17.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de maio de 2026

Agência considera viável a volta do Trem do Pantanal

19/03/2003 11h07 – Atualizado em 19/03/2003 11h07

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) considerou viável o projeto básico do Trem do Pantanal, que pretende reativar o transporte de passageiros entre Campo Grande e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com foco no turismo. A proposta foi analisada em reunião na Secretaria-Executiva do Ministério dos Transportes, onde participaram, além da ANTT, a direção da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e técnicos da Agência de Gestão e Integração de Transportes de MS (Agitrams).

A Agência reguladora federal pediu maior detalhamento econômico e técnico do projeto e sugeriu a inserção do transporte de cargas e a elaboração de uma legislação para a recuperação da malha ferroviária.

A Embratur defendeu a participação do Ministério do Turismo no projeto. A empresa irá assumir a tarefa de atrair investimentos e divulgar as potencialidades turísticas da região, mas participação efetiva deve ocorrer após a implantação do trem. Conforme a Embratur, existe um parecer favorável do Banco Mundial (Bird), dentro do Programa de Desenvolvimento do Turismo na Região Sul, em relação ao Trem do Pantanal.

O Ministério dos Transportes também se interessa pela questão e já nomeou um representante para acompanhar o processo. Segundo o Secretário-Executivo, Keiji Kanashiro, a viabilidade do projeto depende de esforços federais, estaduais e municipais. “É possível que esse projeto esteja concluído em 2005, quando a ferrovia completa 100 anos”, afirmou.

Kanashiro também concorda com a possibilidade de integração do projeto com o transporte de cargas. As melhorias na via férrea decorrentes do Trem do Pantanal poderão permitir o transporte de combustível, que hoje encontra-se praticamente inviabilizado. O investimento no projeto, orçado em R$ 250 milhões, equivale a 20% do custo de implantação de uma ferrovia.

As negociações para viabilizar o Trem do Pantanal devem prosseguir em abril, com reunião de trabalho entre a Agitrams, a ANTT, a Embratur e o Ministério dos Transportes em Campo Grande. Na oportunidade, está previsto sobrevôo pelo percurso do trem do Pantanal.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.