18.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de julho de 2026

IPCA mostra inflação de 0,34%

09/09/2003 10h12 – Atualizado em 09/09/2003 10h12

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE, teve variação 0,34% em agosto. O resultado está dentro das expectativas do mercado e aumenta as apostas em um novo corte da taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, a ser decidido pelo Banco Central na próxima semana.

A inflação apontada, no entanto, é a maior desde maio, quando os preços haviam subido 0,61%. Em julho, o índice havia ficado em 0,20%.

A explicação do otimismo dos agentes de mercado em relação a um novo corte dos juros deve-se, principalmente, ao fato de que a inflação vem subindo bem lentamente apesar das três reduções na Selic promovidas nos últimos três meses.

Além disso, o resultado de 0,34% é o mais baixo para meses de agosto, quando a taxa normalmente é influenciada por reajuste anuais de tarifas públicas- desde 1998.

Por isso, a maioria dos analistas de mercado apostam em um corte de 1,5 a 2 pontos percentuais nos juros na próxima quarta-feira, quando termina a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC).

Fonte:Agora MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.