30.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

Grupo Rota Portal ultima preparativos para o evento inédito

23/09/2014 09h45 – Atualizado em 23/09/2014 09h45

Cinco candidatos a deputados estaduais e seis a federais vão ser “sabatinados” nesta quarta e quinta-feira durante os debates promovidos pela TV Três, onde aproveitarão para exporem suas propostas para apoiar o desenvolvimento ainda maior de Três Lagoas

Léo Lima

A direção do Grupo Rota Portal, organizador do evento, está acertando os últimos detalhes para a realização dos debates com os candidatos a deputados estaduais e federais, com domicílio eleitoral em Três Lagoas, a serem realizados nesta quarta-feira (24) e na quinta-feira (25), no salão de eventos do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação).

Para tanto, já concluiu os acertos com relação às regras do pleito. Segundo os organizadores, o debate será dividido em seis blocos e terá a duração de aproximadamente duas horas e trinta minutos.

Conforme as regras, os candidatos serão apresentados da esquerda para a direita do mediador. A ordem de apresentação dos candidatos será definida em sorteio realizado às 18h20 (40 minutos antes do início do debate).

REGRAS GERAIS

Duração das perguntas, respostas, réplicas, tréplicas e comentários: as perguntas terão duração máxima de trinta segundos; as respostas, um minuto e trinta segundos. As réplicas, tréplicas e comentários terão duração máxima de um minuto.

No Bloco I as respostas dos candidatos poderão durar até três minutos; será feita uma pergunta do mediador comum a todos os candidatos. A ordem das respostas dos candidatos será a inversa do sorteio do posicionamento dos candidatos na bancada, ou seja, o primeiro a ser perguntado será o que foi o último a ser definido onde ficaria na bancada.

Nos blocos II e III (Candidato pergunta para candidato), o escolhido por sorteio terá direito a fazer uma pergunta e escolher um candidato para responder. Nenhum candidato poderá ser escolhido mais de uma vez para responder. O candidato que perguntar, terá direito à réplica e o candidato que responder terá direito à tréplica, conforme os tempos estabelecidos.

A ordem de pergunta dos candidatos será definida por sorteio.

No IV Bloco (Jornalista perguntam a candidato), será feito sorteio de qual jornalista fará pergunta a candidato, à sua escolha. O jornalista deverá escolher outro candidato para comentar a resposta do candidato por ele questionado. Cada candidato só poderá ser escolhido uma vez para responder e uma vez para comentar. O candidato que responder terá direito à réplica.

Caso haja mais jornalistas do que o número de candidatos será feito sorteio para definir quais jornalistas farão as perguntas.

PERGUNTA DO POVO

No V Bloco (Representantes da comunidade farão perguntas aos candidatos e escolherão outro para comentar a resposta), será feito sorteio para qual candidato cada um irá perguntar. Cada candidato só poderá ser escolhido uma vez para responder e uma vez para comentar. O candidato que responder terá direito à réplica.

Caso haja mais representantes da comunidade do que o número de candidatos será feito sorteio para definir quais representantes farão as perguntas.

CONCLUSÃO

No Bloco VI, o das considerações finais, com duração máxima de dois minutos para cada candidato, a ordem da fala dos candidatos será a inversa da fala no Bloco I.

O direito de resposta será avaliado e julgado por um comitê estabelecido pelos organizadores do evento.
Cada candidato poderá levar ao recinto do debate no máximo três pessoas devidamente credenciadas.

Os candidatos convidados ao debate que não comparecerem, será representado por uma cadeira vazia e uma placa de identificação com o nome sobre a mesa.

Os debates acontecerão das 19 horas às 22 horas.

CANDIDATOS

Os postulantes com domicílio eleitoral em Três Lagoas às 24 vagas do Legislativo Estadual que serão “sabatinados” são os seguintes: Ângelo Guerreiro, Eduardo Rocha, Idevaldo Claudino, Marcos Bocato e Nilo Cândido.

Na disputa pelas oito cadeiras da bancada sul-mato-grossense na Câmara dos Deputados são: Dr. Tidico, Fabrízio Venturolli, Jorginho do Gás, Kelly Cristina, Marisa Rocha e Tonhão.

Para mediar os debates, os organizadores convidaram o jornalista Eduardo Haik, de Andradina, que já confirmou a participação.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.