28/05/2006 18h02 – Atualizado em 28/05/2006 18h02
Estadão.com
O Fluminense assumiu a liderança da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro ao vencer o clássico contra o Flamengo, por 1 a 0, neste domingo à noite, no Maracanã. Com o resultado, após oito rodadas, o time tricolor totalizou 19 pontos, enquanto o time rubro-Negro permanece com oito.
O gol logo aos 8 minutos do primeiro tempo deu a tranqüilidade necessária ao Fluminense no restante da partida. E, para vencer o arquiinimigo, a equipe das Laranjeiras contou com a habilidade do meia Petkovic, que cobrou uma falta pela esquerda da área, e o oportunismo do artilheiro Tuta, completando de cabeça, para assegurar a vitória.
Após o gol, o Fluminense passou a privilegiar sua formação tática defensiva. Armado no 3-5-2 soube conter os ataques do Flamengo, que terminou a primeira etapa reclamando da atuação do árbitro Paulo César Oliveira (Fifa-SP) em dois lances.
No primeiro, o árbitro deixou de marcar um pênalti sobre Léo Medeiros. E, no segundo, aos 46 minutos, anulou um gol marcado pelo meia Renato, após uma cobrança de escanteio. O argumento usado foi o de que a bola saiu durante a cobrança da infração.
Por necessitar da vitória, para melhorar sua posição na tabela de classificação, o Flamengo iniciou a segunda etapa pressionando o Fluminense. Aos 19 minutos, o time rubro-Negro foi beneficiado pela expulsão do tricolor Tuta, após falta violenta em Léo Medeiros.
Apesar da vantagem no número de jogadores em campo, o Flamengo não conseguiu aproveitar e suas jogadas ofensivas que, quando criadas, foram desperdiçadas em chutes para fora. Renato e Léo Medeiros foram os principais articuladores do time, mas não tiveram sucesso nas conclusões.
A derrota para o Flamengo, além de complicar a situação do time na tabela, fez com que um jejum de dois anos sem vitórias sobre o Flu permanecesse. Além disso, esta foi a quarta rodada em que o Fla não triunfou.




