27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

WhatsApp vai permitir enviar e receber dinheiro pelo aplicativo

Brasil é o primeiro país com a novidade; fazer transferências não terá custos para usuários. Negócios com conta WhatsApp Business poderão receber pagamentos por produtos e serviços, mas pagarão taxa.

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira, 15, que habilitará o serviço de pagamentos via WhastApp para usuários do Brasil. O país é o primeiro a usar a plataforma. A função será habilitada aos poucos, nos próximos dias.

O recurso de pagamentos no WhatsApp possibilitará enviar dinheiro com segurança e fazer pagamentos no comércio local diretamente pelas conversas no WhatsApp.

Mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira e já usam o aplicativo como intermediário na venda de produtos. Agora, além de permitir pagamentos, o recurso oferecerá uma espécie de “catálogo”, por onde o cliente poderá ver os produtos oferecidos pelas empresas, com se fosse uma vitrine virtual.

Assim, após ver os produtos no no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp. A ideia é simplificar o processo de pagamento, trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento.

WhatsApp vai permitir enviar e receber dinheiro pelo aplicativo

Não são só os pequenos negócios que poderão usar a plataforma. Para pessoas físicas também será possível enviar dinheiro para amigos e familiares. O recurso de pagamentos no WhatsApp é oferecido pelo Facebook Pay. A intenção da empresa no futuro, é integrar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook.

As transações são limitadas a R$ 1 mil por operação, até um total de R$ 5 mil mensais.

Segurança

Um dos pilares da criação do recurso de pagamentos é a segurança, e para evitar transações não autorizadas, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação.

Os usuários poderão utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. No entanto, a empresa avisa que, como o modelo de programa é aberto, é possível permitir a entrada de mais participantes no futuro. Todos os pagamentos serão processados pela Cielo.

Quanto custa?

Pessoas físicas poderão enviar dinheiro e fazer compras no WhatsApp sem taxas. As empresas pagarão uma taxa de processamento para receber pagamentos de clientes, uma prática comum para comerciantes que aceitam pagamentos com cartão de crédito.

O recurso de pagamentos no WhatsApp será disponibilizado gradualmente a todos os usuários no Brasil.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.