19/03/2003 08h34 – Atualizado em 19/03/2003 08h34
Uma violenta tempestade de areia atingiu forças norte-americanas, posicionadas no deserto kuwaitiano, que estão prontas para invadir o Iraque. Conforme o correspondente da Reuters, Andrew Gray, que está com unidade de infantaria do Exército no norte do Kuwait, só é possível enxergar poucos metros à frente. Bagdá, que fica a 500 quilômetros ao noroeste da posição dessas tropas, também está encoberta por poeira.
Comandantes dos Estados Unidos disseram que o clima pode desempenhar um papel decisivo para determinar o momento de qualquer ataque. Tempestades no deserto tiram a visibilidade e empurram areia para equipamentos delicados, mas também dificultam a observação de tropas pelos inimigos.
As forças terrestres se preparam para entrar no Iraque durante ou depois de um intenso bombardeio aéreo.
Oficiais dos EUA disseram que, ao diminuir a visibilidade e atingir os olhos dos soldados e o equipamento de alta tecnologia, uma tempestade de areia pode adiar uma ação terrestre. Mas, por outro lado, há benefícios para quem ataca, já que cega as defesas e refresca o calor do deserto para soldados vestindo trajes de proteção contra agentes químicos.
A tempestade de areia atingiu Bagdá menos de um dia antes do fim do ultimato dos Estados Unidos a Saddam Hussein. Novas tempestades poderiam limitar a capacidade de precisão em bombardeios, mas teriam pouco efeito sobre os mísseis e bombas guiadas por satélite, que formam a maior parte do arsenal norte-americano.
Não é possível ver céu azul em partes do deserto kuwaitiano e o Sol aparece fraco em meio à neblina. As temperaturas estão mais frescas do que normal da primavera local.
O correspondente da Reuters disse que os ventos atingem mais de 60 quilômetros por hora. Mais ao sul, a previsão é de clima empoeirado durante o dia de hoje, com ventos de mais de 50 quilômetros entrando no Kuwait a partir do noroeste – através do deserto iraquiano-saudita.






