22/05/2003 16h20 – Atualizado em 22/05/2003 16h20
O crescimento da produção e o aumento da capacidade competitiva da soja brasileira estão associados aos avanços científicos e à disponibilização de tecnologias ao setor produtivo, revela o pesquisador Fábio Mercante, da Embrapa Agropecuária Oeste, unidade de Dourados. Segundo ele, a pesquisa voltada para o setor rural tem concentrado esforços para aumentar a competitiva da soja. “Esta cultura é a principal fonte de divisas e responsável pelo superávit da balança comercial do Brasil”, comentou.
A Embrapa é a principal instituição brasileira a desenvolver pesquisas na área rural e tem investido também nos estudos relacionados à nutrição nitrogenada da soja, conduzidos por Mercante, em Mato Grosso do Sul. “A fixação biológica de nitrogênio contribui para viabilizar o cultivo de soja”, garante.
De acordo com o pesquisador, a soja apresenta elevados teores de proteínas em seus grãos (cerca de 40%), o nitrogênio (N) é o nutriente requerido em maior quantidade por esta cultura. “As principais fontes de fornecimento de N à soja são os fertilizantes nitrogenados e o processo de fixação biológica de nitrogênio atmosférico (N2)”, disse.




