26/05/2003 16h01 – Atualizado em 26/05/2003 16h01
A Petrobrás deve ser indiciada pelo vazamento de ácido clorídrico ocorrido em sua planta asfática no dia 12 de abril acabou vazando e atingindo a população dos bairros Jardim Sayonara e Vila Eliane, em Campo Grande. A promotora de Meio Ambiente, Marigô Bittar, recebeu na sexta-feira o relatório da empresa prestadora de serviços Rodes Engenharia, que explicou que a manutenção da planta era atribuída à empresa Mendes e Mendes e não a ela, comprovando que as peças que foram danificadas proporcionando o vazamento não foram montadas por ela. “De qualquer maneira a Petrobrás é responsável e estamos encaminhando o processo para a Polícia Civil instaurar inquérito”, afirma a promotora.
Funcionários não usavam proteção no dia do vazamento:
Os funcionários da planta asfática da Distribuidora BR/ Petrobrás, em Campo Grande, que trabalhavam no dia 12 de abril, quando ocorreu vazamento de ácido clorídrico não usavam equipamento de proteção individual no momento do acidente. A constatação é da promotora de Meio Ambiente, Marigô Bittar, que vai encaminhar a denúncia ao MPT (Ministério Público do Trabalho). Ela afirma que o processo todo envolvendo o vazamento também será encaminhado à Polícia Civil, para que seja instaurado inquérito contra a Petrobrás. A promotora afirma que ainda não sabe se vai ajuizar ação civil ou firmar termo de compromisso com a empresa. No dia do vazamento moradores do bairro Sayonara e Vila Eliane foram atingidos e sofreram queimaduras.




