22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

SERVIÇOS CAPENGAS

14/02/2011 20h16 – Atualizado em 14/02/2011 20h16

Se, por um lado, Três Lagoas é privilegiada por receber avalanches de grandes empreendimentos industriais, por outro a cidade padece

A ausência de mão de obra mais humanizada em setores simples tem incomodado

quem chega à cidade

Caldeirão do Bolsão

SERVIÇOS CAPENGAS

Se, por um lado, Três Lagoas é privilegiada por receber avalanches de grandes empreendimentos industriais, por outro a cidade padece pela ausência de mão de obra treinada nas áreas mais elementares, como a de serviços, especialmente.

DESPREPARO

A ausência de mão de obra mais humanizada em setores simples como os de restaurantes, hotéis, algumas lojas, lavanderia e em até lava jatos tem incomodado desde nativos a pessoas que se estabelecem no município para atuar nos novos projetos produtivos que se instalam por aqui.

PASSOS DE TARTARUGA

Muitos dos setores acima operam a passos de tartaruga, deixando de acompanhar a evolução industrial que acomete a cidade. Em alguns casos os prestadores de serviços nessas áreas preferem perder o cliente a investir em atendimentos ágeis e de mínima qualidade.

DUBLÊS DE EMPRESÁRIOS

A má atuação desses “dublês de empresários” em Três Lagoas não só põe na lama a qualidade de seus serviços, como atinge de morte a economia do município, que depende de bons “anfitriões” nesses segmentos para crescer de forma sólida e cadenciada.

ATRÁS DE EMPREGO

O PT de Mato Grosso do Sul opera, junto ao Palácio do Planalto, para emplacar o ex-deputado estadual Pedro Teruel da superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), posto ocupado atualmente pelo ex-governador Marcelo Miranda.

SABATINA

O nome de Teruel para ocupar o comando do Dnit já teria até passado pela comissão nacional do PT, instância da legenda responsável por analisar nomes indicados para cargos federais em todo o País. Agora o nome do ex-deputado deverá ser submetido à Casa Civil, que dará o parecer final sobre a indicação.

POUCA HABILIDADE

Teruel, no entanto, poderá esbarrar em uma exigência feita recentemente pela Dilma Roussef, no tocante a cargos de segundo escalão do governo federal. A de que titulares desses empregos sejam estritamente técnicos – ou seja, tenham conhecimentos profundos da área em que pretendem atuar. O que não é o caso do petista, que atua no ramo de pulverização agrícola.

REMÉDIOS DE GRAÇA

Desde ontem (14), os medicamentos para hipertensão e diabetes passam a ser distribuídos gratuitamente pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular, do governo federal. Cerca de 15 mil drogarias em todo o país estão conveniadas ao programa. Anteriormente, o governo pagava 90% do valor dos medicamentos para hipertensão e diabetes e o cidadão tinha de arcar com o restante.

900 MIL BENEFICIADOS

Para ter acesso aos remédios, é preciso apresentar um documento com foto, o CPF e a receita médica que comprove a necessidade do medicamento. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos devem ser beneficiados com a medida.

ESTAREMOS DE OLHO

O Caldeirão vai vigiar de perto, em Três Lagoas e no restante do Bolsão, se a decisão do governo federal que beneficia hipertensos e diabéticos realmente será seguida à risca pelas farmácias.

MENSAGEM DO EXECUTIVO

O governador André Puccinelli (PMDB) participa, nesta terça-feira, às 9h, da abertura dos trabalhos de 2011 na Assembleia Legislativa. Na ocasião, Puccinelli faz um balanço do exercício de 2010 de sua gestão, ao mesmo tempo em que lê a Mensagem do Executivo para este ano, onde elenca as obras prioritárias de seu governo para o período.

PRORROGAÇÃO

O democrata Murilo Zauith, prefeito eleito de Dourados, antes mesmo de ser empossado já atua como estivesse no exercício do poder. Empresários solicitaram a Zauith a prorrogação do pagamento do IPTU.

PREJUÍZOS

Eles alegaram que foram prejudicados devido às chuvas de janeiro que reduziu drasticamente o movimento no comércio. O novo prefeito achou justo às reivindicações e acabou cedendo às argumentações da classe empresarial.

ZONA AZUL

Já está na hora do departamento municipal de Trânsito de Três Lagoas implantar a zona azul na área central da cidade. Em horário de pico, conseguir uma vaga no centro é tarefa impossível. Para ajudar, nas esquinas existem vagas reservadas para deficientes, idosos e Polícia Militar.

