23/05/2003 07h54 – Atualizado em 23/05/2003 07h54
O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, lança nesta sexta-feira, às 9h, o Programa de Ações para o Desenvolvimento, que prevê a redução de até 20% nos gastos com a máquina pública estadual.
Serão anunciados projetos e medidas no âmbito das Secretarias de Gestão Pública, Saúde, Infra-Estrutura e Habitação, Saúde, Educação, Cultura, Produção e Turismo, Meio Ambiente, Assistência Social, Trabalho e Economia Solidária, Justiça e Segurança Pública.
Com o programa, o governador Zeca do PT pretende garantir investimentos de R$ 68,3 milhões em reformas de escolas, implantação da gestão democrática com escola autônoma; duplicação do número de alunos da Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) nos próximos cinco anos; aplicação de R$ 2 milhões/ano na Bolsa Universitária; adoção de programas de prevenção ao uso de drogas; mapeamento das reservas minerais do Estado.
Devem ser investidos ainda R$ 1,2 milhão no Festival de Inverno de Bonito e na viabilização do Museu da Guerra do Paraguai, recriando inclusive a Trilha da Retirada da Laguna; elaboração do guia turístico e cultural do Estado, execução da segunda fase do plano de segurança, com investimentos de mais R$ 6 milhões, licitação do porto de Bataguassu, execução da segunda fase do programa de eletrificação rural, construção de 10 mil casas por ano e investimentos de R$ 14,6 milhões em obras de saneamento básico, além da ampliação da rede de saúde pública em Mato Grosso do Sul.
O lançamento das ações será realizado no Grand’Mere Buffet, no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande.





