18/08/2003 09h00 – Atualizado em 18/08/2003 09h00
SANTO DOMINGO – Os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Domicana, se despediram neste domingo com um aceno para o Rio de Janeiro, sede da 15ª edição do evento. A festa de encerramento dos Jogos, no Estádio Olímpico Juan Pablo Duarte, contou com mais uma estranha bandeira brasileira, mas compensou a falha com uma agenda de homenagens à cidade que receberá o fogo pan-americano em 14 de julho de 2007.
O nadador Rogério Romero, medalha de ouro nos 200m costas, foi o porta-bandeira da delegação brasileira. Depois dos discursos do representante do Comitê Organizador dos Jogos de Santo Domingo e do presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), Mário Vasquez Raña, a pira foi apagada no estádio. Em seguida, ao som do hino nacional, a bandeira do Brasil foi hasteada e aplaudida pelo público.
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, recebeu a bandeira da Odepa das mãos do prefeito de Santo Domingo, Roberto Salcedo. A bandeira ficará no Rio até a cerimônia de encerramento dos Jogos de 2007, quando será passada para o representante da cidade (ainda a ser escolhida) que organizará a competição de 2011.
Depois de 350 voluntários estenderem no campo um cenário de 17 mil metros quadrados com motivos cariocas, 35 ritmistas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira da Estação Primeira de Mangueira desfilaram no estádio. A bandeira da escola de samba foi trocada, no meio da exibição, pela da República Dominicana.
Os atletas brasileiros e dominicanos entraram na festa primeiro. Depois, todos os outros atletas foram convidados a sambar, com bandeiras do Brasil e da República Dominicana.
Em seguida, o cantor brasileiro Alexandre Pires, um ídolo na República Dominicana, subiu ao palco e teve suas músicas em espanhol cantadas pela platéia. Atrás do artista estava o cenário inflável com imagens do Pão de Açucar e do Cristo Redentor, cartões-postais do Rio.
As informações são do site do Comitê Olímpico Brasileiro.
Fonte: Globo Esporte




