Início Notícias Geral Google lança novo assistente que marca compromissos por você

Google lança novo assistente que marca compromissos por você

0

10/05/2018 08h15

Inteligência Artificial atingiu o nível em que a pessoa do outro lado da ligação não sabe se está falando com um humano ou um robô

Gisele Berto

O Google apresentou nesta terça-feira, durante a conferência anual Google I/O, a nova versão do seu assistente virtual, que tem a capacidade de fazer chamadas em nome do usuário.

O novo Google Assistant pode reservar mesas em restaurantes, horários em salões de cabeleireiros e “falar” com outras empresas para checar horários e fazer reservas, mantendo conversas em nome do usuário. O vídeo da apresentação é surpreendente (assista aqui, em inglês).

Apesar de outras empresas já terem seus assistentes pessoais – a Apple tem a Siri, a Amazon a Alexa e a Samsung a Bixby, o novo Assistente do Google quebrou um paradigma: a pessoa do outro lado já não sabe se fala com um humano ou com Inteligência Artificial.

Durante a abertura da conferência, o CEO da empresa, Sundar Pichai, mostrou uma gravação de uma chamada real que, segundo ele, foi feita pelo Assistant para um cabeleireiro. Depois de feito o pedido de marcação, o Assistant ligou para um salão e teve uma conversa com a funcionária para marcar o horário. Não só a voz soa de forma real – ao ponto da pessoa do outro lado não saber que está a falar com um assistente digital com Inteligência Artificial –, como deixa sons casuais como “mmmhmmm”, de acompanhamento da conversa.

Pichai garantiu tratar-se de uma chamada real, embora tenha sido gravada e apresentada na tela do palco, e destacou “a forma incrível como o Assistant consegue perceber as nuances da conversa”. A tecnologia em que o Google está trabalhando há alguns anos chama-se Google Duplex e parece ser o próximo passo da Inteligência Artificial e da substituição por estes sistemas de tarefas humanas, como ter uma conversa ao telefone para marcar uma data e uma hora com um salão de cabeleireiro.

TESTES INICIADOS

O CEO do Google admitiu tratar-se de um serviço que está ainda em fase de desenvolvimento e ainda começarão os primeiros testes com alguns usuários. Ou seja, não se sabe prever quando se vai tornar global. “Vamos começar a fazer marcações de restaurantes, marcar idas ao cabeleireiro e marcar férias por telefone”, explicou Pichai, que garante que o Assistant vai conseguir reagir de forma inteligente mesmo quando a conversa sai do rumo normal. “Queremos trabalhar mais nesta tecnologia para tê-la aperfeiçoada”, explicou o responsável que espera conseguir que o Assistant faça chamadas para marcar consultas no médico de manhã, para os pais que estão ocupados com uma criança doente.

Durante os testes, o Google (que fez um post com vários exemplos de chamadas) explica que a maior parte das chamadas corre bem, sem intervenção humana, mas há casos em que o sistema fica confuso e chamada passa para um operador humano. Os testes feitos ao sistema Duplex têm sempre, nesta fase, um supervisor humano.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.
Sair da versão mobile