30/05/2003 15h48 – Atualizado em 30/05/2003 15h48
O biodiesel, gerado a partir do óleo de semente de girassol, poderá representar incentivo ao plantio da oleonaginosa em Mato Grosso do Sul, prevê a empresa Nativa Rural, que na próxima quarta-feira, dia 4, promoverá um Dia de Campo da cultura do girassol e demonstração do novo combustível na Exposição Agropecuária de Chapadão do Sul. A Exposul 2003.
Em nota enviada ao Campo Grande News, a Nativa Rural diz que a nova tecnologia vem a calhar para Chapadão do Sul. Na safra 2002/2003 a região teve 20 mil hectares de área plantada de girassol. No entanto, na safra anterior a área era de 30 mil hectares.
Segundo a Nativa, como houve dificuldade de comercialização a área foi reduzida.
A PRODUÇÃO – O mundo colhe anualmente quase 27 milhões de toneladas de girassol em 20 milhões de hectares. Isto representa 9% de todas as oleaginosas plantadas, com uma participação mundial na produção de óleo de 11%. No Brasil, nos últimos anos, o crescimento do consumo de óleo tem sido acentuado, a uma taxa anual que ultrapassa os 16% . O setor industrial informa que o consumo interno é de 85 mil toneladas de óleo. Desse total, 70 mil são importadas.
Até a safra 96/97, a Conab – (Companhia Nacional de Abastecimento) não acusava em suas estatísticas de produção agrícola a presença de girassol. Eram apenas 10 mil toneladas.



