27.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de maio de 2026

Tropas britânicas já controlam terminais de petróleo no Iraque

21/03/2003 07h43 – Atualizado em 21/03/2003 07h43

As tropas da coalizão liderada pelos Estados Unidos continuam avançando em território iraquiano depois de terem cruzado a fronteira com o Kuwait durante a madrugada de sexta-feira.

Pelo menos três divisões do Exército dos Estados Unidos já estão no interior do Iraque, sendo que as equipes de reconhecimento já teriam avançado mais de 150 quilômteros em território iraquiano.

Um contingente do corpo de fuzileiros navais da Grã-Bretanha invadiu a península de Al-Faw ao sul do Iraque e tem sob controle importantes terminais de petróleo.

Agora as tropas se deslocam na direção da cidade de Basra a cerca de 100 quilômetros da fronteira com o Kuwait. Basra é a segunda maior cidade do Iraque e a região possui as maiores reservas de petróleo do país.

Resistência

Nas primeiras horas de sexta-feira, um contingente do corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos foi obrigado a recuar para território kuwaitiano depois de uma acirrada troca de tiros com soldados do Iraque, logo após ter cruzado a fronteira que separa os dois países.

Depois de cruzar a fronteira os soldados da 1ª Força Expedicionária dos Marines tiveram que enfrentar uma bateria de mísseis iraquianos.

O correspondente da BBC que acompanhava o grupo disse que os marines pediram auxílio a uma divisão de artilharia da Grã-Bretanha para tentar continuar o avanço em território do Iraque, mas não conseguiram dobrar a resistência iraquiana e acabaram tendo que retroceder.

Na madrugada de sexta-feira (hora local), as tropas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha entraram no sul do Iraque, enquanto a cidade de Bagdá era alvo do segundo forte bombardeio aéreo desde o início da guerra contra o governo iraquiano.

Ataque intenso

A invasão terrestre começou após um intenso ataque de artilharia contra posições iraquianas ao longo da fronteira com o Kuwait.

As unidades americanas avançaram em direção ao norte, e fuzileiros britânicos – acompanhados por tanques – realizaram um ataque anfíbio na península de Al-Faw, considerada uma área de valor estratégico no sudeste do Iraque.

De acordo com a agência de notícias kuwaitiana (Kuna), as forças americanas e britânicas assumiram o controle da cidade de Umm Qasr, um importante terminal de exportação de petróleo no sul do Iraque. A televisão iraquiana, no entanto, nega a informação.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.