VAGAS COMPROMETIDAS

Num espaço de 100 metros, seis vagas ficam comprometidas. Quem tiver a ousadia de estacionar nesses locais e não ficar comprovado a quem se destina a vaga, corre o risco de ser multado.

TIRO NO PÉ

Mesmo assim, como toda essa situação, tem comerciante que estacionam os possantes em frente do seu estabelecimento, situação que tira a vaga dos consumidores que não encontram local onde estacional seus veículos. Esse procedimento acontece diariamente em área central de Três Lagoas. É tiro no pé. Seria mesmo que mandar os possíveis clientes para a concorrência, já que as vagas ficam sempre ocupadas.

BAGUNÇA TOTAL

E ainda por cima, o trânsito está uma bagunça, principalmente no centro. Motoqueiros fazendo barbaridades, ciclistas circulando na contramão, pedestres ao invés de andar nas calçadas, preferem se arriscar na rua, e por aí vai.

PRIVILÉGIOS

Outro detalhe que chama a atenção. O departamento de Trânsito e a Promotoria, pelo jeito, deixam transparecer que privilegiam uns estabelecimentos em detrimento de outros. Senão vejamos: vários supermercados foram proibidos de utilizar as calçadas para servir de estacionamento aos clientes. A medida é justa e as autoridades devem agir com rigor caso tal medida seja desobedecida.

IGNORANDO

Só que o supermercado Big Mart, recentemente inaugurado está ignorando essa medida. A calçada em frente do estabelecimento está servindo para estacionamento dos clientes, situação que obriga os pedestres a aventurar-se na Avenida Filinto Muller.

OCORRÊNCIAS

Importante dizer que o local é um dos mais movimentados, com carros que trafegam em alta velocidade. Recentemente, num final de semana um acidente envolvendo dois veículos foi registrado no local.

QUESTIONAMENTOS

Cabe agora questionar o promotor do Meio Ambiente, Antonio Carlos Garcia de Oliveira e o diretor de Trânsito, Milton Silveira porque o privilégio é estendido para um em detrimentos de outros. Ou será que eles afrouxaram a fiscalização. Com a palavra as autoridades elencadas…

ZONA AZUL

Recentemente, o presidente da Câmara de Três Lagoas, Nuna Viana disse ser favorável a criação da Zona Azul. Para isso ele disse vai apresentar um projeto para adequação das vias no sentido de viabilizar sua implantação.

FLANELINHA

Vale lembrar que em frente das Casas Bahia já tem um cidadão, tipo flanelinha que atua como fosse um manobrista. Em troca de algumas moedas ou cédulas ele guarda vaga para veículos.

CONIVENTE

O dito cujo chega ao cúmulo de escolher qual cliente tem direito a vaga. O dinâmico e intrépido Milton Silveira, não deve estar sabendo de tal procedimento. Se tiver, deve então estar conivente com a situação, por que até agora não tomou providências.

ECOS DO PITACO

O recado de Andre Puccinelli em relação aos vereadores desgarrados do PMDB de Três Lagoas serviu também para Jorge Martinho. Embora ele estava ausente no evento, a mensagem ecoou chegando por tabela nos sensíveis ouvidos do parlamentar. Na ocasião, apenas Fernando Milan estava presente e teve que ouvir calado o pitaco.

HOMEM DE FÉ

O jovem e dinâmico vereador Antonio Empke Junior (PPS) mostrou determinação e comprometimento. Segundo um tucunaré fofoqueiro, ele teria feito uma promessa, ou melhor, várias, caso seus candidato fossem vitoriosos nas urnas. Se a vitoria se concretizasse, ele se absteria de refrigerantes, sorvetes e chocolates por um período de 15 meses.

PROMESSA ATENDIDA

Pois bem, todos seus candidatos foram eleitos e agora ha cinco meses vem cumprindo a promessa na integra. Eduardo Rocha elegeu-se deputado estadual, Edson Giroto, federal, Moka, tornou-se senador, enquanto Simone e André Puccinelli ganharam o governo do Estado.

PROTUBERÂNCIA

A promessa esta sendo cumprindo na íntegra, só que não tá surtindo efeitos, já que a protuberância abdominal do parlamentar vem aumentando drasticamente. Deve estar faltando fé…

GOZADOR

O senador Delcídio Amaral (PT) gozador como nunca, postou essa pérola em seu twitter: “Com a saída do Roberto Carlos a única opção do curingão é o Erasmo”. Vale lembrar que seu tricolor suou a camisa para ganhar de 3 x 2 da Portuguesa no domingo passado. Senador, corinthiano também vota.

FILOSOFANDO

A pior das loucuras é, sem dúvida, tentar ser sensato em um mundo de loucos. (Erasmo de Rotterdam)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.