23.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Sebrae e Prefeitura lançam nova fase do empreendedorismo em Brasilândia

Iniciativa marca encerramento do programa Cidade Empreendedora no município, executado ao longo dos últimos dois anos para desenvolvimento da economia local

Durante evento realizado na última sexta-feira (10), o Sebrae/MS e a Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, lançaram uma nova fase na administração pública, intitulada “Empreende Brasilândia”. A solenidade, realizada no auditório Ramez Tebet, marcou o encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado ao longo dos últimos dois anos para o desenvolvimento da economia local.

Em sua fala, o prefeito de Brasilândia, Antonio Thiago ressaltou que, mesmo com o encerramento do programa, ele deixa um legado para a realização de novas ações para fortalecer o empreendedorismo no município, a exemplo do novo ciclo Empreende Brasilândia.

“Acreditei e continuo acreditando no potencial da nossa população, e isso foi demonstrado com esse programa, em plena pandemia, onde as coisas foram difíceis de uma forma geral, e nós superamos todos os obstáculos, e podemos finalizar com esse brilhantismo todo. Esse programa não termina aqui, mas deu início a um novo ciclo”, disse o gestor.

Ainda no evento, foi realizada a palestra “Empreendedorismo que Transforma”, ministrada pela diretoria técnica do Sebrae/MS, Maristela França. Segundo ela, o trabalho feito de forma conjunta pelo programa Cidade Empreendedora trouxe benefícios para população.

“Observamos aqui as entregas fizeram a diferença para o desenvolvimento socioeconômico do município. Temos um sentimento de realização da missão do Sebrae, que é trabalhar pelo sucesso dos pequenos negócios, e da união e cooperação entre setor público, das empresas, municípios, para o desenvolvimento do município e do nosso Estado”, disse a diretora.

Cidade Empreendedora foi realizado ao longo dos últimos dois anos para o desenvolvimento da economia local – Foto: Prefeitura MunicipalPor fim, na solenidade de encerramento, houve a apresentação das principais ações realizadas em Brasilândia pelo programa Cidade Empreendedora, entre elas, a orientação a pequenos produtores rurais para a melhoria da produção e comercialização local. Outra ação recente foi a realização do curso Empretec voltado para as mulheres, sendo o primeiro município do Estado a receber a capacitação de modo híbrido após o início da pandemia.

Sobre o Cidade Empreendedora

Após um período de quase dois anos, o programa desenvolvido entre o Sebrae/MS e a Prefeitura, finaliza em Brasilândia. A iniciativa buscou promover a transformação da economia do município, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral.

Neste primeiro ciclo executado em Mato Grosso do Sul, o programa esteve dividido em oito etapas, preparando o município para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios. São eles: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura Empreendedora e Inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE); e Desenvolvimento empresarial.

Para a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França, o programa contribuiu para dinamizar a economia local. “Vimos a integração do setor público com o privado, a dinamização do fomento econômico por meio das contribuições de pesquisa. Acreditamos que a cooperação é a base da inovação, operando e trabalhando em conjunto é que nós conseguimos resultados diferenciados aqui para o município de Brasilândia”, finaliza.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul podem obter informações pelo telefone 0800 570 0800.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.