informou que através da Procuradoria da Mulher, da Casa de Leis, será possível viabilizar campanhas publicitárias para fortalecer a rede, divulgar informações sobre direitos e serviços existentes para atendimento das vítimas de violência.

A importância do acompanhamento psicológico ao agressor foi destacada, durante a reunião, como uma ação a ser reforçada. A próxima reunião do grupo foi agendada para a primeira quinzena de fevereiro.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.