Início Notícias Projeto apoiado pela Fibria resgata a cultura do povo Ofaié

Projeto apoiado pela Fibria resgata a cultura do povo Ofaié

0

25/04/2013 14h56 – Atualizado em 25/04/2013 14h56

A aldeia, com cerca de 25 famílias, está localizada na região de Brasilândia

Da Redação

Na última sexta-feira (19), data em que se comemora o Dia do Índio, a Associação Hankragane de Produtores Ofaié, oficializou o lançamento do projeto Jogando e Aprendendo Ofaié. O evento foi realizado dentro do ritual indígena com uma festa na aldeia para toda a comunidade e convidados.

Atualmente, 120 indígenas, entre Ofaié e Kaiowá, residem nas terras indígenas vizinhas às florestas da Fibria, na região de Brasilândia.

“O projeto Jogando e Aprendendo Ofaié, tem como principal objetivo o resgate cultural dos Ofaié através do esporte, capacitando atletas indígenas e promovendo a integração social. Resgatando assim, a autoestima do povo, entre crianças, jovens e adultos, por meio da elaboração de uma cartilha na língua Ofaié, feita pelos próprios indígenas, sobre as práticas do futebol, proporcionando a recuperação da língua mãe deste povo, que hoje é falada somente por dez índios”, explica a consultora de sustentabilidade da Fibria, Evânia Lopes.

O Plano de Sustentabilidade Ofaié (PSO), que também esta em desenvolvimento na aldeia, tem por objetivo realizar um levantamento das potencialidades, ambiental, territorial e cultural dessa tribo no município de Brasilândia.

“O apoio da Fibria a essa comunidade batalhadora, merece ser festejado, afinal, resgatar a confiança dessa gente foi tarefa experimentada com paciência e tenacidade por todos que sempre acreditaram neste povo e essa empresa, que tem demonstrado abertamente seu compromisso social com o entorno onde atua desde que chegou, agora entra para a história do povo Ofaié”, explica o pesquisador e presidente do Instituto Cisalpina, Carlos Alberto Dutra, que auxiliou os Ofaié na elaboração no projeto.

Certos de que a parceria vem ao encontro das necessidades da aldeia, o Cacique José de Souza, popularmente conhecido como KOI, seu nome no dialeto Ofaié, não esconde a expectativa em iniciar as atividades. “Estamos todos empolgados com os projetos que é mais uma conquista da comunidade. Não acredito que está acontecendo, parece que ainda estou sonhando”.

Para o professor indígena da comunidade e presidente da Associação Hankragane de Produtores Ofaié, Silvano de Moraes e Souza, a parceria é o início de várias atividades. “A ideia partiu da comunidade. O projeto é um pontapé inicial de muitas ações que construiremos juntos”.

Inicialmente, as aulas do projeto Jogando e Aprendendo Ofaié serão realizadas duas vezes por semana nos períodos matutino e vespertino.

SOBRE A FIBRIA

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 958 mil hectares, dos quais 336 mil são destinados à conservação ambiental. Em outubro de 2012, a companhia firmou aliança estratégia com a norte-americana Ensyn para investir no segmento de combustíveis renováveis a partir de madeira e biomassa.

(*) Com informações de Assecom Fibria

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile