24/03/2003 13h55 – Atualizado em 24/03/2003 13h55
BAGDÁ – O presidente do Iraque, Saddam Hussein, fez nesta segunda-feira um chamado ao “bravo e heróico” povo do Iraque num discurso aparentemente transmitido ao vivo pela TV nacional iraquiana. Vestido num uniforme verde oliva e lendo um script, Saddam prometeu que a vitória sobre os EUA e as forças britânicas estava próxima. Seu segundo discurso desde a eclosão da guerra foi exibido um dia depois de tropas iraquianas terem matado ao menos 16 soldados americanos no sul do país, e parece ter sido programado para tirar vantagem do pior dia da guerra até agora para as tropas da coalizão.
O porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, disse não saber se o discurso exibido nesta segunda-feira era novo e disse que agentes da Agência Central de Inteligência americana (CIA) analisarão as imagens. O ministro da Defesa britânico, Geoff Hoon também disse que a transmissão da TV iraquiana será analisada. Os dois governos pareciam, entretanto, questionar com menos ênfase se o homem no vídeo era Saddam.
O ditador apareceu na TV por volta das 8h para proclamar que as forças iraquianas estavam inflingindo perdas aos EUA e à Grã-Bretanha. Embora não tenha ficado claro se o discurso era ao vivo ou gravado, Saddam estava claramente a par dos acontecimentos dos últimos dias. Ele citou a batalha pela cidade de Umm Qasr, que recrudesceu no sul do país no domingo, e elogiou individualmente comandantes de seu Exército, como forma de exortar as tropas a lutarem em Basra e ao redor do país.
- A vitória será nossa em breve. Ataquem e ataquem até que o mal seja derrotado – exortou ele. – Ataquem até que eles cheguem à conclusão de que não estão na posição de cometer crimes contra vocês e seu povo. Deus os ordenou a cortar suas gargantas – exortou o ditador.
Falando sobre suas tropas, Saddam disse que os soldados iraquianos leais a seu governo estavam fazendo com que “o inimigo sofresse perdas todos os dias”.
- À medida que o tempo passa, eles perderão mais e não serão capazes de escapar de seu próprio predicamento. Faremos com que sejam tão dolorosos quanto possível.
O ditador disse que as forças anglo-americanas entraram no deserto do Iraque, onde “ficaram presas”. Ele declarou que os moradores do Iraque estavam cercando as tropas aliadas e atirando nos soldados inimigos. Provocando a coalizão, ele perguntou:
- Vocês encontraram o que o demônio que vive em sua alma prometeu a vocês no Iraque?
Saddam disse que os EUA e a Grã-Bretanha, com apoio de Israel, criaram desculpas diárias desde a Guerra do Golfo, em 1991, até que conseguissem declarar uma nova guerra.
- Sempre cumprimos tudo, mesmo que fosse ilegal e não justificado. Cumprimos as demandas dos infiéis, para que eles levantassem as sanções. Quando eles não tinham mais desculpas, suas verdadeiras intenções foram provadas.
Dirigindo-se às populações de cidades iraquianas – Basra, Bagdá, Mosul e todas as outras – Saddam alertou que o inimigo intensificará suas investidas à medida que suas tropas sofrerem baixas por terra.
- Sejam pacientes. A vitória de Deus está chegando. Sejam tolerantes – exortou o ditador.
Há grande especulação sobre o destino do ditador do Iraque desde que a guerra começou. Horas depois do primeiro ataque a Bagdá, um Saddam Hussein de aparência cansada apareceu na TV para conclamar seu povo a resistir e lutar. As forças da coalizão continuam a investir rumo à capital iraquiana, um dia depois de sofrer o que as Forças Armadas dos EUA descreveram como “pior resistência até agora”, no domingo.





